Membros Felipe C Postado Novembro 27, 2008 Membros Compartilhar Postado Novembro 27, 2008 E aí galera, tudo bom? Já venho lendo esse fórum há alguns dias, depois de ler muito resolvi montar meu roteiro de viagem. Estou, juntamente com um amigo, planejando uma viagem para o final desse ano/começo do ano que vem. Somos de Belo Horizonte e queremos fazer um passeio, de 15 a 20 dias, totalmente por terra. Pretendo visitar Bolívia, Peru e Chile (Deserto do Atacama). * A melhor ordem dos países realmente é: Bolívia – Peru – Chile –> Brasil? * No trajeto de volta, qual a melhor rota partindo do Chile com destino ao Brasil? Por enquanto, quero organizar a primeira parte da viagem (Brasil-Bolívia). O roteiro até agora está assim: Belo Horizonte (ÔNIBUS) --> Campo Grande (ÔNIBUS) --> Corumbá (TÁXI) --> Fronteira com Puerto Quijarro - (Comprar passagem para o Trem da Morte – Expresso Oriental Super Pullman) --> Santa Cruz de La Sierra - (Comprar passagem de ÔNIBUS) --> Cochabamba - (Comprar passagem de ÔNIBUS) --> La Paz – Bolívia As minhas dúvidas são: * Nesse trajeto aí, onde vale à pena (ou é necessário) parar para dormir e descansar por uma noite? * O que seria interessante visitar na Bolívia? Pelo que já li, tive muita vontade de conhecer o Lago Titicaca, Salar de Uyuni e Chacaltaya. Existe algum outro lugar que eu não posso deixar de visitar? Ou esses aí já estão de bom tamanho? Se pudesse visitava tudo, hehe, mas como ainda pretendo ir para o Peru e depois para o Chile... * Estive pensando: Como Titicaca e Chacaltaya estão próximos a La Paz, seria mais viável deixar o Salar de Uyuni para visitar quando estiver voltando do Atacama, no final da viagem? Bom pessoal, é isso aí (por enquanto ) . Desculpe tantas dúvidas e um tópico um pouco extenso, mas essa será minha primeira viagem nesse estilo... E como é a primeira vez que me interesso pela região, não conheço muito as particularidades desses países. Desde já, muito obrigado pela atenção! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra LeoRJ Postado Novembro 27, 2008 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 27, 2008 O roteiro tá bom sim. Os únicos lugares que são legais de ficar um tempo são: La Paz e Copacabana (Lago Titicaca). Santa Cruz de la Sierra é feio, chato e tudo muito caro. Cochabamba não tem nada pra fazer e é feio. Se puder, pegue um bus direto de Santa Cruz pra La Paz. Saem todos os dias a partir das 16:00. Em La Paz, o que também vale a pena visitar é a cidade de Tihuanaco. Ruínas de 2000 anos antes de cristo. Mais histórico e preservado que Machu Picchu. No seu caso, o Salar por último seria melhor mesmo. O roteiro pode ser esse: Puerto Quijarro - Santa Cruz - La Paz - Copacabana - Puno - Cusco - Arequipa (opcional) - Tacna - Arica - San Pedro de Atacama - Salar - Uyuni - Cochabamba - Santa Cruz - Puerto Quijarro. Existem outras formas também. Abraço e bem vindo ao fórum, Leo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Felipe C Postado Novembro 27, 2008 Autor Membros Compartilhar Postado Novembro 27, 2008 Leo, valeu pela ajuda cara :'> Vou tirar Cochabamba do roteiro, pois achei que era obrigatório passar por lá... Agora ficou assim (coloquei as distâncias): Belo Horizonte (ÔNIBUS) --> 1.453 km Campo Grande (ÔNIBUS) --> 403 km Corumbá (TÁXI) --> Fronteira com Puerto Quijarro - (Comprar passagem para o Trem da Morte – Expresso Oriental Super Pullman) --> 600 km Santa Cruz de La Sierra (ÔNIBUS) --> 858 km La Paz <--> Copacabana * Por enquanto pretendo dormir somente em Corumbá para descansar, depois pegar o Trem para Santa Cruz, e depois o ônibus direto para La Paz... Será que está bom? Ou é preciso mais uma parada para descansar? * E mais uma dúvida que eu tenho: Para visitar o Titicaca e o Chacaltaya é melhor estar hospedado em La Paz ou Copacabana? Ah, valeu pela dica das ruínas de Tihuanaco, achei bem interessante! Mais uma vez, valeu pela ajuda! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra LeoRJ Postado Novembro 27, 2008 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 27, 2008 Da pra dormir no trem e dormir no bus pra La Paz. La Paz é uma cidade muito interessante e seria um desperdício vc passar correndo por lá. Mesmo porque, pra fazer o Chacaltaya demora um dia inteiro e outro pra Tihuanaco também. Copacabana é caminho, então vc sai de La Paz e se hospeda em Copa. Lá é tudo muito barato. Hotel custa menos de 5 dólares uma suíte. Dá uma olhada na planilha, pois nela tem os encaixas dos horário. Não são a toa, pois sem esses encaixes, não vai conseguir economizar tempo nem dinheiro. Quanto tempo e quanta grana dispõe pra essa viagem ?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Felipe C Postado Novembro 27, 2008 Autor Membros Compartilhar Postado Novembro 27, 2008 Em relação ao tempo, de 15 a 20 dias. Já o dinheiro, acho que consigo 1000 dólares (cada um). Será que da? Como vou com um amigo, algumas coisas acho que saem mais baratas para duas pessoas, não? Como hospedagem.. Em relação à La Paz e Copacabana, veja se estou certo: - Hospedado em La Paz, em um dia eu faço o passeio a Chacaltaya e em outro dia o passeio a Tihuanaco. - Depois eu vou para Copacabana, onde gasto um dia para visitar o Titicaca. e no dia seguinte sigo de viagem para o Peru... Certo? Ah, onde está essa planilha com os horários? Aqui so conesegui achar a que tem os do Trem da Morte... valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra LeoRJ Postado Novembro 27, 2008 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 27, 2008 Tudo correto. E em dupla, os hotéis são mais baratos. 1000 dólares dá pra fazer essa viagem numa boa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Felipe C Postado Novembro 28, 2008 Autor Membros Compartilhar Postado Novembro 28, 2008 Estou com outra dúvida, pesquisei aqui no fórum, mas não consegui encontrar... O passeio pelo Lago Titicaca que todos falam é o que vai à Ilha do Sol? Se for, vale a pena passar uma noite na Ilha? Nesse caso ao chegar de La paz em Copacabana, é viável comprar um pacote direto para a Ilha do Sol, voltar no final do dia seguinte, dormir em Copa e no dia seguinte ir para Puno? Agora, com relação ao Peru: Em Cusco o que vale a pena ver é: - Machu Picchu (claro..) Infelizmente, não vou poder fazer a trilha Inca... Há um trem que sobe e leva até lá não há? Sai muito caro esse passeio? - Ollantaytambo e Saqsaywaman. Vale à pena os dois, ou só Ollantaytambo ? Dá para fazer eles em um dia? Em Arequipa: - O que tem de mais relevante é o Canyon del Colca? Pelo que vi são dois dias de passeio, dormindo em Chivay. Vale à pena conhecer? Em Tacna: - Não achei nada de relevante sobre o local... É somente passagem para o Chile? Em Arica: - Vi que tem praias banhadas pelo Pacífico... Se for só isso não me interessa. Então funcionaria, assim como Tacna, apenas como passagem para o Cilhe. Certo? E por último: Esse trajeto Cusco - Arequipa - Tacna - Arica é muito logo? Cara, valeu mais uma vez. Estão me ajudando muito suas dicas! :'> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros FONTOURA Postado Novembro 28, 2008 Membros Compartilhar Postado Novembro 28, 2008 Fala galera, felipe, quando pretende fazer essa mochila? pois seu roteiro está muito parecido com o meu, só que não vou ao chile, pois quero aproveitar mais a Bolivia e o Peru !!!! LEO, poderia informar mais detalhes de copacabana e cusco. abraço a todos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Felipe C Postado Novembro 28, 2008 Autor Membros Compartilhar Postado Novembro 28, 2008 Cara, eu não tenho uma data definida ainda não. Se tudo correr bem, pretendo sair daqui por volta do dia 26/12... E você? Como está seu roteiro? O meu estou terminando de montar aqui, com a ajuda do Leo... Eu vou passar pelo Chile (Norte) só para ver a região de São Pedro do Atacama e o deserto, depois volto subindo pela bolívia, onde visito o Salar de Uyuni... Ainda quero tentar definir um pouco os horários também, pq até agora não sei que horas vou sair de um lugar e que horas vou chegar em outro. Quero pegar algumas dicas de hotel/albergue de cada lugar, para não correr risco de ficar em um muito ruim.. Você já olhou onde vai ficar ou vai procurar la na hora? Falow, abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra LeoRJ Postado Novembro 28, 2008 Membros de Honra Compartilhar Postado Novembro 28, 2008 La Paz - Copacabana Lembrando que bus de La Paz pra Copacabana só saem a partir das 14:00. O bus no cemitério (local de saída) custa 15 bolivianos e os buses turísticos de agencias custa 30 bolivianos e sai às 08:00. Dica: Vai pelo das agencias, pois o bus é limpo, novo e só vai turista. Não fede e não tem criança chorando . Ainda dá pra conhecer gente legal de todo mundo no bus. Tem uma agencia no hotel Torino que tem um bom bus. Procurar o Felipe. Copacabana O maior atrativo é a Isla del Sol. Não compra passeio nenhum em agencia. Vai direto no caís e compra lá. As agencias fazem isso pra vc e te cobram quase o dobro do preço. Dormi lá ou não é somente um escolha. Pode ir pela manhã e voltar a tarde. Ou ir a tarde e voltar só no outro dia pela manhã. Mas lembra do horário de saída do bus pra Puno !!! Copacabana - Puno - Cusco O legal é sair de Copacabana às 13:00 pela TourPeru (melhor empresa). Custa 30 bolivianos. Vai estar chegando em Puno um pouco antes de 16:00hrs. Como no Peru é - 1hr que a Bolívia, então vai ser 15:00hrs. Pode procurar a empresa San Martin e comprar a passagem pras 21:00hrs. Nesse tempo vc pode deixar sua bagagem no guichê da empresa (super seguro) e pegar um passeios pra conhecer as Islas de Uros. Tem pessoas oferecendo o passeio dentro do terminal de buses. Não pague mais que 15 a 20 soles !! Vai chegar do passeio quando estiver escurecendo. Pode jantar no segundo andar do terminal e embarcar sem nenhuma pressa. A viagem dura entre 6 e 9 horas. Vai depender da estrada. Cusco - Machu Picchu Pra ir de Cusco a Machu Picchu: 1- Você pode sair de Cusco em direção a Ollantaytambo e de lá pegar o trem pra Águas Calientes. Custa 31 dólares ida e 31 volta. 2- Sair de Cusco direto a Águas Calientes. Sai por 48 dólares ida e 48 volta Obs: Algumas agencias oferecem um pacote chamado Conexion Valle Sagrado. Esse pacote são 3 dias e 2 noites e funciona assim: Dia 1- •Cusco - Pisac Mercado - Pisac Ruínas •Urubamba (Almoço) •Ollantaytambo •20:00 Trem Ollantaytambo - Aguas Calientes Dia 2- Visita a Machu Picchu com 2 noites num hotel Dia 3- 05:45 Retorno de Águas Calientes a Ollantaytambo E de Ollantaytambo voce pega um bus pra Cusco por conta própria. Na Agencia Puma´s Trek esse pacote sai a 130 dólares. Em todas, se vc for estudante tem desconto de + ou - 20 dólares. Essa agencia fica na Plaza de Armas, em uma galerias ao lado da Agencia Marcelo´s. OBS: Lembre-se que o ticket de entrada de Machu Picchu deve ser comprado em Águas Calientes e deve ser pago em soles, pois não é aceito dólar na compra do mesmo. Ollantaytambo e Saqsaywaman são duas coisas bem diferentes. Ollantaytambo faz parte do Valle Sagrado (passeio Valle Sagrado) e Saqsaywaman das ruínas locais(passeio City Tour). O dois são legais, mas dê preferencia ao Valle Sagrado. Arequipa É uma cidade muito legal de conhecer. O Canyon é pra quem gosta de Canyon !!! Só vc vai saber se quer conhecer ou não. Tem passeio de 1, 2, 3 e 4 dias. Em média 10 dólares por dia. Tacna e Arica Tacna eu não gosto e Arica pode usar somente como passagens para o Chile. Cusco - Arequipa umas 8 horas, Tacna acho que a mesma coisa e pra Arica, mas é rápido. Vale Lembrar: Nunca compre passagem de bus em agencias, pois no terminal é a metade do preço pelo mesmo bus. Nunca deixe uma pessoa arrumar um hotel por você. E principalmente não caia no golpe do último ou único quarto, bus, hotel, pois com uma pequena procura você sempre acha coisa melhor e pela metade do preço que tinham te cobrado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.