Membros EDURRRA Postado Dezembro 24, 2012 Membros Postado Dezembro 24, 2012 (editado) Acabei de voltar da Europa. O meu vôo partiu do Rio dia 09 de novembro de 2012 rumo a Lisboa, o meu primeiro destino. Passei 5 noites em Lisboa, 5 noites em Madri, 1 noite em Toledo, 5 noites em Barcelona, 5 noites em Praga, 3 noites em Viena e 5 noites em Londres. Essa foi minha segunda viagem a Europa, na primeira conheci Paris, Amsterdam, Roma, Vaticano, Veneza, Pisa e Edimburgo. Esta última acabei indo por uma incrível coincidência do trabalho. A minha volta seria Veneza - Paris - Rio numa sexta-feira, tendo que voltar a trabalhar na segunda seguinte, daí que veio a incrível coincidência. Eu ainda estava no Brasil, quando meu chefe me chamou em sua mesa e falou de um treinamento que eu teria que ir na Escócia. Tinham 3 datas, e ele me pediu que escolhesse uma das datas, foi aí que percebi que uma das datas era exatamente a segunda que eu voltaria a trabalhar depois de minhas férias, obviamente, alterei os meus planos e acabei mudando meu vôo de volta para Veneza - Edimburgo - Paris - Rio. Mas isso foi em 2010 e não entrarei mais em detalhes a respeito desta viagem, pois o relato aqui é Europa 2012. Bom como já falei anteriormente meu primeiro destino foi Lisboa. Sempre tive curiosidade de conhecer a terra de nossos irmãos portugueses. Minha esposa, tinha um certo preconceito, mas resolvi isso facilmente comprando um guia de Lisboa pra ela. Lisboa atendeu plenamente minhas expectativas em relação a beleza e principalmente a comida. Comi muito bacalhau por lá. Outra coisa curiosa que percebi é que nós não nos parecemos muito com eles em relação ao comportamento, eles são muito contidos. Achei a gente mais parecido com os espanhóis, abraçam, falam alto, até choram, hehehehe. As ladeiras permitem grandes visuais para fotos, porém andar de bobeira pela cidade se torna um pouco cansativo. Achei 5 noites um período legal de se ficar em Lisboa, só saí de lá um dia para conhecer Fátima. O resto passei em Lisboa. Não caio nesse erro que muitos cometem, escolhem uma cidade para conhecer, chegando lá, fazem milhões de passeios fora da cidade, e acabam não conhecendo a própria cidade destino. Provavelmente tem pessoas lendo esse relato e se perguntando, porque ele não foi para Porto, Óbidos, Estoril....ora não fui porque não tive tempo, saí do Brasil para conhecer Lisboa, e foi isso que fiz. Lugares que visitei: Passeig de Gracia, Avenida Liberdade, Monumento a Pombal, Praça Marquês de Pombal, Praça Dom Pedro IV, Castelo de São Jorge, Mosteiro dos Jerônimos, Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém, Elevador de Santa Justa, Ruínas do Convento do Carmo, Café A Brasileira , Armazéns do Chiado, Parque das Nações, Catedral da Sé, Elevador de Santa Justa, etc. Se tiverem oportunidade de conhecer Lisboa, não deixem de ir, pois é muito legal. http://voandonobalao.blogspot.com.br De Lisboa fui de avião para Madri. Lembro que foi algo bem rápido, Rio-SP aproximadamente. Outro ponto positivo foi não ter que passar novamente na imigração, então estava tranquilo. Sabemos que as vezes, brasileiros passam por apertos para entrar em Madri. Fala-se muito de crise na Espanha, então chegando lá tive uma grata surpresa andando pela cidade, pois os prédios, quase todos muito antigos, ainda sim se encontram muito bem preservados. Notei uma diferença muito grande em relação a Lisboa, em que você consegue notar as marcas da crise estampadas nos prédios. Fiquei hospedado em um hotel da rede Accor chamado Ibis Style. Muito bom e bem localizado, ficávamos perto da praça Santa Ana, uma quadra apenas, onde tínhamos muitas opções de bares e alguns restaurantes bem bacanas. Achei o povo simpático, não tive nenhum tipo de problema na tratativa por não falar nada de espanhol. Uma coisa interessante que notei por lá foi a quantidade de praças espalhadas pela cidade, de tamanhos diferentes, porém bem distribuídas. Não cheguei a contar, mas a impressão que dava era que a cada três ou quatro quadras se abria uma nova praça na sua frente. Muito legal! Há também muitos restaurantes e cervecerias, dando um astral interessante pra cidade. Cheguei a passar por ruas com vários no mesmo quarteirão, e muitos deles cheios. O interessante é a forma que eles comem de uma maneira geral, na realidade não sei se é uma regra, mas o que vi por lá foram os tais montaditos e tapas, que na minha tradução, são mini porções de tudo que você possa imaginar. Tive a impressão que eles comem desta forma, ou seja, pequenas porções até ficarem satisfeitos. Eles não comem um PF por exemplo, hehehehe. Não posso esquecer também dos jamons, pedem presunto puro para comer, aquela quantidade enorme, uma vez no Museo Del Jamon, vi um coroa pedindo um tolete de presunto com uma fruta que acho que era melão, achei a combinação estranha......um dia vou experimentar para ver se realmente é estranho ou estou perdendo essa combinação dos deuses todos esses anos. Em relação as atrações, temos a Plaza Mayor, Mercado San Miguel, Plaza de Toros, Estádio Santiago Bernabeu do Real Madri, Palácio Real, Museu do Prado, Parque Del Retiro, Jardim Botânico, etc. Madri foi uma grata surpresa pra mim, não deixem de visitá-la quando forem a Europa. http://voandonobalao.blogspot.com.br Depois de Madri, pegamos um trem para Toledo. Em meia hora estávamos lá. Ficamos hospedado em um hotel a 15 minutos a pé da entrada da cidade. Chegamos ainda pela manhã, estava um sol lindo, a ponte na entrada da cidade já dava sinais do que estava por vir. Uma cidade medieval linda. Como em Lisboa, o inconveniente são as ladeiras, a cidade é um sobe e desce cansativo, passei o dia inteiro caminhando, e no final do dia, eu "não era mais ninguém". Tenho problemas com ladeiras......mas a cidade vale muito a pena, várias lojas de souvenirs vendendo bonecos medievais, espadas de tamanho miniatura e original, armaduras sendo expostas nas vitrines, além do damasquino, produto belíssimo e caro. Passei apenas um dia em Toledo, logo não entrei em muitos lugares. Mas um lugar que eu entrei e realmente me surpreendeu foi a Catedral de Toledo. Muito grande e muito bonita. Único problema que era paga, não lembro o preço, mas me lembro que não era barato. Em Toledo dificilmente você vai conhecer alguma coisa sem pagar pra entrar. Entrei também em uma Sinagoga muito simples, chamada Santa Maria La Blanca, mas como eu nunca tinha entrado em outra antes, achei a experiência legal. Depois iria conhecer a Sinagoga Espanhola em Praga, essa sim incrivelmente bonita. Mas Praga é uma outra história que vai ficar pra depois. Fui também no Museu do Exército, esse passeio não achei essas coisas, esperava mais. Fomos também na igreja São Tomé, onde encontra-se a obra mais importante de El Greco. As pessoas geralmente chegam cedo em Toledo, passam o dia e voltam no final da tarde. Sinceramente, acho puxado, pois não é muito fácil de se localizar por lá. Não há quadras padrão, e sim ruas em diagonal, subindo e descendo. Você passando a noite por lá, o seu ritmo pode ser mais tranquilo, e consequentemente pode curtir mais. Viajar deve ser prazeroso, correria com hora marcada, me lembra trabalho e não lazer. Se você viajar para a Espanha, pode incluir Toledo que não se arrependerá. http://voandonobalao.blogspot.com.br Editado Dezembro 31, 2012 por Visitante Citar
Membros de Honra MarcosPereira Postado Dezembro 30, 2012 Membros de Honra Postado Dezembro 30, 2012 Ótimo relato, acompanhando ! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.