Membros de Honra MauroBrandão Postado Janeiro 10, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 10, 2012 Acho que já tem umas 5 páginas deste assunto, o importante e o que está lá. Ou ir daqui uns 50 anos como a Cris comentou, se não pegar fogo outra vez. Bola pra frente :'>
Membros de Honra Cris*Negrabela Postado Janeiro 11, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 11, 2012 Pra facilitar a vida, começamos a fazer o Guia de Informações de Ushuaia : ushuaia-guia-de-informacoes-t64698.html#p673034 Ainda tá em construção, por enquanto tem a descrição dos passeios e navegação no canal... guentem ai que depois completo com as informações mais basicas sa cidade, do parque e dicas uteis - e quem tiver alguma dica util pra ajudar no guia, me manda uma mp!!!
Membros marcio1979 Postado Janeiro 11, 2012 Membros Postado Janeiro 11, 2012 Sinceramente não entendi porque essa repercussão e críticas negativas ao meu quesitonamento. Fiz perguntas simples: se, atualmente, é possível chegar a base das Torres e se há possibilidade de se apreciar a fauna local (já que gosto muito de animais) mesmo após os incêndios. O "esplendor" que que quis dizer não foi no sentido literal, mas sim, no sentido de que, entre ver paisagens lindas, mas com muito mato e árvores queimados, infra-estrutura ruim etc. prefiro ir para Chaltén. Detalhe: tenho tempo apenas para Chaltén OU TDP. Um ou outro. Não desmerecendo nenhum dos locais (não conheço nenhum, mas estão empatados no meu conceito), o incêndio em TDP faz eu pender para Chaltén. Espero ter esclarecido a minha idéia/dúvida, que, imagino seja a de muitos que visitam o Fórum.
Colaboradores claudio_ndr Postado Janeiro 12, 2012 Colaboradores Postado Janeiro 12, 2012 Caro Marcio,existem muitas coisas para se ver em Paine,desencana do incendio,(que realmente foi uma tragédia),mas a natureza se recupera e nos traz gratas surpresas logo,logo.Faz o seguinte:Vai ao mirador e veja o por e nascer do sol com calma,tome café lá.Faça seu roteiro com calma,curta mais tempo o mesmo local.Certamente a parte intacta do parque permite ainda muita atividade,suficiente para passar 15 dias lá e explorar cada canto.De nada adiantaria o parque estar na sua plenitude e vç fazer um circuito, "O" ou "W "voando e não apreciar ou curtir o local.Ou como se estivesse em uma competição para ver quem faz o circuito em menos tempo. Abraço e vá sem medo. Claudio
Membros de Honra Cris*Negrabela Postado Janeiro 12, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 12, 2012 Sinceramente não entendi porque essa repercussão e críticas negativas ao meu quesitonamento.Fiz perguntas simples: se, atualmente, é possível chegar a base das Torres e se há possibilidade de se apreciar a fauna local (já que gosto muito de animais) mesmo após os incêndios. O "esplendor" que que quis dizer não foi no sentido literal, mas sim, no sentido de que, entre ver paisagens lindas, mas com muito mato e árvores queimados, infra-estrutura ruim etc. prefiro ir para Chaltén. Detalhe: tenho tempo apenas para Chaltén OU TDP. Um ou outro. Não desmerecendo nenhum dos locais (não conheço nenhum, mas estão empatados no meu conceito), o incêndio em TDP faz eu pender para Chaltén. Espero ter esclarecido a minha idéia/dúvida, que, imagino seja a de muitos que visitam o Fórum. Desculpe se a resposta pareceu um tanto dura, mas ela tem um porque de ser: Primeiro, sua primeira pergunta, se é possivel chegar a base das torres (ou seja, que parte do parque está fechada), está sendo discutido a exaustão no tópico, basta voltar uma pagina. Segundo: A minha resposta foi dada avaliando que muitos dos usuários que tambem estão com essa pergunta na cabeça não conseguiram compreender o tamanho do dano causado pelo incêndio. Belas paisagens, mas com alguma visão de mata queimada é o que vai ter nesse momento em TDP - e é o que vai continuar havendo durante muitos anos. Alguns estao desistindo de visitar Torres del paine pela impossibilidade de completar os circuitos e alguns realmente acham que não sobrou nada pra ver no parque. Mas, como disse, continuam sendo belíssimas paisagens. Em boa parte o que restou do W, é avaliar que a vista será mais ou menos essa, até o Los Cuernos , porém uma parte do que está trás da encosta do lado esquerdo e lá no fundo vai apresentar sinais do incêndio. A cerca de 1h do Refugio Los Cuernos, vindo das Torres veja que mesmo num dia nublado, continua bonito o visual, e mesmo com parte do parque danificada, eu não saberia escolher entre Torres del Paine e Chaltén, principalmente porque várias das paisagens mais bonitas que o parque guarda não foram afetadas pelo incêndio - por exemplo, o trecho Laguna Amarga x Serón ou mesmo Serón x Dickson, fora do circuito W. Quanto a observação de fauna: no circuito W não se vê tanta fauna assim - flora, depende da época; como peguei o final da primavera, era um mundo de "nostros" (as flores vermelhas na foto) e margaridas. A fauna mesmo se concentra mais nas areas menos visitadas do parque, muitas delas foram as mais afetadas pelo incêndio....
Membros menphis Postado Janeiro 12, 2012 Membros Postado Janeiro 12, 2012 (editado) Olás, Confundo-me algumas vezes com nomes e lugares. Então para ajudar : Segue o mapa do parque Torres del Paine - Chile . Esse mapa é o do folder do parque administrado pela Conaf . [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120112121636.jpg 475.081097022 500 Folder_Mapa_torres_del_paine] Mapa do Folder da CONAF Torres del Paine.[/picturethis] Digitalizei e coloquei também na pasta compartilhada (lá em frente e verso em alta resolução): http://www.4shared.com/folder/uWIVOte4/chile-torres_del_paine.html abraços e boas trilhas a todos. Editado Janeiro 13, 2012 por Visitante
Membros de Honra Cris*Negrabela Postado Janeiro 12, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 12, 2012 Otima iniciativa Não esqueçam de ver as infos atualizadas sobre o incendio através do twitter do parque: @TorresPaineCom vou ver se hoje a noite entro no twitter (num faço isso nunca rs) e jogo o mapa atualizado com as areas interditadas pra cá. Até onde sei, continuam abertas apenas as portarias Laguna Amarga e Laguna Azul.
Membros de Honra rafael_santiago Postado Janeiro 12, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 12, 2012 Caraca, Cris! Quanta informação importante! Abusando um pouco... você sabe algo sobre a trilha De Agostini - Laguna Toro? É vermelho tracejado... Juntando com o que você fez, seria um circuito bem grande e muito interessante para conhecer todo o parque. Obrigado por compartilhar tantas infos! Abs
Membros de Honra Cris*Negrabela Postado Janeiro 12, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 12, 2012 [t3]Infos atualizadas sobre o Incêndio:[/t3] Acesso fechado: Lago Sarmiento e Rio Serrano devem permanecer fechados até que os focos de incendio estejam completamente extintos - não apresenta mais risco para visitantes e para a brigada de incêndio. Isto significa que os acessos estão fechados e não haverá visitas ao Lago Grey, Lago Pehoe, lago Sarmiento, área de camping Pehoe, Hotel Explora, e Lago Hotel Grey e que estão interrompidas todas as navegações nos lagos Pehoe e Grey. Valle del Francés está fechado. Segundo o Twitter do parque há seis dias não há mais fogo no Vale do Francés. A CONAF já está verificando as trilhas para planejar a reabertura deste trecho, mas isso não deve ocorrer rapidamente. O fim do incendio não é necessariamente o fim do problema, pois o dano é muito grande. Continuam abertas apenas as portarias Laguna Amarga e Laguna Azul, dando acesso a 90 kms de trilhas. Os que desejam visitar o parque de carro pode chegar a Hosteria de las Torres, Cascatas Paine, Laguna Amarga e Laguna Azul. O restante das rodovias do entorno ao parque estão com o acesso bloqueado. Que refugios e campings estão abertos? Refugio, Cabines & Camping Los Cuernos, Hotel Las Torres, Refugio Torre Central, Camping Torres, Refugio & Camping El Chileno, Refugio Torre Norte, Camping Serón, Camping Dickson, Camping Los Perros. Segundo o Twitter do parque a area do Refugio e Campamento Grey não foi atingida. Como a area entre o Paine Grande e o Grey foi afetada pelo incêndio, não se pode chegar até ele a nao ser pelo Paso Jonh Gardner. Mesmo assim, as instalações do refúgio se encontram vazias. Que caminhadas é possivel fazer? Caminhada até a Bases das Torres (8 horas) - Setor Torres x Setor Cuernos (5 horas) - Setor Torres x Serón (4 horas) - Setor Serón x Sector Dickson (6 horas) - Setor Dickson xSector Los Perros (5 horas) - Circuito Laguna Azul x Victorina x Dickson (apenas com guia especializado). O ultimo informe da CONAF indica que se mantiveram os mesmos 16.609 hects.afetados nos ultimos dois dias. É uma noticia boa, significa que o fogo parou de se espalhar. E é uma noticia triste ao mesmo tempo, porque 1 hectare corresponde a 10.000m², então imaginem o tamanho do estrago... Fontes: http://twitter.com/TorresPaineCom http://www.sernatur.cl/torres-del-paine-update/situacion-en-torres-del-paine
Membros de Honra Cris*Negrabela Postado Janeiro 12, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 12, 2012 Xi, não tenho informação não. A Laguna Toro, em todas as citações e relatos que vi todo mundo acessa pela trilha que sai do Centro de Informações (no começo do caminho é a mesma que vai pra Loma del Pligue). Como é uma trilha vermelha e pouco conhecida, a melhor coisa é pegar o maximo de informaçoes sobre ela antes de ir pra chalten ou mesmo, na cidade - pode ver pelo mapa que o desnivel é grande e é necessário atravessar um paso... Os guarda-parques guardam sempre as informaçoes atualizadas de todas as trilhas, mesmo as com guia.... e pra ir até a laguna toro, pedem para que se registre no Centro de Informações.
Posts Recomendados