Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

CHEGANDO EM MACEIÓ

Bem, tinha pouco tempo na cidade (cheguei na madrugada de quinta pra sexta e voltaria no domingo), mas queria muito conhecer Piranhas.

Pra minha sorte, reservei um transfer do aeroporto – R$ 50,00 (estava com uma amiga com mala grande e chegamos por volta de 01:00h – impossível pegar bus!) com a empresa Translado Maceio (http://www.transladomaceio.com) que me salvou a vida, pois o Fábio (82 – 8810-0449 – oi/ 9997-5000 - tim), dono da empresa e também professor de Turismo, foi quem me buscou. Gente finíssima, um anjo da guarda! Foi graças a boa vontade e simpatia dele que consegui ir a Piranhas (mais abaixo explico como!) O cara, além de muito simpático, é altamente responsável e profissional. Ele também é dono do Hostel Maceio (http://www.maceiohostel.com.br), mas como estava tendo um concurso público em Maceió, não consegui vaga de quinta pra sexta (fiquei no http://www.hotelcaliforniadream.com - antigo Hostel Alagamar- 95,00 pra 2 pessoas – ok!), mas acabei ficando lá de sábado pra domingo, quando voltei de Piranhas.

20121115135516.JPG

20121115140101.JPG

INDO DE BUS PRO HOSTEL

A linha Ponta Verde x Aeroporto custa R$ 2,50 e serve para todos que vão pro “circuito das praias”, inclusive para bem perto do Hostel Maceió. O inconveniente é que demora muito (mais do que as outras linhas), passa sempre cheio e dá muita volta. Portanto você não pode estar com pressa para chegar. Ah, e pra quem chega de madrugada também é inviável, pois os ônibus funcionam só a partir das 05:00h, sendo que o último carro dessa linha passa por volta das 23:00h (sim, por volta, porque não são nada pontuais!). E aos domingos: precaução dobrada, porque demoram mais ainda e a rota até o aeroporto gasta uma hora e meia fácil... sem trânsito! É muito longe, em torno de 27 km... Portanto, é importante se planejar e sair com BASTANTE antecedência (tipo 3 antes do horário que tem que estar no aeroporto), se não quiser correr o risco de perder o avião...

A VIAGEM A PIRANHAS/AL

Então, quando comentei com Fábio despretensiosamente que queria ir para Piranhas, ele logo me explicou tudo: como eu tinha pouquíssimo tempo, o esquema da van que sai de Maceió pra Piranhas não compensaria pra mim, já que elas só partem em dois horários: 12:00h e 13:00h (Alexandre é o motorista de 12:00h – (82) 8888-0071), da Rua da Praia (final da praia, bem depois de Pajuçara), sendo que sua vaga é mais garantida com agendamento prévio, não sendo totalmente impossível chegar lá e ter uma vaguinha pra vc (dois pontos de referência: um posto, perto da Rua Dias Cabral e Pousada Sol e Mar). Não sei se eles pegam direto no hostel/pousada, mas não custa ligar e tentar, aliás, inclusive para tirar dúvidas em relação ao “ponto”. Outra coisa importante: não há vans aos domingos (nem ida, nem volta), e não é aconselhável voltar de Piranhas no mesmo dia do seu vôo, pois o Fábio me alertou que principalmente a van de volta é “pinga-pinga” e demora muito. Elas partem de Piranhas entre 4:00h e 5:00h da manhã e o motorista é o Ricardo – as próprias pousadas agendam com ele, que te busca diretamente onde vc estiver hospedado, pois Piranhas é pequenininha (R$ 30,00). Mas qualquer atraso ou imprevisto, poderia fazer você não chegar a tempo, até porque o aeroporto de Maceió fica a 27km do centro. Então, no meu caso, por exemplo, teria que dar um jeito de ir na sexta de manhã mesmo, pra aproveitar todo o dia, dormir lá e voltar a Maceió no sábado. Eis que o super Fábio surgiu na minha vida com o maravilhoso plano B, e me permitiu essa façanha! =)

A VAN PRA DELMIRO GOUVEIA

A sugestão de Fábio foi que eu pegasse a van que vai pra Delmiro Gouveia (R$ 40,00) e pedisse que o motorista me deixasse no trevo de Olho Dagua do Casado, sendo que de lá, eu pegaria um moto-taxi (R$ 15,00) até Piranhas, que fica aproximadamente a 17km dali. Seria o jeito mais fácil de chegar mais cedo e aproveitar o dia. Essa é a vantagem da van pra Delmiro, já que a que vai direito pra Piranhas só sai 12:00h e 13:00h... O melhor, o Fábio foi tão solícito, que em plena madrugada, ligou pra Elenildo (82- 8858-9755), o rapaz da van, e já reservou minha vaga, sendo que me pegou direto no Hotel California Dream, onde estava hospedada (http://www.hotelcaliforniadream.com), antes das 05:00 da manhã.

20121115140421.JPG

(A parada no caminho pro café da manhã teve direito a queijinho de coalho com pão francês, tudo pesado, num buffet delicioso e muito barato (R$17,00/kg), que incluia cuscuz com leite e outras delícias nordestinas).

POUSADAS E PASSEIOS EM PIRANHAS

O Fábio me indicou duas pousadas em Piranhas, Maria Bonita (82 - 8832-0329 – falar com Bode, muito gente boa!) e Nosso Lar, (82- 8864-7420 – falar com Conceição), sendo que eu fiquei na Maria Bonita (R$ 70,00 - individual). Achei um pouco cara, mas além de ser a média de preço de lá, a vista exuberante do lugar faz compensar.

20121115140727.JPG

(Vista do terraço da Pousada Maria Bonita)

20121115141036.JPG

(Quarto bastante espaçoso!)

20121115141235.JPG

(os janelões são um charme a parte...)

20121115140901.JPG

(vista panorâmica lá de cima de pousada)

Pena que não consegui falar com o Bode no caminho, se não já teria reservado o passeio para os Cânions com antecedência e me esperariam uns 10 minutinhos... Moral da história: quando cheguei já tinha partido fazia uns 10 min (geralmente partem entre 09:00/10:00h) e tive que ir sozinha. Pra minha sorte, consegui um do mesmo preço (R$ 60,00 – com a agência O Pioneiro), por uma rota alternativa, que não ia de catamarã, mas a maior parte por terra. Mesmo assim valeu a pena, porque fui direto aos cânions, saindo em um barco do restaurante “Show da natureza”.

20121115141759.JPG

("Porto" do restaurante Show da natureza, de onde saiu o barco pros Cânions).

20121115141937.JPG

(O lugar é uma gracinha, e tem alguns aperitivos para pedir. Mas como estava sozinha nem animei de pedir nada, portanto, não sei dos preços...)

20121115142134.JPG

(Visual saindo do porto...)

20121115142239.JPG

(Santuário em meio a rocha, que segundo o Lourival (barqueiro) é fruto de uma promessa que um engenheiro que trabalhou no local fez há algum tempo).

20121115142537.JPG

(Chegando na gruta, o lugar mais bonito... tive que pagar R$ 5,00 pra ir até lá... Não sei se pelo fato de eu estar sozinha ou se a taxa é cobrada para todos...)

20121115142722.JPG

(A cor da água é mágica, assim como as curvas que as rochas fazem. Pena que lá não podia mergulhar).

O mais seguro mesmo é já amanhecer lá, mas digo que não ia me perdoar se não tivesse ido, mesmo com todas as dificuldades de acesso e correria...

Nem preciso dizer que foi impossível eu fazer a rota do Cangaço, né?! Ficou pra próxima... . Mas só a vista e um mergulho no velho chico e o centrinho histórico já valem a viagem! Piranhas é linda, charmosa e bucólica, parece uma cidade cinematográfica, em que você volta ao tempo. Ah, importante lembrar que não há bancos lá na parte histórica (só na chamada nova Piranhas – e apenas Banco do Brasil e Bradesco, portanto, vá prevenido!). Algumas fotos, pra se ter uma noção da beleza da cidade...

20121115142916.JPG

(vista do alto)

20121115143132.JPG

(As casinhas coloridas são um charme)

20121115143230.JPG

20121115143349.JPG

(tava amanhecendo, as 4:30h da manhã a vista é mágica!)

20121115143548.JPG

(Por do sol, visão do deck dos barzinhos de frente pro Velho Chico).

O deck, apesar de ter a vista impagável pro Rio, concentra os barzinhos mais caros e turísticos, claro. Já a rua central, perto da ponte, oferece boas opções mais em conta, e geralmente são frequentados pelos próprios moradores de Piranhas. O Bar e Restaurante Velho Chico (perto da ponte, onde a noite todas as "budegas", como eles chamam, abrem e enchem a rua de mesas e cadeiras, muitas com música ao vivo (na verdade eu preferiria sem), o que deixa a cidade movimentada... No Velho Chico tomei um caldo de feijão, comi um escondidinho de carne seca e tomei uma caipirinha. Tudo muito delicioso! Paguei menos de R$ 20,00 por tudo isso, já incluso 10%. Só para dar água na boca:

20121115144256.JPG

(caldinho de feijão - R$ 3,00).

20121115144401.JPG

(Escondidinho de carne seca delicioso! R$ 7,50)

20121115144537.JPG

(caipirONA de limão, feita com uma cachaça deliciosa do sertão! R$ 7,00)

BOA VIAGEM E DIVIRTAM-SE!

Piranhas é tudo de bom, e já vou me planejar pra voltar com mais tempo e calma... :P

• Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...