Membros Luciana Reis Postado Setembro 28, 2011 Membros Postado Setembro 28, 2011 Oi luciana!Poxa... gostaria de receber sim... muito obrigada não consegui ainda pesquisar ushuaia e estou na dúvida se conseguirei ir. meu email é camillaguimaraes.bio@gmail.com obrigada! Oi Camilla! O lojudice tá certo!!! A planilha tem que ficar aqui, dai todos tem acesso... Se precisar de alguma coisa, tamu ai, viu? Já estou com tudo mais ou menos decidido. Anexando... bjs Ushuaia_Calafate.xls
Membros camillagbiologia Postado Setembro 28, 2011 Membros Postado Setembro 28, 2011 Olá, Luciana! Realmente é melhor colocar aqui para todos! Muito obrigada pela sua planilha... ela está maravilhosa. Vai me ajudar muito Bjs
Membros palhares.f Postado Setembro 29, 2011 Membros Postado Setembro 29, 2011 Olá galera! Andei dando uma pesquisada, e embora ainda faltem muitas páginas para ler sobre a conversa, já gostaria de começar a ter uma idéia do que fazer em TDP! O que acontece é que fui aceito para trabalhar como voluntário na AMA Torres del Paine, de 15 de dezembro até o começo de janeiro ... após a minha estadia como voluntário gostaria de tirar uns 12 / 13 dias para dar a volta no parque aproveitando o que ele tem de melhor! Ouvi dizer que a volta completa leva uns 9 dias, portanto reservei pelo menos 12 considerando uma folga de mal tempo, por exemplo, tanto para fotos quanto para caminhadas. A questão é que eu não sei se simplesmente sigo o mapa (que já vi que mostra a trilha de 9 dias) ou se procuro fazer algo extra que vocês recomendarem! Acham que em 12 dias dá pra dar a volta aproveitando o melhor de DTP ou eu perco muito do parque? E outra coisa, levando em conta que eu entro de férias em torno do dia 10 de dezembro, qual seria o melhor jeito de ir pra lá? Pegar um avião direto para Ushuaia e aproveitar a cidade, e chegar em Puerto Natales na noite do dia 14, ou ir direto para lá, ou ir até Santiago e descer de navio, ou ir até Bs As e descer de carona, como vocês recomendam? Abraços! E desculpe o número absurdo de perguntas!
Membros palhares.f Postado Setembro 30, 2011 Membros Postado Setembro 30, 2011 Poxa José, você pegou exatamente no ponto que mais me deixava com dúvida: como ir pra TDP, e o que fazer antes! Na worst case scenario, entro de férias dia 09 a tarde. Então no máximo eu sairia do Brasil em torno do dia 10, provavelmente de avião. Minha idéia principal era ir até Bs As e usar esses dias para descer com carona ou ônibus, embora uma análise financeira aqui no Mochileiros tenha me mostrado que talvez valha mais a pena pegar o avião até Calafate ... você acha que em dois dias consigo ver os passeios lá? Preciso levar em conta também o fato de que provavelmente vou comprar minha 'carpa' e meu sleeping no exterior ... não sei se perderia um dia nisso, mas gostaria de dar uma olhada boa para decidir lá mesmo (provavelmente vou ter que ver a barraca antes de comprar, apesar de ter uma idéia boa de qual eu queira)! Ouvi relatos que o Chile é mais barato do que a Argentina pra comprar equip, é verdade? Outra idéia de percurso que eu tive foi ir até Santiago e descer de navio até Punta Arenas e de lá seguir viagem, mas parece que a viagem demora e é meio cara, é verdade? E sim, depois de TDP eu vou ter muito tempo livre pra fazer a volta, provavelmente vou até Ushuaia, quero fazer os passeio de lá, de Calafate, El Chaltén, e o que mais der pra ver nesse período! Achei a passagem São Paulo - Ushuaia meio cara, será que compensa mais comprar São Paulo - BS As e de lá comprar um vôo doméstico? Abraços!
Colaboradores José Luiz Gonzalez Postado Outubro 1, 2011 Colaboradores Postado Outubro 1, 2011 Poxa José, você pegou exatamente no ponto que mais me deixava com dúvida: como ir pra TDP, e o que fazer antes!Na worst case scenario, entro de férias dia 09 a tarde. Então no máximo eu sairia do Brasil em torno do dia 10, provavelmente de avião. Minha idéia principal era ir até Bs As e usar esses dias para descer com carona ou ônibus, embora uma análise financeira aqui no Mochileiros tenha me mostrado que talvez valha mais a pena pegar o avião até Calafate ... você acha que em dois dias consigo ver os passeios lá? Ir pra BsAs e depois ir via terrestre para El Calafate eu acho loucura... são quase 3.000 km!! Aliás, a distância Sampa - BsAs é menor que BsAs - El Calafate... a questão aqui nem é financeira!! Apesar que além disso, sem dúvida sairá mais caro ir de ônibus (sem contar o tempo perdido e o cansaço desnecessário)! Quanto aos passeios, El Calafate se resume basicamente ao Perito Moreno... são 1 dia para o trekking e/ou visitação as passarelas do Perito Moreno e mais 1 dia para a Navegação Todos los Glaciares... Preciso levar em conta também o fato de que provavelmente vou comprar minha 'carpa' e meu sleeping no exterior ... não sei se perderia um dia nisso, mas gostaria de dar uma olhada boa para decidir lá mesmo (provavelmente vou ter que ver a barraca antes de comprar, apesar de ter uma idéia boa de qual eu queira)! Ouvi relatos que o Chile é mais barato do que a Argentina pra comprar equip, é verdade? Eu não conheço muito sobre preços de equipamentos... eu quando fui a TDP, comprei um bastão de trekking e um saco de dormir da Doite na loja Balfer da Zona Franca de Punta Arenas... no entanto, lá só achei que valia a pena se for comprar produtos da Doite! Além disso, em Puerto Natales também tem a loja da Balfer que vende as mesmas coisas da loja da Zona Franca de Punta Arenas com um preço de uns 10 a 20% a mais (ou seja, não vá a Punta Arenas só por isso... não vale a economia) Agora, se vc tem a idéia de pegar um voo i/v Sampa - Punta Arenas, pode ser interessante na ida vc ficar esses 2/3 dias em Punta Arenas para ir um dia na Zona Franca comprar o que precisa e também fazer o passeio da Pinguinera da Isla Magdalena... Outra idéia de percurso que eu tive foi ir até Santiago e descer de navio até Punta Arenas e de lá seguir viagem, mas parece que a viagem demora e é meio cara, é verdade?E sim, depois de TDP eu vou ter muito tempo livre pra fazer a volta, provavelmente vou até Ushuaia, quero fazer os passeio de lá, de Calafate, El Chaltén, e o que mais der pra ver nesse período! Achei a passagem São Paulo - Ushuaia meio cara, será que compensa mais comprar São Paulo - BS As e de lá comprar um vôo doméstico?? Não fiz esse percurso, mas pelo que sei, o Navio faz o trajeto Puerto Montt até Punta Arenas e não Santiago a Punta Arenas... de toda forma, ainda acho que o melhor seria pegar avião apenas... Quanto a roteiro, acho que depende muito do que vc quer... as 2 melhores opções que vejo são: voo Sampa-Pta Arenas e na ida conhecer apenas Pta Arenas antes de ir para TDP e na volta ir de TDP para El Calafate e El Chaltén e depois ir para Ushuaia e então ir para Punta Arenas pegar o voo... voo Sampa - Ushuaia e El Calafate - Sampa ou vice-versa... como vc tem poucos dias no começo, fica difícil conhecer um dos lugares completamente antes de ir pra TDP... daria pra conhecer El Calafate mas não El Chaltén e Ushuaia daria para conhecer em 3 dias mas depois ainda teria a viagem até TDP que levaria mais 1 dia no mínimo... E quanto a comprar depois os voos doméstico, não compensa... o melhor sem dúvida é comprar já todos os trechos (a menos que vc consiga uma incrível promoção) Abraços!
Membros palhares.f Postado Outubro 2, 2011 Membros Postado Outubro 2, 2011 Realmente, eu me espanto toda vez que abro o Google Maps e vejo o quão longe está essa região do globo ... fico sempre com a memória da minha viagem passada na cabeça, onde fui e voltei até Cuzco de ônibus, mas a viagem foi totalmente diferente, parando em muitas cidades pelo caminho ... enquanto nessa viagem eu quero é chegar logo à pelo menos Calafate para fazer os passeios de lá! Graças à suas recomendações (e outras que vi por aí) estou quase abortando a viagem por via terrestre ... o que mais me encantava nela era poder pagar cerca de US$300 para ir até Bs As mas provavelmente vou gastar mais um tanto para chegar aonde eu quero, e com muito mais desgaste ... Nunca tinha pensado em fazer a viagem por trajetos distintos, isso é, com locais de partida e chegada diferentes! Fui no Decolar.com e pesquisei preços de passagens SP - Ushuaia na ida e Calafate - SP na volta (e vice-versa) e encontrei na faixa de US$630 ... um pouco mais do que você pagou na época, mas você também comprou pela decolar né? Será que vale a pena ir direto no site das companhias, e comprar o trajeto todo? Aliás, dei uma olhada superficial no seu relato (que ainda vou ler por completo) mas já me impressionei com as imagens, melhores do que as que eu acho no Google O vôo SP - Pta Arenas ida e volta tá bem mais caro, na faixa dos US$800, não me interessei muito ... e você tem razão quanto ao navio, é de Puerto Montt - Punta Arenas. Vou ver se encontro alguém que fez o passeio para ver o quanto recomendam ele! Outra coisa: tem alguma cidade que você acha que fez falta conhecer? Sempre ouço falar muito bem das cidades que você visitou e dos passeios que você fez, mas alguém uma vez me disse que Rio Grande é uma cidade ótima para ver o Oceano, e que Río Gallegos também tem coisas interessantes ... assim como a Ilha Wellington (um pouco à noroeste de Calafate), e se elas valessem a pena, já gostaria de incluí-las no meu roteiro. Preciso me aprofundar nesse estudo mas uma opinião inicial já ajudaria ... E uma última pergunta, embora essa eu provavelmente acho no tópico oficial de Torres del Paine: a única maneira de ir para o parque é pegando ônibus em Punta Arenas ou Puerto Natales? Pelo que vi no mapa Calafate está bem perto de TDP, assim como Puerto Natales, se desse pra ir de Calafate para lá eu já fecharia o provável sentido do meu roteiro e os locais para onde voarei (só faltando decidir as datas) ... Abraços, e obrigado pelo seu relato (que já vi estar muito bom) e principalmente pela acurácia das respostas nesse tópico! EDIT - Como é a aceitação de Visa Travel Money por lá? Ainda estou em dúvida se levo tudo em espécie, se levo cartão de crédito (lembrando que não tenho cartão nem para uso no Brasil, teria que ativar o crédito e o internacional) ou se levo meu VTM que usei na ida para os EUA ... tenho medo de o VTM e o crédito não serem muito aceitos! Abraços!
Colaboradores José Luiz Gonzalez Postado Outubro 2, 2011 Colaboradores Postado Outubro 2, 2011 Nunca tinha pensado em fazer a viagem por trajetos distintos, isso é, com locais de partida e chegada diferentes! Fui no Decolar.com e pesquisei preços de passagens SP - Ushuaia na ida e Calafate - SP na volta (e vice-versa) e encontrei na faixa de US$630 ... um pouco mais do que você pagou na época, mas você também comprou pela decolar né? Será que vale a pena ir direto no site das companhias, e comprar o trajeto todo? Aliás, dei uma olhada superficial no seu relato (que ainda vou ler por completo) mas já me impressionei com as imagens, melhores do que as que eu acho no Google Sim... comprei na Decolar e, como disse em meu relato, não recomendo... só tive dor de cabeça... minha dica é usar o site da Decolar pra encontrar o melhor preço e depois comprar diretamente pelo site da empresa aérea! Ah, e vlw pelo elogio das fotos... pena que minha câmera não é das melhores... se vc der uma olhada em outros relatos verá fotos bem mais legais tiradas com câmera profissionais... O vôo SP - Pta Arenas ida e volta tá bem mais caro, na faixa dos US$800, não me interessei muito ... e você tem razão quanto ao navio, é de Puerto Montt - Punta Arenas. Vou ver se encontro alguém que fez o passeio para ver o quanto recomendam ele! Bom, uma outra opção para baratear o preço da passagem a Pta Arenas é comprar Sampa-Santiago separado do trecho Santiago-Pta Arenas... a SkyAirlines do Chile tem bons preços para voos internos (numa pesquisa rápida, encontrei passagem ida e volta Santiago-Pta Arenas por uns US$ 200) Outra coisa: tem alguma cidade que você acha que fez falta conhecer? Sempre ouço falar muito bem das cidades que você visitou e dos passeios que você fez, mas alguém uma vez me disse que Rio Grande é uma cidade ótima para ver o Oceano, e que Río Gallegos também tem coisas interessantes ... assim como a Ilha Wellington (um pouco à noroeste de Calafate), e se elas valessem a pena, já gostaria de incluí-las no meu roteiro. Preciso me aprofundar nesse estudo mas uma opinião inicial já ajudaria ... Eu apenas conhecei a rodoviária de Rio Grande e algumas ruas de dentro do busão qdo fui de Ushuaia a Pta Arenas e não achei nada demais a cidade e sempre leio que não vale a pena conhecê-la... Río Gallegos é outra cidade que só ouço as pessoas dizendo que passaram por lá apenas para fazer baldeação entre ônibus quando foram de El Calafate a Ushuaia ou vice-versa... nunca ouvi nada de bom lá... mas posso estar enganado... O que algumas pessoas tb conhecem qdo vão pra Patagônia Austral é Puerto Madryn e Trelew por causa principalmente da fauna marítima... mas são cidades bem mais ao norte da Patagônia... quase na mesma latitude de Bariloche mas ao leste ao invés de ao oeste... E uma última pergunta, embora essa eu provavelmente acho no tópico oficial de Torres del Paine: a única maneira de ir para o parque é pegando ônibus em Punta Arenas ou Puerto Natales? Pelo que vi no mapa Calafate está bem perto de TDP, assim como Puerto Natales, se desse pra ir de Calafate para lá eu já fecharia o provável sentido do meu roteiro e os locais para onde voarei (só faltando decidir as datas) ... Dá para ir de El Calafate para TDP diretamente sim mas não com transporte regular... Por exemplo, a Chaltén Travel vende esse trajeto... EDIT - Como é a aceitação de Visa Travel Money por lá? Ainda estou em dúvida se levo tudo em espécie, se levo cartão de crédito (lembrando que não tenho cartão nem para uso no Brasil, teria que ativar o crédito e o internacional) ou se levo meu VTM que usei na ida para os EUA ... tenho medo de o VTM e o crédito não serem muito aceitos! Abraços! VTM é aceito como qualquer cartão de débito da Visa... eu qdo fui usei apenas meu cartão de débito para sacar e meu cartão de crédito para compras e tudo ocorreu sem problemas... pode ficar tranquilo quanto a aceitação de qualquer cartão por lá! Abraços!
Membros palhares.f Postado Outubro 3, 2011 Membros Postado Outubro 3, 2011 Você compensa a falta de qualidade nas fotos com as incríveis molduras! Também vou com uma câmera mequetrefe, o máximo que fiz foi comprar um tripé para facilitar os auto-retratos e as fotos estáticas da paisagem, vou deixar tempos de exposição absurdos para capturar toda a beleza do lugar! A opção Santiago - Punta Arenas está se demonstrando mais barata do que ir por Bs As - Calafate ou Ushuaia .... acho que vou fazer de Punta Arenas minha "base" de operações, de onde sairei para os percursos - TDP, Ushuaia e Calafate (provavelmente vou até Puerto Madryn, me disseram que vale a pena). Vi apenas no site da Pluna até agora, que era o que eu tinha encontrado no Decolar, preciso primeiro definir minha data de volta pra já comprar a passagem! Uma dúvida, esses sites das empresas aéreas internacionais aceitam pagamento por VTM, ou só por crédito? As cidades estão quase definidas já, Ushuaia, Puerto Natales, Punta Arenas, TDP, Calafate, El Chálten e Puerto Madryn. Ainda preciso ler mais a fundo sobre os locais disponíveis mas provavelmente vou me ater à essas. Você teve experiência com alguém que se utilizou de CouchSurfing? Estava pensando em ir atrás disso pra economizar uns trocos, mas tenho um pouco de receio ... Putz, ansiedade me matando! EDIT - Qual saco de dormir você usou? Desculpe se você falou no seu relato, ainda não tive tempo de vê-lo por inteiro, mas já fica a pergunta para outras pessoas que já foram à Patagônia, será que vale a pena um saco de Pluma? Sei que ele é mais leve e geralmente esquenta mais, mas como o microclima patagônico é bem instável, fico com medo de tomar um chuvaréu (especialmente pq vou comprá-lo lá, e não terei tempo de costurar uma capa para ele igual eu fiz com a mochila) e morrer de frio Andei pesquisando e achei uns sacos -5º / 0º conforto por um preço bom, se eu dormir de roupa acha que dá pra aguentar com um saco desses?
Colaboradores José Luiz Gonzalez Postado Outubro 4, 2011 Colaboradores Postado Outubro 4, 2011 Uma dúvida, esses sites das empresas aéreas internacionais aceitam pagamento por VTM, ou só por crédito? Nunca tentei comprar com VTM... eu já usei VTM qdo fui a Europa em 2006/2007 e na época não aceitava, mas talvez tenha mudado já que o VTM tá mais divulgado hoje em dia... Você teve experiência com alguém que se utilizou de CouchSurfing? Nunca fiz couchsurfing mas o que posso te falar é que hospedagem foi o que menos causou impacto em meu orçamento durante o tempo que viajei... e olha que só fiquei em hostel e nos Refúgios em TDP (jamais acampei)... só o passeio do Big Ice no Perito Moreno me custou quase a metade do que gastei em hospedagem durante toda a viagem... hehe Outra questão quanto ao Couchsurfing é o fato de que Patagônia não é uma região largamente povoada... ou seja, não deve ser tão fácil conseguir couchsurfing como acontece com cidades da Europa por exemplo... no máximo vc conseguiria couchsurfing em Ushuaia e Punta Arenas por serem maiores (imagino eu...) Qual saco de dormir você usou? Comprei o Saco Trekover da Doite mas usei ele apenas para dormir nos Refúgios de Torres del Paine (não acampei!)... eu comprei ele pois ele era o mais leve de todas as opções a venda da Doite e tb porque eu não precisava de um que aguentasse uma temperatura tão extrema... e para isso ele funcionou muito bem! Eu acho que com um saco -5/0 dá pra aguentar de boa, afinal de madrugada no verão é quase impossível esfriar mais que isso... e qualquer coisa é só vestir umas calças/blusas que resolve...
Membros christiancosta Postado Outubro 4, 2011 Membros Postado Outubro 4, 2011 Você compensa a falta de qualidade nas fotos com as incríveis molduras! Também vou com uma câmera mequetrefe, o máximo que fiz foi comprar um tripé para facilitar os auto-retratos e as fotos estáticas da paisagem, vou deixar tempos de exposição absurdos para capturar toda a beleza do lugar!A opção Santiago - Punta Arenas está se demonstrando mais barata do que ir por Bs As - Calafate ou Ushuaia .... acho que vou fazer de Punta Arenas minha "base" de operações, de onde sairei para os percursos - TDP, Ushuaia e Calafate (provavelmente vou até Puerto Madryn, me disseram que vale a pena). Vi apenas no site da Pluna até agora, que era o que eu tinha encontrado no Decolar, preciso primeiro definir minha data de volta pra já comprar a passagem! Uma dúvida, esses sites das empresas aéreas internacionais aceitam pagamento por VTM, ou só por crédito? As cidades estão quase definidas já, Ushuaia, Puerto Natales, Punta Arenas, TDP, Calafate, El Chálten e Puerto Madryn. Ainda preciso ler mais a fundo sobre os locais disponíveis mas provavelmente vou me ater à essas. Você teve experiência com alguém que se utilizou de CouchSurfing? Estava pensando em ir atrás disso pra economizar uns trocos, mas tenho um pouco de receio ... Putz, ansiedade me matando! EDIT - Qual saco de dormir você usou? Desculpe se você falou no seu relato, ainda não tive tempo de vê-lo por inteiro, mas já fica a pergunta para outras pessoas que já foram à Patagônia, será que vale a pena um saco de Pluma? Sei que ele é mais leve e geralmente esquenta mais, mas como o microclima patagônico é bem instável, fico com medo de tomar um chuvaréu (especialmente pq vou comprá-lo lá, e não terei tempo de costurar uma capa para ele igual eu fiz com a mochila) e morrer de frio Andei pesquisando e achei uns sacos -5º / 0º conforto por um preço bom, se eu dormir de roupa acha que dá pra aguentar com um saco desses? Amigo Palhares, se der uma lida no tópico a partir da página 90 vai responder quase todas as suas dúvidas, esta parte abaixo retirei do meu próprio post na página 93: 1 - Como chegar partindo de El Calafate: Existem 4 maneiras de chegar: - Alugando um carro (nem cogitei porque o carro ia ficar 5 dias parado enquanto fazia o W) - Contratando o pacote da Always Glacier. Custa A$ 340 e você pode descer na Laguna Amarga ou no Pudeto. Chega no parque por volta de 12:00. O preço é caro porque você paga pelo pacote que vem com o guia explicando as coisas de brinde. - Pegando um ônibus que vai para Puerto Natales, descendo em Cerro Castilho e pegando outro para TDP. - Indo para Puerto Natales, dormindo lá e seguindo no outro dia para o parque. A passagem custa A$ 80,00 e o ônibus sai todos os dias às 08:00 pela empresa Cootra. Chega em Puerto Natales às 14:00. Tem outra empresa que faz pelo mesmo preço, mas somente segunda, quarta e sexta (Escolhemos esta opção) Obs: Quando dizem que a aduana chilena é muito chata podem acreditar! Abriram varias mochilas e tudo é passado pelo raio-X. Se tiver comida fresca ou de origem animal já era... tem que declarar em um papel e eles jogam fora na hora. Se não declarar a multa é de míseros U$ 4500,00... Resumindo: fica muito difícil ir direto para o parque sem dormir em Puerto Natales, você não pode levar muitos tipos de comida e em Cerro Castilho não tem nada para comprar, a não ser lembranças para turistas. Os preços de comida no TDP vou postar mais abaixo. Sobre as compras: Fui para Argentina em novembro e Santiago agora em setembro... Definitivamente não deixe nada para comprar na Argentina... furada! Lendo as suas perguntas, eu faria o seguinte roteiro: 10/12 - Ida de SP para Santiago 11 e 12/12 - Compras e passeios em Santiago 13/12 - Embarque para Punta arenas 14/12 - Ida para TDP As compras em Santiago são boas, principalmente se pesquisar os sites antes (www.andesgear.cl / www.lacumbreonline.cl / www.tatoo.cl). Saco de dormir tem um da Marmot na andesgear (Trestles 15F) que segura até -9 para homens... custa R$ 250,00. Barraca boa está na casa de 450,00 - 500,00 no Chile... Doite ou Marmot. Vai perguntando mais aí... P.S: Não tenho a manha de separar as perguntas...
Posts Recomendados