Ir para conteúdo

Circuito das cidades de esportes de aventura: Analândia, Brotas e Itirapina


Augusto

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Postado

[info]Este é um tópico-guia sobre as cidades de Analândia, Brotas e Itirapina, que integram o Circuito Chapada Guarani.

Tem esse nome porque a região está sobre o Aqüífero Guarani, o maior reservatório de água subterrânea do mundo.

 

Ele contêm informações e dicas postadas por usuarios aqui no Fórum e de outras fontes.

Se divide em história, atrações principais, hospedagem e algumas curiosidades.

 

Também contêm fotos e vídeos que ilustram o guia e será atualizado sempre que possível.

 

Quer tirar dúvidas sobre as cidades desse circuito?

Faça perguntas ou deixe suas dicas no tópico:

Analândia, Brotas, Itirapina - Perguntas e Respostas

 

Quer escrever um relato de uma trip por essas cidades?

Crie um nesse Fórum: Clique aqui[/info]

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

[picturethis=http://i439.photobucket.com/albums/qq117/Augusto2044/wturismo4patascombr.jpg 600 578 Acessos][/picturethis] Acessos e distâncias

 

 

 

[picturethis=http://i439.photobucket.com/albums/qq117/Augusto2044/wwwportalitirapinacombr.jpg 580 554 Acesso a itirapina][/picturethis] Acesso à Itirapina e região

 

 

 

[picturethis=http://i439.photobucket.com/albums/qq117/Augusto2044/wwwbrotasaventuracombr.jpg 603 406 Acesso a Brotas][/picturethis] Acessos à cidade de Brotas

 

 

 

[picturethis=http://i439.photobucket.com/albums/qq117/Augusto2044/wwwvemprabrotascombr.jpg 600 453 Cachoeiras de Brotas][/picturethis] Principais pontos turísticos de Brotas

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

Localizado aproximadamente 240 km da capital paulista, esta uma das regiões com o relevo mais privilegiado do Brasil.

 

Repleto de belas paisagens, serras e vales cortados por rios cristalinos, o Circuito Chapada Guarani (Itirapina, Brotas, Analândia, São Pedro e Torrinha) é ideal para amantes da natureza e dos adeptos dos esportes de aventura.

 

A região, que é denominada Cuestas Basálticas, propiciou a formação de cenários naturais com, rios, corredeiras, cachoeiras, grandes paredões, morros e serras, além de grutas e cavernas.

 

Além da beleza natural, essa região foi marcada por grandes feitos da história do Brasil, da presença dos índios e da conquista dos Bandeirantes até a epopéia do café.

Hoje a região é referência para o turismo de aventura com infra-estrutura turística de padrão internacional.

 

 

As cidades que integram esse circuito são:

 

Analândia

A região da Estância Climática de Analândia encanta pelas paisagens e riquezas naturais ali encontradas.

A cidade abriga o Parque Ecológico da Ponte Amarela, uma área de 15 mil metros quadrados, e o cartão postal da cidade, o Morro do Cuscuzeiro.

O local é visitado por alpinistas de todo o Brasil e do mundo, além de sediar regularmente encontros nacionais de Escalada.

Atividades como rafting, arvorismo, escalada, rapel, cavalgada, trekking, boiacross, mountain bike e cascading também fazem parte da programação local. Outras boas opções de passeio são as cachoeiras do Salto e da Bocaina.

 

Brotas

A cidade presenteia moradores e visitantes com suas riquezas e belezas naturais preservadas. A cidade abriga em suas serras várias nascentes e rios com cachoeiras como a Cassorova, a dos Quatis, a do Martello, a de São José e Três Quedas, que cortam os belos vales e encostas da região.

Mais de 80% do seu território está integrado à Bacia do Rio Jacaré-Pepira, além de pertencer à APA (Área de Proteção Ambiental) de Corumbataí.

É considerada uma das capitais dos esportes de aventura do Estado de São Paulo.

Entre as atividades mais praticadas ali estão o rafting, o boiacross, a canoagem e o canyoning.

Outras dicas de passeios pela região são o Parque dos Saltos e, ainda, o Centro de Estudos do Universo - CEU, o maior complexo astronômico da América Latina.

 

Itirapina

Itirapina, tranqüila cidade do interior paulista, possui uma paisagem natural privilegiada, excelente para quem pretende descansar e ideal para se aventurar. A cidade está localizada sobre a região das Cuestas Basálticas e possui cavernas de arenito, vales, serras, morros com até mil metros de altitude e cachoeiras como a São José, com cerca de 100 metros de altura. Itirapina está dentro da APA (Área de Preservação Ambiental) de Corumbataí. A região preserva grandes áreas de Cerrado, remanescentes de Mata Atlântica e matas ciliares, criando um cenário perfeito para prática do ecoturismo e dos esportes de aventura.

O Balneário Santo Antônio (Represa do Broa), o Mirante das Águas (Cachoeira Saltão) e Itaqueri da Serra são outras boas opções para os visitantes.

 

São Pedro

São Pedro abriga no alto da serra várias nascentes que se transformam em cachoeiras e descem cortando os vales e encostas da região. Suas belezas naturais, aliadas ao incremento de produtos e serviços turísticos, conferem ao local um enorme potencial para o ecoturismo e os esportes da aventura. Hoje é referência para a prática de rafting, boiacross, canoagem, canyonning, paraglider e trekking.

 

Torrinha

As origens de Torrinha remontam a uma comunidade de casas de pau-a-pique que se desenvolveu em torno da Capela de São José, na segunda metade do século XIX. A localidade cresceu a partir da inauguração da Estrada Ferroviária da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, em 1886, que facilitou o escoamento da produção do café.

Localizada a 900 metros de altitude, detentora de um clima agradável e cortada por pequenos rios, a cidade vem atraindo cada vez mais adeptos do turismo ecológico e dos esportes de aventura.

Alguns dos atrativos mais procurados são as cachoeiras do Mira, do Bissoli e a do Paraíso; além dos ótimos locais para a prática do trekking.

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra
Postado

Brotas

 

Recanto das Cachoeiras

[picturethis=http://www.feriasbrasil.com.br/fotosfb/833992972-G.jpg 300 400 recanto]Duas cachoeiras formadas pelas nascentes que caem na encosta da Furna do Rio Jacaré; bem pertinho e de fácil acesso a cachoeira do Santo Antônio (15 metros), e descendo a furna por uma trilha mais íngreme e longa se chega na Cachoeira da Roseira (55 metros).

http://www.recantodascachoeirasbrotas.com.br[/picturethis]

 

Vila Del Capo

[picturethis2=http://spintravel.blogtv.uol.com.br/img/Image/Spintravel/2008/marco/Vila%20Del%20Capo.jpg 355 250 vila]Estrada Patrimônio-São Pedro

Inspirado na Chicago dos velhos tempos, em um ambiente de arquitetura medieval, a Vila Del Capo, mantém um diversificado acervo à disposição dos visitantes, compostos por belíssimas peças e objetos antigos, raros, e de caráter único.

http://www.viladelcapo.com.br[/picturethis2]

 

Cachoeira 3 Quedas

[picturethis=http://www.reservebrotas.com.br/passeios/tresquedas1.jpg 170 200 quedas]Na encosta da serra, que forma a furna do rio Jacaré-Pepira, pode-se fazer uma curta caminhada até a Cachoeira das Andorinhas (20 metros) tomar um banho e depois seguir por por uma trilha que desce a encosta, passando por exemplares de mata nativa e chegar até a Cachoeira da Figueira (40 metros), na volta uma pequena parada para se refrescar na Cachoeirinha das Nascentes (6 metros).

Estrutura: Camping, Restaurante, Chuveiro com água quente, Piscina, Playground e quiosque com churrasqueira.

http://www.cachoeira3quedasbrotas.com.br[/picturethis]

 

Sítio 7 Quedas

[picturethis2=http://www.seudestino.net/wp-content/7quedas.gif 380 374 sete]No alto da Serra, a 4 Km do Bairro do Patrimônio. Do outro lado da Serra do vale do Cassorova, outras opções de trilhas para Cachoeira dos Quatis e para Cachoeiras Bela Vista, dos Coqueiros e dos Macacos.

Completam o roteiro as Cascatas da Felicidade, do Tombo e do Suspiro além de atividades como arborismo, rapel e tirolesa (pagas a parte).[/picturethis2]

 

Centro de Estudos do Universo

[picturethis=http://www.ecoviagem.com.br/fotos/sao-paulo/brotas/centro-de-estudos-do-universo/19203gra-dica-620.jpg 400 300 universo]O Centro de Estudos do Universo (CEU) é o centro de ciências da Fundação CEU: um local repleto de diversão e conhecimento.

http://www.fundacaoceu.org.br[/picturethis]

 

Areia que canta

[picturethis2=http://www.mikix.com/fotos/brotas1.jpg 380 300 areia]Fazenda Tamanduá: Nascente de águas límpidas no meio da mata nativa, que forma uma piscina natural de 10 metros de diâmetro. A água brota da terra, em meio a uma areia muito branca 100% quartzo. Devido a forma arredondada das partículas de quartzo, quando estas entram em atrito (com o esfregar das mãos) produzem um som característico, por isso o nome Areia que Canta.

http://www.areiaquecanta.com.br[/picturethis2]

 

Cachoeira Cassorova

[picturethis=http://www.seudestino.net/wp-content/cachoeira-cassorova.jpg 380 295 cachoeira]Distante 6 km do Bairro do Patrimônio no Alto da Serra

Na Fazenda Cassorova, um passeio para o dia todo. Para começar, uma bela trilha que corta o Vale do Cassorova até a Cachoeira dos Quatis (42 metros).

Uma pausa para descanso na piscina natural da fazenda e um autêntico almoço caipira feito no fogão à lenha.

Depois uma pequena caminhada até a Cachoeira Cassorova (55 metros em dois lances).

http://www.cachoeiracassorova.com.br[/picturethis]

 

Cachoeiras do Martello

[picturethis2=http://www.reservebrotas.com.br/passeios/martello1.jpg 170 200 martello]No pé da serra, a fazenda que leva o mesmo nome do proprietário, esconde duas belas cachoeiras que podem ser conhecidas, percorrendo trilhas bem amenas e de fácil acesso, em meio a mata nativa: Cachoeira do Martello (50 metros) e Cachoeira da Primavera (20 metros).[/picturethis2]

 

Cachoeiras Bela Vista

[picturethis=http://www.brotasonline.com.br/servicos/upload/bela001.jpg 300 370 bela]Formadas por pequenos ribeirões, a Cachoeira Bela Vista e a dos Coqueiros, você chega por uma pequena caminhada, para um refrescante banho, já Cachoeira dos Macacos; você percorre uma trilha mais longa pela encosta deste vale, e se der sorte pode até encontrar uns macacos.[/picturethis]

 

Cachoeira Escorregador

[picturethis2=http://www.reservebrotas.com.br/passeios/escorregador1.jpg 300 200 escorregador]Distante 12 Km do Bairro do Patrimônio, formada pelo Ribeirão Pinheirinho. Após uma pequena trilha margeando o ribeirão, uma linda corredeira em forma de escorregador e um poção grande, verdadeira piscina natural, ideal para banho e massagens relaxantes. Pouco a frente, outra surpresa: um linda cascata (5 metros).[/picturethis2]

 

Cachoeira do Astor

[picturethis=http://www.aultimaarcadenoe.com/Cach.doAstor-Brotas-SP.jpg 293 368 astor]Distante 8 Km do Bairro Patrimônio, formadas pelo ribeirão do Pinheirinho. Depois de uma trilha leve, a visão da Cachoeira do Astor (30 metros) impressiona. É ideal para banho e para os iniciantes na prática de canyoning. A Cachoeira da Esperanza (40 metros) é indicada para os mais aventureiros, que têm disposição para caminhar por uma trilha mais exigente, mas que vale a pena pela beleza do local.[/picturethis]

 

Cachoeira de Santa Maria

[picturethis2=http://www.miraguarefugios.com.br/atracoes/upload/30032007-i1m5x6u7q5s6.jpg 150 170 santa]Caminhada leve de uma hora em uma das mais preservadas trilhas de Brotas. Exemplo ideal do ecossistema da região, com cerrado e Mata Atlântica. Algumas travessias de riacho e, com sorte, pode-se encontrar alguns animais silvestres. Chegada na cachoeira Santa Maria, de 60 mts de altura.[/picturethis2]

 

Cachoeira da Água Branca

[picturethis=http://www.reservebrotas.com.br/passeios/aguabranca1.jpg 170 200 agua]É uma das preferidas para banhos por formar, no final da queda (15 metros), uma piscina natural. Essa cachoeira, fica no alto da Serra do Patrimônio de São Sebastião da Serra, no sítio de Dona Calila.[/picturethis]

 

Rio Jacaré – Pepira

[picturethis2=http://www.ecoviagem.com.br/fotos/sao-paulo/brotas/rio-jacare-pepira/19202gra-dica-619.jpg 370 x 300 rio]Considerado o principal rio do município. Ele faz parte da história do município, pois nas suas margens surgiu o povoado que deu origem à cidade . Também são realizadas as descidas de bóia ou bóia-cross. A fauna que acompanha o rio é muito rica, sendo comum a presença de capivaras e pássaros aquáticos.[/picturethis2]

 

Cachoeira dos Quatis

[picturethis=http://www.seudestino.net/wp-content/cachoeiraquatis.JPG 240 300 quatis]Queda de 70 metros de altura, com piscina natural ideal para banhos. Pode ser alcançada por meio de caminhada longa de 40 minutos em trilha de difícil transposição, com obstáculos e trechos em forte aclive, atravessando o Vale do Cassarova até a base da queda dos Quatis.[/picturethis]

 

Parque dos Saltos

[picturethis2=http://www.pousadabrotodagua.com.br/brotas/brotas_atual.jpg 300 240 saltos]Área de importância ambiental e histórica. Localizado no perímetro urbano é o cartão postal de Brotas, pois o rio corta a cidade, formando várias quedas e corredeiras, onde anualmente é realizado o campeonato de canoagem. E ainda abriga um prédio de valor histórico e arquitetônico da antiga usina hidroelétrica.[/picturethis2]

 

Cachoeiras São Bento

São duas cachoeiras do Córrego do mesmo nome. A primeira, estimada em 50 metros de queda, cai em vários patamares de rochas. O que lhe dá um aspecto diferente das outras cachoeiras. A segunda é menor em altura, mas não perde em beleza. A piscina que se forma sob a queda é própria para banho. Está localizada a 13 km da sede.

 

Cachoeira do Chapadão

São duas quedas dos rios "Água da Canela" e Ribeirão da Pedra Amolar, próximas a uma antiga fazenda de café. A primeira de fácil acesso possui cerca de 20 metros e possibilita um passeio para quem prefere não andar muito. Já a segunda cachoeira, de aproximadamente 40 metros, é um desafio para quem gosta mesmo de aventura. Sua localização permite uma visão privilegiada de todo o vale enquanto se caminha para queda.

 

Cachoeiras do São José

Localizadas no Vale do Rio do Peixe, as cachoeiras do São José são formadas pelas águas límpidas do rio que leva o mesmo nome do vale: Cachoeira dos Escravos (3 metros), do Cipó (8 metros) e Tabarana (40 metros).

 

Cachoeira do Monte Cristo

A cachoeira possui cerca de 30 metros de altura, além da mata que circunda a região, sendo muito apropriada para banho, pois as quedas formam duchas naturais. Localizada na "Serra do Monte Cristo", a 9 km da cidade.

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

Analândia

 

Morro do Cuscuzeiro

[picturethis=http://thamara.nippak.com.br/wp-content/uploads/2009/02/analandia-300x225.jpg 300 225 morro]O Cuscuzeiro é a pedra que se impõe por trás da área urbana de Analândia. A marca e o Cartão Postal da cidade. É uma elevação rochosa em forma de um enorme cuscuz, deu origem ao primeiro nome do Município. O acesso ao seu cume só pode ser feito através de escalada com equipamento, por isso é muito procurado por montanhistas e escaladores amadores e profissionais. Observando a pedra se pode ver vários rostos.[/picturethis]

 

Salto Major Levy e Saltinho

[picturethis2=http://guiadoviajante.com/wp-content/uploads/2007/10/analandia_037.jpg 300 225 salto]Salto formado por queda d’água de 25 metros, localizada no Rio Corumbataí, na entrada da cidade, o Salto Major Levy também é considerado um dos "Cartões de Visita da Cidade". Logo acima outra pequena queda d'água, o Saltinho.[/picturethis2]

 

Cachoeira da Bocaina

[picturethis=http://br.geocities.com/ge_quarupe/imagens/bocaina.gif 170 250 bocaina]A cachoeira da Bocaina está localizada próxima de Analândia por estrada de terra que sobe a Serra do Cuscuzeiro. Queda de 45 mts com piscina natural, e está imersa no meio da mata e para chegar até sua queda, existe uma trilha de mais ou menos 15 minutos até embaixo. Muito procurada para a prática de rapel e cascading.[/picturethis]

 

Projeto Pedra Viva

O Projeto Pedra Viva, consiste no desenvolvimento de uma área junto ao morro do Cuscuzeiro (marco e Cartão Postal da Cidade); com sua principal finalidade em preservar e conservar o local, mantendo e procurando melhorar as condições das paisagens bem como o ecossistema daquela região. Hoje o local oferece uma lanchonete, restaurante, área para camping e uma base para a prática do arborismo com 12 bases e duas tirolesas com 250 metros de extensão

 

Grande Canyon Bocaina

É um enorme Canyon , com paredes verticais de arenito vermelho a negro , localizado na cachoeira Bocaina. O visitante com tempo poderá localizar pinturas rupestres nesses paredões.

 

Cachoeira do Canyon do Feijão

Seu acesso é difícil (poucas pessoas chegam até ela), percorre-se o canyon junto as paredes rochosas do lado direito, para então entrar em uma trilha na mata e chegar à cachoeira. Sua queda tem cerca de 30 mts e a água cai sem tocar a rocha, formando um gigantesco chuveiro. A trilha também pode ser feita de "mountain bike".

 

Cachoeira da Pedra Vermelha

Esta cachoeira está no fundo do canyon da Fazenda Pedra Vermelha. A caminhada segue pela mata em direção ao fundo do vale, de onde um pequeno riacho cai em queda livre a alguns metros do paredão rochoso.

 

Pousada Inglesa

Situada no quilômetro 65,7 da Rodovia Analândia-Pirassununga, foi cenário de grandes plantações de café. A parte hoteleira além de uma agradável decoração, traz muita história em suas paredes. Fica em uma área de 1,7 milhões de m2, distribuído entre canaviais, pastagens, reflorestamento, mata ciliar de preservação permanente, agricultura, lagos etc.

  • Membros de Honra
Postado

Itirapina

 

Parque Cachoeira do Saltão

[picturethis=http://www.ferias.tur.br/admin/cidades/9256/g_Cachoeira%20do%20Salt%C3%A3o.jpg 320 420 saltao]Com uma altura que varia entre 100 e 110 metros, a Tirolesa do Saltão reserva adrenalina pura para os aventureiros. A cachoeira homônima é uma das mais altas da região, com aproximadamente 70 metros de altura e é ideal para a prática de cascading.[/picturethis]

 

Estação Experimental de Itirapina (Fazendinha)

[picturethis2=http://webventure.estadao.com.br/destino/imagens/fotos/84885/fazendinha843_m.jpg 250 180 fazenda]São cerca de 2.500 metros de área destinada à educação ambiental e desenvolvimento de pesquisas científicas.[/picturethis2]

 

Represa do Brôa (Balneário Santo Antônio)

[picturethis=http://www.itirapina.sp.gov.br/Imagens/Cultura_4.jpg 300 200 broa]A prática de esportes e passeios náuticos é muito propícia por aqui. Com uma infra-estrutura completa, com sanitários públicos, telefones, pronto socorro, salva-vidas, polícia militar, bares, estacionamento e marina, o balneário recebe 3 mil turistas a cada final de semana.[/picturethis]

 

Cachoeira São José

[picturethis2=http://www.itirapina.sp.gov.br/Imagens/Cultura_6.jpg 300 200 sao jose]Possui cerca de 10 mts de altura e é ideal para a iniciação do cascading e banhos de cachoeira. No local existe uma infra-estrutura básica com bar, banheiros e escada para facilitar o acesso à cachoeira.[/picturethis2]

  • Membros de Honra
Postado

Brotas

 

Pousadas

Cadastradas no GHEB.net

Hotel Alvorada

 

 

Outras opções

Hotel Natural

Fone: (14) 3653 8081 e 3653 4403

 

Pousada Alto da Boa Vista

Fone: (14) 3653 4082

 

Pousada Cochilo

Fone: (14) 3653 1124

 

Pousada do Aconchego

Fone: (14) 3653 1099

 

Casarão Hotel

Fone: (14) 3653 1438 e 3653 1919

 

Pousada das Nascentes

Fones: (14) 3653 6133 e 3653 6121

 

 

Albergues

Albergue Canto do Sol

 

 

Campings

Camping Beira Rio

 

Camping 3 Quedas

 

Camping Marina

 

Camping Bela Vista

 

 

 

Analândia

 

Pousadas

Pousada do Fotógrafo

Estrada Municipal Analândia - São Carlos s/n°

Tel: (19) 3527 0294

http://www.pousadadofotografo.com.br

 

Pousada Inglesa

Rodovia SP 225, Km 65,7

Tels.: (19) 3563 7186 e 3566 7462

http://www.pousadainglesa.com.br

 

Projeto Pedra Viva (Apartamentos e Camping)

Estrada Municipal Analândia - São Carlos, Km 03

Tel: (19) 3566 12781

http://www.cuscuzeiro.com.br

 

Pousada Recanto Som das Águas

Av. Marginal nº 1 - Portal das Samambaias

Tels.: (19) 3566 7368

http://www.recantosomdasaguas.com.br

 

Pousada Vale da Lua

R.Três, 1430 - Jd. Santo Antonio

Tel: (19) 3566 1112

 

Pousada Sopro do Vento

Rua Três, 1.100

Tel. (19) 3566 1303

 

Pousada Sonho Meu

Rua C, nº 615 - Portal das Samambaias (Ponte Amarela)

Tel: (19) 3883 2837

 

Hotel Alto da Boa Vista

Av: Oito, 555

Tel. (19) 3566 1320

 

 

Campings

Camping Pedra Viva

 

Camping Fonte da Saúde

 

Camping Recanto da Saúde - Caixa d'Água

Tel: (19) 3566 7366

 

 

 

Itirapina

 

Pousadas/Campings

Fazenda Palmeiras

Fazenda histórica de Itirapina marcada pelo cultivo do café, pela mão de obra escrava e mais tarde com o fim da escravidão tornou-se uma colônia de italianos.

Possui também duas cachoeiras, área para camping, dois apartamentos com capacidade para aproximadamente 20 pessoas.

Rodovia Ulisses Guimarães Km 23

Fone: (19) 3481 1805

 

Mirante das Águas

Camping situado na cachoeira Saltão, possui infra-estrutura completa com piscina, banheiros, pontos de energia e churrasqueira.

Rodovia Ulisses Guimarães, Km 23

Fone: (19) 3294-4774 e (19) 3483-7839

http://www.saltao.com.br

 

Pousada do Brôa

Rodovia Municipal Ayrton Senna Km 08

Fone: (19) 3575 1136 e (19) 3575 1510

http://www.broa.com.br

 

Paraíso das Águas Ecologic Club

Pousada e restaurante localizado no centro de Itirapina, possui tobo-águas, pedalinhos, piscinas, área para camping, quadras, churrasqueiras, mini zôo, vestiários, salão de festas, quiosques e estacionamento.

Av. 04 nº 530 Vila Cianeli

Fone: (19) 3575-1257

http://www.paraisoaguas.com.br

  • Membros de Honra
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...