Ir para conteúdo

GPS - Marcas, Modelos e Dicas

eniobeier

Posts Recomendados

• Membros
Olá Getulio!

Obrigado pela resposta.

Estou lendo e pesquisando porque tenho dúvida quanto a precisão e exatidão dos aparelhos Etrex 30 e gpsmap 62s. Li alguns reviews gringos que apontam o gpsmap 62 como melhor, com menos erro e variação. Contudo existe uma diferença de valor nesta jogada e tenho que analisar se estas variações de leitura destes aparelhos foram um caso isolado, se acontecem mesmo e o 62s é superior e ainda ver se isto realmente é relevante. Como comentei antes o meu uso seria em travessias, hiking e montanhismo... no carro mais para quebrar o galho em algumas situações. O que você me diz do 62s?

obrigado.

abraços.

Eu tenho um etrex vista HCX , acredito que qualquer um dos dois GPSs que vc comprar estará bem servido. O Etrex 30 conecta com os satelites russo (glonass), o 62s parece que é so com sistema americano. Seria um diferencial na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

Eu tenho um etrex vista HCX , acredito que qualquer um dos dois GPSs que vc comprar estará bem servido. O Etrex 30 conecta com os satelites russo (glonass), o 62s parece que é so com sistema americano. Seria um diferencial na minha opinião.

Olá Pessoal!

Daniel, você tem razão. Inclusive a linha eTrex nova, segundo a Garmin, poderá trabalhar simultaneamente com as duas tecnologias e redes de satélites (GPS - americana, já tradicional, e a GLONASS - russa, em fase de implantação), o que promete aumentar a precisão em relação aos aparelhos que operam apenas sob a cobertura do sistema GPS.

Abraço!

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros

gvogetta,

Só para complementar a sua informacao em relacao aos Nuvis, praticamente todos sao iguais no uso comum.

Mas eu prefiro os da familia dos modelos superiores a 1XXX, por exemplo 1300, 1450, etc...

Pois a forma como eles gerenciam o recebimento de mapas é diferente dos das familia 2XX ou 7XX.

Isso na pratica quer dizer q nos 1XXX, podemos colocar varios mapas separadamente com nomes diferentes, na pasta Map e apenas um arquivo cm varios mapas juntados na pasta Garmin, o arquivo gmapsup.img, geralmente mapas juntados e inseridos atraves do Mapsource.

Isto parece algo sem muita importancia, mas pra quem frequentemente usa varios mapas de varios paises, onde nem sempre os mesmo sao atualizados simultaneamente, ajuda e muito.

Vc pode colocar os 3 mapas do cone sul e os 3 do Brasil separados e vai atualizando os conforme as versoes vao saindo.

Sem contar q alguns mapas hoje, nao tem versao para Mapsource e so abre com patch no Basecamp... mas isto é outra conversa.

Abraço,

Robson

Link para o comentário

• Membros de Honra

Olá Robson!

gvogetta,

Só para complementar a sua informacao em relacao aos Nuvis, praticamente todos sao iguais no uso comum.

Mas eu prefiro os da familia dos modelos superiores a 1XXX, por exemplo 1300, 1450, etc...

Pois a forma como eles gerenciam o recebimento de mapas é diferente dos das familia 2XX ou 7XX.

[...]

Meu caro, é isso mesmo, além de outros "pequenos" detalhes mais amiúde. Realmente quando falei lá atrás dos Garmin Nuvi, de que as diferenças "... se resumem mais ao tamanho da tela, resolução e memória" me referi ao uso básico, comum, até porque naquele momento/contexto a dúvida do usuário tinha mais a ver com o preço dos aparelhos dessa linha do que qq. outra coisa.

Abraço!

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros

Bom dia, galera

Acabei comprando um garmin nuvi 2415LT. Obrigado pelas dicas pessoal, em especial ao gvogetta. Agora vem a segunda parte das dúvidas:

Vou fazer uma viagem de 20 dias, carro alugado em Córdoba, pelo Noroeste da Argentina e atravessando para o Chile em novembro/12. Já baixei vários mapas e Pois dos locais. Então me surgiram algumas dúvidas:

- Para que serve exatamente o basecamp? Ele é igual o Mapsource? Como eu irei aprender a mexer agora tanto faz aprender um ou outro, só não entendi exatamente para que serve o Basecamp (é um mapsource melhorado)?

- Para traçar previamente as rotas de estradas que irei pegar, qual programa devo usar ou eu irei fazer isso diretamente no gps?

- qual programa devo usar para aproveitar os "logs" de outros viajantes?

- Já sei que não devo usar dois mapas do mesmo local ao mesmo tempo, correto? e quanto aos pois? Podem ser usados vários diferentes ao mesmo tempo?

Agradeço desde já a quem puder ajudar e estarei apenas no aguardo destas informações para começar a "fuçar" o gps, os programas e os mapas e é claro voltar a tirar as dúvidas que irão aparecer.

Valeu a todos!!

Link para o comentário

• Membros

1. Basecamp, resumindo, sim, é um mapsource, muito melhorado. Serve para tudo, traçar rotas, criar POIS, enviar mapas para o GPS,etc.

2. Para traçar rotas previamente, vc pode usar o Basecamp ou Mapsource, e enviar para o GPS. E sim vc pode usar o GPS para isso. (detalhes q uso no 1450, nao sei no 2415...veja manual)

Ferramentas > rotas > nova

escolher ponto inical e final, é possivel add varios locais a ate chegar no ponto final.

Calcule, visualize e grave a rota.

3. Veja se isso vai funcionar no seu aparelho:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxpdmFuZGVhcmF1am8yfGd4OjdmYTQ1NWRlYWRmOGVhZTE

4. POIS ou WP (waypoint) sao pontos de referencia/interesse, ou seja sao pontos gravados ou inseridos atraves de programas, onde constam as cordenados de determinados pontos. Por exemplo: vc estava caminhando em uma trilha e achou uma "bica" com agua, dai vc grava este ponto no seu GPS, para q no futuro, qdo vc estiver novamente fazendo a mesma trilha, saiba onde tem agua, a distancia e como chegar ate o ponto...Isso sao POIS, entao vc poder ter tantos POIS quanto o seu GPS suportar...

Use o mapa MAPEAR 9.80, perfeita geo-localizacao das estradas e um conjunto completo de POIS com hoteis, alojamento e postos de combustiveis, etc...

se cadastre e baixe gratuitamente em:

http://www.proyectomapear.com.ar/

Link para o comentário

• Membros

Valeu Robram pelas dicas.

Só para finalizar a "sessão leigo":

Então devo esquecer o Mapsource (que não sei mexer) e me concentrar em aprender a utilizar o Basecamp (que também não sei usar)?

Quanto aos mapas eu já baixei o MapearV980, o mapa dos Viageros e o Conosur.

Um abraço e muito obrigado!!

Link para o comentário

• Membros de Honra

Olá Pessoal!

Robson, boas dicas.

Shariar,

Valeu Robram pelas dicas.

[...]

Então devo esquecer o Mapsource (que não sei mexer) e me concentrar em aprender a utilizar o Basecamp (que também não sei usar)?

Quanto aos mapas eu já baixei o MapearV980, o mapa dos Viageros e o Conosur.

[...]

Exatamente, como não conhece nenhum dos dois, que aprenda o melhor de uma vez, neste caso o Basecamp.

Dos hermanos sempre ouço que o Mapear é o melhor... Creio que seja o equivalente ao nosso Tracksource.

Abraços!

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Membros

Boa tarde, pessoal. Uma dúvida novamente simples; Já baixei vários Pois da Argentina. Para trasferi-los para o sd card do meu nuvi 2415 seria: 1 - Criar a pasta Poi na raiz do sd card e copiar os arquivos (extraídos do rar ou zip);

2 - Pode se colocar quantos arquivos eu queira ou tem limitação (além do espaço no cartão)?;

3 - Todos funcionarão ao mesmo tempo?

Valeu!!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...