Ir para conteúdo

Carretera Austral - Perguntas e Respostas

Ramon Ribeiro

Posts Recomendados

• Membros

Amigos. Acabei de me cadastrar neste site. Estou pensando em viajar para a Carretera Austral. Estarei no Chile em Fev/2010. Não estarei de carro. Pensei na possibilidade de viajar de onibus. Alguém já passou por esta aventura (Carretera, de onibus)? Poderiam me passar dicas para esta viagem? Marina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 160
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• 4 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal

estou me programando para a 3a viagem pra esses lados - mas dessa vez estarei indo de motor-home (van pequena) e claro que não é traçada. Gostaria de passar pela carretera que ainda não conehço. voces saberiam me dizer como está a carretera agora em dez/jan em termos de conservação? precisa ser traçado ou corrente?

sei que até O´Higgins a estrada está um pouco pior, mas talvez eu descesse até Chile Chico apenas...

Carlos - Ponta Grossa, PR

Link para o comentário

• Membros de Honra

Olá Garletti!

Andei vendo pela net que a estrada está em boas condições. Inclusive conversei via e-mail com alguns moradores da região que me disseram que dá pra ir tranquilo com carro baixo e sem tração. Eu vou passar por ela desde Chaiten até Cochrane com uma Kangoo alugada. Mas tem muitas pessoas que vão com Gol e Corsa. O pior trecho realmente é de Caleta Tortel até Villa O'Higgins, mas como vc só vai até Chile Chico, tudo bem. Nesta época do ano (dez/jan) não é necessário correntes, pois não há neve na estrada...

Valeu e Boa Viagem!

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Membros

Pessoal, voltei da carretera há menos de 2 semanas. Vi uns comentários sobre fazer a carretera de ônibus, não aconselho. O transporte lá é muito escasso, até os moradores vivem de caronas. Me lembro que em Puerto Tranquilo demos carona pra um senhor que estava esperando o ônibus, porém o ônibus estava cheio (isto é, não haviam mais lugares sentados, e eles não deixam ninguém viajar de pé) e não teve como embarcar, teria que esperar até o ônibus do dia seguinte.

Alugamos um carro em Santiago, um city car mesmo (Morning da Kia, no Brasil é o Picanto) e fizemos a carretera tranquilamente. Em apenas um dos trechos, depois de Cochrane, chegando na balsa que vai pra Villa O'Higgins, meu pai exagerou na velocidade e furou o pneu traseiro pois bateu um rípio por dentro e amassou a roda. Não há borracheiro em O'Higgins, somente um senhor que quebra um galhão, foi graças a ele que conseguimos voltar. O step do Morning é tipo pneu de bicicleta. hehehe

20091216121133.jpg

Essa foto é no trecho entre Coyhaique e Cerro Castillo, tinha nevado durante a noite, foi uma delícia! Fiquei impressionada, Já era quase dezembro e mesmo assim nevou, pra nós aqui no Brasil o verão já está no auge, pra eles é só janeiro e fevereiro.

Vou escrever direitinho nosso roteiro, onde paramos, dormimos, etc e posto com fotos pra vocês. Uma coisa eu garanto, quem quer fazer a viagem realmente faça! O lugar é incrível, inesquecível. Só tem um problema, vão construir 5 represas, se puder ir, vá antes que destruam tudo. :(

Fiquem a vontade para me perguntar tudo o que quiserem, ainda tenho tudo fresquinho na memória. :D

Link para o comentário

• Membros de Honra

Olá Tainazinha!

Você caiu do céu...

Posso fazer umas perguntinhas?

Você passou por Chaiten? Como está por lá? Dá pra entrar na cidade para visitar?

A estrada ainda está em obras? Tem ficado fechada por muito tempo?

Quantos dias vc levou de Puerto Montt a Vila O'Higgins?

O que é imperdível no trajeto?

Vc foi ver o glaciar da laguna San Raphael? Quanto pagou?

Vou dia 5 de janeiro com meu pai e marido e tb vamos alugar um carro. Fiquei super feliz em ver q vcs foram com um carro baixo e não deu problema (exceto o peneu...). Reservei uma Kangoo em Bariloche, mas talvez mude por um carro baixo, pois vc não é a primeira que diz que correu tudo certinho com esse tipo de carro.

Seu relato sobre dicas, roteiro, etc serão ótimos para nós... Mas creio que vou viajar antes de vê-los...

Obrigada por contribuir com as dicas...

Bjs

Link para o comentário

• Membros

Olá Carla!

Fico muito feliz em poder ajudar. Espero que agora que estou de férias possa fazer um relato direitinho pra vocês.

Vamos às suas perguntas:

- Sim, passei por Chaitén, na ida só de passagem e dormimos lá na volta. Não tem luz elétrica na cidade e a água é de poço. Aproximadamente 700 pessoas vivem lá. A cidade ainda está cheia de cinzas e o cheiro de enxofre é bem forte. Lá fica o porto, tem que passar pela cidade de qualquer forma. Não sei como pretende sair de Puerto Montt e ir até lá, fomos por Chiloé (comento em seguida), pois as estradas e balsas de Puerto Montt até Chaitén só abrem no verão e por incrível que pareça dezembro ainda não é verão. Acho que pela foto da neve deu pra perceber. rs

Em chaitén não tem nada para comer e a sensação é de estar numa cidade fantasma. Pelo que percebi, antes da tragédia (é considerado assim no país inteiro!) a cidade era um ponto turístico bem forte. Tem apenas uma hospedaje e as famosas cabañas. Dormimos em uma dessas cabañas que fica na avenida principal (onde tem o porto), como o turismo lá está igual a zero e as poucas pessoas que passam são as que farão a carretera, a cabaña estava fechada há muito tempo e tinha cheiro de mofo muito forte, mas por incrível que pareça foi um dos melhores banhos que tomamos. Confesso que banheiro no Chile é um problema.

- Alguns trechos da estrada está em obras, porém não pegamos nenhuma parte fechada. Mesmo as partes de rípio são muito bem sinalizadas onde as obras estão acontecendo, pode ficar despreocupada.

- Saímos de Puerto Montt na quata-feira de manhã, fomos até Pargua (são 60km de Puerto Montt +/-), pegamos a balsa para Ancud (Ilha Chiloé), de lá seguimos direto pra Castro (capital da ilha), almoçamos e seguimos para Quellón para tentarmos pegar a balsa no mesmo dia. Grande engano! A balsa de Quellón para Chaitén só sai as sexta-feiras, resultado, tivemos que ficar em Quellón mais 2 dias. A cidade é portuária e sem atrativos, tem muitos bêbados na rua, bêbados de caírem em cima de você enquanto anda na rua, preferímos ficar na cabaña (da Dona Cilla - fica ao lado da Naviera Austral), tem uns povoados por perto, mas tivemos má impressão da cidade, optamos por nem sair muito. Além do que as infos sobre a balsa são muito desordenadas em todos os lugares, ficamos com medo de perde-la, além de ser um assalto! Foram U$232,00 para nós dois e o carro. A viagem dura cerca de 5 horas. Como lá não é muito fundo, os carros tem que embarcar com a maré cheia, estava MUITO frio (foi quando tiramos todas nossas roupas da mala), chovia e ventava muito também, quando fomos embarcar o carro (às 15 horas) nos informaram de que a balsa não havia saído de Melinka (uma ilha próxima) por causa do mal tempo. Resultado, ficamos esperando até as 2 da manhã pro tempo melhorar, a balsa sair e podermos embarcar. Chegamos à Chaitén as 7 da manhã e seguimos direto para La Junta (com parada em Villa Santa Lucia para o café da manhã. É um povoado, só tem um mercadinho e a casa de uma senhora que serve pão e café).

Na volta, optamos por voltar direto de Chaitén pra Puerto Montt (saídas todos os dias, menos as quinta-feiras), são 12 horas de viagem e aproxidamente U$250,00 (os dois e o carro), porém a balsa não era tão boa quanto a primeira (que mais parecia um navio de luxo!), era menor e estava mais cheia, a viagem foi bem cansativa. Mas tivemos sorte de ver alguns pinguins enquanto esticávamos as pernas do lado de fora da cabine.

Nossos trajetos foram:

1° dia: Chaitén - La Junta (abastecer) - Mañihuales (abastecer) - Coyhaique (abastecer e dormir)

2° dia: Coyhaique - Puerto Tranquilo (abastecer) - Cochrane (abastecer e dormir)

3º dia: Cochrane - O'Higgins (abastecer e voltar) entre Cochrane e O'Higgins tem Puerto Yungay, lá tem uma balsa, ela sai de Yungay as 11:00, volta as 12:00, sai novamente as 16:00 e retorna as 17:00. Demos carona para um dos marinheiros que trabalham nela, inclusive na balsa eles foram super bacanas com a gente, nos levaram conhecer toda a balsa, as cabines, o motor, enfim... Eles nos disseram que no verão (como disse anteriormente dezembro lá não é considerado verão, somente jan/fev) a balsa muda de horário e faz mais uma viagem por dia, por isso aconselho que em Cochrane vocês perguntem aos carabineiros, se não me engano sai as 13 e retorna as 14, porém acho que a da manhã fica um pouco mais cedo.

- Imperdível no trajeto é o lago General Carrera, a cor desse lugar é incrível demais! E é claro, o tradicional passeio para Capilla de Marmol. O bosque muerto é bem bacana também. Um dos trechos mais bacanas pra gente foi entre Coyhaique e Cerro Castillo porque estava nevando, na volta já tinha derretido tudo. :( O Rio Baker é LINDO! Aproveite pra conhecer e tirar milhões de fotos, logo logo ele vai ser um dos destruídos pela hidroaysén.

- Infelizmente não fomos ao Glacial. De O'Higgins voltamos.

Desculpe a demora, se quiser pode me mandar um email, ok?!

Boa viagem e aproveita bastante.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Oi Tainazinha!

Muito obrigada pelas respostas... Posso garantir que meu roteiro foi modificado depois que eu as li...

Não vou pegar a balsa (Chiloé-Chaitén ou Puerto Montt-Chaitén). Vamos cruzar a fronteira por Futaleufú na ida, passar por Chaitén pra ver a cidade, desceremos a Carretera até Tortel e voltaremos para Argentina por Chile Chico.

Pode deixar que não perderemos o passeio das Capelas de Mármore... Na verdade foi esse passeio que nos "incentivou" a fazer esse roteiro...

Não pegaremos nenhuma balsa, mas tenho certeza que muitos outros mochileiros usarão as suas informações sobre dias e horários que vc postou...

Acredito que para vc essa foi uma viagem inesquecível! Espero que vc compartilhe esses momentos com a gente aqui do mochileiros.com para torná-la imortal... Provavelmente farei o mesmo depois do meu retorno...

Obrigada por tudo e se eu tiver mais alguma dúvida, te mando um e-mail...

Boas férias, boas festas e boas viagens!

Link para o comentário

• Membros

Olá Carla,

Que bom que ajudei, fico muito feliz que meus perregues sirvam para não ser perrengues pros outros também. Quando já estavamos lá pensamos em voltar pela Argentina, foi tudo meio corrido e acabamos não pegamos autorização pra sair com o carro do Chile. Programamos e viajamos em menos de 1 mês, pra você ter ideia até 4 horas antes do nosso vôo sair não tinhamos onde ficar em Santiago, meu pai acabou deixando pra última hora e deu que no fim de semana tinha um evento na cidade e estava tudo lotado. No final das contas deu tudo certo. Ufa!

Espero que faça uma linda viagem. A minha com certeza foi inesquecível!

Beijo grande e boas festas pra você.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  • Membros

Olá a todos!

esta saindo do papel meus planos de fazer uma viagem pela carretera austral saindo de SP. Já pesquisei bastante aqui no site, mas ainda tenho uma dúvida quanto a documentação do carro. Meu carro está em meu nome e em nome do meu pai. Ele vai precisar assinar uma autorização para que eu possa entrar na argentina com o carro? Ou neste caso não é necessário?

Obrigado

Tom

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...