Ir para conteúdo

Ushuaia - Arquivo - Perguntas e Respostas antigas e repetidas

nuca

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Marcelo, estava lendo um relato aqui nos mochileiros, e a pessoa alugou um carro e fez a base da hospedagem em Puerto Natales, indo e voltando do TDP todos os dias. É realmente viável?

• Respostas 3.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Postado
Marcelo, estava lendo um relato aqui nos mochileiros, e a pessoa alugou um carro e fez a base da hospedagem em Puerto Natales, indo e voltando do TDP todos os dias. É realmente viável?

Viável, é, mas não acho recomendável.

De puerto natales ao Torres, são 147 Km. Com trechos em rípio, voce vai levar algo próximo a 3 horas pra ir e 3 pra voltar.

Se voce pretende fazer o W, lembre-se que vai levar bastante tempo pra subir e descer cada perna tempos estimados sem mochila):

Torres: umas 5 a 6 horas pra subir, umas 4 pra descer.

Vale do francês: o carro não chega até o Italiano. Tem que descer em Pudeto e pegar o Ferry pro Paine Grande (cheque os horários). De Ferry são meia hora... Com mais umas 6 pra ir e 4 a 5 pra voltar lá de cima. Já são 12 horas de traslado, sem contar o tempo que voce vai querer ficara em cima pra aproveitar...

Grey: esse é mais tranquilo... Umas 3 horas pra ir e 3 pra voltar...

Portanto, vai ser muito mais confortável e barato alugar uma barraca e acampar do lado do carro do que voltar pra puerto natales... Ou, se uma cama for um item realmente indispensável, reservar um refugio com antecedência.

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

Olá, eu estou tentando planejar uma viagem ao sul da Patagônia para o fim do ano... e depois de ler tudo aqui, ainda me restam algumas dúvidas, e eu gostaria de pedir ajuda a respeito delas.

Eu vou com a minha esposa, que não é muito ativa fisicamente, e eu idem... Estou totalmente fora de forma e sem a menor condição de melhorar nesse ponto 8) O meu roteiro inicialmente seria pegaar um voo de SP a El Calafate, de lá ir pra El Chalten e ficar lá por 5 dias, depois voltar a El Calafate, ficar 2 dias, ir a TDP, de lá voltar a El Calafate, pegar um vôo até Ushuaia, ficar mais 4-5 dias e de lá voltar a SP.

A minha dúvida é sobre a parte de Torres del Paine.

A princípio eu pensei em simplesmente fazer um tour de um dia, saindo de Calafate, mas cheguei à conclusão que isso será um desperdício. Na pior das hipóteses, se eu fosse fazerr apenas um tour de 1 dia, parece ser melhor fazê-lo saindo de Puerto Natales, correto?

Porém, pensei em fazer algo menos ruim: sair de Calafate, ir até Puerto Natales, pegar um ônibus até o parque, e ir até o Refúgio Gray. Pernoitar lá, e pegar o barco de volta, depois o catamarã, depois o ônibus e ir até o refúgio Las Torres, pernoitar lá, e no dia seguinte tentar ir até o mirador Las Torres, voltar, pegar o ônibus até Puerto Natales, e de lá, pegar outro ônibus até El Calafate.

Eu sei que deve haver problemas de horários dos transportes... e estou meio perdido para reunir as informações necessárias.

Outra coisa, que eu tenho um pouco de medo, é essa caminhada do refúgio Las Torres até a o mirador, ou mesmo até o refúgio Chileno. É muito puxada? Como um cara sedentário de 115kg se sairia lá?

Eu cheguei a cogitar alugar um carro em Calafate, e atravessar a fronteira e fazer o que desse pra fazer com o carro - mas ai me surgiu a dúvida, se dá pra ir de carro até os refúgios e estacionar neles... Alguém já fez isso ou algo parecido?

• Membros
Postado
(...)É muito puxada? Como um cara sedentário de 115kg se sairia lá?

Eu cheguei a cogitar alugar um carro em Calafate, e atravessar a fronteira e fazer o que desse pra fazer com o carro - mas ai me surgiu a dúvida, se dá pra ir de carro até os refúgios e estacionar neles... Alguém já fez isso ou algo parecido?

lsd.... tentarei ser sincero!

Se VC não sabe se consegue fazer a caminhada..... ninguém aqui conseguira saber te responder.

Resumindo, esse ano fui para Tierrra del Fuego, mas fiquei 3 meses com o pé machucado. Então eu com quase 40, sedentário por 3 meses recem recuperado de luxação, fazer 2 semanas de trekking carregando 20kg nas costas.. EU NÃO SABIA SE CONSEGUIRIA. Mas sabia que valia a tentativa, me conheço. Fui e consegui e não foi fácil, como ja esperava.

De novo, Se VC não sabe se consegue fazer a caminhada..... ninguém aqui conseguira saber te responder.

Faça uma caminhada AQUI. Não sei onde mora, pesquise. Faça algo pesado, mas pesado mesmo. Um bate-e-volta aqui te ajuda a decidir.

Exemplo bom, é o corcovado de Ubatuba. Não precisa levar barraca nem agasalhos, só um lanchinho e uma garrafinha de agua (tem pontos de abastecimento de agua antes do topo). É um disnivel de 1.150 metros, com uma inclinação de 30 graus. É MAIS PESADO que a patagonia, bem mais. Mas se vc aguentar o corcovado..... aguenta qualquer coisa!

Em relação ao carro, considerando que esta em Calafate, É A MELHOR OPÇÃO.

O tour pode te levar em muitos lugares, mas não leva em todos e não te deixa a vontade. Vá de carro estacione e durma no Torres e volte só no dia seguinte. Perde menos tempo e aproveita mais. E se a caminhada der certo, tire o escorpião do bolso e compre um pacote para fazer o W. Sem mochila é muito fácil, o frances e o grey são bem acessíveis.

• Membros
Postado

Opa rlciq, eu sou mais novo que vc mas acho que tenho menos pique :) , vou te dar um exemplo... eu fui fazer uma trilha no Parque da Cantareira, há tempos atras quando eu estava "melhor", a trilha que sobe até a Pedra Grande, e quase desisti no meio do caminho, foi quase impossível... na mesma época eu quis ir no Pico do Jaraguá, ai tem aquela escada, cara foi duro pra subir... e isso tudo numa época em que eu estava menos mal fisicamente... no plano eu até vou bem, consigo andar sei lá 10km tranquilo, mas se tiver subida, ferrou, e a minha esposa sofre mais ainda... ela nem no plano anda... eu não quero colocá-la numa situação onde ela vai sentir que está só sofrendo... enfim, acho que vou acabar fazendo só o tour de 1 dia e sucesso... :oops:

• Membros
Postado

Fala Galera,

segue abaixo meu roteiro para opinião de vocês e algumas dúvidas:

Dia 01/11/13:

Saída de El Calafate com a empresa Always Glaciers com destino direto para TDP. Farei o tour durante o dia com a agência e desembarcarei às 17:00 horas na Portaria Laguna Amarga. Da portaria irei para o Refúgio Torre Central onde passarei a noite.

Dia 02/11/13:

Trekking do Refúgio Torre Central até o Mirante Base das Torres.

Retorno ao refúgio Torre Central para passar a noite.

Neste ponto fiquei em dúvida se voltava para o Torre Central ou se dormia no El Chileno. Optei por voltar ao Torre Central pois assim não precisarei carregar mochila no primeiro dia e também porque o trecho do segundo dia é relativamente curto.

Dia 03/11/13:

Trekking do Refúgio Torre Central até o Los Cuernos. Passar a noite no Los Cuernos.

Dia 04/11/13:

Trekking do Los Cuernos - Mirante Francês - Paine Grande. Passar a noite no Paine Grande.

Dia 05/11/13:

Neste dia tenho duas opções que ainda não decidi de preciso de ajuda.

Opção 1:

Acordar ainda de madrugada. Caminhar o caminho Paine Grande (Pehoé) - Refúgio Grey o maior trecho possível para retornar ao Refúgio Paine Grande ao meio dia para pegar o catamaram às 12:30. Retornar para Laguna Amarga e pegar o ônibus da Always Glaciers para chegar em El Calafate no mesmo dia às 22:00 horas.

Nesta opção acredito que começando a trilha às 05:00 horas da manhã, seja possível fazer a ida e volta completa até meio dia.

Primeira pergunta: é possível começar este trajeto ainda no escuro? Pois de 05:00 às 06:00 horas ainda estará escuro.

Segunda pergunta: li referências que este trajeto se completa em 7 horas. Isto procede? Se não farei até onde for possível para retornar ao Paine Grande ao meio dia.

Vantagem: Otimizo o retorno para El Calafate, não sendo preciso dormir uma noite em Puerto Natales. Ou seja, ganho um dia completo em El Calafate.

Desvantagem: Farei a última perna do W na correria para pegar o catamaram às 12:30 horas.

Opçã0 2:

Não retornar para El Calafate no mesmo dia. Dormir em Puerto Natales. Com isso, consigo fazer o trajeto Paine Grande (Pehoé) - Refúgio Grey com calma e pegar o catamaram apenas às 18:30 horas e chegar em Puerto Natales às 21:00 horas.

Vantagem: Farei a última perna do W com calma, pois o catamaram é apenas às 18:30 horas.

Desvantagem: Terei que dormir mais uma noite em Puerto Natales (noite perdida) tendo que retornar para El Calafate somente no dia seguinte, ou seja, perdendo parte do dia em El Calafate.

O que pensam das duas opções? O que fariam?

Valeu. Obrigado.

Ariel.

• Membros
Postado

Algumas considerações:

1. A idéia de descer até a Hosteria Torres ainda no primeiro dia é perfeita. Isso vai fazer com que você suba com pouco peso, o que faz uma diferença enorme na facilidade da trilha.

2. Seu 3º dia é muito preocupante. Do Los Cuernos até o mirante do Vale do Francês, dormindo no Paine Grande, são 11 horas de caminhada estimada. Junte a isso paradas para refeições e o tempo para ficar lá em cima no mirante, fica uma coisa bem puxada... Mas, se o seu objetivo é não acampar, fazendo o W só utilizando refúgios e hosterias, é o que dá pra fazer... O melhor seria esticar o segundo dia até o Italiano, acampando lá, deixando a barraca no 3º dia armada lá mesmo, subindo até o mirante, e recolhendo a barraca e outras cargas quando passasse rumo ao Paine Grande.

3. Esse trecho do Grey realmente leva 7 horas para ida e volta. Se você apressar o passo e for sem mochila, dá pra fazer um pouco mais rápido. Mas não esqueça de que vai querer passar pelo menos uma hora na beira do glaciar... Outra coisa, eu acho que o horário do Ferry não é 18:30, e sim um pouco mais cedo... Confirmou esse horário? Lembro que quando eu fui, saí do Italiano, fiz o Francês e cheguei no Paine Grande já meio tarde e bem derrotado (você ainda vai fazer 2,5 horas a mais). No dia seguinte, estava moído e o frio era de rachar... Não deu pra sair da barraca antes das 9 da manhã. Fiz o bate e volta do Grey e ainda cheguei bem em cima da hora do último Ferry! Tentar correr pra pegar o do meio dia eu acho muito difícil.

4. Sendo assim, a melhor opção, para mim, é dormir de novo no Paine Grande (indo no dia seguinte para El Calafate) ou voltar de noite para Puerto Natales, dormir e partir para El Calafate pela manhã. Se você não está pensando em acampar e quer fazer o W só utilizando refúgios, talvez tenha um perfil menos econômico... Considere alugar um carro em El Calafate e deixá-lo parado na Hosteria Torres enquanto faz o W. Isso acabaria com os seus problemas de deslocamento, mas são umas 5 diárias de aluguel. Outra opção é alugar o carro, deixar na Hosteria Torres no primeiro dia para fazer a perna Torres, indo de carro até Pudeto e tentar fazer a perna Grey em 1 dia só, seguindo pra El Calafate em seguida, deixando pra lá a perna Francês e esse trecho longo que pode ser bem cruel. Aí fica só umas 3 diárias de carro, mas deixa de fazer o Francês, que é muito legal, muito bonito, mas perde pras outras duas pernas, Torres e Grey.

• Membros
Postado (editado)

Olá a todos!

O grande problema, é em relação ao meu preparo fisico, fumante quase sem folego ::mmm: , ja andei muito com mochila cargueira nas costas, mas nada comparado com esse tipo de caminhada.

Com a sugestão de alguns colegas colocadas nesse forum, vou seguir a dica e tentar sacar como esta meu preparo caminhando

Mesmo lendo os tópicos ainda fiquei com algumas duvidas:

1. Pretendo fazer o W...levar o minimo possivel de peso na mochila, ou seja SEM objetos de cozinha, alimentos e barraca. Consequentemente iria ficar somente hospedado nos quartos dos refugios, mas vendo o mapa do parque percebi que alguns deles (durante o W), não possuem quarto, como o campamento italiano por exemplo indo pro caminho frances. Então minha duvida é a seguinte: é facil arranjar barracas e sacos de dormir pra alugar na hora? isso na alta temporada

2. Quanto a alimentação, se eu não ficar hospedado nos refugios, é possivel fazer refeições prontas? Tipo passar por um e almoçar la. Caso positivo são todos que tem ou só alguns? nesses armazens é possivel comprar comida pronta? tipo sanduiches?

3. Alguém chegou a esticar até o campamento japones, ou foi até o zapata? Vale a pena?

4. Ptretendo fazer o caminho w começando pelas torres, hospedando primeiro no chileno, Vale a pena ou o melhor é fazer o sentido normal?

5. Qual caminho na opnião de vc's foi o mais penoso, e o mais facil?

6. A Hosteria de las torres é só hotel de nivel alto ou também possui refugio do tipo albergue?

Desculpem se repeti alguma pergunta, e Obrigado desde ja.

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Fala Galera,

Depois de muita pensar, pesquisar e etc. resolvi inverter o circuito W e farei do Lago Grey às Torres. Mas enfim, segue abaixo meu roteiro completo da viagem para opiniões de vocês:

28/10/13

Saída de BH de madrugada. Desembarque em Ushuaia no fim da manhã.

De tarde o tradicional passeio pelo Canal de Beagle.

29/10/13:

Dia dedicado ao Parque Nacional Tierra Del Fuego e no finalzinho do dia Glaciar Martial (sol se põe às 21:00 horas nesta época).

30/10/13:

Passeio aos Lagos Fagnano e Escondido. Ainda não decidi se farei por agência ou se alugarei um carro. Irei decidir no dia.

31/10/13:

Passeio à Estância Haberton e Isla Martillo para caminhar com os pinguins.

Final da tarde: embarque para El Calafate.

01/11/13:

Translado El Calafate - Puerto Natales pela Buses Pacheco.

02/11/13:

Puerto Natales - Torres Del Paine, desembarcando na Portaria Pudeto às 10:45 horas pela Buses Gomes.

Caminhada até a cachoeira Salto Grande.

Embarque no Catamarãm às 12:00.

13:00 às 21:00: Caminhada no percurso: Paine Grande - Glaciar Grey (ida e volta, 22 km). Pernoite no Paine Grande.

03/11/13:

Caminhada no percurso: Paine Grande - Italiano - Britânico - Mirante Francês - Britânico - Italiano - Los Cuernos (total, 28 km). Pernoite no Los Cuernos.

04/11/13:

Caminhada no percurso: Los Cuernos - El Chileno (total, 11 km). Pernoite no El Chileno.

05/11/13:

Caminhado no percurso: El Chileno - Mirante da Base das Torres - El Chileno - Portaria Laguna Amarga (total, 13 km).

Embarque para El Calafate às 17:00 pela Always Glaciers na Portaria Laguna Amarga (UDS $ 50,00 - sai mais barato que voltar para Puerto Natales). Chegada em El Calafate às 22:30 horas.

06/11/13:

El Calafate: Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno

07/11/13:

Dia livre em El Calafate. Se for o necessário, retornar ao Glaciar Perito Moreno.

No início da noite, embarque para El Chaltén.

08/11/13:

Em El Chaltén, caminhada no percurso Laguna de los Três (ida e volta, 24 km). Pernoite em El Chaltén.

09/11/13:

Manhã: Retorno para El Calafate.

Tarde: livre.

Final da Tarde: retorno para BH.

Abraços!!!

• Membros
Postado

FelipeMo

1 e 2:

Não sei, precisa ver com alguém que tenha feito o circuito so utilizando refúgios, sem acampar. Não é muito comum por aqui...

3: não conheço esse acampamento.

4: eu gosto de começar pelas Torres, mas acampando no camping Torres, pra pegar o nascer do sol. Dormindo no Chileno isso fica muito difícil.

5: mais penoso é hosteria Torres até o Chileno. Mais fácil é a perna do Grey.

6: Acho que tem refugio e hosteria... Mas não tenho certeza, so acampei.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...