Membros de Honra piacitelli Postado Janeiro 22, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 22, 2009 Cacius, Boa tarde. A diferença entre a linha 60 e a etrex da Garmin é de comcepção, a tecnologia é a mesma. O vista Hcx e o 60CSx têm a mesma tecnologia. Não tenho 100% de certeza, com relação à memória. Mas parece-me que o vista tem capacidade de trabalhar com cartões de memórias maiores do que os da linha 60. A diferença básica é a antena externa da linha 60 e da linha Rino que auxiliam muito na recepção. Mas....para trilhas...é um ponto vulnerável...pelo menos no meu caso...rs Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Cacius Postado Janeiro 22, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 22, 2009 Obrigado, Piacitelli! Pelo que vi no site, tanto o Legend quanto o Vista HCx aceitam cartão. Agora, e este esquema de mapa de fundo? Rola nos eTrex? Pq o 60 CSx é um tanto mais caro, e não sei se necessitaria de tudo o que ele pode fazer mais... Estou dando ênfase a portabilidade e comunicação usb... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros vagfagu Postado Janeiro 22, 2009 Membros Compartilhar Postado Janeiro 22, 2009 Pessoal, Procuro um GPS que possa ser utilizado tanto em estradas municipais, estaduais e federais do Brasil e que possa ser utilizado também em trilhas, esportes de aventuras como rapel, canyons, etc. Qual o melhor Garmim para estas duas atividades? O GArmim 60csx é uma boa opção? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros rataiczyk Postado Janeiro 22, 2009 Membros Compartilhar Postado Janeiro 22, 2009 Olá pessoal, Sou novo por aqui (mas nem tão novo na navegação), e lendo as mensagens anteriores resolvi dar a minha opinião: Pra quem quer usar um gps para navegação em lugares onde só há vias de acesso bem definidas (ruas, estradas, etc), um aparelho que suporte mapas de fundo é o ideal, pois é facil encontrar os mapas prontos. Já no caso de trilheiros, mapas de fundo no aparelho de nada adiantam, no máximo vão mostrar algum ponto de referência (como rios ou o cume de algum morro) mas sem muita confiabilidade. Logo um mapa de papel se faz necessario (de preferencia um mapa topografico do ibge, que é muito preciso e confiavel e possui muitas informações). Eu tenho um gps etrex "amarelinho" da garmim, que também é o mais barato, e ele serve muito bem para tudo que eu preciso fazer. Ele grava tracklogs, waypoints, tem função trackback, a memória é suficiente (até hoje nunca faltou memória para o meu uso) e gasta pouca bateria (uma duracel aguentou com ele ligado durante 20h ininterruptas sendo que umas 3 h foram com a iluminação de fundo ligada). A acurácia dele fica em torno de 15 a 25 m no meio do mato e chega a 7m nos cumes de alguns morros aqui do Paraná, o que é muito bom para um aparelho desses e suficiente para uma navegação segura em uma trilha. Também posso criar trilhas, rotas e waypoints no google earth e passar para o aparelho atraves do trackmaker, que por sinal é um dos melhores softwares para gps q existem além de ser gratuito e brasileiro! A única desvantagem desse aparelho é que ele perde o sinal em mata muito fechada (nada que alguns passos na direção de alguma clareira não resolva). Mas já existe este mesmo modelo só que com antena de alta sensibilidade. Um amigo meu tem um, e um dia ele estava jogado no chão do carro no banco de trás e estava pegando sinal! Os modelos "melhores" só adicionam frescuras à sua navegação, a não ser que vc acredite q saber com precisão milimétrica as suas coordenadas e altitude, além de poder ver isso numa tela colorida, seja estritamente necessário em uma trilha. É claro q se vc pretende usá-lo em outras situações, deve analisar com cuidado os recursos q seu aparelho deve possuir. Às vezes vc quer comprar um aparelho de R$1600 pq ele tem todas as opções disponiveis, sendo que com R$300 vc já consegue um mais simples mas que faz tudo que vc precisa. Outra coisa importante é saber navegar sem o gps. Jamais vá para algum lugar inóspito somente contando com o auxilio do gps! Já vi gente quebrar a cara por causa disso, pq o aparelho de repente parou de funcionar sem explicação nenhuma (o software travou igual ao windows trava às vezes aehuaheuaeh!). Para quem não tem muita experiência recomendo fortemente o livro: Fundamentos de Orientação, Cartografia e Navegação Terrestre, de Raul M. P. Friedmann. É um dos livros mais completos em lingua portuguesa sobre esse assunto, abordando desde a navegação visual com bússola e mapa até o uso de gps (ensina até algumas coisas básicas do trackmaker) e sistemas de coordenadas com uma linguagem simples. O autor já foi meu professor numa matéria que tinha o mesmo nome do livro, portanto as informações contidas nele foram testadas e aprovadas em campo. Link: http://www.orientista.com.br/livrofocnt.php Espero ter ajudado! Abraços! Juliano Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra michel Postado Janeiro 22, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 22, 2009 Oi Juliano, excelente sua resposta !! Cara, penso exatamente como vc... sabe q antes de comprar o meu Legend (o azulzinho) fiquei um tanto inseguro e achei que estava comprando algo muito simplezinho mas depois que aprendi a usar vi que podemos fazer miséria com um aparelho simples pois o importante é saber se orientar e navegar... Também gostei da dica do livro, vou procurá-lo ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra ogum777 Postado Janeiro 23, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 23, 2009 hehehe, eu sabia! gps é q nem mochila! em mochila, de nada adianta capa de chuva integrada, apitinho na alça, nem muitos bolsos... tem que ser leve resistente e confortável. pode inclusive ser das mais baratas.. hehehehe rataiczyk, me convenceu. vouprocurar um com bom sinal e pronto! heheheh Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra DaniloDassi Postado Janeiro 23, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 23, 2009 Muito boa resposta Juliano! Quando fui comprar o meu eu procurei muito e fiquei com medo de comprar algo muito básico, mas li muito sobre o eTrex e quase comprei quando fui ao Paraguay. Acabei "achando" esse 60Cs usado, mais barato que o eTrex... então não pensei duas vezes. Pra quem for comprar Garmin, procure por aparelho que possuem o sistema SiRFIII, que é a tal "antena de alta sensibilidade". O meu não é tão sensível assim (SiRFII), tanto que usando no PP perdi algumas vezes o sinal, mas como tu disse, nada que uma clareira não resolva. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra marcosplf Postado Janeiro 23, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 23, 2009 Existe algum da garmim que tenha a função de altimetro e termometro? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra DaniloDassi Postado Janeiro 23, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 23, 2009 Existe algum da garmim que tenha a função de altimetro e termometro? Termometro eu não conheço nenhum. O 60cs eu sei que tem altimetro. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros vagfagu Postado Janeiro 23, 2009 Membros Compartilhar Postado Janeiro 23, 2009 Gostaria de saber se o Map 60 csx pode ser usado em rodovias, perímetro urbano e também ser usado em trilhas! Agradeço a colaboração Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.