Membros rodrigo-whisky Postado Dezembro 20, 2013 Membros Compartilhar Postado Dezembro 20, 2013 Ja tive vários gps do etrex amarelinho básico ao 62 e agora os rinos.... Vamos por partes... Quanto a bateria tanto os montana, 62, Oregon e o novo monterra duram cerca de 16 horas alguns modleos do 62 chegam a 18 horas, ja o Rino em modo gps mais radio 90-5-5 ou seja 90% stand by 5% transmitindo e 5% recebendo dura 14 horas... Ja se deixado sem modo radio dura as mesmas 16 horas. Com disse antes o Rino linha 600 e um 62 com radio associado usando a mesma antena quadhelix. Pela duração da bateria a diferenca não e muito grande e igual ou completamente gerenciavel. O suporte de pilhas e barato 20 dólares menos de 60 reais. Permite mobilidade total e aproveitar do melhor dos dois mundos, mas ate hj não usei pois a bateria durou trilhas de 3 dias com uso misto radio e gps quando foi necessário. Vale lembrar que não uso ele para mapeamento no geral. Deixo isso para o relógio suunto que manter um log mais adequado. Quanto ao touchscreen esse era um medo comum mas hj com uso continuo percebi que por incrível q pareça ele no fim se torna igual aos GPS não touch. Meu irmão e agrônomo e usa muitos gps inclusivas alguns geodésicos, hj ele confirma que os de tela touch sao robustos o suficiente para tudo, ele acha que alguns botões sao mais frágeis ate. Ate hoje não tive problemas com sujeira com eles. Tive muito mais com o 62 quando a lama entrava no vão dos botões. Quanto a localização e alcance ele tem seu limite, transmitindo em 5watts nunca foi menos de 16km... E outra coisa se não tem dois rinos ou manda a posição por celular ou não manda, se tiver 2 rinos pode usar eles... E uma questão matemática, tendo eles e possível que use a capacidade de mandar a posição, não tendo não pode fazer nada se não tiver celular, e uma possibilidade pequena e infinitamente superior a nenhuma possibilidade. Outra coisa e que ja desisti de nao levar radio, mesmo indo em dupla o radio e sempre uma mao na roda, faz com que muito tempo seja poucado e esforco na hora de deicidir os caminhos, ja me ferrei com isso e nunca mais. isso e praticidade de se ter os dois recursos no mesmo aparelho me fazem decidir sempre em levar o Rino e deixar o 62s em casa sempre. O único senão e realmente se for ter apenas uma unidade... Mesmo usando Rino 650 com o talk about ms350r eu achava que valia a pena pela praticidade, mas realmente o ganho animal e usando dois Rinos. Ai e insubstituível. Mas tendo um so depende da pessoa, muitos serão mais servidos com o 62 mais um par de talk abouts. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra gvogetta Postado Janeiro 7, 2014 Membros de Honra Compartilhar Postado Janeiro 7, 2014 Olá Bullseye! Então, fiz as observações no post anterior porque tu foi muito categórico em algumas afirmações que não podem ser tomadas de forma absoluta. Obviamente temos preferências e experiências de uso particulares, diferentes, conforme nossas aplicações. Normal isso. Vou me ater novamente em alguns pontos onde parece que fui mal entendido a fim de deixar registrado para outros que possam estar acompanhando o tópico se manterem informados: Ja tive vários gps do etrex amarelinho básico ao 62 e agora os rinos.... Vamos por partes... Quanto a bateria tanto os montana, 62, Oregon e o novo monterra duram cerca de 16 horas alguns modleos do 62 chegam a 18 horas, ja o Rino em modo gps mais radio 90-5-5 ou seja 90% stand by 5% transmitindo e 5% recebendo dura 14 horas... Ja se deixado sem modo radio dura as mesmas 16 horas. Com disse antes o Rino linha 600 e um 62 com radio associado usando a mesma antena quadhelix. Pela duração da bateria a diferenca não e muito grande e igual ou completamente gerenciavel. O suporte de pilhas e barato 20 dólares menos de 60 reais. Permite mobilidade total e aproveitar do melhor dos dois mundos, mas ate hj não usei pois a bateria durou trilhas de 3 dias com uso misto radio e gps quando foi necessário. [...] Uso intensivamente o meu 62s e nas trilhas que faço (muitas de longo curso) sempre deixo-o ligado direto com tela em brilho intermediário (desligamento automático após 1 min). Com pilhas alcalinas de boa qualidade nunca durou menos de 18h. Com baterias NiMH (recarregáveis) de 2000 mAh de boa qualidade chega a durar 24 horas tendo chegado várias vezes a até 30h com as Sanyo Eneloop XX, de 2400 mAh. Isso já excede bastante o uso normal de um dia de trilha, geralmente com atividades de 10-12 horas de duração ininterruptas, pois à noite torna-se fácil trocar o jogo de pilhas por um novo/carregado. Em travessias longas é só levar alguns jogos de pilhas extras ou, sendo possível, carregar as NiMH. Quando me referi ao preço no outro post, falava da bateria adicional (avulsa) para os Rino, que ao contrário das outras linhas (eTrex, 62, Montana, etc) usam bateria especial por padrão (o pack para uso de pilhas AA é opcional e por isso adquirido à parte, como você frisou, e não é de preço absurdo. O que quis dizer é que se desejar ter maior autonomia com baterias (que na média custam USD 40,00 cada para os Rino 600...) a brincadeira começa a ficar cara, sem falar no peso, maior do que as pilhas AA. Outro fator que não mencionamos é o fato de que o tal pack para uso de pilhas AA nos Rino Série 600 empregarem 4 pilhas AA devido à maior voltagem nominal de funcionamento do aparelho, que tornam a carga maior em usos mais longos, sem base de apoio, como em travessias longas. Pensando na duração nominal de bateria dos Rino (em média 14h - uso típico, como você disse, com rádio a 90-5-5%) 2 dias seria uma duração máxima razoável em atividades autônomas (onde não seria possível contar com recarregamento da bateria) - por isso acho seu uso - frise-se - sem bateria suplementar ou pack de pilhas, inviável. O pack de pilhas seria, sem dúvida, a melhor opção para estender o uso do aparelho por vários dias a fio, ainda que use o dobro de pilhas de outros aparelhos de GPS similares em capacidades, pois bastaria carregar um saco de pilhas suplementar, ou ainda comprar pelo caminho, se isto for possível. Ponto aqui para aparelhos que já usam pilhas formato AA como padrão, seja a opção pelas alcalinas ou pelas recarregáveis (NiMH), que tornam a logística mais fácil. Se pensar num uso combinado de GPS com HT Motorola Talk About ou similares, obviamente essa relação se altera drasticamente, pois já terá a economia de peso/volume de 2 aparelhos em 1. Mas aí é uma outra história e, se formos falar em opção por rádio, a minha seria por um HT de maior capacidade, bi-frequência (VHF/UHF) como estes Quansheng, Baofeng e outros do tipo (de mesmo peso e tamanho dos Talk About), que com uso de repetidoras, muito comum em regiões montanhosas, facilmente se pode alcançar um raio de comunicação para emergências superior a 100 Km... [...]Quanto ao touchscreen esse era um medo comum mas hj com uso continuo percebi que por incrível q pareça ele no fim se torna igual aos GPS não touch. Meu irmão e agrônomo e usa muitos gps inclusivas alguns geodésicos, hj ele confirma que os de tela touch sao robustos o suficiente para tudo, ele acha que alguns botões sao mais frágeis ate. Ate hoje não tive problemas com sujeira com eles. Tive muito mais com o 62 quando a lama entrava no vão dos botões. [...] Eu não gosto do touchscreen nem é pela sua resistência, quanto a isso não tenho dúvidas. Já utilizei os Oregon e Colorado e realmente aguentam bem a pauleira de um uso mais intensivo. Concordo de que são bem mais robustos, em especial se for comparar com os mini joysticks dos eTrex... Me referia à facilidade de uso do aparelho, que com a tela suja torna-se difícil. E quando digo suja, não é porque respingou lama, é porque com as mãos sujas de lama, ao operar as funções do aparelho tendo que obrigatoriamente tocar e desizar seus dedinhos cheios de lama pelo display você FATALMENTE A SUJARÁ, E MUITO! E depois para enxergar e interagir num touchscreen enlameado meu caro... Posso te dizer que não é nada prático. Como disse no início, são perceções e experiências diferentes, frutos de usos diferentes. Abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros soareso.fabio Postado Março 6, 2014 Membros Compartilhar Postado Março 6, 2014 Boa noite! Senhores, acompanhando a discussão dos senhores sobre GPS, gostaria de uma ajuda. Bom, não sou aquele mochileiro assíduo, mais sempre que posso gosto de praticar pedalar e correr em algumas trilhas, e as vezes pescarias em locais de mata fechada, desconhecido para mim. Ainda, devido ao meu trabalho, em algumas ocasiões é necessário que viajemos para cidades do interior, sobretudo que adentremos em mata fechada e desconhecida, o que corriqueiramente acabo por me perder nesses locais. Pensando nisso, venho analisando a possibilidade de adquirir um GPS Outdoor para uso em trilhas e matas fechadas, de modo que eu possa marcar pontos por onde passei para que possa retornar pelo mesmos, ou retornar para um ponto inicial marcado, tipo acampamento base. Lendo vários tópicos na net, cada vez tenho mais dúvidas: estou vendo três modelos: 1) Garmin GPSMap 62s, 2) Oregon 450 e 3) Montana 600, os quais achei na faixa de preço de R$ 1.300,00 à 1.500,00. Qual desses três modelos me atende melhor, para uso em trilhas e mata fechada. OBS: não me agrada telas de 2,6... Aguardo a ajuda dos srs... Abraço, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros C.Rangel Postado Maio 12, 2014 Membros Compartilhar Postado Maio 12, 2014 Olá galera! Comprei um eTrex 20 e estou aprendendo a utilizar o aparelho. Baixei o mapa TRC-Brasil, via TrackSource e pelo Garmin BaseCamp criei um trajeto usando uma trilha que ja estava sinalizada no mapa, para depois exportar para o GPS. A minha dúvida é se essas marcações no mapa TRC-Brasil são confiáveis, dentro é claro de uma margem de erro que sempre existe? Desde já, agradeço a ajuda! Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Maio 12, 2014 Membros de Honra Compartilhar Postado Maio 12, 2014 Eu uso no GPS o TRC e no celular o navegador do google, e acho o TRC mais confiável. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros C.Rangel Postado Maio 13, 2014 Membros Compartilhar Postado Maio 13, 2014 Eu uso no GPS o TRC e no celular o navegador do google, e acho o TRC mais confiável. Opa, obrigado pela ajuda, Otávio! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros luiznitrj Postado Junho 11, 2014 Membros Compartilhar Postado Junho 11, 2014 Dúvida de iniciante.... Etrex 20 ou etrex30? E Pq? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Junho 12, 2014 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 12, 2014 A diferença entre eles é que o 30 tem bússola eletrônica e altímetro barométrico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros luiznitrj Postado Junho 12, 2014 Membros Compartilhar Postado Junho 12, 2014 A diferença entre eles é que o 30 tem bússola eletrônica e altímetro barométrico. Mas para quem vai usar por segurança apenas nas trilhas já demarcadas etrex 30 está de bom tamanho? Funciona bem? Pois não sou desbravador de trilhas, mas só pratico as vezes trilhas já demarcadas não faço muito travessias, mas queria um aparelho simples, barato e de qualidade. Eu andei lendo sobre a linha etrex e me chamou atenção, mas muitas vezes o que se lê não é condizente com a realidade. Queria saber se para esses casos, vale o etrex 30 ou não.... Quero gastar pouco, mas com qualidade. Ou se outra marca ou modelo já estaria de bom tamanho? Grato Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Junho 12, 2014 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 12, 2014 Eu tenho um etrex Vista HCX, a linha anterior do 30, e gosto do aparelho. Se sai muito bem nas trilhas. A única coisa que não gosto muito é o processador mais lento (demora mais pra aparecer as trilhas e mapas no visor) e a pequena capacidade de memória interna. Mas nada que incomode ou atrapalhe demasiadamente, é só ter mais paciência e aprender a lidar com o aparelho, coisa que ainda estou fazendo... Tenho colegas com o 20 e o 30 e também não tem nada a reclamar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.