Membros andremuxa Postado Dezembro 15, 2010 Membros Postado Dezembro 15, 2010 Wesley, a resposta sobre como estava o tempo (especialmente TDP) é fácil: ensolarado, chuvoso, com neve, ensolarado, ensolarado com neve, neve com fortes ventos e por aí vai. É realmente impressionante a velocidade com a qual o clima muda. Simplesmente não dá para saber o que esperar, e por isso você precisa estar preparado para tudo. Sim, você vai precisar de um fleece, e muito mais importante que o fleece, um anorak impermeável, pra cortar o vento e proteger de chuva e neve. Na verdade eu vi muita gente lá fazendo as trilhas de jeans, usando capas de chuva e usando até moletons, mas isso certamente influenciava seu conforto e aproveitamento do parque. Quanto às chuvas, não peguei nenhuma forte mesmo, mas peguei muitas. Sempre duravam no máximo uns 15 minutos e muitas vezes mal chegavam a molhar o anorak direito. O único problema era o frio trazido pelos ventos quando estava chovendo, esses sim incomodavam. Fiquei com o nariz todo queimado por causa do ventro frio e da constante coriza. Pra mim, sem dúvida alguma o maior inimigo de lá é o vento, que potencializa a neve e a chuva e te dificulta caminhar e até empurra pra fora da trilha. Abcs
Colaboradores Wesley R Oliveira Postado Dezembro 16, 2010 Colaboradores Postado Dezembro 16, 2010 Andre valew mesmo pelas dicas. Abrs
Membros AlfredoGuerraMachado Postado Dezembro 16, 2010 Membros Postado Dezembro 16, 2010 Amanhã estarei embarcando para mais um Trekking na Patagônia, desta vez o DIENTES DE NAVARINO. Esta é a minha 3ª viagem a Patagônia, sempre com deslocamentos aéreos, em navios/balsas percorrendo os canais patagônicos e lagos, e de ônibus/vans dos sistemas locais de transporte, sem pacotes turísticos. A limitação (baixa freqüência e quantidade de assentos) da oferta de transporte rodoviário é grande frente ao potencial turístico da região que atrai gente do mundo inteiro. Nestas viagens um dos grandes problemas é realmente enfrentar a diversidade do clima, não apenas pela variação da temperatura, mas pelo alto índice pluviométrico com precipitação de chuvas prolongadas. Sempre nos preocupamos com o frio, mas tão importante quanto o frio é estarmos preparados para a neve, a chuva e o vento durante as caminhadas. Andre fala acima que é muito mais importante um Anorak impermeável. Eu complemento com a necessidade de levar também uma calça impermeável para, assim como o Anorak, vestir sobre a sua calça nestes momentos de neve, chuva e vento. Não esquecer também da adequada proteção direta sobre a pele, do calçado, da capa para mochila, luvas, gorro, ... Manter o corpo seco e protegido é essencial. Como estamos constantemente realizando esforços físicos, a necessidade do que e como se vestir varia numa relação direta deste esforço físico e do clima enfrentado. E como suamos existe umidade produzida por nós (o suor) e a umidade externa (da chuva e da neve). Onde comprar? Viajando à Patagônia encontramos preços melhores que os praticados no Brasil. Algumas marcas internacionais são encontradas nas lojas que vendem materiais esportivos no Brasil, mas há também produtos nacionais. André fez uma alerta: “PRA MIM, SEM DÚVIDA ALGUMA O MAIOR INIMIGO DE LÁ É O VENTO, QUE POTENCIALIZA A NEVE E A CHUVA E TE DIFICULTA CAMINHAR E ATÉ EMPURRA PRA FORA DA TRILHA.” Vamos ao frio, mas não vamos entrar numa fria. Boa viagem pata todos e até a volta.
Colaboradores MKoerich Postado Dezembro 16, 2010 Colaboradores Postado Dezembro 16, 2010 Alfredo, boa sorte na empreitada, fazer o Dientes de Navarino deve ser uma experiência incrível! Te aguardamos para saber como foi, um dia chego lá também. sucesso!
Membros christiancosta Postado Dezembro 16, 2010 Membros Postado Dezembro 16, 2010 Valeu Mario. O que pega agora é o transporte. Como chegar de El Calafate pra Torres del Paine sem passar por Puerto Natales. Existe essa possibilidade? Não queria perder tempo nessa volta. Mas pelo que tenho pesquisado tá difícil. Era só ler o meu post na página 93... informações do mês de nov 2010: 1 - Como chegar a TDP partindo de El Calafate: Existem 4 maneiras de chegar: - Alugando um carro (nem cogitei porque o carro ia ficar 5 dias parado enquanto fazia o W) - Contratando o pacote da Always Glacier. Custa A$ 340 e você pode descer na Laguna Amarga ou no Pudeto. Chega no parque por volta de 12:00. O preço é caro porque você paga pelo pacote que vem com o guia explicando as coisas de brinde. - Pegando um ônibus que vai para Puerto Natales, descendo em Cerro Castilho e pegando outro para TDP. - Indo para Puerto Natales, dormindo lá e seguindo no outro dia para o parque. A passagem custa A$ 80,00 e o ônibus sai todos os dias às 08:00 pela empresa Cootra. Chega em Puerto Natales às 14:00. Tem outra empresa que faz pelo mesmo preço, mas somente segunda, quarta e sexta (Escolhemos esta opção) Obs: Quando dizem que a aduana chilena é muito chata podem acreditar! Abriram varias mochilas e tudo é passado pelo raio-X. Se tiver comida fresca ou de origem animal já era... tem que declarar em um papel e eles jogam fora na hora. Se não declarar a multa é de míseros U$ 4500,00... Resumindo: fica muito difícil ir direto para o parque sem dormir em Puerto Natales, você não pode levar muitos tipos de comida e em Cerro Castilho não tem nada para comprar, a não ser lembranças para turistas. Os preços de comida no TDP vou postar mais abaixo. Abraços
Membros christiancosta Postado Dezembro 16, 2010 Membros Postado Dezembro 16, 2010 Com certeza mas o problema é tempo. Tô com o roteiro todo expremido porque preciso estar de volta ao Brasil antes do dia 5 de janeiro e não posso ir antes do dia 22/12. Infelizmente gostaria de ter mais tempo mas não vai rolar.Não tem jeito, só torcendo pro tempo estar perfeito nos 3 dias, hehe. Será que no segundo dia dá pra voltar pro pueblo e dormir lá? Daí no dia seguinte, acordando cedo, dava pra ir ao Loma e voltar a tempo de pegar o ônibus das 18h pra Calafate. Lívia, Vou tentar ajudar... se fosse eu iria para Laguna de Los Três via Hosterial del Pilar... você vai economizar 1 hora de caminhada. A caminhada de lá até o poicenot é supertraquila (2 horas de trilha plana). Então não ficará tão cansada... no meio do caminho já irá ver o Glaciar Piedras Blancas. No segundo dia iria para o Agostini, Laguna Torre e volta para Chalten. A caminhada da Laguna Torre é muito tranquila também. Bem plana a maior parte do tempo e dá para fazer bem depressa. No terceiro dia, sairia de Chalten e iria ao Lumo del Pliegue pela trilha normal que sai do parque. O tempo de 4 horas é lenda... fui sem peso e sozinho, só com a compania do Iron Maiden no MP3. Gastei 02:30 para subir e 01:40 para descer. Não caminho tão bem e já estava caminhando a 18 dias (trekking W e todos os outros de Chalten). As 02:30 para subir são bem tranquilas, para descer tranquilo acho que vai umas 2 horas. Saí do hostel às 08:00 e cheguei de volta às 13:30. Sendo assim você ainda fica com uma margem boa. Vou dar outra opção de roteiro que acredito ser mais tranquila: Dia 1: Bate e volta Laguna Torre (caminhada tranqs) Dia 2: Bate e volta Laguna de Los Três (caminhada hard). Opção de ir pela Hosteria del Pilar... só ler na pagina 48 como faz. Dia 3: Bate e volta Lomo del Pliegue (caminhada tranqs) Pode trocar de lugar o dia 1 e 3 que não faz tanta diferença. Qualquer dúvida vai postando
Membros christiancosta Postado Dezembro 16, 2010 Membros Postado Dezembro 16, 2010 hmm, baseando nessa informação de q o aeroporto de calafate fica no meio do caminho entre chalten, será q posso pegar um bus direto do aeroporto pra Chaltén ? Vou corrigir uma informação: Pela Caltur não tem jeito mesmo... mas pela Las Lengas tem. Só marcar o horário do vôo que eles te pegam no aeroporto e levam direto para chalten (A$ 90,00 - preço de nov/11). Segue o link da empresa: http://www.guiachalten.com.ar/laslengas/index.htm Abraços
Membros Matheus Eduardo Postado Dezembro 17, 2010 Membros Postado Dezembro 17, 2010 André... em chaltén, os campings nas trilhas são estruturados ? (chuveiro) (sei q não é o t´pico de chaltén, mas aproveitando né. hehe)
Membros andremuxa Postado Dezembro 17, 2010 Membros Postado Dezembro 17, 2010 André... em chaltén, os campings nas trilhas são estruturados ? (chuveiro)(sei q não é o t´pico de chaltén, mas aproveitando né. hehe) Não! Estrutura zero! Nem mesmo tem uma "casinha" de madeira para cozinhar dentro. Possuem apenas uma "letrina", que é simplesmente um daqueles banheiros químicos com um buraco no chão. São nojentos! Abcs
Membros l.vianna Postado Dezembro 17, 2010 Membros Postado Dezembro 17, 2010 Oi pessoal. Demorei mas li o tópico todo e primeiro queria agradecer por tanta informação preciosa. Bom, chego a Ushuaia dia 31 de dezembro, vindo de Punta Arenas ou Puerto Natales, ainda não sei ao certo porque não consegui descobrir se há ônibus que fazem P. Natales-Ushuaia direto. Isso seria o ideal. Alguém tem essa info?? Segue o que eu planejei pra fazer lá durante os meus 4 dias, a partir do ano novo: DIA 1) 01 jan 1. Glaciar Martial 2. Canal Beagle DIA 2) 02 jan Parque Nacional Tierra del Fuego Começar pela Baía Ensenada, onde começa a Senda Costeira. A baía tem o ponto de correio mais austral do mundo. Seguindo a Costeira vc chega perto do Lago Roca e de lá segue para o circuito Lapataya, dando a volta nele todo através das diversas trilhas (inclui a laguna negra, a bahia lapataya, as castoreiras etc... aproximadamente 18 km) e retornando pela ruta 3 até o lago roca onde se pode pegar a van de volta pro albergue. DIA 3) 03 jan 1. Parque Nacional Tierra del Fuego - chegar antes da 8h. Andar pela Senda Guanaco e Pampa Alta (averiguar o pampa porque não vi ninguém fazendo no mesmo dia) e pegar o ônibus para voltar para o centro. 2. Lagos Fagnano e Escondido e Estancia Harberton - alugar carro pra fazer esses 3 ou fechar um passeio de 4x4??? DIA 4) 04 jan 1. Museu do presídio 2. Museu do Fim do Mundo 3. Playa Larga Meu voo de volta é nesse mesmo dia, às 21:40h. Agurado as críticas e sugestões de vocês!
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