Ir para conteúdo

1ª Vez na Europa: Mochilão de 15 dias pelo Leste Europeu + Alemanha

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Eu entendo que você seja super experiente em viagens, e que inclusive já conheça a maioria das cidades que eu vou visitar.

Mas eu tenho que discordar em um ponto: 6 dias na Rota Romântica, pro tempo limitado que eu tenho, é MUITO! E depois eu vou ter que ir de Garmisch a Budapeste, uma viagem bem mais longa que eu pretendia fazer. Nesse caso eu passaria praticamente todo o dia 7 viajando, e Budapeste é um lugar que eu e minha esposa sempre quisemos conhecer.

Em relação aos dias 3 e 4 (Neushcwanstein e Zugspitze), deixei um dia para cada justamente por ter medo de não dar tempo de fazer os dois. Mas suponhamos que eu consiga visitar o Neuschwanstein pela manhã do dia 3, almoce em Füssen e dê uma volta pela cidade, e saia de lá pelas 14:00. Eu teria praticamente o dia livre em Garmisch, e visitaria o Zugspitze pela manhã do dia 4.

Da mesma forma, eu posso me demorar um pouco a mais em Rothenburg, e ainda assim o tempo seria suficiente para conhecer o castelo e o Zugspitze.

É claro que o ideal seria passar os 16 dias só naquela região, talvez ir a Konstanz, passar um tempo em Munich... Infelizmente eu não disponho de todo esse tempo, e vou passar pela Áustria de qualquer forma.

Esses primeiros 4 dias da viagem eu considero "livres": posso me demorar mais ou menos de acordo com o que eu for gostando ou não. Se eu chegar em Dinkelsbuhl e achar

que não vale a pena gastar tempo ali, eu simplesmente sigo em frente e conheço Füssen melhor, e assim por diante.

Você não acha que 4 dias na Rota Romântica já seria o suficiente?

• Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra
Postado

Calixto,

Não sou superexperiente em viagens, nem dono da razão. Só passo o que aprendo sobre roteiros, leio muito, mas muito a respeito. Viajar é uma paixão pra mim e a Europa é o destino favorito.

Então já li inúmeros relatos de viagem sobre os destinos e sei que posso aconselhar com segurança, pois já apliquei na prática o que falo e dá certo. O que deu errado foi justamente o que não apliquei, porque na ocasião não tinha alguém pra me avisar como agora você tem.

Então você não terá 6 dias na rota romântica. O dia 1 é nulo. Leia:

roteiros-europa-dicas-baseadas-em-duvidas-recorrentes-t69621-30.html#p793266

Füssen já é a última cidade da Rota Romântica, tecnicamente você nem tem que considerar a cidade como tempo na rota, visto que a rota já acabou. É ponto de partida para os Alpes Alemães. Garmisch-Partenkirchen já fica fora da rota, que é onde você quer fazer o pernoite no dia 3.

Ou seja, você está deixando um único dia para a Rota Romântica. Estou aconselhando colocar pelo menos mais 2. Aqui no fórum há relato recente de quem recomende 4 noites apenas em Rothenburg odt:

de-carro-italia-austria-rota-romantica-luxemburgo-estrasburgo-suica-paris-com-fotos-t75412.html

Você parte de uma série de suposições sem ter lido relatos suficientes sobre o lugar, isso está claro. Veja:

roteiros-europa-dicas-baseadas-em-duvidas-recorrentes-t69621-15.html#p793257

Enfim, você quer porque quer fazer o roteiro desse jeito e parece que eu estou te incomodando ao tentar te alertar que isso vai prejudicar sua viagem. Vejo que o errado sou eu, por insistir. Vivendo e aprendendo, já tinha prometido a mim mesmo que deixaria as pessoas aprenderem mais na prática, embora eu seja uma pessoa que preferiria que as pessoas me alertassem sobre erros no planejamento, para eu não perder tempo e dinheiro à toa na prática. Vou passar a economizar o meu tempo e o das pessoas, postando menos no fórum.

Abraços e boa viagem.

• Membros
Postado

Calma, cara. =)

Acho que você é uma das pessoas mais experientes em viagens aqui no fórum, e incrivelmente solícito. Ninguém te oferece nada em troca, e você ainda assim continua ajudando todos os novatos que aparecem por aqui pedindo opiniões. Todo dia que entro tem resposta sua em pelo menos 20 posts.

E eu? Fiz minha primeira viagem internacional ano passado. Nunca fui na Europa. É lógico que eu ia querer fazer 35 cidades em 16 dias. Quero conhecer tudo de uma vez, não sei se vai haver uma outra oportunidade pra eu voltar. Eu sei que você deve ficar puto quando vem um zé mané que nunca viajou dizer que está certo e você não, mas eu não falei que você está errado. É lógico que não. Só expressei o meu raciocínio e pedi tua opinião a respeito. De forma alguma ficaria incomodado, afinal você está fazendo um enorme favor! Como poderia estar incomodado?

Enfim, não sei em que momento te ofendi, mas peço-lhe a mais sinceras desculpas. Eu tenho lido bastante a respeito mas com certeza estou subestimando os deslocamentos e superestimando a minha capacidade física.

De qualquer forma, agradeço-lhe imensamente pela ajuda, e te peço desculpas novamente.

• Membros de Honra
Postado

Não sou uma das pessoas mais experientes em viagens no fórum, apenas aprendi muito com elas.

Não se trata de quem está certo ou errado, não tenho problemas com isso. O que ocorre é a diferença entre teoria e prática e das contradições humanas, das quais eu também não estou livre. A mecânica de um fórum é a interação e, particularmente na seção de roteiros, deveria haver pessoas com dúvidas em seus roteiros, enquanto outras tentam tirar essas dúvidas de acordo com o que aprenderam. Essa é a teoria.

Na prática, não é bem assim. Já observei ao longo de anos em fóruns que nem todo mundo tem dúvidas reais, muitos apenas querem validação, apoio às suas ideias. Esse processo muitas vezes é inconsciente. Você já demonstrou ser assim nos seus primeiros posts e a mim só me restaria deixar que você seguisse sua escolha de aprender na prática. Estou aprendendo a fazer isso.

• 6 meses depois...
  • Membros
Postado

Boa tarde!

Dois meses depois da minha viagem passo por aqui para agradecer à ajuda do Marcos Pereira e do Leo. Acabei alterando o roteiro mais algumas vezes, levando em conta algumas coisas que eles haviam me dito, e no fim foi tudo incrível. Fiz metade da viagem (1500 km, Alemanha e Áustria) de carro, e me arrependi de não ter feito TODA a viagem de carro.

Foi simplesmente espetacular. Principalmente a Rota Romântica que é algo de tirar o fôlego.

Valeu demais pela ajuda! Sem as dicas tenho certeza de que a viagem não seria nem de longe tão proveitosa.

Abraços

• Membros de Honra
Postado

Oi, Calixto. Que bom que deu tudo certo ! Fico feliz de ter retornado para dizer como foi, pois é o que motiva a gente a continuar ajudando. Sem retorno, você não sabe se está sendo útil.

E o relato, vai sair ?

Abs.

• Membros
Postado

Levei muito em conta suas dicas sobre os deslocamentos, sobre o jet lag, sobre tentar conhecer tudo de uma vez só... Acabei ainda errando em algumas coisas, mas como você mesmo diz, imprevistos sempre acontecem. Não consegui subir no Zusgpitze, mas com certeza Garmisch é um lugar que pretendo voltar.

Acabamos deixando Viena e Budapeste de fora do roteiro. Deslocamentos muito longos... Acabamos passando três dias em Munique e foi simplesmente espetacular. A cidade é incrível! Surpreendente para nós, que não esperávamos nada de mais de lá. Praga foi uma decepção. Fomos muito maltratados pelos locais, infelizmente. Manchou um pouco da imagem que tínhamos da cidade.

Tá difícil de sair esse relato, Marcos. Falta tempo! kkkkk Vou tentar escrever e colocar aqui no forum em partes.

Você não tem ideia do quanto foi útil! Sinceramente, tenho muito a agradecer.

Grande abraço!

• Membros de Honra
Postado

Show, hein ! Tirando a experiência em Praga, é claro. Os locais têm mesmo fama de mal humorados. Infelizmente o tratamento que o povo dá ao turista acaba mesmo afetando a percepção que temos da cidade.

Quando tiver tempo, escreva ao menos algo bem simples, contando por onde passou, as dicas, o que valeu a pena, o que não valeu. Além do registro que fica no fórum, isso funciona como uma memória sua da viagem. Depois de um tempo você vai começar a se esquecer de algumas coisas e é o relato que ajuda a lembrar.

Abs !

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...