Membros Vharique Postado Dezembro 11, 2012 Membros Compartilhar Postado Dezembro 11, 2012 Fala aí galera,tranquilo? Final de ano chegando e nada melhor do que acampar no reveillon e nessas horas um canivete pode vir muito a calhar.Essa será a primeira vez que farei um camping de mais de 3 dias com trilhas medio/pesada e bom gostaria de pedir a opinião de vocês quanto ao melhor canivete para me auxiliar nessas e em futuras aventuras! Andei dando uma pesquisada(inclusive aqui pelo mochileiros)e bom vi que canivete bom mesmo é da marca victorinox,e parece ue a própria marca desenvolveu modelos bem interessantes pra isso tais como camper,ranger,trailmaster,climber... A minha duvida é a seguinte quais seriam as funçoes realmente importante para se ter num canivete?Para quem faz trilha mesmo e acampa.E no caso de escalar,qual seriam as funçoes recomendaveis? Outra coisa que percebi é que as vezes em necessidades de real urgencia os modelos one handed podem fazer uma grande diferença.Comparei os modelos camper e dual prol(esse one handed)que parece tambem receber o nome de trailmaster em alguns sites(pelo menos as fotos sao identicas) e vi que eles possuem basicamente as mesmas funçoes com excessao da lamina pequena que o dual pro nao possui e das laminas do dual pro serem serrilhadas.As laminas pequenas fazem muita diferença?E no quesito lamina normal x lamina serrilhada qual a melhor? Agradeço desde já! Aventureiro 2012 tamos ae! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Phacsantos Postado Dezembro 13, 2012 Membros Compartilhar Postado Dezembro 13, 2012 Fala aí galera,tranquilo?Final de ano chegando e nada melhor do que acampar no reveillon e nessas horas um canivete pode vir muito a calhar.Essa será a primeira vez que farei um camping de mais de 3 dias com trilhas medio/pesada e bom gostaria de pedir a opinião de vocês quanto ao melhor canivete para me auxiliar nessas e em futuras aventuras! Andei dando uma pesquisada(inclusive aqui pelo mochileiros)e bom vi que canivete bom mesmo é da marca victorinox,e parece ue a própria marca desenvolveu modelos bem interessantes pra isso tais como camper,ranger,trailmaster,climber... A minha duvida é a seguinte quais seriam as funçoes realmente importante para se ter num canivete?Para quem faz trilha mesmo e acampa.E no caso de escalar,qual seriam as funçoes recomendaveis? Outra coisa que percebi é que as vezes em necessidades de real urgencia os modelos one handed podem fazer uma grande diferença.Comparei os modelos camper e dual prol(esse one handed)que parece tambem receber o nome de trailmaster em alguns sites(pelo menos as fotos sao identicas) e vi que eles possuem basicamente as mesmas funçoes com excessao da lamina pequena que o dual pro nao possui e das laminas do dual pro serem serrilhadas.As laminas pequenas fazem muita diferença?E no quesito lamina normal x lamina serrilhada qual a melhor? Agradeço desde já! Aventureiro 2012 tamos ae! Bom dia amigo! Eu certamente não sou a pessoa mais gabaritada para lhe dar dicas mas, tenho por convicção que ao acampar, ir para o mato, etc estamos a procura de algo mais "selvagem" e menos confortável do que o que temos na vida cotidiana. Por isso, acredito que uma simples faca/canivete de lâmina única (independente de marca/modelo/aço) desde que de qualidade razoável é o suficiente para 90% das tarefas. Os outros 10% vão na base do improviso... Por exemplo, para cortar cordas há um tipo próprio de lâmina, mas é possível cortá-las com um canivete Zebu também. E assim por diante. Isto posto, eu lhe recomendaria um Victorinox New Soldier (tenho um). Custa cerca de 150 reais, é "one handed" e bastante robusto. Mas você também poderia comprar um Smith Wesson ou Colt e ser feliz!rs Boa sorte Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Phacsantos Postado Dezembro 13, 2012 Membros Compartilhar Postado Dezembro 13, 2012 Modelo da Wenger para montanhismo: http://40milkm.blogspot.com.br/2011/10/canivete-para-montanhismo-da-wenger.html Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Dezembro 15, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Dezembro 15, 2012 Os Vitorinox "complexos" por muito tempo foram chamados de "canivete de escoteiro" (tem até uma piadinha do Juca Chaves sobre a top model que saia com os bacanas em troca de um Vitorinox, apenas) Em geral eles são feitos para escotismo ou, como falam hoje, bushcraft. Como a Suíça não entra em guerra faz séculos, mas treina militarmente os soldados anualmente, o valor provado dos Vitorinox é mais pra camping que para combate e o "Swiss Army" é farolagem pura Os Colt e S&W são mais estilosos e focados em o potencial uso que SWAT, SEALS, etc demandariam. A menos que feitos para "escotismo" o que é raro, são feitos para combate, matar ursos, cortar cinto de segurança e quebrar vidro de carro acidentado ou coisa que o valha. Só que lendo o livro do SEAL que participou da execução do Bin Laden, eles usam mesmo é uma Gerber Tool. Em custos, os S&W e Colt saem mais em conta, são feitos na China, em aço 440 ou similar enquanto o Vitorinox, até onde eu sei é feito na Suíça até hoje e o salário de médico do operário suíço aparece no preço do mais simples deles, mas a qualidade obrigatoriamente tem que ser maior. PS: pra quem ficou ofendido com chamar bushcraft de escotismo eu recomendo ler os livros de vida ao ar livre para jovens adolescentes americanos de 1910-20. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Gribel Postado Dezembro 16, 2012 Membros Compartilhar Postado Dezembro 16, 2012 Bom dia amigos. Pra cada caso um equipo diferente, eu acho. Bom ...falando de minha experiência, e do que vejo de relatos de todos os tipos. Eu já passei 10 dias numa ilha deserta ( só tinha um guarda da marinha ). Cara...em 10 dias sem realmente nenhuma possibilidade de contar com qqr coisa que vc não tenha levado...vc aprende a dar valor sim, pra um sak...seja lá qual for. Depois dessa, adquiri um Handyman pra mim. Fica guardado no canto de um bolso qqr. E sai dele muitas vezes...e trabalha em todas as funções. Pro urso raivoso, deixo na cintura uma condor Rodan. Se o urso for Raivoso e próximo...uso meus kichutes. Abraços : ) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Dezembro 16, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Dezembro 16, 2012 Bom dia amigos. Pra cada caso um equipo diferente, eu acho. Bom ...falando de minha experiência, e do que vejo de relatos de todos os tipos. Eu já passei 10 dias numa ilha deserta ( só tinha um guarda da marinha ). Cara...em 10 dias sem realmente nenhuma possibilidade de contar com qqr coisa que vc não tenha levado...vc aprende a dar valor sim, pra um sak...seja lá qual for. Depois dessa, adquiri um Handyman pra mim. Fica guardado no canto de um bolso qqr. E sai dele muitas vezes...e trabalha em todas as funções. Pro urso raivoso, deixo na cintura uma condor Rodan. Se o urso for Raivoso e próximo...uso meus kichutes. Abraços : ) Baseado em relatos aqui do site dos mochileiros, o equipamento mais exigido em situações de aventura ou até de "caí de gaiato no vazio" é o calçado, depois a mochila e em seguida a barraca. Lembro de um único relato de mochileiro que se viu numa emergência porque não tinha uma superfaca/canivete com serrilhado ao se ver preso num emaranhado de cipós. Para os Jamborees, zumbis, ursos, terroristas, ilha desertas na Oceania, o canivete de escoteiro e os S&W com lãminas tanto continuam imprescindíveis Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Gribel Postado Dezembro 16, 2012 Membros Compartilhar Postado Dezembro 16, 2012 A gente podia abrir um tópico sobre lâminas, não? Quem sabe alguém não fala alguma coisa delas? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Gribel Postado Dezembro 16, 2012 Membros Compartilhar Postado Dezembro 16, 2012 Ou lâmina é subtópico de zumbi...sem os palmares? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra trauco Postado Dezembro 16, 2012 Membros de Honra Compartilhar Postado Dezembro 16, 2012 A gente podia abrir um tópico sobre lâminas, não? Quem sabe alguém não fala alguma coisa delas? Acho uma boa. Para mim, a utilidade das "tanto" é como perfuradoras de latas e afins, se saem melhores que as lâminas tradicionais de canivetes. E as serrilhadas parecem mais apropriadas para corte de materiais com muitas fibras/fios como cordas, cipós, etc Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.