Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Primeiramente gostaria de agradecer a todas as informações que obtive aqui no fórum mochileiros.com que foram de grande valia no planejamento dessa trilha.

Tudo começou quando em 2010 visitei Lençóis com minha namorada. Eu já havia estado em Lençóis outras duas oportunidades, e essa era minha terceira vez na chapada. Na ocasião fizemos a maioria dos passeios mais tradicionais partindo de Lençóis, e reservamos um dia para um passeio mais pesado, conhecer a Cachoeira da Fumaça por cima. Como eu estava muito fora de forma na época, os quase 12km de trilha partindo do Capão, considerando a subida inicial foram muito pesados para mim, mas conhecer a vista da cachoeira é imensamente recompensador de qualquer esforço.

20121124233050.JPG

Foto de 2010 no topo da fumaça. Foi ali que surgiu a ideia da trilha.

Entramos em contato com várias agências de Lençóis, e em todas havia a previsão de que não haveria água na cachoeira, pois há bastante tempo não chovia na região. Foi quando 10 dias antes da nossa ida à Lençóis cai uma chuva torrencial na região, enchendo os rios e nos dando a certeza de que a aventura poderia ser feita. Combinamos tudo com a agência Zentur, que nos atendeu super bem, tirando todas as nossas dúvidas.

Chegamos em Lençóis na tarde do dia 15, quando conhecemos a agência, e nosso guia, o Lucas. Marcamos nossa saída pada o dia 16 as 8h. No dia seguinte o dia começa com um fraca chuva, o que se repetiria pelos próximos 3 dias de trilha, algo que nos ajudou a aguentar o esforço das subidas e descidas com as mochilas nas costas.

A trilha:

20121124234817.JPG

Travessia do Ribeirão do Meio, acima do tobogã.

A caminhada começa pela tradicional trilha que leva ao Ribeirão do Meio, tobogã natural muito visitado, que fica a 3km de Lençóis por uma trilha larga e batida. Pouco antes de chegar ao Ribeirão do Meio, há uma bifurcação que nos leva a atravessar o rio um pouco acima do tobogã.

20121124235529.JPG

Início da subida da serra do veneno.

A trilha começa do outro lado do rio, onde se inicia a subida da serra. Foram 30 min para chegar até o início da subida e duas horas subindo o trecho mais inclinado. A subida é sempre num plano inclinado que não acaba nunca, mas a vista e a quantidade e variedade de orquídeas no caminho aliviam a subida.

20121125000213.JPG

Com pouco tempo de subida é possível ver abaixo o rio Ribeirão ficando para trás

20121125000559.JPG

O guia Lucas nos mostrando que do outro lado no vale é possível ver a trilha que leva a cachoeira do sossego

20121125001007.JPG

Topo do veneno

No fim da subida, é possível avistar casas abandonadas de antigos garimpeiros, e casas ainda habitadas. A trilha segue com pequenas sudidas, e com mudança para vegetação mais fechada. Ao fim das subidas, iniciamos a decida rumo ao córrego da muriçoca.

20121125001652.JPG

Descida rumo ao córrego da muriçoca

Nesse ponto a trilha some, e dá lugar a um grande lajedo com muitas bromélias.

20121125002228.JPG

Passando pelo córrego

No topo da toca da onça a vista é belíssima, e é possível avistar ao longe a cachoeira do Capivarí. Foram alguns minutos de descanso para começar a descida até a Cachoeira do Palmital.

20121125004516.JPG

Vista da toca da onça

20121125005024.JPG

Cachoeira do Palmital

Após descanso e banho no Palmital, mais 40 min de caminhada e chegamos ao local do acampamento da nossa primeira noite. O local fica logo acima do poço da cachoeira do Capivara, abaixo de um lajedo. Nessa noite acampamos junto com outros 3 grupos, mas devido ao cansaço do primeiro dia, assim que comemos fomos dormir para descansar para o dia a seguir.

20121125010607.JPG

Antes de chegar ao Capivara avistamos uma família de macacos prego

20121125005647.JPG

Topo da Cachoeira do Capivara

20121125005933.JPG

Local do nosso primeiro acampamento

As 8h levantamos e seguimos rumo ao segundo ponto de acampamento. Foram 50min de trilha molhada subindo o rio Capivara até o encontro com o rio Fumaça, onde deixamos nossas mochilas e nos preparamos para subir o vale em direção ao poço da Cachoeira da Fumaça. O segundo dia começou nublado, e a neblina nos acompanhou até umas 10h. Por isso a trilha até o poço da Fumaça estava muito escorregadia, o que nos fez caminhar com mais cuidado. Subimos o rio em 3 horas. Já a volta foi mais rápida, cerca de 2h.

20121125011146.JPG

Trilha que nos leva ao poço da Fumaça

20121125011532.JPG

A Fumaça vista por baixo

20121125012042.JPG

Poço da Fumaça, a água é extremamente gelada.

Após voltar para o acampamento, foi comer, conversar e dormir. O terceiro dia nos aguardava com a subida da serra do macaco. O local do segundo acampamento é na terra, o que garante um piso mais plano e mais confortável, embora parte dos que acamparam conosco preferiram dormir nas pedras próximas ao rio.

Editado por Visitante
  • 11 meses depois...
  • Membros
Postado

Murilo, parabéns pela trilha e pelo relato. Obrigado por compartilhar suas fotos! Já fiz a Fumaça por Baixo inúmeras vezes e é sempre bom revê-la.

Estou sempre fazendo trilhas pela Chapada, sou de Salvador. Tenho um grupo de aventuras aqui, estamos sempre numa aventura nova.

Caso queira fazer trilhas, meu e-mail é: eduardoborges2020@gmail.com

É sempre bom fazer amizade com os amantes da Chapada Diamantina e das trilhas!!!

Abraços, Duda.

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Eduardo,

Desde dessa trilha, já estive outras duas vezes na Chapada. Uma em Ibicoara, onde conheci a fantástica cachoeira do Buracão e a menos conhecida Cachoeira do Lucuri. Ambas de fácil acesso por trilhas tranquilas. A pena foi que me preparei para ir até a Fumacinha, mas no dia choveu muito e abortamos. A outra vez que estive lá foi há 15 dias atrás, onde fiz o Sossego e o Serrano completo só com gps. Quando me empolgar faço um relato dessas trilhas também, Abraço!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...