Membros Gabi CP Postado Dezembro 3, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Dezembro 3, 2012 Cheguei em Santa Cruz bem cedinho, umas 07h30 da manhã, esperei abrir o guichê da Ferrovia Oriental e comprei minha passagem de trem, novamente super pulman. Ouvi muitas pessoas dizerem que esse trajeto feito de ônibus hoje em dia está bem melhor que antigamente, por conta das estradas que agora estão asfaltadas e tal, além de mais econômico. Mas optei pelo trem devido a ter feito esse trajeto e visto que é muito seguro. Peguei um táxi e fui para praça principal de Santa Cruz, tomei um belo café da manhã e andei pela cidade, peguei um mapa na Secretaria de Cultura e saí procurar algo para fazer. Fui no museu de história, na basílica e em seu mirador. Almocei no burguer king, fato inédito na viagem, andei mais um pouco e voltei para o terminal Bimodal. [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121203205916.JPG 500 375 Legenda da Foto]Plaza[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121203210215.JPG 500 375 Legenda da Foto]Vista do mirador da catedral.[/picturethis] Antes de embarcar, um policial pediu meu visto de entrada na Bolívia (primeira vez solicitado) e documentos, fez diversas perguntas e pediu para olhar minha malas, a sem cadeado. Disse que sim e ele revirou bastante, abriu meus maços de cigarro (que estavam fechados) e pediu para que abrisse a outra mochila. Nessa hora, lembrei-me das lembrancinhas que comprei (quebráveis) que embalei uma a uma, no maior capricho. Pensei: Esse cara vai me fazer abrir todos os pacotes. No que fui “procurar” as chaves, ele me liberou, pensei: ufa! Olhei para o lado e tinha uma mulher com a mala mega revirada. Me livrei! E eu que achei que já conhecia o caminho... rs, sempre tem novidades! A viagem foi tranquila, mas dormi mal, minha poltrona eu reclinava, passava uns minutos ela voltava. Chato, mas beleza. CUSTOS Bs. 10 – Táxi do terminal bimodal a praça principal Bs. 20 – Café da manhã Bs. 06 – Água Bs. 35 – Almoço Burguer king Bs. 03 – Guarda bagagens no terminal Bs. 20 – Coisas para comer na viagem Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Gabi CP Postado Dezembro 3, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Dezembro 3, 2012 Parabéns pelo relato, qual foi o custo total da viagem ? pois estarei indo agora em janeiro bolivia\chile\peru Oi Alemão, obrigada. O custo foi de R$ 2.700, nada mais nada menos. Com tudo, transporte, alimentação, hospedagem, lembrancinhas rs rs , mas fiquei só na Bolívia, creio que indo ao Peru e principalmente ao Chile, sai um pouco mais se quiser ficar tranquilo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Gabi CP Postado Dezembro 3, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Dezembro 3, 2012 Cheguei em Quijarro, onde tudo começou, e peguei um táxi com dois brasileiros que conheci, uma senhora e um rapaz, fomos até próximo a fronteira, eles foram tentar ir embora dali e eu fui procurar um lugar para ficar, pois pegaria o ônibus no dia seguinte. Ao lado da viação andorinha, encontrei um hotel ótimo, verdade, um hotel ótimo em Quijarro, chama-se Vini, é de brasileiros. Ali era um bom lugar para eu repousar para enfrentar minhas próximas 22h de viagem. Me alojei e fui para a fronteira, a da Bolívia foi rápida, mas a do Brasil... juro, umas duas horas fácil. Dei saída da Bolívia e entrada no Brasil no dia anterior para evitar que uma fila dessas me fizesse perder o ônibus. A melhor coisa que fiz, realmente não daria tempo. Depois, fui a andorinha trocar minha passagem, que minha irmã já havia comprado pela internet. O ônibus na ida me deixou na andorinha em Quijarro, pensei que ele sairia na volta do mesmo lugar. Fui informada que ele só atravessa se estiver no horário, se atrasar não. Se ele atravessasse eu poderia pegar uma “carona” com ele até Corumbá (e me livrar do táxi roubo que atravessa a fronteira). Ou seja, teria que chegar cedo e esperar! rs Almocei em um restaurante dentro do Hotel, muito bom! De brasileiros também. Já comecei a sentir o cheiro da minha terra! Descansei maravilhosamente. CUSTOS Bs. 15 – Misto quente e café no trem Bs. 05 – Táxi da estação de trem a fronteira Bs. 80 – Diária no Hotel Vini (Av. Bolivar, perto da fronteira ao lado da viação andorinha e na frente do posto militar) quarto privativo com banheiro privativo, valeu muito a pena. Bs. 30 – Almoço – A parmegiana hummm (Restaurante e pizzaria Crock – no mesmo prédio do hotel Vini). Bs. 25 – Lanche e coca cola Bs. 15 – Café da manhã já com pão e leite de verdade Bs. 127 – Passagem de trem (Ferrovia oriental – Super pulman) Esqueci de colocar na ultima postagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Gabi CP Postado Dezembro 4, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Dezembro 4, 2012 Acordei cedo e fui para a viação andorinha, lá me disseram que haviam falado com o motorista e era para eu ficar tranquila que o ônibus estava chegando. Fiquei muito feliz! Entrei no ônibus e aconteceu minha primeira batida policial do retorno, na saída da Bolívia, essa não foi complicada, apenas pediram documentos e fizeram perguntas. Cheguei em Corumbá e tive que ficar esperando um bom tempo na rodoviária até o ônibus chegar. Saímos de lá 11h30 do horário do Brasil. Se a ida para a Bolívia de ônibus foi uma experiência e tanto, a volta... nem se fale... Com 01h30 de viagem já deu para sentir que pararíamos bastante, posto da polícia federal: - Quem tem mala com cadeado lá embaixo? Desce abrir... Toca eu descer... abre mala e fecha mala. A policial gritava: - Vocês estão carregando batata, cereais? Sabia que não pode carregar cereal nenhum? Vou deixar passar, mas vão pegar rapidinho. – Ela falava como se os bolivianos estivessem entendendo alguma coisa... – Meia hora depois fomos liberados. Nessa conversei com o motorista que me disse que no dia anterior tinham pegado quilos de droga nessa mesma linha, o que é normal na rota... Fiquei bem atenta aos meus pertences, mesmo o ambiente não parecendo ameaçador, por que dizem que é comum ficarem com medo e jogarem coisas em malas alheias e nos vãos entre os bancos, sempre que saia checava isso também. Só sei que li um livro inteiro de dia para conseguir dormir a noite. A noite caiu e começou um chulé no ônibus... tinha que ter alguma coisa na volta né? Afinal, ainda não tinha acontecido e eu havia esperado por isso... rs rs rs. Foi cruel o cheiro que permaneceu até minha chegada na Barra Funda, mas estava contente que estava próxima de chegar em casa, viva e feliz, que me esforcei para acostumar com o mau cheiro. A noite foi conturbada, foram 04 batidas policiais. O ônibus parava, acendia a luz e eles entravam: - Documento e passagem. – Iam um por um: - De onde esta vindo? Para onde vai? O que está levando? Posso ver? E nisso tinha boliviano que não entendia nada e eles achavam que o cara estava se fazendo de besta, procuravam e procuravam coisas. Teve uma moça que eu fiquei com dó, ela estava dormindo, acordou tonta e mostrou os documentos, a fizeram levantar, chacoalharam os cobertores, as blusas, tudo... Em uma das batidas, a da polícia militar na entrada do estado de São Paulo, o policial abriu minha mochila com os presentes embalados um a um. Eu falei para ele que eram coisas que quebravam, por isso havia embalado. Pediu para que eu abrisse um, olhou com cara de ué e me perguntou o que era (pensei que ele ia quebrar para ver se tinha algo dentro... rs a cara dele...) respondi que era a pachamama, ele perguntou dos outros, disse que era cruz andina, toten de tiwuanaku, cinzeiros... que se ele quisesse eu abriria, ele desencanou e mandou eu fechar a bolsa. Estava livre novamente de abrir um por um. Depois dessa batida, altas da madrugada, dormi um pouco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Gabi CP Postado Dezembro 4, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Dezembro 4, 2012 Cheguei em São Paulo às 11h30, duas horas de atraso devido as paradas. Foi maravilhoso chegar em casa da mesma forma que foi viajar. Aprendi demais com essa viagem principalmente com o povo boliviano, povo de luta. Adorei ver as manifestações estampadas nos muros e como muitos são ativos politicamente, saem às ruas e reclamam seus direitos. Vi muitas associações e centros culturais e lá não existe metade das leis de incentivo que tem no Brasil. Desculpem meu português, mas amei a Bolívia e voltei amando mais ainda o Brasil que eu já amava. Vi paisagens diferentes de todas que já observei, conheci mais sobre a cultura Tiwuanaku e Inca, sobre a história da Bolívia e seus povos Aymará, Quechua e Guarani. Vi as marcas da colonização e como apesar de diferentes, assemelham as nossas. Aprendi, vi e vivi. Gracias Bolívia ! Obrigada mochileiros que me ajudaram e me motivaram com seus relatos, com suas dicas e experiências. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Gabi CP Postado Dezembro 4, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Dezembro 4, 2012 Segue a minha planilha com a rota final final_mochileiros.xls Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros rafaelalins Postado Dezembro 4, 2012 Membros Compartilhar Postado Dezembro 4, 2012 ótimo relato! parabéns! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores thaahh Postado Dezembro 4, 2012 Colaboradores Compartilhar Postado Dezembro 4, 2012 Parabéns Gabrielaa, curti mtoo seu relatoo =] tb fui agr em outubro mas ainda n posteei nd...pelo visto vc curtiuu beem eu volto ano q vem se td der certo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Gabi CP Postado Dezembro 6, 2012 Autor Membros Compartilhar Postado Dezembro 6, 2012 ótimo relato! parabéns! Obrigada Rafaela. Feliz que gostou. Abraço e boa viagem Parabéns Gabrielaa, curti mtoo seu relatoo =]tb fui agr em outubro mas ainda n posteei nd...pelo visto vc curtiuu beem eu volto ano q vem se td der certo Valeu Thaaahh. Muito bom a Bolívia né? To querendo voltar ano que vem também, mas para seguir até o Peru agora. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros LeoTaco Postado Dezembro 7, 2012 Membros Compartilhar Postado Dezembro 7, 2012 Hei Gaby, Hoje eu postei a atualização do meu roteiro, fiz em planilha excel usando a base de alguma planilha que haviam postado por aqui que eu achei super organizadinha, mas pensava, pensava e não conseguia lembrar de que era, até pq precisava pedir direito de uso né... Bem, perdão por esqueçer que era a tua planilha, mas quando baixei essa que vc postou ai em cima e abrir eu de cara matei minha dúvida. Dei uma mexida boa nela pra ficar com as minhas opções de roteiro, então dá uma olhada nela. Afinal, pq vc não foi pra vila tunari???? temos tão pouca informação de lá que fiquei esperançoso de saber mais quando seu relato viesse.... bom, ...abraços, perdão pelo esquecimento da sua autoria e vamos nos falando.... LeoTaco Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.