Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Olá sou nova por aqui e quero deixar meu roteiro e relato de uma viagem que fiz para Buenos Aires em abril/2012.

Vale ressaltar que foi o que escolhi pra mim e é meu ponto de vista, o texto um pouco grande pq já estava pronto no word algum tempo. Desculpe tbm a falta de informação de valores, foi meu primeiro relato e não me atentei a isso....rsrsrs

Mas espero ajudar...Vamos lá:

Buenos Aires

1º Dia – 06/04/2012 – SEXTA-FEIRA

Chegamos a Buenos Aires 13h30min no aeroporto de Ezeiza, depois de passar pela imigração e pegar o nosso visto (que por sinal demora) fomos buscar as malas e dar uma passada no Free Shop. Depois fomos atrás de trocar o dinheiro, chegando ao banco nos deparamos com ele fechado (dentro do aeroporto), o jeito foi trocar na casa de câmbio (o medo de ficar sem dinheiro falou mais alto... rrsrsrs).Pegamos um serviço de remises da Transfer Express, contratando eles em dinheiro se consegue um desconto, você recebe um cartão para a volta, e se chamando essa mesma empresa tem mais desconto. A ida de Ezeiza até Buenos Aires foi tranquila e bonita, ali vc já percebe a arquitetura tradicional dos prédios, das casas, as praças (são inúmeras), demora uns 40 min. Ah e no caminho vimos o CT do time de futebol da Argentina...rsrs. Chegamos ao hotel Onze Boutique Hotel, Recoleta, por volta das 16h00min. Quem nos recebeu foi um rapaz muito simpático chamado Gastón, a primeira coisa que vi e adorei foi o elevador, daqueles antigos que você tem que abrir a porta sanfonada, muito legal. Depois de deixar tudo por lá, fomos explorar o bairro, afinal estava num dos bairros mais charmosos e bonitos de BA. Não tinha muito tempo, uma volta pela Av. Santa Fé até me deparar com uma Farmacity(farmácia bem conhecida e barata)perdição....rsrsrs....depois de perder alguns bons minutos voltamos para o hotel. No caminho uma parada na famosa sorveteria Freddo, tomar um sorvetão de doce de leite e chocolate amargo...uma delícia!!! Umas 19:30 desci para o saguão do hotel para esperar a van do La Ventana.Chegando ao La Ventana, escolhemos ficar no alto, mais privacidade. De entrada pedi Vitel Tone: Peceto carne cortada em fatias finas e molho de atum, maionese, creme, vinho branco, alcaparras, anchovas e os ovos, e como prato principal pedi Filé de Pescada com purê de batatal espinafre e alcaparras(maravilhoso) e de final a sobremesa...Panqueca com recheio de doce de leite e caldo de caramelo...dos Deuses. E esse foi o 1º dia em Buenos Aires...encantador com esse show maravilhoso e o delicioso jantar!!!

2º DIA – 07/04/2012 - SÁBADO

Começamos o dia conhecendo o Cemitério de la Recoleta, lugar lindo onde a Evita Perón está enterrada, tem vários jázidos bonitos e esculturas lindas! Seguimos para a Igreja Nossa Senhora do Pillar, por fora toda branca e por dentro muitos detalhes dourado(ouro mesmo). Por ali passamos pelo shopping de móveis e decoração o Buenos Aires Design, onde tem o Hard Rock Café. Depois de andar um pouco e com sede paramos num lugar chamado La Biela, super conhecido na Recoleta, com mesas na praça super charmoso, bem agradável, lá conhecemos a cerveja Imperial...muito boa, e vimos que toda vez que pediamos uma nova garrafa eles traziam um aperitivo..hahaha...esses que depois descobrimos que cobravam!!! Saindo de lá fomos “andando” para a Palais de Glace (um lugar de exposição de artes, nesse dia estava uma mostra de fotografias sobre as Maldívias). Fomos na Faculdade de Direito, grandiosa e linda, ao lado fica a Floralis Generica, uma flor de metal linda e gigante, que a noite fecha e abre de dia. Continuando a andar...fomos em direção ao Jardim Japonês, pelo caminho passamos pelo Palácio Alcorta e pelo museu Malba (esse não tivemos curiosidade para conhecer por dentro), de lá fomos para o shopping Passeo Alcorta, bonito e com lojas caras...rsrsrs. Até que chegamos no famoso Jardim Japonês, que lugar magnífico, transmite uma paz, paisagens lindas...uma pena que minha máquina acabou a bateria...fomos em direção ao Rosedal, passamos pelo Parque 3 de Febrero, pelo Hipódromo Argentino, pelo Centro Islâmico Rey Fahd, continuamos andando...andando até encontramos um parque que não lembro o nome, o Rosedal ficava lá mais o cansaço falou bem mais alto e pegamos um tâxi e fomos para o San Juanino (Recoleta) o lugar onde tem as empanadas mais famosas, já eram umas 19 hrs. O lugar é pequeno e parece ser meio sujinho, mas as empanadas uma delícia. Voltamos para o hotel “andando” hehehe...passamos pelo shopping Village Recoleta. Chegamos no hotel exaustos de tanto andar, nem queriamos ir para muito longe só para jantar e resolvemos antecipar a ida ao Oviedo que é do lado do hotel. Fomos depois das 23, o restaurante é maravilhoso, com atendimento bom e comida exepcional!!! Pedi de entrada uma Empanada Gallega, como prato principal Filé de Peixe com purê de batata e couve-flor e alcaparras, e de sobremesa Profiteroles com sorvete de creme...hummm. Esse 2º dia foi de muita andança, conhecemos muitas coisas, passamos por 2 bairros Recoleta e Palermo. E se não fosse o Rosedal e a perda da câmera seria perfeito. Sem contar as escolhas gastronômicas muito boas!!!

3º DIA – 08/04/2012 - DOMINGO

Mesmo cansados, acordamos cedo para mais um dia de muito andar. Pegamos o metrô e seguimos para o Obelisco, que fica numa das avenidas mais largas que existe a Av. 9 De Julho. Seguimos para o Teatro Colón, lindo teatro, uma pena que a visita era de 1 h e meiae tinhamos outros lugares para visitar. Em direção ao congresso passamos pelo Palácio da Justiça de lá pegamos a rua Liberdad até Av. De Mayo e seguimos em direção ao Congresso. No caminho vimos a Plaza Astúrias, chegando na Plaza Del Congreso, essa grande e cheia de pombo, achei um pouco abandonada me deu um certo receio de ficar ali...rsrs...lá se encontra o Monumento a los Dos Congresos e mais a frente o colosssal Palacio Del Congreso, uma arquitetura gigantesca e suntuosa, vale a pena ver. Voltamos pela av. De Mayo e passamos pelo Palacio Barolo que já foi o mais alto prédio de BA, no topo dele há um farol com visão de 360°, uma pena não ter feito uma visita guiada, estava fechado. Seguimos para o mais famoso café da cidade o Café Tortoni, com uma decoração diferente com quadros antigos de como era na inauguração, de pessoas famosas entre outros. Existe uma antiga biblioteca no fundo, onde há também um lugar reservado para os shows de tango a noite, ao lado uma sala vip que é mais reservada para alguns eventos. Depois de tomar um café com medialunas e churros seguimos ao outro extremo da avenida. Depois de andar um pouquinho chegamos a famosa Plaza De Mayo, um lugar bonito cheios de árvores e no centro da praça fica a Pirámide de Mayo(um pequeno Obelisco em homenagem ao 1º ano da Independência de BA). De um lado da praça fica a grandiosa Catedral Metropolitana, onde está a tumba do general José de San Martín, maior herói argentino. Logo mais está a maior sede do Banco de la Nacíon Argentina(1939), uma construção imponente longe de passar despercebida, e do lado a tão famosa mundialmente por ser a sede do governo argentino a Casa Rosada.Tem visitas guiadas e de graça, para entrar tem que passar por uma revista onde tive até que tirar o meu cinto...que mico. Antes de começar a visita vi vários quadros de pessoas influentes da Argentina e do mundo, como o Tiradentes, Getúlio Vargas. A visita é toda guiada em espanhol, mas é fácil entender, fomos em lugares que nem sabia que podia entrar como o gabinete da presidenta, vale a pena perder uma hora do seu passeio para fazer essa visita. Pegamos a rua Bolivar em direção a San Telmo, no percurso vimos a Manzana De Las Luces(Quarteirão das Luzes) antigamente era o mais importante centro de cultura de BA. Chegamos na Plaza Dorrego onde se concentra a maior parte da Feira de San Telmo (antiguidades), lá tem vários artistas de rua...uns dançando, outros com ventrículo, estátua viva entre outros. Da feira nada demais, ainda bem que fomos quase na hora de fechar e não perdemos o começo do dia com ela...rsrsrs...dá pra dispensar. Então fomos a procura de um bar que fica pertinho da feira, o Bar El Federal...pequeno mas aconchegante, cerveja gelada, comida boa e figuras engraçadas. Voltamos para o hotel e o cansaço bateu que nem saimos mais!!! Esse 3º dia foi de mais andança, deu para conhecer muitos lugares...passamos por 4 bairros Microcentro, Congreso, Montserrat e San Telmo. Produtivo!!!

4º DIA – 09/04/2012 – SEGUNDA

Mais um dia acordar cedo e rua... Rsrsrs.Ah não falei ainda da menina que nos servia no café, a Flor, muito prestativa e meiga. E tem também o Marcelo que ficava na recepção na parte da manhã e não podendo esquecer a sempre prestativa Mônica a dona do hotel.Hoje fomos fazer um passeio diferente, fomos parar na estação de trem Retiro, depois pegamos um trem e fomos até a estação Mitre e lá pegamos o Tren de La Costa que leva para Tigre, uma viagem que dura 40 min por ai, passando por lindas paisagens. Chegando a Tigre estava tudo muito parado, era dia de descanso, mas deu para aproveitar. Conhecemos o Cassino Trilenium, nunca havia entrado em um... até joguei e ganhei...hehehe. Paramos no Puerto de Frutos, onde ali se concentra lojas, passeios de barco e feira de artigos em madeira. Fizemos um passeio de barco pelas margens do rio Lujan entre outros, o passeio foi gostoso porém 2 horas é muito!!! Voltamos para BA e resolvemos conhecer a Rua Florida umas das mais famosas da cidade. Ela é bem grande e tem lojas para todos os lados e gostos, tem várias... várias galerias pequenas com um monte de lojinhas...se tiver todo tempo do mundo para olhar, vale a pena os precinhos. Compramos algumas lembrancinhas, preços mais em conta. Fomos conhecer também a Galeria Pacífico, na verdade um shopping onde se encontra as mais badaladas marcas do mundo. Na ida, também conhecemos o Museo de Armas que fica do lado do Palacio Paz. Como sempre em BA, andamos bastante e voltamos de noite para o hotel. Ah mais hoje tínhamos que sair para jantar, ontem já não fomos... hehehe...depois de muito escolher entre caderno, anotações e internet, decidimos pelo Crizia, fica em Palermo. A noite estava agradável, um pouco fria, mas nada do que um vinho não esquente. Pegamos um taxi, e lá fomos para Palermo, passamos por uma praça a Plaza Serrano, ela é rodeada de bares bem legal...ficamos com vontade de ir...hehehe. Esse foi o nosso 4º dia, um pouco mais sossegado do que os outros, porém foi bonito e ótima comida!!!

5º DIA – 10/04/2012 – TERÇA-FEIRA

Hoje acordamos e tínhamos um único objetivo, trocar dinheiro e pagar a Mônica(Dona do hotel que emprestou dinheiro). Lá fomos nós ao banco(La Nacion), descobrimos que eles não trocam real, só dólar e euro. Nos indicaram uma casa de câmbio confiável, falaram muito para tomarmos cuidado com elas, não são todas confiáveis, essa fica na Av. Santa Fé nº 2450, conseguimos trocar o dinheiro, voltamos para o hotel e pagamos a Mônica....rsrsrs...a vergonha já tomava conta. Depois pegamos um taxi e fomos em direção ao Caminito, para ir demora um pouco, conforme o taxi ia chegando perto do Caminito fui ficando com medo, pois o caminho não é nada bom, ruas desertas e dizem para tomar cuidado com assaltos.Chegando ao Caminito percebi que o lugar tem seu charme, com sua rua principal estreita onde tem os cortiços coloridos(casas pintadas bem cheguei), um lugar bem tradicional de BA, onde tem que ir e tirar fotos, faz parte da história dos argentinos. Tem um café de esquina com a rua principal do Caminito, é o La Perla, atendimento ótimo e empanadas deliciosas para fazer um lanchinho antes do almoço. Depois de alimentados fomos em direção ao estádio do Boca Juniors, famoso La Bombonera. Como é pequeno, ali eu descobri o pq da dificuldade de se jogar lá. Se foi até o Caminito não pode deixar de ir no estádio do Boca Juniors, tem 2 tipos de visitas e são pagas. De lá pegamos um taxi e fomos em direção a Palermo, almoçar no tão falado La Cabrera Norte, no Palermo Soho. Amei o restaurante, comi o mais gostoso rondeli da minha vida, mas antes de entrada uma deliciosa provoleta...hummm...no final quando vc paga a conta o garçom coloca uma torre de pirulitos, bem legal e diferente, restaurante maravilhoso!!! De lá fomos para a tão comentada rua dos outlets que fica em Palermo mesmo, na AV. Córdoba entre os números 5.000 e 4.200 e nas rua Gurruchaga tem outras lojas mas não fomos. Dá pra fazer boas compras por lá. Já era quase 19:00 e queríamos ir na Plaza Serrano, onde se concentra vários bares, paramos num bar que não lembro o nome, nos sentamos e tomamos uma cerveja bem gelada e não poderia ser outra Quilmes Stout...rsrsrs. De lá pegamos um taxi e rumo ao hotel, mas descemos antes para um sorvete Freddo. Depois última parada hotel, banho e cama.

Nesse 5º dia foi de muita andança mas bem agradável, passamos por bairros de La Boca e Palermo. Amei o restaurante, os delírios de consumo pela Av. Córdoba e de final uma parada bem vinda em Plaza Serrano.

6º DIA – 11/04/12 – QUARTA-FEIRA

Hoje acordei bem animada, dia de conhecer os animais no Zoo de Luján.Fomos de metro em direção ao Obelisco, é de lá que sai o ônibus Fabebus, que vai direto para Luján(o bom é reservar antes a ida e a volta). Demora uns 40 min para chegar em Luján e tivemos que descer na estrada. Logo na entrada do Zoo vc vê um tigre, bem legal, nunca pensei em ver de perto um animal desses muito menos tocar, lá no zoo vc pode entrar nas jaulas e ter contato direto com animais desse porte, como leão, tigres grandes e mais filhotes, dar comida para cabras entre outros(comida comprada no Zoo). Recomendo para todas as idades, é bem diferente e uma experiência única. Mas pecamos por um item, não reservamos a volta para BA pelo Faberbus, tivemos que ficar na estrada por quase 1 hora e meia esperando um ônibus(não aceita dinheiro só cartão magnético, por sorte tinha pra vender no Zoo) de linha normal. A volta demorou bem mais que 1hora, essa volta foi mais cansativa que eu pensei. Fomos direto para o hotel descansar um pouco, afinal ainda falta um lugar para conhecer...rsrsrs.

Pegamos um taxi e fomos direto para Puerto Madero, lugar lindo, com um ar romântico, tem vários restaurantes na margem do rio. Lá tem que pelo menos ir até a Puente de La Mujer, construção bonita e turística. Nessa noite por ser a última escolhemos o mega restaurante Cabana Las Lilas, um lugar lindo, comida maravilhosa...Depois mais um passeio pelo porto e rumo ao hotel. Esse foi o 6º dia com uma experiência única de dar leite para um leão, aninhar no colo um tigre, alimentar um elefante entre outras coisas que fiz no zoo. E de final fechando a última noite com chave de ouro um dos melhores jantares que já tive!!! Dia perfeito!!!

7º DIA – 12/04/12 – QUINTA – FEIRA

Hoje acordei um pouco nostálgica, já que era o último dia da viagem. Ainda faltava conhecer 2 lugares, fomos lá...rsrs....um era a biblioteca El Ateneo.

Uma biblioteca que fica dentro de um antigo teatro, este desativado e usado para a biblioteca, todos os espaços são usados até os camarotes, uma loucura e muito lindo. O outro lugar não poderia deixar de conhecer o Hard Rock Café, que fica dentro do shopping Buenos Aires Design e claro com direito a levar o copo para casa...hehehe.

Passamos no hotel, nos despedimos daquelas pessoas tão recepitivas e o taxi que pedimos antes de sair já nos esperava, muito bom esse tranfer que pegamos, foi o Transfer Express. Assim termina uma viagem bacana que super, mega recomendo a todos!!!

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Oi Emely, agora dá para te responder algumas perguntas, vamos lá:

- Se vc for de carro, super recomendo o estacionamento Park Board (tem site) que fica 4 min do aeroporto, lá eles tem transfer para levar e buscar no aeroporto, muito bom esse serviço e custou R$ 140,00 8 dias.

- No aeroporto de Ezeiza que fica mais afastado do Centro, tem vários tipos de transporte, tem a empresa MIL (tem site) são ônibus que saem do aeroporto e se não me engano deixam em Puerto Madero, uma ótima opção para gastar pouco, fica atenta que se comprar a passagem de ida e de volta separada sai mais caro, compre junto que rola desconto. Outra opção seria taxi, tem algumas empresas, é um transporte mais comôdo te deixa na porta do seu destino, um pouco mais caro, utilizei esse serviço foi $ 160,00 pesos a ida, se contratar a volta com a mesma empresa ganha desconto, só apresentar um cartão que vc ganha na ida. A volta saiu por $148,00 pesos e a empresa que usei foi a Transfer Express.

- Não lembro quanto o metro custava se era $5,00 pesos

- O trem de La Costa para ir ao Delta do Tigre custou $32,00 pesos a ida, na hora de comprar é bom comprar a volta tbm. Não esquecendo que final de semana é que tem todas as lojas do porto aberta, um lugar bonito que vale a pena o passeio. Se for até lá vá passear de Catamarã, o passeio de 2 horas foi $75,00 pesos, mas um passeio de 1 hr está de bom tamanho, e tem vários barcos pra vc escolher e ver preços.

- Se for para o Zoo de Lujan use o transpore Fabebus (tem site) que vc pega perto do Obelisco e desce na estrada, quase em frente o Zoo. A passagem da van custou $26,00 só a ida, e quando for ligue para agendar a ida e a volta, pq se não voltar com eles terá que voltar em ônibus de linha normal (não aceitam dinheiro, só cartão de ônibus e custa $10,00 pesos).

- Visita ao estádio do Boca Juniors foi $50,00 pesos, mas existe a visita guiada que achei um pouco desnecessária.

- Se vc preferir tem o Tour Bus, que param em 20 principais pontos turísticos, vale a pena sim, vc pode descer quantas vezes quiser para conhecer a fundo o que mais te atrai, se me lembro bem era $70,00 pesos de um dia, mas tem o de doois dias tbm, entra no site www.buenosairesbus.com.

- Show de tango vc não pode deixar de ir, tem vários...de rua, casas pequenas, casas grandes...pesquise, mas vá...rsrsrs. Fui no La Ventana, foi um pouco caro pq foi com jantar, mas tem a opção só do show e dependendo do lugar que ficar eles disponibilizam de transporte, te pegam no hotel e levam de volta.

- A cerveja é um pouco cara, tbm depende aonde vc toma, ex: cerveja de 600 ml Quilmes Stout $30,00 no Bar El Federal ( San Telmo), uma long neck paguei $31,00, água mais ou menos $ 17,00 e refrigerante tbm é caro. Vai de vinho que é barato, mas tudo depende do rótulo e tipo.

- A entrada do Zoo custa $100,00 pesos, saquinho de comida para os animais $10,00 pesos.

- Dizem que o alfajor Havana é o melhor....rsrsrs....desminto, para os argentinos e para mim o melhor foi o Cajafaz, the best!!!

- Parada para tomar um sorvete no Freddo é obrigatório pelo menos uma vez, depende do que vc vai tomar, 2 bolas custa $30,00 pesos

- Entrada para o Jardim japones foi $16,00 pesos

- Não deixe de ir na visita guiada na Casa Rosada, é de graça, acho que só tem nos fins de semana.

- Existem vários restaurantes bons e baratos, dá uma pesquisada no Tripadvidor, lá peguei muitas dicas de restaurantes.

- Os taxis são baratos, mas lembre de ter sempre trocados na carteira, eles tem fama de enrolarem os turistas.

Se der compre esse guia http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=29454483&sid=624975176141227105723370011, me ajudou muito e tem tudo, mas tudo mesmo, vem com um mapa da cidade. Eu peguei o mapa e além das coisas que tinha marcado, coloquei os meus pontos, ex: marquei o ponto exato do hotel no mapa para facilitar a procura da rua, marquei tbm as ruas dos outlets e até os números....para essas marcaçoes ficarem exatas contei com a ajuda do google maps.

Espero ter ajudado, se precisar de mais dicas só pedir!!!!

Bjss

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Adorei suas sugestões!!! Estou indo amanhã para BA e com certeza vc me esclareceu muitas ansiedades!! Quando voltar conto como foi, assim contribuo para o Site que tem me dado tantas informações bacanas!!

::kiss::

• Membros
Postado
Adorei suas sugestões!!! Estou indo amanhã para BA e com certeza vc me esclareceu muitas ansiedades!! Quando voltar conto como foi, assim contribuo para o Site que tem me dado tantas informações bacanas!!

::kiss::

Curujabell,

Que bom que gostou, na verdade não foi muito bem um relato com preços e afins, escrevi logo que voltei e nem fazia parte do fórum...rsrsrs. Fico feliz em ter ajudado e coloca sim seu relato aqui. Em setembro colocarei mais um, sobre o Deserto do Atacama e Santiago e,arredores. Abraços

• 5 semanas depois...
  • Membros
Postado

Olá Luaine!

Irei para Bariloche em agosto e como na volta ficarei 11h em Buenos Aires, estava pensando em aproveitar o dia indo ao Zoo Lujan.

Você saberia me dizer se lá existem armários, para que os visitantes possam deixar alum tipo de bagagem?? Fora isso em quanto tempo, aproximadamente voce visitou o Zoo?? Chegarei por volta das 11h no Aeroporto Buenos Aires Jorge Newbery (AEP), e estou pensando em fechar o transporte com a Fabebus as 12h30min. em frente a Plaza Libertad (voce sabe se demora mto para chegar do AEP até a Plaza?), e voltar as 17h30min. Neste período consigo conhecer o Zoo, entrar nas jaulas e passear com o dromedário?

Obrigada!

Abraços,

Gabriella

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Parbéns, pela disposição em colocar as informações realmente ajuda muito.

Queria Tirar uma duvida, estou pensando em ir para ficar apenas o final de semana, vcs acham valido?

E se caso sim, se tiver alguns pontos q não posso deixar de visitar pode comentar, facilita muito :)

Desde já obrigada, e viva a ventura!

Bjo Rô

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Pessoal, queria só fazer alguns cometários...

1-) Vocês podem ir à Luján de van, é bem mais rápido e a mesma sai de 30 em 30 minutos de um hotel em frente ao obelisco (se não me engano). Eu e minhas amigas fomos de van e voltamos de ônibus, acho o contrário mais válido (acho que você agendar), na volta estávamos muito cansadas e pegamos a hora do rush... Você perde a noção do tempo em Luján, então vá bem cedo e programe a van pro mais tarde possível... No restaurante que tem lá dentro, você pode comprar as papas fritas e comprar a carne do lado de fora...sai mais em conta.

2-) Pra quem se animar em descer pelas águas do Delta do Tigre, cuidado!!!! Pagamis mais caro e por conta do vento não pudemos descer...eles não devolvem o dinheiro e mandam você voltar nadando caso não queira continuar (sério!!!!rsrs), pois só avisam quando já estamos navegando. Essa parte foi bem frustante.

Luaine, ótimo relato, desculpe a intromissão...rs

Bjoks

• Membros
Postado

Olá Luaine,

Desculpe a pergunta, mas viajaste sozinha? Quanto mais ou menos você gastou em reais com essa viagem, tirando o Hotel e as passagens? me refiro aos gastos com alimentação, passeios e transporte... Desde já agradeço.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...