Membros de Honra MauroBrandão Postado Fevereiro 22, 2010 Membros de Honra Postado Fevereiro 22, 2010 Completando a pergunta do Gabriel. Dormindo em Puerto Natales e indo para TDP bem cedo e considerando somente a subida no mirante Dois Cuernos(é isto?) 8h ida e vinda dá tempo de retornar a P. Natales e pegar o busão para Calafate? Nnão consegui ver os horários do busão P. N. > Calafate. Por que se levar 3 dias começa ficar inviável e quem fez o trip day me informou por MP que é cansativo mas vale a pena. Eta dúvida cruel.
Colaboradores cris_unb Postado Fevereiro 22, 2010 Colaboradores Postado Fevereiro 22, 2010 Olá gente, mesmo lendo bastante o tópico, ainda estou com algumas dúvidas. Estou indo para El Calafate em maio de 2010 com minha esposa, sendo que inicialmente nos estávamos querendo fazer o passeio de 1 dia para conhecer TDP. Depois de ver os comentários de que o passeio de um dia não valeria tão a pena, nós pensamos na possibilidade de fazer mencionado passeio com a agência e ficar para dormir em TDP e ir embora para El Calafate apenas no dia seguinte (a mesma agência deixaria na laguna amarga as 16.30 de um dia e no dia seguinte nos pegaríamos o ônibus). Ocorre que então ficamos com tres grandes dúvidas: - onde poderíamos nos hospedar em TDP (não estamos com a idéia de acampar)? - existem meios de deslocamento fácil dentro do parque de TDP? - existe algum passeio que poderiamos fazer no dia extra que teríamos em TDP? Desde logo agraceço qualquer ajuda que vocês possam me dar. Gabriel - onde poderíamos nos hospedar em TDP (não estamos com a idéia de acampar)? Que horas terão que pegar o ônibus para El Calafate? EXistem vários refúgios no Parque. Se você descer em Laguna Amarga e for até as Torres, penso que o melhor lugar para dormir é no refúgio Chilenos. Assim, no dia seguinte você desce até Laguna Amarga para pegar o ônibus. Só cuide o horário. Do Chilenos até a Hosteria Las Torres (que é onde vc pega a van para Laguna Amarga), é só descida, então é bem tranquilo. Dependendo da hora que chegarem no Refúgio podem subir às Torres no mesmo dia ou acordar cedo no dia seguinte, subir até elas e depois ir para Laguna Amarga Só tem um problema..não sei se em maio dá para subir até as torres..acredito que esteja nevando bastante, mas o pessoal que já foi várias vezes deve te dar certeza. - existem meios de deslocamento fácil dentro do parque de TDP? existem os ônibus que passam nas portarias, mas para chegar aos mirantes, o único meio de transporte são suas pernas mesmo. Há como subir de Las Torres ao Refúgio Chileno a cavalo, mas de lá até as o mirante das Torres é a pé mesmo. - existe algum passeio que poderiamos fazer no dia extra que teríamos em TDP? Caminhar em TDP já é um passeio! O parque é lindo!
Membros de Honra trotatorres Postado Fevereiro 22, 2010 Membros de Honra Postado Fevereiro 22, 2010 Mauro e Gabriel: Olha, vcs estão viajando milhares de kms, indo a um dos lugares MAIS BONITOS DA TERRA e estão querendo ficar só um dia!!!!!!!!!!!!!!!!!?????????????? pensem bem, depois vão se arrepender.
Colaboradores cris_unb Postado Fevereiro 22, 2010 Colaboradores Postado Fevereiro 22, 2010 Completando a pergunta do Gabriel. Dormindo em Puerto Natales e indo para TDP bem cedo e considerando somente a subida no mirante Dois Cuernos(é isto?) 8h ida e vinda dá tempo de retornar a P. Natales e pegar o busão para Calafate? Nnão consegui ver os horários do busão P. N. > Calafate. Por que se levar 3 dias começa ficar inviável e quem fez o trip day me informou por MP que é cansativo mas vale a pena. Eta dúvida cruel. Quando vc diz mirante Dois Cuernos se refere ao mirante das Torres? Los Cuernos é uma coisa e Las Torres é outra, mas como não me lembro de um mirante dos Los Cuernos (vc vai olhando pra eles durante boa parte do caminho w), partirei do princípio que vc se refere às Torres. Nesse caso, acho que não dá tempo, pois mesmo que vc saia as 7h30 de puerto natales, não chegará antes das 10h às Laguna Amarga. Daí até chegar à Hosteria Las Torres, subir até às Torres, passar um tempo tirando foto, voltar a hosteria las torres e pegar a van até Laguna Amarga, pelas minhas contas gastaria umas 10 horas..claro que se você tiver um ótimo preparo físico poderia fazer em um pouco menos.
Membros de Honra PauloMotta Postado Fevereiro 23, 2010 Membros de Honra Postado Fevereiro 23, 2010 Eu sei que deve ter esse mapa em alguns posts ai pra trás, mas é sempre bom mostrar que ele existe. Esse mapa da Conaf pra mim serviu apenas como uma ilustração do Parque, uma breve idéia do cricuito, primeiro porque está desatualziado e segundo porque é desproporcional. No trecho que vai de Dickson a Perros por exemplo consta apenas uma ponte sendo que existem 6 ou 7 (apenas duas grandes). O trecho que vai de Dickson até o Glaciar Perros parece ser muito menor do que o que realmente é assim como o que vai do Glaciar até o Campamento parece ser muito mais longo. Outro problema que vi foi com os tempos sugeridos, tinha vezes que caminhava fazendo 1/3 do que eles sugeriam e outras não conseguia completar no tempo proposto. Enfim, não consegui encontrar uma lógica pros tempos, baseado neles as vezes me sentia um puma e as vezes uma tartaruga. Felizmente o circuito é bem fácil e o mapa é dispensavel, existem algumas bifurcações no caminho mas a grande maioria é de atalhos, então se por acaso sair da trilha mais cedo ou mais tarde vai voltar pra ela (lembrando sempre pra evitar sair da trilha pra evitar a erosão do solo).
Membros davilucas Postado Fevereiro 23, 2010 Membros Postado Fevereiro 23, 2010 Pessoal, Estou planejando ir para El Calafate e Ushuaia na segunda quinzena de maio. Passarei 3 dias em Buenos Aires, depois 3 dias El Calafate e seguirei para 4 dias em Ushuaia, nessa ordem. Vamos ao problema: Não tenho roupa para o frio e vento de lá. Gostaria de saber a opinião de vcs sobre onde é melhor comprar (Rj ou Buenos Aires) ou se existe a possibilidade de alugar por lá (El Calafate e Ushuaia). Lendo o fórum vi que os seguintes itens seriam o suficiente: - Anorak - Fleece - Underware térmica - Meia térmica - Luvas - Goro - Cachecol Estou certo? Aguardo comentários e sugestões. Abs.
Colaboradores marcelovisk Postado Fevereiro 23, 2010 Colaboradores Postado Fevereiro 23, 2010 Estou voando para Punta Arenas dia 19 e chagando de fato lá no sábado (20/01/2010) em torno das 6 da manhã.O plano é fazer o circuito completo em Torres del Paine em uns 11 dias. Já comprei as passagens. E tenho de fôlego uns R$ 3000 ainda na minha conta. Li muito de todos os tópicos sobre Torres del Paine aqui, e sei que esta quantia eu não devo gastar no parque se ligar o modo econômico. Poderia então gastar em equipamento para ir mais tranquilo... Agora uma coisa que procurei nos tópicos, e não achei, é: O comércio no chile funciona no sábado? Gostaria de comprar um equipamento melhor lá... Eu não tenho nenhuma roupa para enfrentar o frio. Aqui no Brasil (mais precisamente no Recife) não é fácil achar boas roupas de inverno no verão. Outra coisa é que não confio de forma alguma na minha barraca comprada em supermercado (quanto a isto já estou certo: vou com certeza comprar outra antes da sair do Brasil, em Punta Arenas ou Puerto Natales). Boas recomendações de barracas nacionais que eu possa achar em mais ou menos 2 dias úteis (por causa do carnaval pernambucano) e que encontre no Recife seriam úteis caso a resposta da pergunta acima não seja a que eu torço que seja... Trilhas & Rumos aguentam de fato Torres del Paine? Vi em tópicos que para alguns foi tranquilo. Mas terá sido sorte? Só queria saber se vou encontrar o comércio aberto no sábado para poder comprar isto. Não ia gostar de chegar lá, achar o comércio fechado e ter que adiar minha ida até a segunda... Agradeço bastante para quem responder minhas dúvidas crueis. :'> Grande abraço à todos. meu caro, eu nao visitei nenhuma loja de equipamentos em Santiago, mas visitei uma na Zona Franca de Punta Arenas e te digo que vale muito a pena comprar equipamentos la. Vi tudo que é equipamento da Doite la. Tinha Barracas, mochilas, fogareiros, lanternas, saco de dormir, canivete, gps, isolante termico, anorak, fleece, bastao, botas, panelas, etc... e o preço estava muito, mas muito bom. bem mais barato que no brasil, Buenos Aires e Ushuaia. Meu amigo ficou P da vida porque pagou cerca de R$ 400 numa mochila em Buenos Aires e a mesma tava custando R$ 220 la na Zona Franca. bom, eu fui la num domingo as 11 da manha, entáo presumo que no sabado deva estar funcionando tambem. fica em um shopping bem na entrada da Zona Franca, do lado direito, não tem erro. Loja de Equipamentos Doite Balfer S.A. Endereço: Shopping - Modulo 147 Zona franca - Punta Arenas
Colaboradores marcelovisk Postado Fevereiro 23, 2010 Colaboradores Postado Fevereiro 23, 2010 Completando a pergunta do Gabriel. Dormindo em Puerto Natales e indo para TDP bem cedo e considerando somente a subida no mirante Dois Cuernos(é isto?) 8h ida e vinda dá tempo de retornar a P. Natales e pegar o busão para Calafate? Nnão consegui ver os horários do busão P. N. > Calafate. Por que se levar 3 dias começa ficar inviável e quem fez o trip day me informou por MP que é cansativo mas vale a pena. Eta dúvida cruel. Quando vc diz mirante Dois Cuernos se refere ao mirante das Torres? Los Cuernos é uma coisa e Las Torres é outra, mas como não me lembro de um mirante dos Los Cuernos (vc vai olhando pra eles durante boa parte do caminho w), partirei do princípio que vc se refere às Torres. Nesse caso, acho que não dá tempo, pois mesmo que vc saia as 7h30 de puerto natales, não chegará antes das 10h às Laguna Amarga. Daí até chegar à Hosteria Las Torres, subir até às Torres, passar um tempo tirando foto, voltar a hosteria las torres e pegar a van até Laguna Amarga, pelas minhas contas gastaria umas 10 horas..claro que se você tiver um ótimo preparo físico poderia fazer em um pouco menos. se voce sair cedo de Puerto Natales chegará por volta de 10:30 em TDP. Considerando 9 horas pra ir e voltar ao mirador de las Torres, voce chegaria as 19:30 de volta ao refugio Torres. a Van passa la as 19:35 e te deixa na portaria a tempo de pegar o bus de 19:45 de volta a Puerto Natales. eu estava com 2 amigos em TDP e 1 deles fez isso sem problema. chegou de volta ao refugio com 30 min de sobra ainda. só nao dá pra ir para Calafate no mesmo dia, pois nao tem onibus a noite. Se não me engano o onibus para calafate só sai as 8 da manha. A empresa se chama Cootra. infelizmente não encontrei o web site deles na internet.
Colaboradores marcelovisk Postado Fevereiro 23, 2010 Colaboradores Postado Fevereiro 23, 2010 davilucas, é o seguinte: luvas, gorro e cachecol, voce pode comprar em qualquer lugar.. estou imaginando que voce não va fazer uma aventura mais técnica. vai numa feirinha qualquer la em Buenos aires e compre algo barato por la mesmo.. ou até aqui no Brasil. o mais crítico seria anorak e fleece. Se voce pretende usar isso em outras aventuras ou viagens compre sem medo de ser feliz; se pretende usá-los só nessa viagem, tente alugar ou se virar com as roupas de frio que voce tem.. morrer de frio eu tenho certeza que voce não vai. Não sei se valeria a pena investir cerca de R$ 500 pra usar isso só em uma viagem. bom, na segunda quinzena de maio, ja vai estar rolando um frio em Buenos Aires, então se a sua intenção é comprar esses ítens, compre em Buenos Aires e ja começe a usar la mesmo. na Calle Esmeralda, quase esquina com Av. Corrientes, tem 3 lojas boas pra voce comprar isso. Lembrando que la em Ushuaia é um pouco mais barato e que em Calafate voce pode alugar tudo isso. Boa sorte, qualquer dúvida é só perguntar!
Colaboradores marcelovisk Postado Fevereiro 25, 2010 Colaboradores Postado Fevereiro 25, 2010 pra quem ainda ta com medo ou desanimado de subir até o mirador das Torres, ai ta um mapinha com o desnível. 750m e 18 km de caminhada em 8 horas (ida e volta). a caminhada não mata ninguem galera!! animem ai e vão, pois é muito bonito la. o problema maior que vi é apenas o ultimo Km na subida. Me senti o próprio Frodo Bolseiro levando o anel pra jogal no vulcão! :lol4:: (Senhor dos Anéis - parte 3)
Posts Recomendados