Membros Alessandrantunes Postado Janeiro 20, 2013 Membros Postado Janeiro 20, 2013 Adoro planejar minhas viagens com antecedência! Adoro pesquisar roteiros interessantes, ler depoimentos dos viajantes, trocar experiências, conhecer um pouco mais sobre a cultura de cada lugar e isso me faz muitas vezes mudar de opinião no meio do caminho e alterar rotas sem problema algum! Talvez essas informações possam ser úteis a algum outro viajante como eu! Será uma viagem familiar e provavelmente alguns amigos também embarquem nessa, o que poderia transformar nossa viagem em uma verdadeira caravana! Sempre tive vontade de viajar de Motor Home, mas adiava este sonho, e por diferentes razões decidíamos viajar no modo convencional. Desta vez acho que o roteiro combina com o estilo dos campistas e como optamos por um veículo para no máximo 4 pessoas, o acesso as cidades, circulação e estacionamento são praticamente iguais aos veículos de passeio, mas com a possibilidade de desfrutar mais das belíssimas paisagens que margeiam as principais cidades do roteiro. Farão parte da tripulação (rsrsrs) além de mim, meu marido Omar e minhas filhas Amanda de 17 anos e Luisa de 7, adoramos comer bem e com certeza esta será também uma viagem com muitas dicas gastronômicas! Viajando com a família para múltiplos destinos é sempre um pouco estressante o fazer e desfazer das malas, registro em hotéis e principalmente saciar rapidamente a fome de todos (rsrsrsr), especialmente quando existem membros italianos na família, como meu marido (rsrsrs), por isso acho que com o Motor Home teremos tudo à mão. Adoro visitar os supermercados e feiras quando viajo, experimentar as frutas da época e poder cozinhar alimentos frescos com temperos locais acompanhado de um bom vinho de vez em quando me parece uma experiência muito interessante! O meu roteiro de viagem inclui principais pontos da Provence, Côte d'Azur, Toscana e Suíça em 17 dias. Partimos do Rio de Janeiro rumo a Paris, já conhecemos a cidade mas mesmo reservamos o último fim de semana para visitar esta linda cidade. Optei por retirar e entregar o veículo em Lyon para ganhar tempo de viagem já que Lyon é o ponto mais próximo entro o primeiro e o último destino de Motor Home. A Partir de Lyon o roteiro será o seguinte: Avignon - França Aix-en-Provence - França Cannes - França Nice - França Monaco - França Sanremo - Itália Cinque Terre - Itália San Gimignano - Itália Florence - Itália Lago de Garda - Itália Milano - Itália Montreau - Suiça Genebra - Suiça Lyon - França Paris - França Se alguém quiser comentar este roteiro fique a vontade! Citar
Membros de Honra MarcosPereira Postado Janeiro 21, 2013 Membros de Honra Postado Janeiro 21, 2013 Bem-vinda ao fórum. Roteiro interessante. Recomendo uma leitura do relato da Joyce, pode ajudar vocês. 1-motorhome-1-trailer-6-pessoas-2-fridas-em-perrengues-pela-europa-t72401.html Citar
Membros de Honra joycebruja Postado Janeiro 21, 2013 Membros de Honra Postado Janeiro 21, 2013 Marcos vc me ama né! alessandraantunes. Andar de motorhome dentro de cidade é um porre, mesmo sendo em tamanho de carro normal. Minha dica é , procure campings mais proximos de transportes coletivos que te levem aos destinos turisticos , evite andar com o motorhome nos centros, principalmente na riviera francesa onde nem vaga direito existe para os carros.Uma batida num carro alugado é dor de cabeça na certa. Qto ao seu roteiro, digo que está meio apertado se vc quer fazer comida , isso acho a maior bobagem pois dependendo do tamanho de sua geladeira tera que comprar coisas todos os dias e acaba perdendo um tempao para fazer comida . Eu só tomo café da manhã e lanche à tarde , eu fazer comida em férias? Fico em casa! Ainda mais que a taxa de limpeza nao costuma ser barata. Se tiver o modelo ou a foto do motorhome que alugou coloca aí para eu ver em que posso te ajudar. Outra duvida ,quanto tempo está pensando em ficar em cada destino? lembre -se que o hotel é um saco o checkin , mas nos campings a historia é um pouco mais complicada, pois alem do check in tem outras coisas como ligar na tomada,gás( dependendo do modelo e ano) verificar local e encontrar as facilidades que eles têm, lembre-se que não pode acampar na rua na europa , nao pode descarregar o toilete na rua , vc precisara de agua potável . Portanto é um pouco mais trabalhoso do que entrar em um hotel. :'> Citar
Membros de Honra MarcosPereira Postado Janeiro 22, 2013 Membros de Honra Postado Janeiro 22, 2013 Joyce prevejo esposa Marcos Citar
Membros de Honra Adriana T-Tresch Postado Janeiro 22, 2013 Membros de Honra Postado Janeiro 22, 2013 Olá, assim como você eu adoro visitar os supermercados e feiras quando viajo, experimentar frutas da estação e... ver meu marido cozinhar alimentos frescos com temperos locais acompanhado de um bom vinho - é uma experiência muito interessante mesmo. Faz anos que fazemos isso pela Europa de carro (próprio), geralmente ficamos em camping então levamos nossa barraca (+todas as tralhas de camping + mais bicicleta+ bichinhos de estimação + equipamentos esportivos + curiosidade e todo o tempo do mundo). Contudo esse tipo de viagem demanda tempo, geralmente ficamos vários dias no mesmo local. Quando a viagem é mais corrida (acampando uma noite em cada lugar), fazemos todas as refeições em bares/restaurantes (até café da manhã) para poupar tempo e não precisar carregar tantas tralhas. Uma alternativa que adoro é passar num mercado e comprar as coisas para fazer um picnic, tem até pequenas churrasqueiras portáteis... a farofa pode ser bem elaborada. Independente de onde faço as refeições, adoro conhecer o interior das regiões que eu visito e gosto muito da flexibilidade que o carro proporciona. Acho que o motorhome não apresenta a mesma flexibilidade por conta de dificuldade em encontrar estacionamento nos centros urbanos. Motorhome pode ser ótimo quando se visita lugares pequenos pelo interior, ou quando o objetivo é explorar com mais calma a natureza em torno de uma região. Mas em cidades maiores estacionamento pode ser um problema, então achei melhor lhe alertar sobre isso. Não dá pra chegar em qualquer lugar e abandonar seu motorhome ali como se fosse um carro, não é assim que funciona. Quanto ao que a Joyce escreveu: “não pode acampar na rua” Em princípio é isso mesmo, mas quem viaja com motorhome não precisa ficar necessariamente em campings, há outras alternativas... que não recomendo nessa viagem corrida de vcs. Quanto ao seu roteiro: pessoalmente, eu não faria isso tudo em 17 dias, para mim seria muito superficial e corrido. Eu gosto de chegar num lugar e visitar os pontos turísticos (por dentro), caminhar pelas cidades... e viajando de carro aproveito para explorar também vilarejos pequenos e as belezas naturais das regiões que eu visito. Por exemplo: uns anos atrás quando visitei a Provença adorei conhecer os desfiladeiros do Rio Verdon (pode jogar no google para ver fotos se tiver curiosidade). Se a viagem fosse minha, eu ficaria os 17 dias na França somente (Provença e Rhone-Alpes, região onde está Lyon). Mas cada pessoa é de um jeito, já notei que aqui no fórum muita gente gosta de apenas tirar fotos na frente de monumentos e prédios das cidades mais famosas e sair correndo, sem olhar muito para os lados. Se o seu estilo de viajar é bem apressado provavelmente vc vai gostar do roteiro que escolheu. Mas acho que iria gostar ainda mais se fizesse a viagem de carro, ficando em hotéis. Se quer muito ter uma cozinha a disposição, vários campings pela europa alugam cabaninhas/chalés/trailers por uma noite, com cozinha montada. Vc não vai ter toda a perda de tempo que é preparar o motorhome quando chega e quando vai embora, é uma função pra desanimar qualquer pessoa. Enfim, vc que sabe a velocidade com a qual está feliz e dos lugares que tem curiosidade de passar/visitar, como achar melhor. Boa viagem! Citar
Membros de Honra joycebruja Postado Janeiro 22, 2013 Membros de Honra Postado Janeiro 22, 2013 T-Tresh Na Europa vc pode estacionar por tempo determinado nos estacionamentos especiais para este tipo de veiculo(mesmo sendo em tamanho menor). Porém a maioria sao estacionamentos comuns . Sem facilidades. No Reino Unido nao sei como funciona! Sempre que faço uma viagem longa fico em postos de combustíveis, apesar de não terem eletricidade, têm água potável ,local para descarregar a água e o banheiro quimico , assim como chuveiro. Só entro em cidades de motorhome se o camping / transporte publico forem muito afastados . O duro é conseguir vaga. Com certeza para quem nao tem pratica , esse pinga pinga de cidades e campings é muito cansativo. Não costumo ficar menos de 4 dias em alguma cidade , nao compensa. Citar
Membros de Honra Adriana T-Tresch Postado Janeiro 22, 2013 Membros de Honra Postado Janeiro 22, 2013 Mas vc gosta de ficar em postos de combustíveis Joyce? Desculpa a curiosidade, mas porque vc faz isso... seria economia ou preguiça de sair da rota atrás de um camping ou desses estacionamentos próprios? Alguns ficam em lugares tão simpáticos... Em viagem longa eu costumava ficar em hotel formula 1 (ou similar) até chegar no destino, mas uns anos atrás prometi para mim mesma que nunca mais - prefiro andar uns kms a mais e ficar num camping nem que seja por uma noite só. O camping mais sem graça que já fiquei era infinitamente mais simpático que um formula 1 (ou um posto). Citar
Membros de Honra joycebruja Postado Janeiro 22, 2013 Membros de Honra Postado Janeiro 22, 2013 kkkkk Não é por economia nao e por causa de viagem longa, a gente sempre divide a viagem.Ficar em camping de passagem como eu disse no pinga pinga é uma melda. Ai ficando no posto de combustivel ja na estrada ganha tempo. Tipo a gente foi para Berlim em maio passado aí paramos em Hamburgo para o pessoal ver um pouco , saimos de la já bem tarde, aí paramos na estrada dormimos e acabamos de chegar no dia seguinte prontos para passear. kkkkk é que como sempre viajavamos no inverno , sempre deixava um dia entre uma cidade e outra de standby. Na Alemanha os postos sao otimos, na França sao hoooorrriiiiveiiiis, Belgica ok , Holanda ok.Rep Tcheca ok. Quando começamos a viajar de motorhome, tinhamos a ilusao que era mais barato que hoteis budget , mas na realidade um bom camping com agua quente, banheiros limpos, local descente para descarregar a água o banheiro quimico. Esses campings sao caros, e as vezes compensa ficar no Formula1 do que camping em motorhome. Citar
Membros de Honra Adriana T-Tresch Postado Janeiro 23, 2013 Membros de Honra Postado Janeiro 23, 2013 ok entendi Joyce, você fica em postos de gasolina por conveniência. Pois é, infelizmente camping legal como vc descreveu podem ser caros para quem viaja com barraca também. Viajando com carro + barraca e pegando eletricidade, gasto praticamente a mesma coisa que alguém que viaja num motorhome, juro que não entendo como é que decidem essas tabelas de preço?! Quando viajo de bici e não pego eletricidade, acampar fica bem mais barato (dá pra carregar eletrônicos nas tomadas do banheiro). Vc perguntou como é no Reino Unido: nunca vi aqueles estacionamentos para motorhome com espera de esgoto, água, eletricidade...provavelmente existem, mas não são abundantes e bem sinalizados como na França. Sendo que os postos de gasolina em motorways geralmente não permitem pernoite (máximo 2h de estacionamento, sob risco de pagar penalidades). Sendo que estacionamentos em cidades muitas vezes tem barreiras proibindo o ingresso de veículos mais altos, então não sei como a galera que viaja de motorhome pelo RU faz para visitar centros urbanos Aliás os campings no Reino Unido não são muito convidativos: é normal o camping ser um campo (sem divisórias para os campistas) com um bloco de sanitários num cantinho, só isso. No quesito camping parece que expectativas aqui são bem baixas. Quando eu saio de férias geralmente vou acampar na França ou Espanha, então pra falar a verdade conheço mais campings nesses dois países do que por aqui. Um dia ainda quero acampar pela Escandinávia, mas êta que está difícil de sair essa viagem... Citar
Membros de Honra joycebruja Postado Janeiro 23, 2013 Membros de Honra Postado Janeiro 23, 2013 É estranho ne , casa de ferreiro o espeto é de pau. T-tresch Em estocolmo tem alguns campings bons , já fiquei em 2 lá que sao super bem equipados e próximos ao metrô , tem um no centro da cidade mas só para caravanas e motorhomes. Aqui em Gotemburgo tem um excelente ,mas é quase o preço de um hotel 4 estrelas. affffff Acampa aqui em casa mesmo.kkkk Pensa bem , em Berlim ficamos em um camping que tem um albergue , acredita que por pessoa no albergue é mais barato que a vaga pro motorhome?kkkkkkk Tambem nao entendo muito não porque esse absurdo, em Salszburgo ficamos em um maravilhoso por 1 noite aff devia ter ido pro hotel coisa de louco. E acabamos de desvirtuar o tópico da Alessandra Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.