Membros Nilton Martz Postado Fevereiro 6, 2014 Membros Postado Fevereiro 6, 2014 (editado) Pessoal eu tenho um Omni fuel e já usei de tudo, sempre preferi a benzina mas devido ao preço e dificuldade pra compra atualmente tenho usado só o querosene que é muito seguro pra transporte e com uma chama mais quente que a maioria dos combustíveis, nunca tive problemas com entupimento, usando o bico apropriado e fazendo pré aquecimento fica tudo uma maravilha. Usem querosene comprado em posto , o melhor pra mim é o da lata petrobras.Já usei muita gasolina podium, sem problemas. abraço Você escreveu que é difícil encontrar benzina, e por causa do preço; tem preferido o querosene. A benzina e o querosene têm o mesmo preço, entre nove e dez reais o litro. Em lojas que vendem matéria-prima para sapateiro vende benzina com nome comercial: BENZOLIMPA e UNALIMP. Lojas que vendem materiais para relojoieiros também vende benzina. Editado Fevereiro 7, 2014 por Visitante Citar
Colaboradores raphavet Postado Fevereiro 7, 2014 Colaboradores Postado Fevereiro 7, 2014 Verdade Nilton, obrigado pela dica, Na verdade estou muito feliz com o meu fogareiro pelo fato de poder queimar qualquer combustível, inclusive aconselho o uso de determinado combustível de acordo com a trip, por exemplo qd saio em solo por 1 ou 2 dias, geralmente uso o gás mesmo principalmente pelo peso, mas saindo em dupla por mais de 2 dias, justifica o peso do querosene ou benzina.... abraço Citar
Membros normal Postado Julho 2, 2014 Membros Postado Julho 2, 2014 Olá amigos, Eu tenho um fogareiro Campsor 10 (cópia chinesa do MSR Whisperlite), como na minha cidade não encontrei benzina, fiz esta pequena modificação citada nesse site http://etrike.wordpress.com/2012/11/20/msr-whisperlight-alcohol-mod/ (que restringe a passagem do ar) para usar álcool de posto, e para minha surpresa se saiu muito bem, fogo intenso e totalmente azul, sem fuligem, sem cheiro, e até agora sem sintomas de danificar o fogão ... enfim acho uma ótima alternativa. Abraços. Citar
Membros Nilton Martz Postado Julho 2, 2014 Membros Postado Julho 2, 2014 Olá amigos, Eu tenho um fogareiro Campsor 10 (cópia chinesa do MSR Whisperlite), como na minha cidade não encontrei benzina, fiz esta pequena modificação citada nesse site http://etrike.wordpress.com/2012/11/20/msr-whisperlight-alcohol-mod/ (que restringe a passagem do ar) para usar álcool de posto, e para minha surpresa se saiu muito bem, fogo intenso e totalmente azul, sem fuligem, sem cheiro, e até agora sem sintomas de danificar o fogão ... enfim acho uma ótima alternativa. Abraços. Seria melhor você passar as informações básicas em português. A maioria dos mochileiros campistas e bushcrafters não compreende totalmente o idioma inglês. Agradeço a dica. abçs. Citar
Membros Nilton Martz Postado Julho 2, 2014 Membros Postado Julho 2, 2014 Olá normal, beleza? Poderia postar fotos do fogareiro aqui no tópico ou vídeo no you tube? Citar
Membros normal Postado Julho 3, 2014 Membros Postado Julho 3, 2014 Olá Nilton, Fiz um vídeo para demonstrar a modificação, é bem simples, com um cano que envolve no tubo do fogareiro fiz os furos para que possa ficar totalmente aberto e usar outros combustível normalmente, e que possa restringir a passagem do ar para usar o etanol, quaisquer duvidas dá um grito segue o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=gstjQYmQZjs Abraços. Citar
Membros Nilton Martz Postado Julho 5, 2014 Membros Postado Julho 5, 2014 Bem bolado. Essa técnica se mostrou eficiente Citar
Membros Igor Monteiro Postado Novembro 4, 2014 Membros Postado Novembro 4, 2014 Olá pessoal, esta é minha primeira postagem. Li as diversas páginas deste tópico e não vi a resposta a minha pergunta( se existe, me passei, rsrs). Confeccionei uns fogareiros (espiriteiras) com lata de desodorante e um com um cantil metálico furado... a minha dúvida é em relação ao combustível. Como está bastante difícil encontrar álcool 92°Gl, pensei no querosene (sempre foi utilizado nas roças). O ponto de fulgor, combustão e ignição do querosene são diferentes do álcool (óbvio), assim como o querosene, se não me engano, fornece mais calor na queima, possibilitando fervura mais rápida com menos tempo da água. Fico pensando na segurança... o que seria mais seguro (diminuindo risco de autocombustão) transportar em uma garrafinha de agua mineral? Qual o melhor custo benefício em relação a álcool e querosene (qual consigo cozinhar mais com menor quantidade) Seria seguro uma mistura dos dois combustíveis em uma garrafa? e por fim, aos mais experientes, quanto de combustível seria o ideal para eu levar em um acampamento de 4 dias para 3 pessoas? Citar
Membros rodrigo-whisky Postado Novembro 4, 2014 Membros Postado Novembro 4, 2014 Querosene e uma merda para isso... A chama e boa, tem baixo risco de explosão e é ate mais estável que o álcool. Porém não tem queima limpa faz quilos de fumaça negra, muito mal cheiro que passa para a comida e a fuligem e difícil de sair e não deveria ser lavada em qualquer ambiente. Use álcool automotivo. Citar
Membros de Honra peter tofte Postado Novembro 4, 2014 Autor Membros de Honra Postado Novembro 4, 2014 Igor: Eu uso álcool combustível na minha espiriteira sem problema. Mas vc tem que comprar um galão específico aprovado pelo INMETRO num posto de gasolina para o bombeiro vender para vc. O alcool é 95-96%. Garrafinha de água mineral acho frágil. Se for de PET é mais resistente e seguro. O querosene tem maior poder calórico (tem mais calorias por peso) porém tem as desvantagens que Bullseye citou. Quatro dias/3 pessoas, depende do que vai cozinhar. Neste caso acho que benzina é a melhor solução, especialmente se usar uma panela grande para cozinhar uma quantidade para 3! Abs, Peter Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.