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Pará - Rotas e Meios de Transporte - Perguntas e Respostas


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Resolvi criar esse topico, ja q o forum ta chegando. Para quem vier de carro ou onibus, ha varias opçoes de turismo no caminho. Tem 3 alternativas saindo de Brasilia. Uma é saindo pela Belem-Brasilia. De Brasilia vai para Anapolis ou Pirenopolis e de la acessa-se a rodovia. Outra opáo é pegar a rodovia bem mais ao norte. É o caminho mais curto. Sai por Brasilia, passa por Brazlandia, Padre Bernardo, Barro Alto e pega-se a rodovia no norte de Goias, proximo a Uruaçu. A terceira alternativa talvez seja a melhor, apesar de um pouco mais longe, é a melhor estrada. Sai em direçao a Alto Paraiso. A parada pra Chapada dos Veadeiros é obrigatoria. Depois de uns dias de cachoeira, segue-se em dire'cao a Palmas parando pra conhecer a velha igreja de Natividade-TO. Em Palmas enfim pega a Belem Brasilia. COntinuando-se pela estrada, outra parada obrigat'oria 'e o Parque Nacional de Chapada das Mesas, em Carolina-MA. Desvia-se uns 80 km da estrada em Araguaina. A quarta chapada nao deve nada as outras e tem cachoeiras de agua morna. Pelo menos 3 dias la. Ali ja esta pr'oximo ao estado do Para. 'E so seguir rumo a Belem e se quiser ainda da pra pegar uma praia em ALgodoal. Outro caminho possivel e chegar em Maraba e pegar um trem ate Sao Luis. De Sao Luis a Belem 'e perto e pode-se conhecer O lugar .......os Lencois Maranhenses. Pode ser alternativa pra volta tb.

Espero ter ajudado

  • 2 anos depois...
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O que eu posso dizer sobre transporte em Belém, além de buzao, táxi..e esses que a gente já conhece, haverá tbm em breve mais uma opção para se deslocar de um bairro a outro dentro da capital do Pará: o terminal hidroviario belem. Situado na Avenida Arthur Bernardes, abrigará navios de peq e grande porte que atenderá a região do Pará e Amazonas.

Bom essa dica tá valendo para quem for visitar a cidade das mangueiras nos próximos meses..

 

 

 

Novo Terminal Hidroviário será referência nacional

 

As obras do novo Terminal Hidroviário Metropolitano de Belém, situado na Avenida Arthur Bernardes, no antigo estaleiro da Enasa já foram iniciadas pela Secretaria do Estado de Transportes. O terminal atenderá embarcações de médio e grande porte provenientes de várias regiões do Pará e dos Estados do Amapá e Amazonas.

 

O Estado do Pará detém um potencial hidroviário muito grande, são mais de vinte mil quilômetros de rios navegáveis, alcançando diretamente mais de 60% dos municípios e movimentando não apenas a economia ribeirinha como a de todo o Estado. De uma forma menor do que o transporte terrestre, ainda assim o transporte hidroviário responde por grande parte do mercado da região, visto que a facilidade para alcançar os diversos pontos de destino é tão eficaz quanto.

 

Apesar do grande número de rios e das facilidades oferecidas pelo transporte hidroviário, as rodovias terrestres absorvem a maior parte do escoamento das produções. De acordo com o secretário Valdir Ganzer, o novo terminal viabilizará uma estratégia mais eficaz para cargas fundamentais para a economia do Estado como o açaí e a madeira, além de contribuir para o fluxo de passageiros na região e para o turismo.

 

O complexo, que ocupará uma área de seis hectares, terá em suas dependências internas salões de embarque e desembarque, informações periódicas dos horários de saídas e chegadas de embarcações, juizado de menores, sala de estar com 88 assentos e para segurança das embarcações será necessário fazer o check-in e check-out. As edificações serão adaptadas para atender portadores de necessidades especiais e idosos. Como forma de aproveitar a luz do sol e os ventos da baía, os prédios terão janelas de policarbonato cuja transparência se assemelha ao vidro além de ser 50% mais resistente e não propagar chamas.

 

Segundo a arquiteta Lucinda Sena e o engenheiro Marcus Vinícius Menezes, responsáveis pelo projeto, o novo terminal contará também com um espaço cultural, o Centro Cultural Casa das Pedras, que preservará uma antiga construção de pedra aparente de mais de um século de existência, e provavelmente integrou o Convento do Una, fundado pelos frades capuchos de Santo Antônio, ainda no século XVII. A edificação vai receber limpeza manual e química e as paredes serão impermeabilizadas com silicone. A casa vai sofrer uma renovação estética com novas esquadrias de vidro, telhas de barro com forro em madeira acompanhando a inclinação do telhado e pilares de sustentação da nova cobertura.

 

Em uma área livre, haverá um espaço para contemplação da Baía do Guajará, com playground, muro de contenção com guarda corpo para pequenas caminhadas, píer em concreto para pesca amadora e quiosques para venda de lanches. A idéia é criar uma área de lazer para toda a família valorizando as “janelas para o rio” e tornar o ambiente mais agradável.

 

Recentemente foi implantado ao projeto um terminal de integração, para que o acesso ao Terminal Hidroviário fique mais fácil. Dessa forma, ônibus, vans e táxis poderão melhorar a viagem dos passageiros, que poderão chegar e sair do Terminal com mais facilidade.

 

O projeto do está divido em três etapas. A primeira fase consiste na recuperação integral do píer, adaptações à nova legislação da Andac e da Arcom, rampa de acesso, estação de passageiros, muro de arrimo, pátio de manobra de veículos, pórtico de entrada e passarela de acesso, coberta desde a entrada do terminal até o salão de embarque. O Terminal Hidroviário deve ser inaugurado no início do ano que vem, e as obras serão totalmente concluídas em 2010.

 

Fonte: http://www.belemdopara.tur.br/content/view/170/146/

  • 2 anos depois...

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