Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Saudações alvi-verdes Ataíde!!

Estou aguardando o restante do relato, mas desde já quero te parabenizar pelo relato, principalmente por um detalhe tão pequeno, mas tão importante!!

Lá no início, vc citou o seu horário de embarque com a hora de Brasília, de Corumbá e da Bolívia!! Cara, é o primeiro relato que eu vejo que tem essa distinção, pois todos colocam que saíram uma determinada hora, no horário do Brasil, mas esquecem que dentro do Brasil existem fusorários diferentes!! ::otemo::::otemo::

Abraço!

P.S.: Vamos voltar pra 1ª VERDÃO!!! ::otemo::

• Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra
Postado

Ataide,

Como falou o Péricles, saudações alvi-verdes.

Parabéns pela trip, e pelo relato, esta ficando ótimo.

::otemo::::otemo::::otemo::

Ainda estou na Bolívia, provavelmente até o dia 15 de janeiro.

Sinto saudades dessa viagem pelos vales orientais da Bolívia, são lugares incríveis e de população super agradável.

Então, aguardando os próximos capítulos do relato.

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Maria Emilia

• Membros
Postado
Saudações alvi-verdes Ataíde!!

Estou aguardando o restante do relato, mas desde já quero te parabenizar pelo relato, principalmente por um detalhe tão pequeno, mas tão importante!!

Lá no início, vc citou o seu horário de embarque com a hora de Brasília, de Corumbá e da Bolívia!! Cara, é o primeiro relato que eu vejo que tem essa distinção, pois todos colocam que saíram uma determinada hora, no horário do Brasil, mas esquecem que dentro do Brasil existem fusorários diferentes!! ::otemo::::otemo::

Abraço!

P.S.: Vamos voltar pra 1ª VERDÃO!!! ::otemo::

Salve broder firmão?

Agradeço pelos elogios e espero que até o fim continue gostando do que irei postar por aqui.

De verdade só tenho a agradecer por vc e tantas outras pessoas que fazem deste site uma referencia que acaba se tornando um elo de ligação de brasileiros fora da pátria mãe.

• Membros
Postado
Ataide,

Como falou o Péricles, saudações alvi-verdes.

Parabéns pela trip, e pelo relato, esta ficando ótimo.

::otemo::::otemo::::otemo::

Ainda estou na Bolívia, provavelmente até o dia 15 de janeiro.

Sinto saudades dessa viagem pelos vales orientais da Bolívia, são lugares incríveis e de população super agradável.

Então, aguardando os próximos capítulos do relato.

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Maria Emilia

Maria Emilia,

Mais uma vez só tenho agradecimentos a vossa pessoa, mas não agradeço somente por mim e '' tomo a liberdade de agradecer por todos esses mochileiros e viajantes que aprendem muito com o que você já postou no Mochileiros e que com certeza ainda irá postar.

Por isso sinta se no dever e por favor qualquer equivoco de minha parte pode me auxiliar, pois é meu primeiro relato e quero me capacitar melhor para com o tempo ajudar mais nossos irmãos de coração que desbravam outras nações.

• Membros
Postado

24/12/12 HOHOHO

Véspera do Natal, descanso? Não. Nesse dia eu já tinha decidido ( e combinado com o motoqueiro) que iria embora de La Higuera Del Che.

Logo cedo eu tive um desayuno ( 1 pão e chá de coca) por 5,00 bobs e logo em seguida fui conhecer o Museo Comunal ‘’ La Higuera’’ por 10,00 bobs.

No caso do Museo não irei postar fotos para que os interessados averiguem pessoalmente seu conteúdo histórico, mas de prima alerto que é bem simples pra quem já conhece a história e vive a pesquisar sobre a guerrilha mas é uma ótima maneira de também estar colaborando diretamente com os campesinos da região.

Passado um tempo chegou o ‘’ mano ‘’ com a moto e partimos rumo a Pucara, perguntei ao mesmo e a outros moradores sobre buses a Vallegrande, aconselho que sempre perguntem a mais de uma pessoa, pois muitas vezes as informações são desencontradas. Isso não significa que estejam certas.

Caminhei em volta da praça da cidade e notei que em volta da mesma existem vários meios de hospedagem ( Posada Las Ingas, Residencial Montes, Hostal Pucara) gostei da praça, mas pelo que notei caso queira conhecer a cidade em si um dia é suficiente.

20130110000157.JPG

20130110000341.JPG

• Membros
Postado

Passado um tempo me indicaram um taxista que já estava partindo pra Vallegrande ( ótimo) valor 30.00 bobs, barato? Sim, mas com o tempo aquele Toyota de noventa e pouco foi enchendo com gente e até cachorro, minha sorte é que eu estava na frente só controlando a ventana e meu espaço RS.( fico devendo o tempo de viagem entre Pucará e Vallegrande)

Chegando em Vallegrande tinha uma informação que tinha bus de Vallegrande a Cochabamba as 18:30, mas como curto adiantar as coisas já fui direto ao terminal e chegando ao mesmo me informaram que o ônibus já tinha saído por se tratar de véspera de feriado ( isso por volta das 11:00 da manhã), mas como já tava a dias na pegada da correria me informei de novo com mais pessoas e me indicaram pegar um bus a Santa Cruz e bajar em Mataral que de lá talvez ainda passasse pela estrada vindo de Santa Cruz ou Mairana algum bus para Cochabamba. Para minha sorte tinha um bus que já ia sair rumo a Santa Cruz, não pensei muito e ‘’ peguei ‘’ o mesmo ( 10,00 bobs até mataral + direito de uso do terminal 2,00 bobs).

20130110001057.JPG

Nota triste** que não tive o tempo pra conhecer a lavanderia onde o corpo do Che foi exposto, nem o mausoléu. Mas tudo bem La Higuera era o ideal e meu sonho.

11:33 partiu o bus de Vallegrande, são cerca de 51 km de Vallegrande hasta Mataral ( segundo uma placa na estrada já em Mataral).

Cheguei em Mataral o calor tava forte ( me gusta) tomei apenas uma soda de laranja, pois não tinha almoço ( ainda tinha umas barras de cereais \o//) e fui ficar na beira da estrada com a incerteza se teria ônibus. Nesse tempo na estrada conheci um boliviano com camiseta do Coritiba ( VICE kkkk) e conversamos um pouco sobre futebol e nossos destinos, ele vinha de Cochabamba com destino a Vallegrande ( tava tranquilo, pois tava de carro), passado um tempo ele continuou sua trip e eu lá sozinho.

Por volta das 15:51 avistei um bus vindo, e como em SP ‘’ dei ‘’ sinal para o mesmo que parou e visualizei que ia com destino a Cochabamba ( 40,00 bobs)

20130110001410.JPG

• Membros
Postado

Passado alguns poucos minutos paramos em Comarapa para janta ( já tão cedo), eu visualizei umas batatas e pensando que eram somente elas pedi para llevar. Depois de alguns minutos vem a señorita com uma ‘’ trouxinha ‘’ cheia de comida (18,00 bobs com refri). Entrei pra dentro do ônibus e devorei tudo e gostei muito ( não sei se foi pela fome)

20130110002407.JPG

20130110002637.JPG

Depois disso foi muito chão e quando passamos por uma cidade escutar alguns fogos em comemoração do natalício do menino Jesus, as 01:00 do dia 25/12/12 cheguei em Cochabamba.

• Membros
Postado

25/12/12

Pelo horário que chegamos em Cochabamba o Terminal de buses estava fechado, então o chofer parou em outro local e indicou que se fosse de taxi até o mesmo ( 10,00 bobs eu sozinho), chegando lá uma bagunça enorme em frente o terminal cheio de barracas de comida e do nada vejo uma señorita lamentando por ter sido roubada no valor de 1000,00 usd por um falso taxista, então galera muito cuidado nesses lugares eu sei que não será sempre que isso acontecerá mas é bom estar sempre precavido.

Como não queria gastar com diária e estar próximo quando o Terminal abrisse eu acabei ficando deitado ao lado do mesmo em um posto de gasolina.

20130110003128.JPG

Lembra de sempre ter mais de uma opinião? Então eu fiz isso pra saber o horário que abria o terminal e variou das 6:30 as 10h e pra minha surpresa as 4:10 já estava aberto pra entrar, menos as empresas internacionais e a maioria.

Passado um tempo tomei um desayuno ( 7,00 bobs) e fui até a emprea Trans Paraiso e adquiri uma passagem para Arica ( 300,00 bobs, 2,50 derecho del uso Terminal), para minha sorte no dia somente ela tinha passagens para Arica e Iquique ( Iquique fica depois de Arica).

Cabe ressaltar que no terminal de Cochabamba tem bastantes opções de empresas com destino Arica, Iquique, Buenos Aires e outros destinos internacionais.

9:00 ( horário local na Bolívia, 10:00 horário local no Chile) horário que o bus saiu de Cochabamba com destinos a Arica-CL, serviram almoço nesse bus ( arroz, frango, salada) e parada uma vez apenas para ir ao baño (banheiro), nisso vou comentar um pouco a mais no parágrafo abaixo.

Os banheiros ‘’públicos’’ na Bolivia costumam ter uma taxa de uso de 1,00 bob ( barato) e sem querer generalizar algo, pois gosto de respeitar e sei que não tenho conhecimento de tudo, mas os locais onde passei a maioria dos banheiros é uma vergonha ( para não dizer o que se encontra ou o que falta), mas sugiro que leve consigo um rolo de papel higiênico, pois eles até te dão um pedaço mas esse aconselho que use pra limpar as partes do vaso, pois muitos que vi não tem nem tampa. Mas tudo bem também encontrei lugares com uma maior higiene.

Na fronteira entre Bolivia e Chile ( Tambo Quemado-BO / Chungará-CL) paga-se uma taxa de 15,00 bobs para sair da Bolivia ( interessante que não paguei quando sai da Bolivia retornando o Brasil), ai sim a fiscalização já é um pouco maior, pois se trata dos ‘’ manos ‘’ do Chile. Gente de mais seriedade mas com bastante agilidade em liberar o pessoal tanto da fila de carro comum quanto da fila de quem está de ônibus.

Cabe destacar a estrada em todo esse percurso que vai de montes nevados até deserto. Muy RICO.

• Membros
Postado

19:00 Horário local no Chile ( 18:00 horário local na Bolivia) chegamos em Arica frente a um dos terminais. Arica possui dois terminais de buses.

Um deles detém as rotas para as demais localidades no Chile e algumas rotas internacionais, já o outro Terminal tem as demais rotas internacionais e os taxis coletivos que vão a Tacna- PE. Caminhando um pouco em frente aos terminais notei a Avenida Diego Portales que possui diversos alojamentos. Não tava afim de procurar muito e fiquei no Blanca Gazzo por 8.000,00 CLP a noite. ( quarto privado com banho GELADO e Tv)

Arica é uma cidade acolhedora, tranquila e tem fácil locomoção tanto no transporte publico ( cerca de 500 clp) até mesmo nos taxis que te cobram durante o dia +- 2.500,00 clp e a noite que te cobram mais ( não me recordo) por se tratar de corrida somente com você de passageiro.

Belo centro comercial em Arica, de lojas, restaurantes e barzinhos ( Calle 21 de Mayo)

20130110005301.JPG

E meu primeiro por do sol em frente ao Oceano Pacifico

20130110005556.JPG

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...