Membros Felipe C Postado Dezembro 13, 2008 Membros Postado Dezembro 13, 2008 Pessoal, mudei meus planos. Estarei na Ilha do Sol ou em Copacabana na virada do ano... Onde é melhor? Será que tem alguma coisa para fazer na Ilha no reveillon? Citar
Membros lyllis Postado Dezembro 15, 2008 Membros Postado Dezembro 15, 2008 (editado) :'> Editado Dezembro 24, 2008 por Visitante Citar
Membros bgrfilho Postado Dezembro 15, 2008 Membros Postado Dezembro 15, 2008 Pessoal, Estou saindo do Rio de janeiro no dia 26/12 para La Paz e retorno de cusco para o Rio no dia 05/01, não decidi ainda onde passar o reveillon, tudo indica Cusco, estou indo sozinho, gostaria de ir/encontrar alguma galera segue meu contato: email: bgrfilho@ig.com.br abs Júnior Citar
Membros GChiappetta Postado Maio 4, 2009 Membros Postado Maio 4, 2009 em la paz fui num oca musica tipica, fica na Illampu entre a sta cruz e a saganarga. 5 bolivianos pra entrar, 12 a cerveja a temperatura ambiente. tem mais bolivianos, achei inusitado o lugar. Citar
Membros silvanaisabel Postado Maio 4, 2009 Membros Postado Maio 4, 2009 Pessoal, alguém aí já foi às festas do ano novo Aymara (21 de junho)? Eu, meu marido e mais quatro amigos estaremos em Copacabana, Bolívia, dia 19 e queremos ir às ruínas de Tiawanaku para curtir a festa que, dizem, dura a madrugada inteira de 20 para 21. Alguém nos informou que o ideal seria nos hospedar na cidade de Tiawanaku mas parece que lá já não há mais vagas. Não pretendemos chegar a La Paz. O que podemos fazer para nos deslocar de Copacabana a Tiawanaku? Acho que dá para pagar táxi ou van de Copacabana até lá, mas não tenho certeza. Citar
Membros de Honra LeoRJ Postado Maio 4, 2009 Membros de Honra Postado Maio 4, 2009 Silvana Isso mesmo. De Copacabana é bem mais rápido chegar a Tiahuanaco. Pode ser de táxi ou de van. Tanto faz. Só não sei te dizer os valores. Como será uma festa, possivelmente terão buses de apoio saindo de Copacabana pra lá. Abraço, Leo Citar
Membros Albatt Postado Maio 8, 2009 Membros Postado Maio 8, 2009 Silvana, uma opcao seria ver a cerimonia do ano novo Aimara em Copacabana. Em 2005 eu estava em Copacabana e o dono do hotel Utama, onde eu estava hospedado, me perguntou se eu estava lá para a Cerimonia. Eu nem sabia que havia cerimonia por lá. Ele me disse que teria que subir até o cerro que esta atras da cidade até o lugar chamada Orca del Inca. Trata-se de um morro de pedras parecido com o Cerro Calvario (essa montanha que esta nas fotos de Copacabana) e que supoe-se que foi um observatorio astronomico ou algo assim. Na verdade ha duas pedras finas e altas e uma outra transversal apoiada nelas (como um H de um campo de futebol americano). Tambem ha uns furos na rocha logo em frente por onde o sol passa quando nasce e projeta a luz no H que eu comentei. Bom, pra encurtar sai do hotel caminhando as 6 da manha e as 6:40 estava la no local. Haviam só locais e uns poucos turistas (eu e mais uns 5). O pessoal fez uma fogueira e o lider da cerimonia tirava folhas de coca e alguma bebida na fogueira. As pessoas cantavam em aimara e estavam felizes. Ficou assim ate momentos antes do sol nascer. Quando o sol nasceu todos estavam com as duas palmas das maos estendidas em direcao ao sol e acima de suas cabecas. Isso me disseram que era para receber a primeira energia do sol naquele dia especial. Apos o lider dizer umas palavras em aimara (nao entendi nada, mas pareceu uma saudacao ao sol ou algo assim) todos se abracaram fortemente e com entusiasmo. Fui abracado por mais de 50 pessoas. hehe Depois todos desciam em procissao ate as margens do lago para tirar umas folhas de coca e saudar novamente a "pacha mama". Olha, foi uma experiencia legal e que dei sorte de participar, porque nem sabia que havia. Nao cheguei a ir nunca na cerimonia em Tiahuanaco, mas ouvi dizer que estava superlotado e que se via de longe. Se vcs nao puderem ir a Tiahuanaco sugiro a cerimonia de Copacabana. Me pareceu bem original. O unico que nao gostei muito é que quando estava subindo o cerro um senhor quis me cobrar 20 bolivianos para subir. Eu nao paguei porque me pareceu que tratava-se de um espertalhao que se fazia de cobrador da cerimonia. Como ninguem estava pagando eu passei sem pagar e nao dei muita bola pra ele e ficou tudo na boa. Perdao por me estender muito. Abraco. Citar
Membros silvanaisabel Postado Maio 12, 2009 Membros Postado Maio 12, 2009 Obrigada pela dica! Por coincidência, vamos ficar também no Utama. De repente, é uma outra opção que podemos ter lá. A princípio, queremos ir a Tiawanaku porque dizem que lá a festa do ano novo Aymara dura a madrugada inteira. Como curtimos frio e estamos muito curiosos pra ver a festa, o plano inicial é este. Mas, vamos ver o que acontece... Mais uma vez, obrigada por tua narrativa. Não a achei grande, eheh. Poderia ter escrito mais )) Abraço! Citar
Membros Kcalinque Postado Julho 21, 2009 Membros Postado Julho 21, 2009 Bom, quem postou a msg já deve ter ido, maaas... Eu fui no ano novo aymara este ano. Não fiquei a noite toda, chegamos cerca de 30 minutos antes do sol nascer (saimos de LA paz as 4 e pouco da manhã). É muito frio, é muita gente, não da pra ver direito a cerimônia (nós ficamos em cima de um morro). Quando o sol nasceu levantamos as mãos pra que ele as iluminasse. Enfim, eu não iria novamente. Na verdade nao iria novamente a Tihuanaco. o0 Citar
Membros fgbona Postado Setembro 1, 2009 Membros Postado Setembro 1, 2009 (editado) Olá pessoal, Estou querendo ir para a Bolivia no fim do ano(17/12). Infelizmente a empresa me liberou ferias no fim do ano, (17/12 a 03/01). Gostaria de saber dos mochileiros se é uma epoca boa pra se visitar e conhecer o pais, e umas dicas de roteiro, pois terei 15 dias no país, gostaria de aproveitar o máximo possivel, conhecer pontos históricos, baladas, culttura, etc. Editado Fevereiro 8, 2012 por Visitante Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.