Colaboradores ivan2209 Postado Janeiro 23, 2013 Colaboradores Postado Janeiro 23, 2013 Bom galera, este é o primeiro tópico que vou postar relatando minha trip de 2 anos por toda América do Sul. Sai de Joinville/SC no dia 16/03/2011, depois de 12 horas até Porto Alegre e mais 9 horas até Chui, cruzei a Avenida Internacional chegando a Chuy-URU. Em Chuy comprei uma passagem até o Parque Nacional de Santa Tereza (41 pesos uruguaios), na entrada do parque não havia guarda-volumes, portanto tive que fazer o passeio com todas minhas mochilas. O Parque Nacional de Santa Teresa localiza-se no Departamento de Rocha, no Uruguai. Conta com uma área de 3.000 hectares e mais de dois milhões de árvores. Embora a região de Rocha seja caracterizada por grandes dunas, o projeto de Santa Teresa optou por um reflorestamento em um critério mais amplo, utilizando-se não só exemplares da flora nativa do Uruguai mas também exótica. Bem cuidado e limpo, zeloso com o meio-ambiente, o parque teve inaugurado recentemente o roseiral mais importante do país, com mais de 330 diferentes espécies. O visitante conta com áreas de acampamento, providas com todas as comodidades. Destacam-se mais de 60 km de trilhas, quatro grandes praias com formações rochosas e pesca abundante, o conjunto da Fortaleza de Santa Teresa e outros, com destaque para um museu dedicado ao trabalho do historiador Horacio Arredondo na recuperação das fortificações da região. O trajeto foi longo, por sorte consegui uma carona, a primeira da viagem, e de moto da Laguna de Peña até a Playa del Barco. Depois daí fiz todo o trajeto a pé até a Fortaleza de Santa Tereza, na entrada do forte é possível guardar as mochilas após comprar o ticket (20 pesos). Logo na saída da fortaleza pode-se tomar um ônibus para Punta del Diablo (33 pesos). Punta del Diablo é um povoado de pescadores Uruguaio situado ao lado do Parque Nacional de Santa Teresa, no Departamento de Rocha. Localiza-se a 298 km da capital do país, Montevidéu. Sua população fixa é de cerca de 650 habitantes, em sua maioria pescadores e artesãos. No verão, transforma-se em um dos principais balneários do país, recebendo grande número de turistas argentinos, brasileiros e europeus. Originalmente era uma pequena vila de pescadores. Suas praias, emolduradas por três cabeceiras que formam o "tridente", ocupam cerca de 10 quilômetros de litoral. Sua população permanente é de 650 habitantes, a maioria pescadores e artesãos. No Verão torna-se um dos principais resorts do Uruguai, recebendo um grande número de turistas argentinos, brasileiros e europeus. O balneário conta com: agências de trânsito, bares, camping, farmácias, cafés, escolas de surf, peixarias, hotéis, albergues, polícia e artesãos. Nas águas de Punta del Diablo vivem tartarugas verdes, antigos animais marinhos que estão em perigo de extinção. Chegando em Punta Diablo me hospedei no Hostel La Viuda ( http://www.hosteldelaviuda.com/ ), Ana e Sebastian são os donos, o lugar é super agradável e próximo a praia. Depois de 3 dias fui a Rocha, o onibus para Rocha custou 109 pesos e em Rocha se pode pegar outro onibus para La Pedrera (54 pesos). Em La Pedrera me hospedei no hostel El Viajero ( http://www.elviajerolapedrera.com/ ), as praias de La Pedrera são Playa del barco, El peñon e Playa del Desplayado, um dia é suficiente para conhecer. De La Pedrera tomei um onibus para La Paloma (44 pesos), em La Paloma vale a pena ver as praias Grande e Chica além do Farol Cabo Santa Maria. La Paloma é uma cidade balneária marítima uruguaia, localizada no Cabo de Santa Maria, fundada em primeiro de setembro de 1874 . Está no Departamento de Rocha, região leste do país. A distância que o separa de Montevidéu, capital do Uruguai, é de 240 km e está localizada a aproximadamente 90 km de Punta del Este e 160 km do Chuí. É notável por sua tranqüilidade e belas praias, cujo comprimento é de aproximadamente 20 km. A população permanente é 5.300 habitantes, aumentando para 30.000 chegadas de turistas nos meses de verão (janeiro-fevereiro). O Cabo de Santa Maria foi um ponto muito temido por marinheiros de uma distância, pela a quantidade de rochas e a espuma das ondas, e parecia ser a silhueta de uma pomba (Paloma em espanhol). Em torno da cidade velha é o novo centro de La Paloma, com construções mais recentes que se estendem ao longo da avenida principal, Avenida Solari. As casas em estilo alpino são de design francês, na sua maioria para alugar. A meados do século XX viu um alargamento deste resort, com projetso dos arquitectos Carlos Gomes e Juan Antonio Gavazzo Scasso. La Paloma tem praias com diferentes características (pedras, com ondas, águas calmas, zonas profundas de pesca). Alguns deles são La Aguada, Costa Azul, La Balconada, Anaconda e A Little Corporal. De La Paloma fui para Punta del Este, a passagem custou 141 pesos, em Punta del Este me hospedei no Hostel tas d'viaje ( http://www.tasdviaje.com/ ). A cidade de Punta del Este é reconhecida, entre outras coisas, como um dos mais importantes e exclusivos balneários da América do Sul. Balneária por excelência, natural e sofisticada, na atualidade conta com uma Rambla, suntuosas casas típicas de balneários, modernos edifícios de grande altura, um porto com grande infra-estrutura e capacidade de desembarque, locais comerciais de importantes marcas, restaurantes, pubs. Distante aproximadamente 200 quilômetros da fronteira com o Brasil e 130 quilômetros da capital Montevidéu, o balneário é conhecido por ser freqüentado por artistas, milionários e membros da alta sociedade de vários países, atraindo mais de 400.000 turistas na alta temporada de verão. Além das praias, os destaques de Punta del Este são: a gastronomia, com grande quantidade e variedade de restaurantes, onde a parrillada (churrasco à moda uruguaia, com carne e vísceras de animais grelhadas de maneira típica) pode ser saboreada, os cassinos (dentre eles, os famosos Cassino Conrad e Cassino Mantra) e as lojas de grifes famosas. Uma marca tradicional de Punta del Este são os adesivos colocados nos carros de vários estabelecimentos, como hotéis, bancos, lojas e supermercados. Possui grande apelo turístico com jovens e pessoal de classe social de média alta à alta alta. O fator proximidade, aliado às facilidades cambiais e econômicas, faz com que Punta del Este seja um dos paraísos naturais e turísticos mais apreciados pelos brasileiros. Depois de 3 dias em Punta del Este fui a Montevideo, o onibus custou 158 pesos, chegando em Mtvd me hospedei no Hostel Palermo (http://www.palermoarthostel.com/ ), foram 6 dias na capital uruguaia, onde entre alguns passeios pude ir a uma partida de futebol no Estádio Centenário, palco da primeira copa do mundo (1930). O turismo é uma das atividades econômicas mais importantes de Montevidéu. Os vestígios do passado histórico da capital são alguns dos maiores atrativos turísticos. A Praça da Independência, a mais importante do país, possui ainda um dos portões da antiga muralha que cercava a cidade no período colonial. A cidade tem ainda atrações como teatros, muitas lojas, centro comercial e edifícios históricos, como a sede do Congresso (Palácio Legislativo) e a Catedral (Igreja Matriz) e o Teatro Municipal (Teatro Solís). O pôr-do-sol é desfrutado no alto do Cerro onde há um antigo forte espanhol. Suas casas de jogos e praias atraem quinhentos mil turistas por ano. A vida noturna também é muito agitada, recomendo Girassoles Bar e Bluss para uma cervejinha ou happy-hour, uma boa balada é o Vacilon, agora se voce quer gastar pouco e interagir somente com a população local, recomendo o RodoBar, no bom estilo butecão. Depois de 6 dias fui a Colonia del Sacramento, o onibus custou 209 pesos. Colônia do Sacramento é hoje um dos destinos turísticos mais importantes do Uruguai, recebendo milhares de visitantes por ano. A localização da cidade é privilegiada para receber turistas, uma vez que se encontra a uma hora de barco desde Buenos Aires e a duas horas em carro desde Montevidéu. A oferta turística inclui a cidade histórica, museus e praias do Rio da Prata. Daí é possivel cruzar o Rio del Plata até Buenos Aires, a mepresa que faz a viagem é a Buquebus ( http://www.buquebus.com/cache/HomeARG.html ). Citar
Membros mrl Postado Janeiro 16, 2014 Membros Postado Janeiro 16, 2014 ola, curti o seu roteiro, estou planejando ir para o uruguai tambem e comecar pelo parque nacional de santa teresa, assim como voce, gostaria de saber se a unica forma de locomocao dentro do parque eh caminhada, e quantos dias voce acha necessario ficar no parque, e em relacao a hospedagem? so a area de camping ?Para depois ir para punta del diablo... agradeco des de ja, abraco Citar
Colaboradores ivan2209 Postado Janeiro 25, 2014 Autor Colaboradores Postado Janeiro 25, 2014 ola, curti o seu roteiro, estou planejando ir para o uruguai tambem e comecar pelo parque nacional de santa teresa, assim como voce, gostaria de saber se a unica forma de locomocao dentro do parque eh caminhada, e quantos dias voce acha necessario ficar no parque, e em relacao a hospedagem? so a area de camping ?Para depois ir para punta del diablo...agradeco des de ja, abraco ola mrl! que legal que vc gostou! quanto ao parque alem da caminhada outro meio eh a carona, eu mesmo utilizei e deu certo, consegui ateh uma carona de moto mesmo estando com muitas mochilas.. alem das areas de camping tambem tem algumas pousadas mas nao sao muitas e depende de qual parte do parque.. pra ir a punta diablo vc pode pegar um onibus direto bem na frente da saida da fortaleza ou na entrada principal do parque, nesses mesmos locais tb se pode conseguir uma carona. um abraco e buen viaje! Citar
Membros NegraZi Armada Postado Janeiro 26, 2014 Membros Postado Janeiro 26, 2014 olá alguem sabe me informar como vou de Montevideo p Rivera??? abs. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.