Ir para conteúdo

Imprensa brasileira comete erro e publica informações de um site amador contra as cias aéreas


Posts Recomendados

  • Membros

Publicamos um artigo no dia 07 de fevereiro de 2011, quando foi divulgada a primeira lista do site http://www.jacdec.de%20comacusações'>http://www.jacdec.de%20comacusações contra a Gol e a Tam. Dois anos depois, a imprensa brasileira comete o mesmo erro dando espaço a este site amador.

 

Magnavita, que hoje faz parte do Conselho Consultivo da Anac, vai pedir amanhã (16/01) durante a reunião do conselho, um pronunciamento oficial da Agência de Aviação Civil em defesa das companhias aéreas.

 

Veja a seguir o artigo original, publicado em fevereiro de 2011:

 

Cláudio Magnavita* 07/02/2011

 

A omissão da Agência Nacional de Aviação no episódio de uma lista que incluiu as principais companhias aéreas brasileiras no ranking das mais inseguras do mundo é assustadora. A lista surgiu a partir de um site primário de uma ONG alemã, a Jacdec - Jet Airliner Crash Data Evaluation Centre, criada em 1989 para reunir dados dos acidentes da aviação comercial. Quem acessar o site ( http://www.jacdec.de ) verá o primarismo deste trabalho, que mais parece fruto de um um grupo de nerds aficcionados por aviação sem nenhum embasamento científico e governamental. Coletam dados, formam uma tabela, vendem publicações e como sedem um endereço residencial em Hamburgo,com um conjunto de prédios de tijolinhos vermelhos e varandinhas. Tudo que fazem é via web em um site construído de forma amadora e sem nenhum credibilidade.

 

Sabem o que a grande imprensa - e entre elas veículos como a revista Exame e o jornal O Estado de S. Paulo - fez? Elevou a Jacdec ao status de instituição alemã e ligaram o ventilador, considerando a TAM e a Gol as empresas aéreas mais inseguras do mundo! No dia 27 de janeiro, o site da revista Exame, que por ser da Abril é dirigida a formadores de opinião, publicou a seguinte manchete : “TAM e Gol são as últimas em ranking mundial de segurança aérea”. Isso publicado pela mais importante revista de economia do Brasil tem outro peso. Só que ninguém teve o cuidado ou a responsabilidade de apurar o histórico da fonte e a amadora metodologia usada na pesquisa.

 

Aceita-se como verdade tudo que vem do exterior, ou seja, o nosso complexo vira-lata leva o brasileiro a endeusar tudo que vem lá de fora. Como se nos outros países não tivessem picaretas e pessoas com parafusos soltos na cabeça. Neste caso, a TAM e a Gol estão sendo vítimas de uma criminosa injustiça.

 

No mundo online, uma notícia como esta, com o aval de sites da importância da Exame, Estadão, IG, UOL e outros, tem desdobramentos nefastos. O quadro fica pior quando a nota é distribuída por agências noticiosas para jornais regionais de todo o país. É só pesquisar no Google para ver o estrago que foi feito.

FONTE : http://www.jornaldeturismo.tur.br/noticias/destaques/49130-uma-criminosa-injustica-agravada-pela-omissao-da-anac

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...