Ir para conteúdo

Chile e Argentina, de carro! Ajuda!

heiligritter

Posts Recomendados

• Membros

Olá amigos.

Sou novo aqui no fórum e pretendo fazer uma rota de carro, mais ou menos parecida com a que o heiligritter tá querendo fazer. Aproveitando o tópico dele, venho aqui na esperança que vocês possam me ajudar a esclarecer algumas dúvidas em relação ao meu roteiro.

Um amigo e eu, chegaremos em Santiago no dia 28 de fevereiro a noite e pegaremos um carro previamente alugado e botaremos o pé na estrada na madrugada do dia 01 e o roteiro contempla as seguintes cidades:

Santiago --> Mendoza (uma noite)

Mendoza --> San Carlos de Bariloche (duas noites)

San Carlos de Bariloche --> Puerto Montt (três noites)

Puerto Montt --> Los Ángeles (uma noite)

Los Ángeles --> Santiago (Aqui entra Valparaiso/Viña del Mar/Isla Negra/ Valle Nevado - quatro/cinco noites)

Mais ou menos isso aqui: [googlemap]https://maps.google.com/maps?saddr=Santiago,+Chile&daddr=Valpara%C3%ADso,+Chile+to:Santiago,+Chile+to:Valle+Nevado+Ski+Resort,+Chile+to:Santiago,+Chile+to:Mendoza,+Argentina+to:San+Carlos+de+Bariloche,+R%C3%ADo+Negro,+Argentina+to:Puerto+Montt,+Chile+to:Santiago,+Chile&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-36.879621,-70.510254&spn=9.715464,21.51123&sll=-34.207259,-66.236572&sspn=5.023849,10.755615&geocode=FUBNAf4dsxbK-ykvryUEQcViljExCQ9APNV1hA%3BFXLDB_4d9yi7-ynHziDe492JljF2m-G_jDoK6w%3BFUBNAf4dsxbK-ykvryUEQcViljExCQ9APNV1hA%3BFYYPA_4dHBbQ-yFySZ4VxXQyXykpZu2DojB9ljFySZ4VxXQyXw%3BFUBNAf4dsxbK-ykvryUEQcViljExCQ9APNV1hA%3BFbkiCv4d7oXl-ym_eVHEPgl-ljE6-g7S9nhaIA%3BFWBajP0dOuS_-ynlYMggFXsaljFlmnvLl64Qgg%3BFSwxh_0dPBKn-ykH9CBpTToYljHfyaV5WvGjhg%3BFUBNAf4dsxbK-ykvryUEQcViljExCQ9APNV1hA&oq=santiago&mra=ls&t=m&z=6[/googlemap]

Algumas cidades, como Concepción, Valdívia e Coronel, mas como ficam todas a poucos quilômetros da Ruta 5, não foram incluídas, pois só pretendo visitá-las e pah.

Tenho algumas dúvidas quanto a aluguel dos carros, que estou tentando resolver com algumas empresas (a maior das dúvidas é se dividem o pagamento da caução para direção em mais de um cartão, mas estou esperando que me respondam), mas o que me chama mais a atenção agora são questões que envolvem a fronteira com a Argentina (a alfândega portenha ainda continua chata como antes? Já me deixaram parado três horas, certa vez que fui de ônibus, checando bagagem e documentação de passageiros.) e a conservação das estradas (Alguém pode me dizer se a estrada que liga Santiago a Mendoza é movimentada? Vi que a distância pela rota CH-57|60/AR-7 é de mais ou menos 400 quilômetros. Alguém, que já passou por ai, possui alguma recomendação pra fazer? Qualquer coisa que puderem falar sobre como é dirigir em terras argentinas já me serviria muitíssimo! ).

Outro ponto que me preocupa é em relação ao esforço que terei que fazer para atravessar os 1300 quilômetros que separam Mendoza de San Carlos de Bariloche em um dia. Gostaria de saber se vocês acham possível, recomendável até, que a gente divida a direção e consiga fazer esse trecho em um dia apenas. Meu plano B seria dormir em Neuquén e seguir para Bariloche na madrugada do dia seguinte. Mas eu gostaria muito de não ter que adicionar essa noite extra.

De San Carlos de Bariloche para Puerto Montt, vi que a melhor rota é a CH I-215 e é também a que pretendo seguir. O google maps não tem ela listada, mas li em algum lugar aqui no fórum e também vi no nokia mapas/nokia conducír que ela existe. No Chile é I-215 e na Argentina é ruta 231 (segundo o nokia mapas, a distância é de 245 quilômetros e dá pra ser feita em 3,5hs). Mais ou menos assim:

[googlemap]http://m.maps.nokia.com/#action=route&params=%7B%22mode%22%3A%22drive%22%2C%22sname%22%3A%22San%20Carlos%20de%20Bariloche%22%2C%22slat%22%3A-41.14166%2C%22slng%22%3A-71.29958%2C%22sPlaceId%22%3A%22loc-dmVyc2lvbj0xO3RpdGxlPVNhbitDYXJsb3MrZGUrQmFyaWxvY2hlO2xhdD0tNDEuMTQxNjY7bG9uPS03MS4yOTk1ODtjaXR5PUJhcmlsb2NoZTtjb3VudHJ5PUFSRztkaXN0cmljdD1TYW4rQ2FybG9zK2RlK0Jhcmlsb2NoZTtzdGF0ZT1SaW8rTmVncm87c3RhdGVDb2RlPVJOO2NhdGVnb3J5SWQ9Y2l0eS10b3duLXZpbGxhZ2U%22%2C%22ename%22%3A%22Osorno%22%2C%22elat%22%3A-40.57461%2C%22elng%22%3A-73.1323%2C%22ePlaceId%22%3A%22loc-dmVyc2lvbj0xO3RpdGxlPU9zb3JubztsYXQ9LTQwLjU3NDYxO2xvbj0tNzMuMTMyMztjaXR5PU9zb3Jubztjb3VudHJ5PUNITDtzdGF0ZT1Mb3MrTGFnb3M7c3RhdGVDb2RlPUxMO2NvdW50eT1Pc29ybm87Y2F0ZWdvcnlJZD1jaXR5LXRvd24tdmlsbGFnZQ%22%7D&bmk=1[/googlemap]

Depois dessa parte, Chile acima, em direção a Santiago, só estou preocupado em onde posso arrumar lugar para dormir mais uma noite (até agora, a melhor escolha tá sendo Los Ángeles, mas tá complicado de descolar um hostel/hotel por lá. Se alguém souber de alguma coisa e quiser dar uma recomendação, eu agradeceria muitíssimo.). Depois, em Santiago, já tenho um roteiro legal também e espero não ter grandes problemas.

Bom, de qualquer forma, agradeço muitíssimo se alguém puder me ajudar a esclarecer algumas dessas dúvidas aqui.

Mais uma vez, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

Fabri,

Algumas dicas:

.A fronteira entre santiago x mendoza(paso los libertadores), realmente é um pouco complicada mesmo, principalmente no período de férias, muita gente fazendo essa passagem ao mesmo tempo...... programe umas 3 horas, procurem fazê-la bem cedo;

.Já fiz esse roteiro mendoza x bariloche..... são mais de 1.200 kms, a questão é quê vc passará dentro de algumas cidades, o quê atrasa a viagem, as estradas estavam em boas condições(fiz em 2010 ou 2009).... nesse período escurece um pouco mais tarde; Mas acho que dá prá tocar até bariloche;

.Acho que a cidade de puerto montt não tem tantas atrações, prefira as cidades de puerto varas, frutillar....como base;

.Tem um trecho que corta bastante, vindo de bariloche para chegar em puerto montt, vou tentar achar no meus relatos e posto aqui(mas tem uma parte em rípio, mas vc desvia bem e ainda não paga pedágio, o quê é muito caro no chile);

.Já fui algumas vezes de carro para o chile, em nenhuma vêz me preocupei em reservar hoteis... entre puerto montt x santiago vc terá inúmeras cidades para pernoitar, em principio, não preocupe com hospedagem, a disponibilidade nessa época é grande.

.Sobre valdivia......, acho que o mais bonito lá, são os passeios de barco, a cidade não é aquela brastemp....sugiro concentrar mais tempo na região de Pucón, puerto varas, frutillar, vulcão osorno e redondeza.

Link para o comentário

• Membros

Mário,

Muito obrigado pelas dicas ai. =D

Sobre a alfândega, eu tinha calculado mais ou menos tempo ai que tu falou. Pensei em sair de Santiago umas 4/5 da manhã e tentar chegar em Mendoza antes do meio dia. Li aqui, no fórum, que as coisas se tornam muito menos complicadas quando estamos com toda a documentação já em mãos e sem nada de origem vegetal/animal não industrializado na bagagem. Outra coisa, com é o trâmite com os papeis do carro? Li em algum lugar que a permissão para conduzir na argentina fica retida na fronteira, mas que precisamos mostrá-la de novo quando entramos no Chile. Como você fez esse procedimento, se importaria em me esclarecer essa parte?

Tava lendo mais coisas aqui e acho que vou tentar mesmo fazer o trecho Mendoza/Bariloche em um dia mesmo. Ainda mais que meu amigo e eu poderemos revezar na direção, não me importaria em chegar em Bariloche já anoitecendo.

Vou acatar esse sugestão sua e mudar a base pra Puerto Varas. Vi mais pessoas comentando que é melhor ficar por lá e só visitar Puerto Montt. Como é a primeira vez que vou pro Chile, vou me ater as sugestões do pessoal. Deixo pra experimentar em outra ocasião.

Fiquei menos preocupado com os hotéis agora também.

Vou conversar com meu amigo e dar a ele essa sugestão de esticarmos mais uns dias no sul, acho que vale a pena conhecer melhor a região dos lagos.

De novo, muito obrigado pelas dicas!

Link para o comentário

• Membros de Honra

fabri,

A questão dessa fronteira e o elevado fluxo de carros/ônibus/caminhões... nesse período(férias), o seu trâmite é rápido, não mais que 20 minutos se estiver tudo certo... se não tiver grandes filas, será rápido, mas considere isso mesmo(3 horas);

No desembarque do aeroporto, vc fará migraciones, eles emitirão um permisso, quando for sair do chile para argentina, deverá dar saída do país....e entrada na argentina.... NÃO PERCA ESSE DOCUMENTO.

Trâmite de carro alugado eu não sei como funciona, se precisa passar na aduana chilena...tem que perguntar na locadora. Pois fui de carro próprio:

Depois da aduana chilena, vc fará os trâmites na migraciones argentina, tome cuidado, pois ela fica um pouco distante da chilena.....logo após o mirante do aconcaguá.....fica do lado esquerdo da estrada.......

NA ADUANA ARGENTINA:

primeiro vc apresenta seus doctos pessoais e do carro, vão emitir um permisso para vc e outro para o carro, farão uma vistoria no carro(no meu fizeram) e te liberam.....tem um documento da vigilância sanitária argentina a ser preenchida(cuidado no preenchimento, se tiver algo de prod. agrícola, mel, carnes....)Obs.: não perca esses permissos, na saída da argentina, terá que apresentar para sair do país, senão pagará multa.

Esse permisso emitido pela migraciones argentina é emitido em duas ou três vias...... à frente, em p.vacas(uns 15 kms aa frente) tem um policial na estrada recolhendo uma via desse permisso......

Vc não deixa nenhum documento na aduana/migraciones(somente confirme se em caso de carro alugado precise).....mas nenhum docto pessoal seu fica retiro, pois vc sairá em outra aduana......diga isso para o policia na saída do chile e entrada na argentina.....

OBS>: nas vezes que passei por esse caminho, as aduanas eram interligadas, ou seja, eram no mesmo edifício....

No chile e na argentina o turismo está sendo levado a sério, investiram muito em hospedaria, centro de atendimento ao turista(cada cidade tem um escritório)...... se por acaso tiver alguma dúvida sobre hospedagem, dirijá-se ao centro e procure sobre a OFICINA DE TURISMO........ lhe dão orientação de graça....informam tudo.......

Link para o comentário

• Membros

Mário,

muito obrigado novamente pelas dicas.

Só fazendo um adendo sobre o permiso pra sair da argentina:

_ Já paguei multa dessa porcaria uma vez e rodei em 100 pesos. Em outra ocasião uma guria da Direccion Nacional de Migraciones me falou que se meu nome estivesse no sistema (onde deveria estar registrado data e hora de entrada) eu não precisaria pagar a multa. Daí, na fronteira, o oficial queria me cobrar por tudo. Insisti pra ele olhar no sistema e como meu nome tava lá e eu tinha o lance por escrito da moça da Migraciones eu fui liberado. Não pretendo perder DE NOVO o papel! =D

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
  • Membros

Pesquise aqui mesmo sobre o fechamento parcial da estrada Los Andes - Mendoza até o meio de 2013. Pesquise muito sobre os requisitos para cruzar a fronteira Chile - Argentina (seguros especiais, itens obrigatórios de segurança, correntes,...)

Em Mendoza, se você pretende visitar viníciolas (Bodegas), procure reservá-las com antecedência.

Boa Viagem!!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...