Membros klauszz Postado Agosto 27, 2010 Membros Postado Agosto 27, 2010 Local para compra de Benzina (retificada): http://www.chemco.com.br/....fica em Campinas SP e custa R$ 13,00 o litro. Citar
Membros de Honra peter tofte Postado Agosto 27, 2010 Autor Membros de Honra Postado Agosto 27, 2010 Esclarecido que benzina não é benzeno e sim uma fração de hidrocarbonetos alifáticos, tal qual o querosene, só que mais limpo e inflamável, eu sou mais a benzina, que é o combustível de eleição para situações mais críticas, como alta montanha. Além de ser mais sujo o querosene tem aquele cheirinho chato. Abs, peter Citar
Membros klauszz Postado Agosto 29, 2010 Membros Postado Agosto 29, 2010 Só para constar: A CHEMCO vende querosene desodorizado e puríssimo Citar
Membros TequilaJP Postado Setembro 8, 2010 Membros Postado Setembro 8, 2010 Salve pessoal!!! Esse e o meu primeiro post nesse forum. Eu deixo o papo de quimica pra quem gosta do assunto Mas quanto a usar benzina em espiriteira eu nao aconselho...... Durante uma caminhada em uma praia fiquei sem fogareiro e com uma garrafa de benzina na mao,depois de dois dias comendo rango frio em resolvi improvisar uma espiriteira,fiz uma com uma latinha furada na lateral e a chama ficou maior que a panela quase nao consegui tirar a panela do fogo,mas funcionou.... O duro que como nao consegui abafar o fogo tive que esperar acabar a benzina e a parada esquentou tanto ao redor que quase vidrificou a areia ao redor PS:deculpem a falta de acentuacao,o meu PC ainda nao tem o portugues... Citar
Membros de Honra peter tofte Postado Setembro 8, 2010 Autor Membros de Honra Postado Setembro 8, 2010 É Tequila: Como a benzina é extremamente volátil e inflamável ela deve ser usada em sistemas fechados (pressurizados) - liquid stoves - onde é imbatível. Não sei se contei acima mas uma vez tentei acender uma fogueira com um pouco de benzina. A bicha pulou! O fogo se estendeu bem além da lenha. Pode causar queimaduras graves. Acho que só numa emergência mesmo e bem longe da tenda! Abs peter Citar
Colaboradores leduardol Postado Novembro 7, 2010 Colaboradores Postado Novembro 7, 2010 Bem pessoal a discussão da bezina realmente é um mero erro de tradução... Que vais para Chile, Argentina, Peru e etc. Tem de procurar Bencina Blanca... Para países de língua inglesa vai procura o White Gás (Gasolina "Branca")...Todos esses são compostos de Hidrocarbonetos alifáticos...Naftas... são compostos lineares... bem diferente do Benzeno!!! Podem procurar nas FISPQs, MSDS, Fichas de Datos de Seguridad que são os documento de segurança dos produtos...quem vende ou transporta tem de ter. Aqui no Brasil vc tem de procurar Solventes a Base de Hidrocarbonetos Alifáticos (Ou Naftas)...São solventes leves... Um exemplo é o ECOSOLVE ou diluente ECO da Colorfix (qq papelaria - indicação de baixos aromáticos), Varsol da esso (Tem no máximo 0,1% de Etil-Benzeno), Hexano (Caro é dificil de achar), Aguarras mineral (Menos de 1% de benzeno). PS.: Aromáticos não significa Benzeno... O Benzeno é um tipo aromático, pela Toxidez tem de vir expresso o seu percentual individualizado. Praticamente todo destilado de petroleo poderá ter teores de Benzeno...Quanto mais pesado maior será... O Nafta é mais leve que o querosene e composto da gasolina... Só que a Nafta seria a gasolina da destilação direta, e para termos uma melhor octanagem e produção são adicionados compostos aromáticos na gasolina... Logo os solventes são os mais nobre e menos tóxicos para usarmos!!! Atenção: Não usar Redutor 1001, Thinner, Tolueno... esses são solventes base aromáticos!!! Abaixo seguem 2 folhas de Segurança. fispq-quim-alif-aguarrasmineral.pdf MSDS 00000081.pdf Citar
Colaboradores leduardol Postado Novembro 7, 2010 Colaboradores Postado Novembro 7, 2010 Bem pessoal a discussão da bezina de certa forma é um erro de tradução... Que vais para Chile, Argentina, Peru e etc. Tem de procurar Bencina Blanca... Para países de língua inglesa vai procura o White Gás (Gasolina "Branca")...Todos esses são compostos de Hidrocarbonetos alifáticos...Naftas... são compostos lineares... bem diferente do Benzeno!!! Podem procurar nas FISPQs, MSDS, Fichas de Datos de Seguridad que são os documento de segurança dos produtos...quem vende ou transporta tem de ter. Aqui no Brasil vc tem de procurar Solventes a Base de Hidrocarbonetos Alifáticos (Ou Naftas)...São solventes leves... Um exemplo é o ECOSOLVE ou diluente ECO da Colorfix (qq papelaria - indicação de baixos aromáticos), Varsol da esso (Tem no máximo 0,1% de Etil-Benzeno), Hexano (Caro é dificil de achar), Aguarras mineral (Menos de 1% de benzeno) ou Benzina (Benzina não é Benzeno...muito pelo contrário...vejam folhas de dado para ver os valores, pois o produto pode variar em acordo com o fabricante). PS.: Aromáticos não significa Benzeno... O Benzeno é um tipo aromático, pela Toxidez tem de vir expresso o seu percentual individualizado. Praticamente todo destilado de petroleo poderá ter teores de Benzeno...Quanto mais pesado maior será... O Nafta é mais leve que o querosene e composto da gasolina... Só que a Nafta seria a gasolina da destilação direta, e para termos uma melhor octanagem e produção são adicionados compostos aromáticos na gasolina... Logo os solventes são os mais nobre e menos tóxicos para usarmos!!! Atenção: Não usar Redutor 1001, Thinner, Tolueno... esses são solventes base aromáticos!!! Abaixo seguem 2 folhas de Segurança. Citar
Colaboradores leduardol Postado Novembro 7, 2010 Colaboradores Postado Novembro 7, 2010 Me lembrei de mais uma Coisa... HC pesados deixam mais resíduos e podem entupir o equipamento... Querose é mais pesado que gasolina que é mais pesado que as naftas... Outra recomendação é se for usar gasolina, usa pura. NÃO TENTE REMOVER O ÁLCOOL MISTURANDO COM ÁGUA. Pois o Alcool da Gasolina é Anidrido (Isento de água) para não haver corrosão no sistema. Ao misturar com a água a gasolina passa a englobar água e pode gerar gomas no sistema. O Alcool automotivo, não deve ser usado pois é hidratado e não anidro! Qual seria o melhor combustível? Seria o HEXANO PA (0 de benzeno e aromáticos...e baixissimos resíduos...)... mas não é econômico... Citar
Membros beto_ssa_ba Postado Dezembro 17, 2010 Membros Postado Dezembro 17, 2010 Galera, acabei de comprar o meu Primus OmniFuel e já estou louco pra testá-lo. Alguem pode me informar se benzina é o que conhecemos como solvente e que compramos em casas de material para construção, ou seja, aquele produto que o pintor usa para lavar pincel e deixá-lo de molho para que não endureça?? Caso esteja errado, por favor, alguém me explique onde consigo este produto... Abraço! Alberto Citar
Membros de Honra peter tofte Postado Dezembro 17, 2010 Autor Membros de Honra Postado Dezembro 17, 2010 Os solventes são normalmente uma mistura de hidrocarbonetos. A benzina pode ser usada como solvente porém acho que é pouco utilizada por ser mais cara, mais volátil e mais inflamável. Vá numa loja de produtos químicos e peça a benzina. Abs, peter Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.