Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Salve a todos, de prima gostaria de agradecer ao site por tantas informações úteis e a Maria Emilia que é uma expert em Bolivia.

Nós proximos dias vou contar sobre minha trip que começou no dia 20/12/12 e terminou dia 05/01/13. Partindo de São Paulo e regressando a São Paulo minha casa que tanto amo e tenho o prazer em divulgar por onde vou, junto do meu Palmeiras claro.

Abaixo uma pequena descrição do roteiro:

La Higuera Del Che ( Sonho meu antigo como um bom Guevarista creio eu rs)

Arica

La Paz

Cochabamba

Santa Cruz De La Sierra

20130106193700.JPG

• Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros
Postado

No dia 20/12/12 sai do Terminal Rodoviário da Barra Funda as 13:07 ( horário de Brasilia, 12:07 horário em Corumbá, 11:07 horário na Bolivia)com destino a Puerto Suares (na verdade se chega em Arroyo Concepcion, local onde está a oficina da Andorinha e junto a empresa Bolívia Cruceña. Chegando nesse local com menos de 5 minutos caminhando você chega a migracion Bolíviana e a Receita Federal. Cabe lembrar quando vc está indo a Bolivia o primeiro a se fazer é ir a Receita Federal, depois na migracion boliviana e na volta o inverso.

Cheguei na fronteira as 09:24 ( horario boliviano) na fronteira e talvez por se tratar de fim de ano, mas peguei fila de horas na Receita Federal tanto na ida quanto na volta. Por isso se possível chegue cedo.

*** Lembrando que a migracion boliviana funciona das 08 as 12 – 14 as 18 ( fim de semana não me recordo se é o mesmo horário)

20130106200250.JPG

Depois dos trâmites feitos, peguei um táxi com outros mochileiros até Puerto Quijarro por 5 bobs cada pessoa ( fica longe pra ir caminhando), local onde sai os buses para Santa Cruz de La sierra.

• Membros
Postado

Chegando no '' Terminal de Quijarro'' ( me pareceu uma quadra de futsal rolando quermesse) me assustei com tanta gente, mas normal era dia 21/12 quase natal e pessoal voltando as suas casas por passeio ou de mala e cuia. São várias empresas que fazem esse trecho entre Quijarro - Santa Cruz: Trans 15 de Abril, Expreso Baruc, Coop de Trans. 20 de febrero, Expreso San Matias, entre outras) '' rodei por várias e não encontrava passagem, já me estava ficando louco em '' perder'' um dia ali. Fui a uma empresa e tinha apenas uma por 130.00 bobs. pensei que estava caro e sai pra procurar mais e nao encontrei e voltei pra fazer o que muitos aconselham. Pedir desconto,mas nada feito ai disse que ia pensar, nisso chega um bolivia e pergunta se tem, na hora eu disse: Cheguei primeiro a passagem é minha rs. Feito a passagem foi minha por 150,00 bobs ( Expreso San Matias).

Depois observei que tinha vans levando as pessoas por 300,00 bobs (cada pessoa) e do nada surgia umas passagens nas empresas de buses.

O meu onibus teve um mega atraso, era pra sair as 19:30 e saiu apenas as 20:36.

Chegamos em Santa Cruz as 05:13 já do dia 22/12/12

• Membros
Postado

DIA 22/12/12

Sai do Terminal Bimodal e com ajuda de um boliviano que veio no mesmo ônibus que eu, peguei um taxi até a Plaza Oruro, notei que no Terminal tinha bus até Vallegrande porém só saía as 18:30. A dica desse Boliviano é sempre pegar taxis que estejam escrito Rádio Móvil. ( valor entre o Terminal e a Plaza Oruro de táxi 20.00 bobs)

Cheguei bem cedo a Plaza Oruro, nessa Plaza existem várias oficinas de ônibus com destinos a localidades dentro de Santa Cruz e para minha alegria além de Vallegrande tinha para Pucará.

Abaixo Plaza Oruro ( e eu claro):

20130106205517.JPG

Comprei uma passagem com destino a Pucará por 50,00 bobs ( Serrano bus),

20130106205628.JPG

saiu as 07:14 e chegamos por volta das 15:30 em Pucará, durante o trajeto somente uma parada em um restaurante em Samapaita, porém comprei apenas um pêssego de uma chola em frente ao restaurante por 1 bob.

20130106210002.JPG

20130106210355.JPG

• Membros
Postado

Depois da chegada em Pucará, desci do ônibus em frente a uma tienda, e já encontrei com alguns senhores e os questionei se sabiam algo sobre transporte para La Higuera. Um deles me disse que mais tarde talvez teria taxi a lá, preço? 100,00 bobs, pensei ser caro e perguntei se não teria outro e um deles me disse que poderia me levar de moto por 80,00 bobs. Gostei da ideia mas ‘’ chorei o preço’’ e por 60,00 bobs fechado!

São por volta de 15 a 17 km de viagem em uma estrada de terra entre Pucará e La Higuera.

20130107185218.JPG

Na foto acima tinha acabado de chegar em La Higuera e combinei pelo mesmo preço de voltar na segunda hasta Pucará 24/12.

Interessante ressaltar costuma chegar em La Higuera del Che caminhões com pessoas em sua carroceria, ou seja, você pode chegar por um preço bem menor que eu consegui mas como queria chegar logo acabei indo de moto \0>.

Estava em frente ao Museo comunal quando chegou uma moradora e me ofereceu hospedagem por 20.00 bobs, no Alojamiento comunal La Higuera Del Che. Feito deixei minhas coisas lá:

20130107190139.JPG

20130107190327.JPG

• Membros
Postado

Conversei com uma moradora e depois conheci algumas crianças as qual tirei fotos e até mesmo joguei bola ( Brasil x Bolivia).

20130107192214.JPG

Depois disso sai pra comer algo, mas o local que costuma servir jantas ( bar-restaurante La Tania) estava sem a presença da anfitriã, então sai buscando outros lugares e conheci um bar – restaurante – boutique – habitaciones, rs. Que serve refeições que é propriedade de 2 franceses, Los Amigos ( Anfitriones; Kriss y Nanou).

20130107192929.JPG

Preço? Uma sopa de entrada, peixe, postre mais uma paceña ( cerveja) e água tudo por 70,00 bobs.

Caro sei que foi mais já tinha dias que não jantava e almoçava somente barras de cereais e salgadinho que trouxe de SP comigo.

O lugar é confortável e o Kriss colocou um documentário sobre o Che na região para que eu pudesse assistir. Feito regressei ao alojamiento pra dormir zzzzz....

• Membros
Postado

23/12/2012

Mesmo cansado dos dias anteriores acordei cedo as 7:00 muito bem e contente por sentir e presenciar um lugar tão tranquilo ao qual sempre tive o sonho em conhecer.

20130107193948.JPG

Conversei com a moradora que havia me oferecido hospedagem e por 30,00 bobs negociei que o seu filho me guiaria na ida até a Quebrada Del Churo e a casa da campesina Enana.

O sol estava lindo e me animava mais em fazer aquele caminho que na ida durou cerca de 1 hora caminhando com um bom ritmo.

Abaixo eu e o guia:

20130107194306.JPG

Abaixo já no local onde o Che foi capturado:

20130107195042.JPG

• Membros
Postado

O local em volta é totalmente fechado por mata e também tem uma plantação de milho. Depois de ficar um pouco de tempo no local (que possui uma pequena Plaza com uma estrela no meio) fui mais adiante em direção a casa da Enana ( no máximo mais 15 minutos atravessando algumas arvores que fechavam o caminho)

20130107200229.JPG

20130107200453.JPG

A caminho da casa da Enana:

20130107200727.JPG

Cheguei ::mmm:

20130107201225.jpg

• Membros
Postado

Na volta demorei ai sim bem mais cerca de 1h30m, e pra minha infelicidade não levei água e o calor já fazia se presente.

20130107202108.JPG

Mas pra minha alegria encontrei uma pequena cascatinha e ai foi.....

20130107202317.JPG

• Membros
Postado

Passei o restante do dia em volta da pequena praça que fica em La Higuera Del Che, conheci uma pequena agencia de aventuras que é propriedade de um francês que casa do ou namora com uma brasileira e também conheci um pouco da Casa Del Telegrafista que também é um meio de hospedagem no lugar.

20130108190116.JPG

Não me recordo o preço da Casa Del Telegrafista mas é um lugar de mais conforto, porém não buscava exatamente isso e ficando onde eu fiquei ( Alojamiento comunal La Higuera Del Che) eu estaria ajudando diretamente a população de lá que recebe a quantia de quem se hospeda ou visita o Museo.

20130108190411.JPG

A noite jantei na Tania ( Arroz, pollo e salada) 13,00 bobs. E novamente fui dormir feliz da vida zzzz....

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...