Membros Gigiaquino Postado Janeiro 14, 2013 Membros Postado Janeiro 14, 2013 Cairo e Alexandria em quatro dias Oii! Após 12 dias na Turquia seguimos para o Egito. Chegamos por volta das 15hs e logo no aeroporto já nos deparamos com o povo querendo arrumar taxi para a gente. Como iríamos passar três noites no hostel, conseguimos o transfer gratuito, entretanto ao chegarmos não encontramos ninguém nos esperando. O que nos salvou foi que tinha o telefone do guia que já havia contratado desde que estava no Brasil. Hadi, é seu nome, e ele que nos salvou dando todo o suporte durante o tempo no Egito e o melhor falando em português. Consegui falar com Hagi e ele se comunicou com o hostel, resolveu tudo e ficamos esperando o motorista chegar no aeroporto. Nesse interim já havia um Egipcio que não me largava querendo que eu contratasse o serviço de taxi do aeroporto. Ele usava um crachá da Egyptair e dizia que trabalhava para a empresa e que não deveríamos esperar o serviço do hostel porque eles não viriam nos buscar. Até fiquei preocupada porque já havia lido relatos de pessoas que pegaram taxi no Cairo tiveram problemas. Ainda bem que o motorista chegou e seguimos para o hostel. Só no dia seguinte que estava com nosso guia descobri que esse não existe funcionário da Egypt Airlines que oferecem taxi, ou seja eles falsificam crachá para dar mais segurança a nós. Por essa furada tivemos sucesso. No dia 31, como havíamos combinado Hadi chegou no hostel no horário combinado e seguimos nosso passeio do dia, que foi a visita a Memphis primeira capital do imperio faraonico, visita a Sakkara, o magnífico complexo do rei Zoser (Jeser), a Pirâmide Escalonada (primeira pirâmide construída no ciclo de construções de pirâmides), o Pátio do Heb Sed (O Festival Trinitário da abundância e prosperidade do faraó) e continuação para visitar as mastabas de alguns nobres do período. O almoço já estava incluído no pacote que fechei e foi em um restaurante local (as bebidas não estavam incluídas). Após o almoço visitamos uma casa de papiros e seguimos para o complexo das pirâmides de Gizé, Quéops, Quéfren e Miquerinos, de lá fomos a um lugar com vista panorâmico das pirâmides e da Esfinge. Lá partem passeios rápidos de camelôs. Como tenho medo, resolvi apenas subir para bater umas fotos. Que por sinal, ficaram hilárias. Do complexo seguimos para o museu do Cairo. Este apesar de grande era muito desorganizado e algumas peças expostas não tem nenhuma explicação. Mesmo assim o museu é imperdível. Após saírmos do museu Hagi no levou para um passeio de barco no rio Nilo. O barco oferecia o jantar, tipo bufê, gratuito. Boa comigo e peixe delicioso. Mais uma vez as bebidas eram pagas. Dessa vez ficamos pasmos porque não vendiam bebidas alcoólicas, apesar de ser um passeio para turista. No Egito é proibido beber alcool nas ruas e apenas alguns bares turísticos é que vendem bebidas alcoolicas. Geralmente o que víamos era apenas água mineral em cima das mesas ou pessoas bebendo chá e fumando narguilê! Ah, a maioria dos bares só tinha homens. Pelo que viram o dia foi cheio já estávamos exaustos. Após o jantar Hadi já estava nos esperando na saída do barco. Voltamos ao hostel super cansados, tomamos um banho e esperamos a virada do ano. Gente nem parecia que era reveillon. Como ficamos hospedados bem no centro do Cairo verificamos que durante a virada no ano, as lojas continuavam abertas e povo que caminhava na rua nem se preocupavam com a virada. Fogossss.....Ah, esperava ver vários mas frustou totalmente minha expectativa pois se ouvi umas quatro ou cinco bombas foi muito. E ninguém na rua se cumprimentava.Hagi nos explicou que a virada do ano não tem o mesmo valor para eles. É um dia como outro qualquer!!!! Pouco tempo depois da virada do ano já estávamos na cama para o próximo dia. No dia 01, esqueçemos de colocar o despertador e claro que perdemos a hora. Só fomos acordados quando um funciónario avisou que o Hadi já estava nos esperando. Putz!!! Voamos e saímos sem tomar café. Seguimos viagem para a Alexandria, 200 km. Cerca de três horas depois chegamos porque ainda paramos no caminho para tomar um café e ir ao banheiro. Iniciamos o tour pela visita das catacumbas de Komel Shokfa (maior túmulo da época romana descoberta até hoje em Alexandria, continuamos para a parte da costa do Mediterrâneo e paramos para fotos no Forte de Quaitbay. Paramos para almoçar e depois continuamos com a visita a Mesquita de Abu El Abas e seguimos para a biblioteca de Alexandria. A antiga biblioteca foi queimada e a nova construção é moderna. A biblioteca é enorme e tem a maior sala de leitura do mundo. Após a visita seguimos a viagem para o Cairo e visitamos uma casa de malhas e uma casa de essência. Minha sugestão para quem não tem tanto tempo como nós, é não visitar Alexandria. Perdemos seis horas de viagem e a cidade não tem nada de mágico como o Cairo. Aproveitamos a noite para dar uma passeada pelo centro. Ficamos impressionados porque era dia 01 de janeiro, dia considerado feriado, porém todas as lojas estavam abertas. O interessante é que as lojas ficam abertas até a meia noite. Compramos alguns souvenirs e roupas que pretendemos usar como fantasia no carnaval de Olinda e Recife. Esse ano a fantasia será original!!!! Até aprendi a amarrar o lenço na cabeça, igual as mulçumanas! Pensei em comprar uma burca mas as que mais gostava eram mto caras para serem usadas em apenas um baile carnavalesco. Jantamos na Mac Donalds. Trio Big Mac pela metade do preço que pagamos aqui no Brasil. Retornamos ao hotel, arrumamos nossas malas e fomos dormir. No dia 02, último dia, acordamos cedo e como sempre no horário combinado Hadi já estava nos esperando.Partimos do hostel com as mochilas e iniciamos o tour com a visita ao Bairro Cristão Copta, incluindo a igreja da virgem e a gruta da Família Sagrada na igreja de São Sérgio.(Gruta onde Jesus, Maria e José ficaram escodindos das perseguições do rei Herodes). Visitamos a sinagoga de Ben Ezra .e a Cidadela de Saladino e mesquita de Alabastro. De lá Hagi nos deixou no aeroporto e retornamos para Istambul por mais uma noite para enfim seguir ao Recife. Tudo o que combinamos com Hadi através da internet foi feito e achei o seu trabalho super comprometido e sério, e claro que falando em português foi melhor ainda. O preço estabelecido também ficou dentro dos padrões. Querendo se comunicar com ele o e-mail é: adelsalama8022@yahoo.com - abdel hadi salah e o facebook dele é: Viagem Egipto Guia. Espero ter ajudado e aproveitem o Egito!!! Gigiaquino Citar
Membros Lian Tai Postado Janeiro 18, 2013 Membros Postado Janeiro 18, 2013 Meu nome é Lian Tai, sou aluna de doutorado em Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense. Minha pesquisa é sobre relatos de viagem na internet, o que inclui relatos em sites, blogs, redes sociais, enfim, os instrumentos na internet que cada um utiliza para compartilhar sua viagem. Trabalho com este tema inclusive porque também sou mochileira, blogueira e me interesso tanto por viajar quanto por compartilhar e entender esse fenômeno. Estou à procura de pessoas dispostas a contribuírem para minha pesquisa, tanto concedendo entrevista quanto permitindo que eu acompanhe seus relatos variados de viagem. Adoraria se você pudesse ajudar. Posso ser encontrada pelo e-mail liantai@hotmail.com , ou pelo Facebook como “Lian Tai”, através do mesmo e-mail. Também tenho um blog, que, apesar de não ser específico sobre viagens, também uso para relatá-las: www.bolhinhasdalian.blogspot.com . Caso tenha interesse em contribuir ou queira mais informações sobre a pesquisa, por favor entre em contato pelo meu e-mail, com RELATOS DE VIAGEM como assunto, para que eu não confunda com o lixo eletrônico. Desde já agradeço! =) Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.