Membros ludug3r0 Postado Fevereiro 15, 2010 Membros Postado Fevereiro 15, 2010 Não jogou balde não. E agradeço bastante a consideração e preocupação. Na verdade eu venho lendo e me planejando para esta viagem por mais ou menos um ano já. A pressa em questão foi porque não esperava conseguir um período de férias agora para ir. Então tudo foi bastante apressado. Do Brasil estou levando minha cargueira que já testei com bastante peso e minha bota Finisterre da Nômade também já amaciada. Devo levar meu fogareiro (se encontrar um melhor por lá compro). A única parte chata é que só tenho 15 dias pra viagem inteira. Quando me decidi por ir, iria chegar no meio da semana. Mas na realidade o que aconteceu foi de eu ter que chegar num sábado às 6 da manhã em Punta Arenas. Por isto a dúvida. Nem esperava comprar nada no fim de semana. E depois de tanto ler, nada tinha encontrado sobre isto. Mais uma vez obrigado ai pela consideração. Acredito que consigo fazer o circuito completo, ma eu posso adaptar meu roteiro e fazer só o W se perceber que a coisa não vai der certo. Velu mesmo pela resposta. Abraço.
Membros marcioebc Postado Fevereiro 15, 2010 Membros Postado Fevereiro 15, 2010 Ok Então, Qual o seu fogareiro ? Tenho um fogareiro a gás MSR PocketRocket. Levíssimo. Em Puerto Natales voce encontra o cartucho a 3.000 pesos (+ ou - 10 reais). Já sabe a roupa de frio que irá comprar ? Boas meias também é importante. O que ainda falta para você de equipamento ? Abs.
Membros ludug3r0 Postado Fevereiro 16, 2010 Membros Postado Fevereiro 16, 2010 Penso em comprar tudo lá como você fez. Como não sei se o fato de chegar no sábado vai me atrapalhar muito, estava pensando em comprar coisas no Recife para levar, mas posso também alugar lá. O que pensei em levar do Recife foi uma second skin (que me disseram que acho na Lupo), talvez uma balaclava, um par de luvas, um fleece, um anorak e uma calça destas de trekking com reforço de cordura. Junto com minhas botas dois pares de meia de acrílico e a minha mochila cargueira. Isto só pra conseguir zanzar sem congelar pela cidade para comprar mais roupas e o o resto do equipamento lá. Lá pensei em me abastecer de produtos da Doite em Punta Arenas. Sei que tem/tinha uma loja da The North Face lá, mas não sei se fica muito viável pro meu bolso (devo ir lá se conseguir tempo). O plano B, para o caso de acontecer alguma desgraça no fato de chegar no sábado, é alugar todo o equipamento. Mas neste caso fico com o receio de ter que levar mais roupas daqui do Recife. Pensei em comprar outro fogareiro por lá (o meu usa estes cartuchos que são perfurados na hora do uso e que são removíveis somente quando o cartucho esvazia). Quanto à barraca eu estou muito inclinado pela Doite Hymalaia 2. Ela me pareceu bem robusta e os reviews são bons. De equipamento me faltam as roupas pra o frio da região, uma boa barraca, polaínas, bastões de trekking decentes, uma balaclava, um saco de dormir poderoso (pensei em levar o Trilhas & Rumos Super Pluma Gelo, mas posso comprar da Doite) e luvas. A maior parte do equipamento que tenho foram testados no Brasil no clima do Nordeste. A única coisa que não confio é na minha barraca. Resumindo, não tenho quase nada pra o clima de região, mas sei que preciso de produtos de boa qualidade, que sequem rápido e que não pesem muito por causa de toda a andança. Estou mais ou menos com a grana pra comprar coisas bem razoáveis e não passar muito perengue. O meu medo agora é esta coisa de chegar num sábado... Me apoiava total em comprar as coisas por lá... Se não tiver confirmações que o comércio abre até uma hora razoável (digamos, 12h da tarde) por lá, devo comprar a parte de roupas aqui e alugar barraca por lá. Quanto a parar em Santiago só numa conexão no aeroporto. O meu vôo foi planejado direto pra Punta Arenas pra focar todo o tempo em Torres del Paine. Se você tiver mais dicas, críticas, etc. Tou aqui agradecendo por elas. Abraço.
Membros marcioebc Postado Fevereiro 16, 2010 Membros Postado Fevereiro 16, 2010 ludug3r0, Como dizia Jack o estripador, vamos por partes. 1) Você não consegue mudar as passagens para ficar pelo menos 1 dia a mais em Santiago ? Lá tem várias opções de lojas e equipamentos. O preço ficaria mais em conta. Avalie se isso é possível. 2) Só para servir de referência, para andar na cidade eu usava uma calça underwear por baixo da calça jeans, uma camiseta dryfit com um fleece, bota e gorro. Não usava luvas. 3) Eu fiquei pouco em Punta Arenas, mas na loja da marmot que tinha por lá as coisas eram bem caras. Eu fiquei fissurado numa balaclava que vi e acabei nao comprando pelo preço (20.000 pesos). Leve uma balaclava, é importante. A que ví da marmot é leve, pouco volumosa e com um material que seca rápido. Depois não ví mais desse modelo, só balaclavas pesadas. No final das contas eu fiquei sem. Me arrependi depois. 4) Você deve saber muito bem quais equipamentos alugar em Puerto Natales. O saco de dormir e a barraca são imensos, muito volumosos. Recomendo comprar uma barraca da doite por lá. Veja os modelos "Carpa Zolo Especial 1 Persona" e "Carpa Doite Modelo Himalaya 2 personas", esta última pesa 3.3 quilos, a primeira pode ser uma alternativa interessante pelo peso, só que ela é menos espaçosa. 5) Recomendo você comprar outro fogareiro, esse que falou é muito vulnerável. Se conseguir achar o MSR PocketRocket seria muito legal. Ele pesa menos de 100 gramas e possui sistema de rosca, ou seja, acabou de usar, desatarrache do cartucho e coloque em uma capinha de plastico que vem com ele. Não ocupa quase nada de espaço, pois as hastes são dobráveis. Um excelente custo x benefício. 6) Os sacos de dormir da doite são excelente custo benefício. 7) Para comprar equipamentos de treking como barracas, sacos de dormir, roupas, etc.. Punta Arenas tem mais opções de lojas e qualidade, como as marcas que você mesmo descreveu. Puerto Natales tem algumas coisas mas é mais limitada. O cartucho de gás você compra em Puerto Natales. Não sei se ajudei muito, mas se tiver mais alguma dúvida poste aí. Abs.
Membros marcioebc Postado Fevereiro 16, 2010 Membros Postado Fevereiro 16, 2010 Só para complementar meu post anterior, uma boa combinação de equipamentos para TDP seria. - Anorak (Indispensável) - Fleece (Compre 1 leve, que dê para você usar no treking e depois nas andanças pela cidade, não acho necessário ter 2). - Meias (Leve uns 3 pares de meias grossas para trekking, e 2 pares adicionais para perambular pela cidade) - Camisetas (Leve 2 para o parque e 2 para andanças na cidade. As camisetas dryfit da marmot tem preço bom e são muito boas, mesmo preço da camisetas dryfit no brasil mas com qualidade superior). - Calça Impermeável (Comprei mas não acho necessário). - Polainas (As polainas da Sea To Summit são de excelente custo benefício). - Barraca com peso inferior a 2.7 kilos. - Saco de dormir de pouco volume, para a sua altura e com temperatura entre -10 e 0. - Balaclava. - Luvas. - Underwear ( Comprei 2, um mais fino para usar por baixo da calça jeans quando andava pela cidade e na trilha por baixo da calça de treking; e outro mais grosso para dormir a noite). Eu usei esse underwear fino por baixo da calça jeans durante toda a minha viagem e a calça jeans ainda voltou um pouco limpa. Logo, se você não colocar as mãos na perna, não sentar em qualquer lugar a calça ficará sempre limpa). Não precisei lavar nenhuma vez. Sem o underware você sente frio, só a calça jeans na cidade você não aguenta. - Camiseta manga longa Underware. Comprei 1. Para usar a noite ao dormir. - Filtro solar (indispensável, apesar do frio o sol queima pra burro, raios UVB atravessam nuvens, folhas de árvores, roupas finas, etc..). Não deixe de levar ou comprar por lá. - Gorro. Compre o que mais agradar você, não tem muito segredo. - Garrafa de água. Use uma carrafinha de coca-cola 1 litro ou 600 ml. No parque tem agua em muitos pontos. - Remédios. Leve seus remédios de uso diário + anti-inflamatórios e remédios para dor, como dorflex. - Calça de trekking. Comprei 1 da Acterix, muito boa e um dos modelos mais baratos. Não acho necessário mais de uma. - Caneco de alumínio para cozinhar. É leve e barato. Na minha opinião melhor que panela de aluminio. - Colher. Levei apenas uma colher e 1 canivete leve. Não acho necessário um garfo. - Toalha. Comprei uma destas toalhas super absorventes de micro fibra. São leves e ocupa pouco volume. É isso aí. Se eu lembrar de mais coisas eu acrescento depois. Abs.
Membros fbortolato Postado Fevereiro 17, 2010 Membros Postado Fevereiro 17, 2010 Olá a todos, Vou para El Calafate em julho/2010, seguem minhas principais dúvidas: 1. O inverno interfere algo em relação ao calendário de abertura do TDP? Ou seja, o parque fica inteiro aberto nesta época? Pretendo apenas subir até as Torres. 2. Pretendo sair de El Calafate para TDP para este bate-volta. Qual a melhor opção para de roteiro para realizar isso? Todas as opções e sugestões serão bem-vindas (ir até Puerto Natales, ir direto a TDP, dormir no primeiro ou no segundo, ou dois 2, se necessário, etc), preciso ter uma idéia de quantos dias precisarei para fazer isso e retornar a Calafate. 3. Dentro do parque, para realizar a subida até as Torres, qual o melhor plano em relação a refugios/acampamentos? Desde já agradeço as dicas. Abraços,
Colaboradores cris_unb Postado Fevereiro 18, 2010 Colaboradores Postado Fevereiro 18, 2010 Se você só quer ir até as torres, não há necessidade de dormir no parque. Quanto a sair de El Calafate, tem que ver que horas o ônibus chega em Torres del Paine, mas acho melhor pernoitar em Puerto Natales e no dia seguinte ir ao parque bem cedinho. Porém, acho bem complicado fazer isso no inverno, principalmente se você não tiver experiência com trekking na neve. Pelo que o pessoal fala aqui no fórum, as trilhas desaparecem embaixo da neve, então fica fácil de se perder, sem falar que a subida até as torres deve ficar beem escorregadia com a neve.
Membros RaphaDelesderrier Postado Fevereiro 18, 2010 Membros Postado Fevereiro 18, 2010 ...tb vou para Argentina em Junho, e gostaria de saber uma coisa...de Cordoba vou para Mendonza, e acho que Bariloche, gosaria muio,muito de visitar a região da patagonia ou ushuaia,os lugares que nao fiquem muito caro, e que eu possa ir de onibus,tem alguma dica? pra onde devo ir se quiser fazer um passeio de onibus menos caro? abraços
Membros de Honra PauloMotta Postado Fevereiro 18, 2010 Membros de Honra Postado Fevereiro 18, 2010 ...tb vou para Argentina em Junho, e gostaria de saber uma coisa...de Cordoba vou para Mendonza, e acho que Bariloche, gosaria muio,muito de visitar a região da patagonia ou ushuaia,os lugares que nao fiquem muito caro, e que eu possa ir de onibus,tem alguma dica? pra onde devo ir se quiser fazer um passeio de onibus menos caro? abraços Cara, viajar na Argentina e no Chile de onibus realmente é bem caro, e na Patagonia ainda fica um pouco mais, sendo assim acho que voce so tem duas opções: ou faz trechos curtos que têm um preço aceitável (perto de Bariloche tem muita coisa como El Bolson, Lago Pueblo, Esquel, Trevellin, San Martin, e do lado chileno tem Pucón e Pto Varas), a outra é viajar de carona, que é uma boa opção se quiser chegar no sul. Sempre que usei a carona como alternativa deu certo, e quanto mais pro sul estiver maiores serão suas chances. Uma coisa interessante é que em estradas de rípio é comum fazer acamapamento selvagem na beira da estrada (tem gente que faz em estrada de asfalto também) e até mesmo dormir em estancias sem pagar nada. Um onibus de Punta Arenas pra Ushuaia por exemplo custa PC$30.000 (aproximandamente R$120) por uma viagem que leva umas 8 horas, eu preferi tomar um ferry até Porvenir (PC$5.000) e depois de 4 caronas e um acampamento selvagem cheguei em Ushuaia tendo feito uma economia considerável e me divertido muito mais (além de conhecer paisagens e pessoas muito mais interessantes do que se tivesse ido de onibus)
Membros gabriel.pucci Postado Fevereiro 22, 2010 Membros Postado Fevereiro 22, 2010 Olá gente, mesmo lendo bastante o tópico, ainda estou com algumas dúvidas. Estou indo para El Calafate em maio de 2010 com minha esposa, sendo que inicialmente nos estávamos querendo fazer o passeio de 1 dia para conhecer TDP. Depois de ver os comentários de que o passeio de um dia não valeria tão a pena, nós pensamos na possibilidade de fazer mencionado passeio com a agência e ficar para dormir em TDP e ir embora para El Calafate apenas no dia seguinte (a mesma agência deixaria na laguna amarga as 16.30 de um dia e no dia seguinte nos pegaríamos o ônibus). Ocorre que então ficamos com tres grandes dúvidas: - onde poderíamos nos hospedar em TDP (não estamos com a idéia de acampar)? - existem meios de deslocamento fácil dentro do parque de TDP? - existe algum passeio que poderiamos fazer no dia extra que teríamos em TDP? Desde logo agraceço qualquer ajuda que vocês possam me dar. Gabriel
Posts Recomendados