Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

E aí Helbert.

Qto a sua duvida das areas de risco na travessia Marins-Itaguaré, aqueles dois pontos assinalados são descidas bem ingremes, que só podem ser feitas com ajuda de corda. A inclinaçao nesses pontos chega a ser quase um paredão. Ali se vc nao tomar muito cuidado, pode ser risco de vida.

Existem 2 cordas nesses pontos, mas deve-se tomar um cuidado extremo.

Qto a travessia da Serra Fina, não recomendo faze-la sem ajuda de alguém que já a tenha feito. É uma travessia muito dificil, com escassez de agua (são 2 dias sem agua).

Se eu vier a faze-la, só vai ser no Inverno. Nessa época chove muito naquela região.

Abcs.

Augusto

• Respostas 139
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros
Postado

Fala Galera,

Uma vez já postei essa dúvida e o alpinista me ajudou, porém o tópico foi excluído do fórum, então peço que se possível me ajudem novamente.

Pretendo ir até o Pico do Marins, e pelas informações colhidas na net conseguirei ir de carro até o Morro do Careca e depois são mais 4 horas até o cume. A minha programação é a seguinte: sair de Sampa no sábado mais ou menos 5 ou 6 h da manhã em direção a Delfim Moreira, depois seguir até o Morro do Careca, começar a trilha, pernoitar e descer no domingo após o nascer do sol. Algumas dúvidas minhas:

- Existe algum perigo, deixar o carro no morro do careca ?

- O acampamento pode ser armado no cume do Marins ?

- É uma trilha segura, quanto ao problema de assaltos, roubos, etc ?

- Como estarei levando 2 ou 3 pessoas que não tem experiência nesse ambiente, o horário que estou marcando pra sair está bom ?

Desde já agreço a ajuda de todos

Um abraço

• Membros de Honra
Postado

E aí Ematos.

Vamos a suas duvidas.

Li alguns relatos de varias pessoas q em anos anteriores tiveram seus carros arrombados por deixarem ali no Careca ou na subida daquela estradinha.

Se fosse vc pagaria p/ deixar o carro lá naquela Ranchonete pouco antes da Subida.

Qto ao acampamento no topo do Marins, a desvantagem é q a barraca não fica protegida (existe 2 ou 3 lugares apenas q são protegidos).

Ali venta muito.

Se sua barraca for boa e estiver bem fixada não terá problemas, pois a vantagem de acampar no topo é ter a visão do nascer do Sol, q é muito bonita.

Já subi (com mochila pesada) inumeras vezes o Marins e também já fiz a travessia e em todas elas vezes chegava no topo por volta das 15:00 hrs ou 16:00 hrs (horario bom) saindo lá do Careca no máximo 11:00 a 11:30 hrs, estourando 12:00 hrs, a não ser q sua mochila esteja bem leve.

Qto ao problema de assaltos e roubos, nunca ouvi falar. A não ser esses dos arrombamentos em carros.

Abcs.

Augusto

• Membros
Postado

Valeu Augusto,

Deixando o carro na Ranchonete, aumenatria qto tempo mais ou menos a subida, eu não conheço o local, será a primeira vez ? Montando acampamento num desses lugares protegidos, vc acha que existe a possibilidade de subir ao cume ainda de madrugada pra ver o rair lá em cima, como se faz no Pico da Bandeira ?

Agradeço a ajuda

Um abraço

• Membros de Honra
Postado

E aí Everaldo.

Da Ranchonete até o Careca creio q dá p/ fazer em uns 40 minutos. Chutando alto, no máximo em 1 hora.

Até o Careca é uma estrada e chegando em uma bifurcacao, onde a estrada vai p/ a esquerda existe uma trilha q corta caminho e segue reto. Estando lá vc vai ver.

No topo existem esses poucos locais protegidos. Já no riacho ou próximo dele, q fica na base do Pico, existem inumeros locais p/ acampamento. Todos eles estão protegidos pela vegetaçao.

Desse riacho até o topo são mais ou menos uns 30 minutos de caminhada puxada. E bastante ingreme. É preciso tomar muito cuidado.

Muita gente acampa nesse riacho, porque quase sempre no topo já está cheio de barracas.

Abcs.

Augusto

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

Olá Pessoal,

Desculpem não responder antes, tava fora.

Blz Augusto?

Fui fazer a travessia com o Temujin, mais foi fracasso total, só chuva e frio. Para quem for no feriado (26 maio), se possível arrume algo para proteger bem a mochila dos malditos bambus, como a trilha está muito fechada eles vão enroscar e rasgar tudo, em alguns locais só rastejando, como choveu no feriado de tiradentes acho que ng foi, e cuidado com cobras, elas costumam tomar sol no meio da trilha.

inté

• Membros de Honra
Postado

E aí pessoal.

Blz Ricardo?

Fim de Maio é uma boa época p/ fazer a travessia da Serra Fina, hein.

O frio já começou e as chuvas deram uma diminuida boa.

Eu tava tentando obter algumas infos, pois tinha uma galera q ia fazer Serra Fina no feriado de Tiradentes. Nao sei se eles foram nao.

Fiquei sabendo por um pessoal de P4 q a trilha tá mesmo fechada em varios pontos, principalmente no trecho Toca Lobo-P. Mina.

Por hora acho q esse ano nao faço a Serra Fina.

Estou indo p/ lugares mais tranquilos.

Quem sabe ano q vem.

Abcs.

Augusto

• Membros
Postado

Não sei ao certo, mas pode ficar tranquilo, mesmo com a trilha fechada você não precisa de GPS, da para seguir numa boa, na verdade o que chamamos de "fechada", nada mais é do que vegetação cruzando a trilha, e não nascendo na trilha, ou seja o chão está sempre limpo

Boa sorte

• Membros de Honra
Postado

É como o Ricardo falou; a trilha etá fechada, mas ela continua lá.

É só ir se desvencilhando da vegetação. Nao tem erro.

O uso do GPS creio q é só p/ casos extremos.

Na trilha não existem bifurcacoes. Existem apenas um ou outro atalho. Nada mais.

Se quiser levar fica a seu critério.

Em toda a travessia o GPS funciona sem problemas.

Aos q vao, uma boa sorte.

Abcs.

Augusto

• Membros
Postado

Pessoal,

Lá no Parque Marumbí, Ctba, quando saimos para subir a montanha, o Guarda Parque, cadastra o pessoal na entrada na trilha e pergunta se estamos levando Rádio ou telefone, caso ocorra alguma emergência.

Quanto a comunicação, qual é a melhor forma na Serra Fina em caso de emergência; HT-Radio Amador, Talk Abolt ou telefone?

Vou levar o meu HT, pois lá do alto deve pegar bem longe! Porém, precisaria da Freqüência de Emergencia, talves seja do Bombeiro ou Defesa Civil.

Obridado deste já,

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...