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Ushuaia - Arquivo - Perguntas e Respostas antigas e repetidas


nuca

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Fui dirigindo do Pudeto até Puerto Natales o mais rápido que pude mas ainda paramos algumas vezes pra fotos. Passa-se por muitas vistas deslumbrantes. Umas das minhas melhores fotos são desse trecho.

Paramos pra um almoço rápido em Natales e trocamos no volante. De lá até Calafate, foi velocidade 5 do créu pra chegarmos a tempo mas deu tudo certo.

 

Lívia,

pelo que me lembro não precisa passar em Puerto Natales para voltar para El Calafate. Não fui de carro, mas olhei bem os mapas da região. Só precisa voltar até Cerro Castillo e de lá para El Calafate. Acho que ganha cerca de 01:30 fazendo desta forma.

 

De qualquer jeito, e apesar dos perrengues, pegar o Mirante Torres com o tempo bom compensa quase tudo... e sem querer desanimar quem vai, a perna do Grey não tem nem comparação com as outras 2... então acredtio que você não perdeu tanta coisa assim.

 

Att

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Estou com uma grande dúvida sobre El Chalten, se alguém souber responder... Vou ficar dois dias lá e queria fazer algumas trilhas (nada muito pesado, até pelo pouco tempo). Vejo todo mundo dizer que para essas trilhas não precisa de guia, porque são muito sinalizadas, mas eu não queria fazer trilha sozinha. Tem como comprar passeio com guia para essas trilhas mais básicas lá? Dá para fechar o passeio quando chegar lá (vou agora em fevereiro) ou é melhor comprar antes? Onde? Em El Calafate?

Obrigada!

 

Marina

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Marina, devo insistir que não é necessário mesmo. Eu não tinha experiência nenhuma com trekking e me saí muito bem. Inclusive vi várias famílias com crianças de 4, 5 anos. Não sei informar a respeito de guias mas eu vi um grupo de americanos com um guia em Torres del Paine. Em El Chaltén não me lembro de ter visto nenhum. Minha sugestão seria você mandar um email ou pro centro de visitantes ou pro seu albergue perguntando.

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José Luiz,

Creio que você fez o percurso contrário (fez de ushuaia para Punta Arenas), mas mesmo assim deve saber: há como comprar passagem de punta arenas para ushuaia em Puerto Natales, certo? E provável que eu comprando cinco dias antes encontre a passagem? (isso você já disse, mas só pra confirmar. haha)

Valeeeu.

 

Cara, eu não posso garantir mas acredito que dá para comprar a passagem em Puerto Natales sim... basta ir na agência da empresa de ônibus e emitir o bilhete... eu sei que a Bus-Sur tem uma agência em Puerto Natales (lá eu comprei a passagem para El Calafate), mas se você quiser ter certeza absoluta, você pode mandar um mail pra eles perguntando isso...

 

No site da Bus-sur tem o endereço deles em Puerto Natales e Punta Arenas e o email de contato...

 

E sim, é muuuuito provável que vc consiga vaga comprando 5 dias antes! :D

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Oi Livia!

Passei o mesmo perrengue que vocês, mas no dia 24 de dezembro. Subimos a LAguna de Los Tres embaixo de muito vento, chuva e neve (pegamos neve na véspoera de Natal!). Também senti medo ao descer as pedras escorregadias e estávamos subindo enquanto todos desciam, mas chegamos até a Laguna... Mas não vimos o Fitz Roy, pois o tempo estava terrivelmente fechado... No dia 25 estávamos no Glaciar Huemul e dia 26 pegamos também tempo feio na subida do Lomo del Pliegue tumbado... Essa bricadeira me custou um joelho ferrado e uma garganta inflamada que me acompanham até agora...

Estou voltando para o Brasil hoje (estou no aeroporto de Ushuaia).

Reintero minha dica: abortem a subida para a Laguna de Los Tres se o tempo estiver ruim! Eu e a Lívia arriscamos e ainda bem que deu tudo certo...

Bjs e Boas Viagens!

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Lívia, concordo com o Cristian: a perna do Grey nem vale tanto assim... Fiz e me arrependi, deveria ter feito o Francês ao invés do Grey, já que precisava poupar meu joelho... E confesso, voltarei para Torres del Paine só para fazer Paine Grande/Italiano/Frances/hosteria Torres. E claro Laguna de los Tres com tempo bom...

Achei estranho a Livia não comentar sobre o criadouro de moscas, mosquitos, mutucas e afins da trilha do Mirador Torres, realmente me incomodou muuuuuito... (principalmente porque dormi uma noite no meio da composteira que tem no Campamento Chileno).

Concordo com Lívia quando ela disse que dá os parabéns pra quem sobe até o Campamneto Torres com o mochilão (eu subi até o Campamento Chileno e quase desisti...).

A única coisa boa do Campamento Chileno foi a ducha (maravilhosa!!!)

O Campamneto Paine Grande é pago sim, Livia, mas acho que quando vc chegou já estava fechado (PCH$4.500,00 por pessoa).

Realmente as coisas por lá são muito caras... A ceia de Ano Novo no Campamento Chileno estava CH$24.000,00 (reles R$ 120,00 - não tivemos coragem de pagar e comemos pão - hehehehehe).

No mais Torres é linda! Mais vou voltarpara fazer o Valle del Frances, prometo!

Bjs e Boas Viagens!

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Eu também achava isso mas na ida, vindo da Argentina, eu segui as placas pro parque. Tínhamos um mapa que a mulher que alugou o carro pra gente deu. Eu perguntei como fazia pra chegar ao parque depois da fronteira e ela disse que era logo depois. Na fonteira, pedimos informação aos guardas chilenos e eles nos apontaram por Natales mesmo. Eu achei estranho mas onde deu.

Na volta, voltamos pelo mesmo lugar.

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Eu precisei passar em Puerto Natales para devolver a barraca, mas no nosso GPS tinha um caminho que saía por um outro Paso que cortava bastante o caminho... Nós fomos e voltamos pelo Paso Dorotea.

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Ah, que bom saber que fiz o mais bonito. E com o tempo maravilhoso, ainda por cima! (acho que no total, foram só 3 dias de tempo ruim na viagem toda). E ainda peguei muitas vistas bonitas andando de carro pelo parque.

Esse acampamento que eu fiquei (acho que é campamento de la hosteria pehoé) era mais cara mas tinha uma infra estrutura legal e tinha uma vista linda pro lago.

 

Quanto aos bichinhos...eu os vi em toda parte, por isso não comentei de nenhum lugar específico. Lá tem uns bichos muito estranhos. Uns mosquitos mutantes gigantes, umas abelhas gordas imensas. Nunca tinha visto.

 

Pelos comentários dos gringos, o Chileno é caro demais pelo que oferece. Lembro que pensei em fazer xixi porque a gente tá bebendo água toda hora na trilha mas era 1 dólar só pra usar o banheiro. Ah vá!

Aliás, por falar em banheiro, no dia que eu peguei a tempestade louca em Chaltén, na Laguna de Los Tres, eu entrei na barraca, tirei a roupa molhada, comi e fiquei lá morrendo. Quando eu deitei tive vontade de fazer xixi - não fazia desde que tinha acordado, ainda no Capri. Chovia muito e o banheiro era longe e resolvi aguentar de manhã. Não sei como consegui ficar mais de 24h sem fazer xixi. A médica em mim temeu por uma infecção urinária. Haha.

 

Quando chegamos ao Paine Grande, eram 10:30 da manhã. Montamos tudo e já saímos pra trilha. Só voltamos 22h. Ninguém nos cobrou. Acho que demos sorte então.

Olha, 120 reais é caro mas pra dentro do parque não achei absurdo. Claro, dependendo do que viesse. Em Ushuaia, eu paguei uns 280 pesos por uma salada caprese, um prato de bife de chorizo com papas fritas, uma sobremesa (bombon de calafate, que é um sorvete com cobertura dura de chocolate) e uma taça de vinho ou uma quilmes. Nos pratos, também tinha opção mas não lembro agora qual era. Era um dos únicos lugares abertos. Não sei se pela companhia ou pelo excesso de vinho mas eu adorei meu ano novo, foi bem animado. Voltamos às 5 da manhã pro albergue.

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Nossa, não nos encontramos por pouco então! E seu pai, aguentou bem?

Achei Ushuaia uma cidade tão pais, tão casal...recomendei que meus pais vão um dia, acho que eles iam gostar. Os passeios são tranquilos, os restaurantes ótimos...mas enfim, deixa que isso posta no fórum de Ushuaia depois.

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