Ir para conteúdo

GPS - Marcas, Modelos e Dicas

eniobeier

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Fazendo uma breve comparação entre os novos GPS da Garmim Etrex10, Etrex20 e Etrex30

...........................................Todos possuem Função Homem ao Mar, excelente para resgate/salvamento, .....................................

Legal, pelo jeito uma excelente ferramenta, dá pra explicar melhor como funciona?

O Amigo Amend já mando bem explicadinho.. ::otemo::

Supondo que esteja em um Avião/Helicóptero

Passa pela pessoa que esta logo ali abaixo se debatendo no mar e a visualiza, vc adiciona o ponto exato no momento do encontro com a "vitima" e pode manobrar para resgata-la, ou passar as info para o Resgate, caso seja um voo simples.

No nosso caso, mais comum, pode ser usado da seguinte maneira. "penso eu" ::sos::

Suponhamos que 1 integrante do grupo se fere gravemente em uma trilha, travessia, montanha, escalada, etc, e a remoção do mesmo é inviável por nossa conta. Deixamos um amigo com a vítima e partimos em busca de socorro, marcamos no GPS o ponto exato de ond a vítima se encontra e fazemos o resgate com o auxilio dos Profissionais, Bombeiros, etc.. por meio de helicóptero ou via terrestre, dependendo muito do caso.

Acho interessante essa função, é do tipo que ninguém nunca quer utilizar, mais quando precisar, estará lá e poderá fazer SIM a diferença.

::otemo::

Olá Moçada!

Essa função MOB, pelo que vi não é nenhum "ovo de colombo" não... Nada mais é do que a função de marcar ponto/posição, que existe em qualquer aparelho de GPS de trilha que se preze. Sempre é possível marcar um ponto em uma trilha para localizá-lo depois, basta aprender como fazê-lo em cada modelo de aparelho, já que a sequência de operação difere em cada modelo. No GPS Map 62s que uso, existe uma tecla dedicada "MARK", que quando acionada me abre a tela para preencher a descrição que desejo para aquele ponto. Lembro que se estiver em movimento (carro, moto, barco ou avião) a posição que é gravada (coordenadas) é a do momento exato em que você pressionou a tecla de marcação (ou tocou no visor com a função correspondente, para os aparelhos de touchscreen), independentemente de quanto tempo leve para finalizar a descrição.

Nos GPS série 4000/5000 (marítimos) essa função de marcação de ponto está associada ainda a uma rápida navegação de retorno até ele, já que o software do aparelho te dá opção de navegar diretamente de onde se está até o ponto em que foi marcado um MOB, agilizando alguns segundos o resgate de uma potencial vítima.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

gvogetta,

Cara muito obrigado por sua disposicao em ajudar. Porém nao consegui fazer o download direto do seu website, nao sei porque. Já conheco os servicos do 4shared e utilizo a algum tempo e esse arquivo nao consigo baixar de jeito nenhum.

O que eu fiz foi o seguinte: Copiei e pesquisei no google o nome do arquivo que voce postou "gpsmap_60csx_ptbr.pdf" e acabei achando através do site http://www.portalgps.com.br/download/manuais/garmin/gpsmap_60csx_ptbr.pdf para download.

De qualquer forma a sua ajuda foi fundamental para eu conseguir o manual.

Ele é um pouco grandinho, vou tentar ler aos poucos aqui no computador mesmo ou indo imprimindo por capitulos. De certo ele vai me ajudar.

Logo logo vou estrear ele no Brasil e estou comecando a ficar ancioso por isso. Nao só pelo uso do GPS claro, mas por ir fazer uma trilha num lugar que tanto gosto. :)

Valeu irmao muito obrigado tudo de bom pra voce !!!!

Link para o comentário

• Membros de Honra

Oi Olavo!

Valeu meu caro, não entendi porque não deu certo, de qualquer forma conseguiu. Te adianto que no manual não tem tudo, algumas coisas eu aprendi na raça mesmo pois o manual é meio falho em alguns pontos. Qualquer dúvida quando for usar, se puder, te ajudo, apesar de estar usando hoje o GPS Map 62s, que é consideravelmente diferente, tanto na interface quanto no software.

Abraço!

Editado por Visitante
Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros

Fala galera...sem querer ficar muito repetitivo,gostaria de uma opinião dos mais entendidos sobre qual dos dois modelos da Garmin (GARMIM ETREX VISTA HCX E ETREX 20 ) vocês acham melhor Custo x Benefício para uso exclusivo em trilhas e montanhismo. Obrigado e um abraço

Link para o comentário

• Colaboradores

ETREX 20. Na minha opinião. Modelo atualizado da série ETREX.

Ahhh pessoal, para quem procura ou possui GPS com função barômetro e termômetro, dá uma olhadinha no post fresquinho que fiz sobre previsão do tempo e utilização dessas ferramentas (observando-fatores-de-temperatura-e-pressao-em-relacao-a-previsibilidade-do-tempo-t70176.html#.T9Af07BtY4c)

Abraços!

Link para o comentário

• Membros

Pois bem meu povo, comecei a testar o meu Garmin 60 CXS aqui na cidade e me deparei com um "ponto" que gostaria de esclarecer. Eu só conseguir marcar 5 pontos apartir de funcao "Mark". Depois disso, ele diz "Memoria Cheia", e so consigo marcar um novo ponto excluindo algum anterior.

Alguem que tem esse modelo confirma essa limitacao?

Abracos!!!

Link para o comentário

• Membros

Caro Olavo,

Não há essa limitação.Procure verificar o nível de ocupação na memória do seu brinquedo. Veja se vc tem muitos mapas instalados, elimine aqueles desnecessários e transfira os demais para o cartão de memória. Se ainda não tem, vale à pena adquirir um Micro SD. De 8Gb já está de bom tamanho.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...