Membros Elizandrea Postado Novembro 22, 2012 Membros Postado Novembro 22, 2012 Infelizmente, nos frustramos no passeio a João Pessoa. Como há uma propaganda muito grande sobre a cidade, ela já está muito mercantilizada e algumas coisas não valem mais à pena. Seguem as dicas de alimentação: 1- Onde vale à pena comer: Não tão conhecido como o Mangaii, mas perto dali na rua Geraldo Costa, 150, altura da Praia de Tambaú, existe o restaurante Salutte. Além de preço baixo, variedade e boa comida, há detalhes que fazem a diferença. Pra começar, a mão-de-obra é formada por estudantes que trabalham somente 4 horas diárias e têm sua carteira assinada como aprendizes. E, como a própria propaganda do restaurante afirma: “sem qualquer ajuda governamental”. Apesar de simples, é aconchegante. Ao final das refeições, oferece-se ao cliente, como cortesia, café, rapadura e biscoitos. E, se você levar crianças, elas também não são esquecidas; pois, para elas, são oferecidas bolinhas de gás. Ah! Os clientes ainda podem degustar de uma cachaça grátis junto à refeição. Quanta mordomia, não achou? Outro lugar legal e barato é a Pizza Nostra. O rodízio com vários tipos de pizzas (salgadas e doces) é muito barato: apenas 11 reais. E, o chopp e a caipirinha também custam pouco. Muita gente pede o refrigerante de 2L para dividir com a galera. Depois daquele passeio estafante, com certeza, a gente volta com uma fome de arrasar. Por isso, o rodízio é uma boa para comer bem e gastar pouco. Fica na av. Almirante Tamandaré, nº 970, que é a avenida da Praia de Tambaú. 2- Onde não vale à pena comer: Na praia de Carapibus há um restaurante chamado Terraço Tropical. Os pratos são muito caros e pequenos. O guia faz a propaganda de que, cada prato serve bem duas pessoas, então, quando fizemos a conta, achamos que era vantagem. Não caia nessa! Os pratos mal servem uma pessoa. Além de não chegar do jeito que você pediu. Eu me aborreci e vi várias pessoas também se aborrecendo. Portanto e, concluindo: se várias pessoas reclamam, eu não sou chata. É ruim e caro mesmo! Na praia do Bessa II há um restaurante muito famoso chamado Camarão Grill. Fuja deste também. Chegamos com o guia do passeio, mas não nos assentamos onde os outros ficaram. Como gostamos de beber cerveja na areia, solicitamos uma mesa perto da água para o garçom da “praça”. Como a mesa não chegava, fomos reclamar com um garçom que achamos que era o mestre, este mandou o garçom da “praça” levar a mesa para a areia. Como o tal garçom se sentiu obrigado, não nos atendia. Ficamos mais de 20 min chamando o tal garçom para pedir o cardápio, mas sem sucesso. Como o tal não levava o cardápio, fui buscar. Que susto! Além de não estarmos sequer sendo atendidas, os preços eram abusivos. Portanto, levantei da tal mesa que o garçom levou de cara amarrada e segui para a direita onde achamos um restaurante com um senhor atencioso e preços módicos. Seguem as dicas dos passeios, compras e outros relevantes: 1 – superpositivo: As feirinhas e mercados de artesanato estão espalhados por todos os lugares de João Pessoa. No entanto, se você estiver perto do Hotel Tambaú não precisará ir longe para aproveitar dos preços e variedades. Há uma feirinha e um mercado de artesanato bem próximos ao hotel, além de várias casas noturnas e lanchonetes. Ao lado do Hotel Ouro Branco, na praia de Tambaú, existe um ateliê com esculturas de todos os tipos e de vários materiais. O artista se chama Miguel dos Santos e há trabalhos desde 25 reais. Fiquei encantada com várias esculturas. Vale à pena conferir! Uma coisa que me chamou muita atenção em João Pessoa foi a educação dos motoristas. Não se surpreenda se parar em frente a uma faixa de pedestres e os carros pararem para você atravessar. Experimente! É automático! O motorista te avista e vai diminuindo até parar para que você atravesse a rua. Mas, cuidado! Existe exceção em tudo e pode haver um motorista de fora da cidade. Portanto, espere que todos os carros parem para atravessar. Outra coisa muito legal que notei nos moradores de João Pessoa foi a tamanha hospitalidade e gentileza. Se você precisar de uma informação para chegar a algum local, não estranhe se o informante quiser te levar lá. Como moro no Rio, fiquei preocupada no início, pois pensei que poderia ser armadilha para roubar. Mas, é costume mesmo! Vão te guiando para você não se perder e só falta te pegarem no colo. Para finalizar as coisas boas, deixei pra comentar por último da arte em camisetas de Silvano de Paula. Eu deveria ter fotografado, filmado ou qualquer coisa para mostrar, mas fiquei de queixo caído e não tive reação alguma. O cara pega uma camiseta, olha pra pessoa que comprou e que escolheu a cor e faz um grafite em segundos. É totalmente d+. Vá conferir! Ele trabalha à noite na Expo-feira em Tambaú. 2 – super-negativo: O passeio à Praia do Jacaré para escutar o bolero de Ravel e ver o pôr do sol é uma decepção do começo ao fim. Compramos ingressos para escutar o tal bolero de uma escuna. A promessa dos organizadores da tal escuna era de que, quem ficava nela assistia de camarote o músico. Foi o pior passeio de João Pessoa. Além de ficarmos prejudicadas no tempo de passeio, pois a escuna demorou a partir, também fomos enganadas quanto à propaganda do camarote. Quem fica na escuna mal vê e escuta o músico. E, para piorar, na escuna você não vê os outros shows que rolam nos bares. Foi dinheiro jogado fora. Não aproveitamos a feirinha porque a hora marcada para entrar na escuna era muito anterior à partida, pois a tal partida foi alardeada como britânica e quem não estivesse na hora perderia o dinheiro do ingresso. Por isso, e devido a um axé altíssimo que vinha da feirinha na hora do bolero, muito mal ouvimos e vimos o músico e não conseguimos fazer mais nada. Uma dica: não compre ingresso para a escuna ou entre em qualquer bar para ouvir o Bolero de Ravel. A praia do Jacaré é o local mais mercantilizado de toda João Pessoa: os bares dividem o tal músico e você só vê e ouve o show se estiver no local certo. Confirme na propaganda na frente dos bares e não confie nos guias turísticos. Cada qual está ligado a um bar diferente e tenta vender algo que não acontece. Foi totalmente frustrante: não conseguimos assistir o show, não passeamos na feirinha porque ficamos presas no barco e a vista para o pôr do sol foi prejudicada pelas voltas da escuna. O passeio para a Ilha da Areia Vermelha é muito interessante; porém, o banho de mar é muito perigoso. Os catamarãs, que levam os turistas até lá, ocupam a mesma parte da praia permitindo que os banhistas desfrutem com segurança de um pedaço de mar. No entanto, a falta de fiscalização corrobora para uma tragédia iminente. Os jet-skis e lanchas de particulares param perto dos banhistas e espalhadas pela ilha toda. Além do perigo de se soltarem e bater em alguém há também o perigo de que ao andar de volta ao banco de areia, o banhista se machuque devido à grande quantidade de âncoras submersas e espalhadas. Se os catamarãs podem se agrupar em um canto da ilha para dar sossego e tranquilidade, porque agem livremente os donos das lanchas e jet-skis? Onde está a polícia civil ambiental? Por fim, fomos em setembro, mas aconselho que evitem este mês, bem como outubro e novembro. Descobrimos que, apesar de serem meses de baixa temporada para as cias turísticas e aéreas, em João Pessoa são meses considerados como de alta temporada. Os preços para comer eram exorbitantes e tivemos de andar muito para achar locais baratos. Como nos meses de março, abril e maio costuma chover um pouco na cidade, e no mês de agosto venta bastante, os nativos não conseguem faturar o ano todo. Por isso, além da alta temporada, em setembro, outubro e novembro eles vão a forra. Vá preparado e siga as dicas. Lembrete: antes de se aventurar nos passeios, verifique a maré. Para passeios como Picãozinho e Ilha da Areia Vermelha será necessário maré baixa. Citar
Membros Pitimbu Postado Fevereiro 13, 2013 Membros Postado Fevereiro 13, 2013 Oi Elizandrea, João Pessoa não valeu apena por conta desses três problemas? O Camarão Grill realmente é um dos restaurantes mais caros da cidade. O Terraço Tropical não conheço, ele já fica em outra cidade. Infelizmente como você disse, alguns guias trabalham juntos com outras empresas/associações, e acabam "indicando" alguns serviços, nem sempre bons, com certeza você teria aproveitado bem mais o local se tivesse ficado em algum bar, ou na própria beirada do rio. Os passeios para Areia Vermelha sofreram algumas alterações no começo de 2013, agora tem quantidade de pessoas e algumas outras "leis" locais. Não sei que lugares você foi onde estava super fracionado, mas se quiser dicas de lugares mais em conta, e legais quanto, estou aqui pra isso. Obrigado pela parabenização ao povo pessoense e paraibano. Volte sempre a terra onde o sol nasce primeiro e é bom-dia o ano inteiro. Citar
Membros Elizandrea Postado Fevereiro 20, 2013 Autor Membros Postado Fevereiro 20, 2013 Realmente, o povo é dez! Amei a forma como nos tratam. Ah! Exceto os guias. Citar
Membros Perio Postado Fevereiro 20, 2013 Membros Postado Fevereiro 20, 2013 Eu até gosto de Jampa. Moraria lá tranquilamente. Na vez que fui não fui no Bolero pq achei furada, não fui em Picãozinho pq não tinha maré baixa na hora que fui e já estava de saída. Mas deu para gostar os dias que fiquei lá. Fiquei em Manaíra. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.