Ir para conteúdo

Ushuaia - Arquivo - Perguntas e Respostas antigas e repetidas

nuca

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá a todos!

Estou indo ao Chile neste domingo dia 25 e tenho um esboço do meu roteiro em TDP, pois ainda não me decidi pelo tempo e lugares que ficarei dentro do parque. Gostaria muito de ouvir a opinião dos que já foram (ou irão).

25/12- chegada a Santiago

26/12- pego um avião até Punta Arenas, chego as 16hs. De lá já parto para Puerto Natales.

27/12- acordo cedo e alugo barraca, fogareiro, isolante térmico, panela/prato/talher e sleeping bag (alguma boa sugestão de onde alugar?). Parto para o parque às 12hs, chego as 16. Planejo então ir caminhando até o Torres (ou o chileno, dependendo do horário).

28/12- acordo cedo e vou até as Torres, onde fico até o meio dia. Volto ao acampamento, almoço e vou para o Los Cuernos, onde durmo.

29/12- vou até o Vale do Francês e retorno à Los Cuernos (onde deixo a barraca montada).

30/12- vou de Los Cuernos ao Pehoe

31/12- Pehoe ao Grey, onde passo o Reveillon

01/01 - fico explorando a região do Glaciar, indo até o acampamento Paso e voltando - durmo novamente no Grey

02/01 - Grey até Pehoe, pego o catamarã e volto a Puerto Natales

03/01 - vou até Punta Arenas e continuo viagem em Puerto Montt (essa parte já está bem esquemada, 'mais fácil...)

Outra coisa: fui hj perceber que minha bota da Timberland tá estragada. Ano passado fiz a Patagônia Argentina e acabou que não usei bota nenhum dia, fiz tudo de tenis (inclusive as trilhas de El Chaltén) e foi super tranquilo - botas normalmente me dão bolhas nos pés. Mas eu sei que TDP é mais punk, e chove muito. Vcs acham um completo absurdo levar dois tênis (um North Face e um Nike - nenhum impermeável) e desencanar da bota?

Agradeço desde já a todos que postaram aqui, me ajudou muito. Desculpem se minhas dúvidas são meio primárias, mas tenho pouca experiência neste tipo de viagem e muita dificuldade em planejar, além de estar indo sozinho.

Abraços a todos!

• Respostas 3.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros de Honra
Postado

Pergunta : como voce pretende sair de Puerto Natales para o parque as 12h? O horario do onibus é 14h30, antes disso, só o das 7h30 da manha rs Voce vai chegar no parque por volta das 16h30...

Botas costumam dar bolhas nos pés quando não estão amaciadas ou quando seu pé está transpirando demais e sua meia não dá conta de jogar esse suor pra fora. Se voce tem costume de fazer trilhas com cargueira de tenis, não vejo nenhum impedimento alem do peso de ficar carregando dois tenis e várias meias, pra evitar ficar muito tempo com os pés molhados.

• Membros
Postado

Oi Cris! Obrigado pela resposta.

Na verdade me enganei no horário, é as 14:30 mesmo! rs

Quanto à bota, como vc disse, elas dão bolhas se não estão amaciadas - e na situação que eu estou será impossível amaciá-las por falta de tempo, por isso a questão do tênis. Meu medo na realidade é chover e eu acabar ficando com os pés molhados, já que eles não são impermeáveis.

O que você achou do roteiro?

Abraço,

Chris

• Membros
Postado

Me expressei mal Cris, desculpa. Algumas coisas no que coloquei são apenas "vistas" ao passar por outra trilha. E não gosto de ir rápido na ida, é melhor ter um ritmo constante né, senão vc fica sem pique e fôlego pra voltar!

Dia 1: Laguna Torre passando pelo Campo base DeAgostini. Caso dê tempo (o que dúvido), queria passar no Chorrilo del Salto.

Dia 2: Lomo del Pliegue Tumbado avistando o Glaciar Huemul (decidi cortar Mirador de los Condores pq é uma trilha que só gasta tempo atoa, pelo visto)

Dia 3: Laguna de Los Tres via Laguna Capri passando pelo Campo base Poincenot e Piedras Blancas.

A opinião de cortar é, como vc disse no mirador de los condores, ter a mesma visão em outra trilha, ou até melhor!

O que me preocupa é justamente o fato de Calafate não ter NADA pra fazer.

Obrigado pela ajuda, to me situando melhor em El Chalten! Hehehehehe

• Membros de Honra
Postado

Dia 2: Lomo del Pliegue Tumbado avistando o Glaciar Huemul (decidi cortar Mirador de los Condores pq é uma trilha que só gasta tempo atoa, pelo visto)

Do mirador no final da trilha do Lomo del Pliegue Tumbado avista-se o Glaciar da Laguna Torre e não do Glaciar Huemul. O Glaciar Huemul, como disse a Cris, fica uns 37km ao norte de El Chalten, próximo a Lago del Desierto.

http://4.bp.blogspot.com/_Xg-ETW_OjLU/TTMx24meagI/AAAAAAAAUJQ/DNwVOhVcy7U/s400/DSC03410.JPG

Vista do mirador do Loma del Pliegue Tumbado, ao fundo Laguna Torres.

• Membros de Honra
Postado

Eu já fiz trilhas em El Chaltén e no parque das Torres del Paine e acho mais 'punk' as trilhas de El Chalten! Ví várias pessoas fazendo trilha de papete e meia. Achei um absurdo, mas tem louco pra tudo... Dizem ser confortável...

Sobre as meias sugiro colocar uma meia social (aquelas masculinas) por baixo e por cima sua meia de trekking. Evitam calos. Mas nada como levar botas amaciadas!

Em Puerto Natales sugiro o Natcho da Casa Cecília. Ele tem de tudo para alugar...http://www.casaceciliahostal.com/travelagency_e.html

Boa Viagem!

• Membros de Honra
Postado

Valeu Marioluc,

olha ficou assim: vamos acampar na Hosteria Torres e no dia seguinte subir só com mochila de ataque. A verdade é que eu nao aguento a cargueira por muito tempo.

Esse mirante do Lago Grey (ao Sul) é o tal de cementerio de icebergs?

Agora minha pergunta do dia:

Vou chegar a noite em Punta Arenas (vindo de Ushuaia busão). Consigo encontrar uma casa de cambio aberta á noite ?? (preciso trocar US por pesos chilenos)

• Membros
Postado

... um desconhecido, não responderia essa mensagem.

.... um amigo, diria polidamente, "é acho que não vai chover, tênis é mais gostoso mesmo... talvez até um daqueles chinelos crock sejam mais gostosos... "

... o VERDADEIRO AMIGO diria pra vc tomar vergonha na cara, andar com a bota nem que seja no shopping center porque na Patagonia chove, e chove muito, e faz muito frio, e toda hora voce vai ter que contornar rios e charcos, o seu tenis ficara molhado e nao vai secar nem mesmo no dia seguinte. Siga as orientações básicas, não inventa! ::quilpish::

O $ tá sobrando? Compra uma bota nova na decathlon, NovaDry, R$ 200 (cheguei a ver em promoções por R$ 120). É impermeável e respirável. Aproveita que ta na decathlon e compra também uma boa meia de trekking.

Esse conjunto, meia + bota NÃO PRECISA AMACIAR NEM USAR SEGUNDA MEIA. Mas amacia, usa a 2a meia, faça as unhas, etc. Prevenção e teste antecipado é bom senso. Faça as coisas direitinho!

botas-quechua-t20802.html

Meio dia? Não dá ou ao menos fica bem apertado. Eu fiz:

- Dormi no chileno

- 5:00am acorda, torres

- 9:00am hora de ir

- Almoço, desmonta barraca, faz a mala, foto do pica pau...

- Chega nos Cuernos as 20:00

Lembre-se: 6H de caminhada, é SÓ 6 H DE CAMINHADA. Parou pra tirar foto? Beber agua? olhar paisagem?.... o tic tac continua.... ele não para. 6H VIRAM 9H de trajeto FACIL FACIL.

PATAGONIA NAO EH BRASIL:

Aqui você entra na mata (não ve nada, vai andando, andando e chega naquela cachoeira incrivel, praia paradiziaca , etc.). La voce ve horizonte quase todo tempo, contorna montanhas, as nuvens aparecem e desaparecem, a paisagem se modifica completamente... voce não anda sem parar, voce para a cada meia hora (ou menos tempo) pra fotografar. Ai sua caminhada de 6H viram 9H. Se alguem tivesse me avisado isso, eu teria planejado tudo diferente...

DURMA NO CHILENO:

Não é claro no mapa, é pouco comentado, MAS existe um "atalho" entre o chileno e o Los Cuernos. Se você dormir lá embaixo, voce tem a vantagem de não subir com peso, mas a desvantagem de ter que VOLTAR PRA PEGAR SUAS COISAS E NAO PEGAR O ATALHO.

Há uma falha (ou omissão) no seu roteiro...Não sei quais seus objetivos... mas não é aconselhável deixar de lado essa perna do W.... não deixe de visitar o vale do frances, ao qual foi comentado recentemente em um post fantástico que merece grande destaque:

torres-del-paine-perguntas-e-respostas-t8367-285.html#p661773

humildemente, subscrevo.

• Membros
Postado
(...)

http://4.bp.blogspot.com/_Xg-ETW_OjLU/TTMx24meagI/AAAAAAAAUJQ/DNwVOhVcy7U/s400/DSC03410.JPG

Vista do mirador do Loma del Pliegue Tumbado, ao fundo Laguna Torres.

Alguém me explica porque nunca vi foto da Loma del Pliegue com o nascer/por do sol?

http://www.flickr.com/photos/47115216@N00/3361511578

Existem centenas de fotos assim, mas uma foto com o fitz Roy e demais torres vermelhas iriam tornar o visual fantástico!

É preguiça dos fotógrafos subir a loma na madrugada, no escuro?

O por do sol valeria a pena, ou "apenas" teria o céu vermelho? Fazer um bivaque na loma seria uma loucura? (Não acredito que armar uma barraca seja seguro, devido aos ventos... e tbm porque minha barraca, uma azteq nepal, não é autoportante, e o lugar parece ser rocha pura)

• Membros de Honra
Postado

Eu até pensei em subir de madrugada rlciq, o problema é que eu teria que começar a subir, no gás, la pras 2 da manhã. Quando subi, a tarde, já estava frio e ventando muito... imagino como deve ser de madrugada. Pior se começar a chover/nevar, ou vc fazer esse sacrifício todo e quando chegar la o fitz estiver coberto. Bivacar la em cima é meio difícil, talvez no fim do bosque / antes da subida final. De lá é uma meia hora até o topo.

De qualquer forma, se for fazer isso, recomendo consultar o windguru, site usados por surfers mas que funciona relativamente bem para chalten.

Boa sorte

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...