Ir para conteúdo

Bolivia e Peru, incluindo Inka Jungle Trail para Macchu Pichu e 3 dias Deserto do Salar


Posts Recomendados

  • Membros

Oi pessoal...decidi postar aqui algumas informacoes que nao encontrei qdo planejei minha trip e que podem ser úteis...

Meu roteiro foi sp-sta cruz-la paz- copacabana-puno-cusco-machu pichu- cusco- la paz- uyuni-sucre-sta cruz-sp,em 15 dias

De passeios fiz a trilha Inka Jungle Trail para Machu Pichu, o tour de 3 dias do Salar de Uyuni e o Chacaltaya.

 

Como nossa idéia era fazer a Salkantay, precisavamos de pelo menos 6dias em Cusco,por isso passamos boa parte das noites dormindo em onibus..rsrs...mas uma colega que conhecemos la conseguiu chegar em Cusco e pegar o trem, dessa maneira ela conheceu tudo em 2 dias, pode aproveitar mais Copacabana e fazer a viagem mais sossegada.

 

Entao vamos la: como muitas pessoas fui de Gol que esta barata e chega la as 14hs da tarde...nao vao contando em ja chegar pegar mala e vazar para outra conexao, pq pegamos a maior fila na chegada do aeroporto, para imigracao e tals e o pessoal disse que é sempre assim. A parte boa é que conhecemos um brasileiro que faz medicina la e nos deu a dica para irmos para o terminal rodroviario.

Se for de taxi:mais ou menos 60 bols, porem logo em frente ao aeroporto tem um bus que segue para cidade( 3bols) e ai pede para descer no Segundo Anillo de la pega um taxi apenas 12 bols...

 

No terminal passagem para La Paz,empresa Copacabana Mem3 como indicaram, realmente o bus muito sussa, a viagem foi tranquila, tomamos apenas um dramim e muito mais agua que estamos acostumados e com isso nao sentimos NADA, no Soroche! Os Bus saem a partir das 16hs de meia em meia hora, nós pegamos o das 16h30 e chegamos as 9h

 

Nosso objetivo era fazer umas compras em La paz para fazer a trilha e partir no dia seguinte cedo para cusco, nao tinhamos nenhum hostel reservado, o irmao dessa colega que fizemos ja tinha ficado no Hostel Copacabana que fica na Av Illampu, como era nosso obj compras decidimos ficar la. Nao gostei. 60 bols por pessoa, quarto duplo ou indiv, mas é bemm simples, cafe da manha fraco e por este preco conseguimos hostels melhores em outros lugares,mas enfim..resolveu..rsrs

 

Pedimos informacao na recepcao sobre esse bus que vai pra copacabana-puno-cusco, informando que queriamos chegar em Cusco no mesmo dia e tals e quando vimos ja tinhamos fechado, pagamos 180 bols cada, na verdade uma facada!tudo bem era onibus turístico, mais bonitinho,confortável, mas whatever... Com certeza se comprar a passagem nas rodoviarias conforme for chegando vai gastar menos.

 

A viagem pra Copacabana foi bem tranquila, muito legal a passagem pelo TiTicaca (muito frio tb nele,va preparado) e no Carnaval de Rua em San Pedro, a estrada tb mto bonita...Copacabana é uma graca, toda charmosinha, varios restaurantes bonitnhos, tipo Paraty-RJ, as camisetas la estavam 10 bols mais barato que em La Paz, uma pena nao podermos ter ficado mais e ir fazer os passeios...apenas almocamos e seguimos para Puno.

Ps: gente nao sei se Copa ésempre assim ou eu tive o azar...qdo chegamos e fomos ao baño, nao tinha descarga, apenas uns galoes com agua pra gnt carregar o balde, ate ai blza...ai almocamos e eu fui ao banheiro do restaurante para escovar os dentes e qual nao foi minha surpresa ao verficar que o banh do resaurante tb nao tinha agua...ou seja, provavelmente eles coZinharam com essa agua zuada...resultado: me ferrei! Passei dois dias mals....

 

A viagem para Puno foi um inferno....não chegava nunca, muitas pessoas locais, então levando alimentos que são proibidos, aduanda revistando, ônibus sem banheiro, então peguem referencias de uma empresa boa, esqueci total o nome da que eu fui...mas no fim deu td certo e chegamos em Cusco a 1h da manha...

 

Como eu disse queríamos fazer a Salkantay, como uma amiga tinha ido com a Puma's Trek e o Mochileiros tb tinha mas indicações fomos direto nela..era a primeira trilha grande que iamos fazer, entao qdo ele explicou o trajeto e as cndicoes climaticas, achamos bem pesado qdo disse o preco entao,decidimos que nao ia rolar..rsrs..o pessoal aqui tava indicado uma media de 180 dolares e na verdade o preco da Salkantay estava em 240 dols, mais alguns gastos que teriamos a mais pq como seriam 5 dias na chegada do 5 dia ja riamos voltar para La paz entao teriamos que pegar o trem em Olayatambo mais cedo,o que é mais caro...Queriamos mto ir com trilha, entao a alternativa que ele nos mostrou foi a Inka Jungle Trail, que é uma trilha intercalada com aventuras...foi mto legal!!e fez por 190 dols.

 

Inka Jungle Trail: no primeiro dia fizemos pela manha um downhill e fim da tarde Rafting ( opcional,custou 30 dols),a noite um hostel, sem água quente..no dia seguinte,andamos o dia todo, uma trilha muito bonita, teve só a primeira parte que para mim que não estou acostumada foi de matar..hahah..mas eu sobrevivi e fui recompensada com paisagens incríveis ;) e um banho nas aguas termais,no fim do dia, mais um hostel sem banho quente..rsrs..mas essa cidade pelo menos era um pouquinho maior, pegamos uma baladinha tosca, mas q deu para dar umas risadas ainda mais com Duas Pisco Sour pelo preço de uma...rsrs...na manha seguinte fomos fazer o Zipline, uma seuqencia de 6 tirolesas, mas num comprimento e velocidade mto maior que a tirolesa comum e tb um visual incrivel...foi bem massa! ( Tb 30 dolares e opcional)De la fomos almocar e seguimos na ultima trilha , pela linha do trem ate Aguas Calientes,aonde finalmente um hostel decente (puma's Treks Inn,com banhonquente, internet, tv a cabo, vista bonita.) dia seguinte: Machu Pichu!

 

Para ir para Machu Pichu se tem duas opcoes, uma é ir pela trilha que demora na ida 1h30 se vc andar bem, ou pegar um bus por 9 dolares que faz o mesmo trecho mas em 15 mins vc esta la..como tinhamos andado bastante decidimos ir de bus e voltar pela trilha ( na volta vimos que foram os melhores 9 dolares gastos da viagem..hahah...) leve apenas uma mochila basica com algum belisco para comer e colocar a blusa de frio, na chegada é bastante frio mas depois o tempo abre e fica um super sol e como la dentro se anda bastante, da bastante calor...nós nao subimos a wanaipicchu pq é necessário uma reserva de pelo menos 15 dias de antecedencia nessa época do ano, afinal sao apenas 400 pessoas por dia...deve ser bem bonito, mas no porta do sol tb tivemos uma vista linda, entao nao é o fim do mundo se nao der para subir..nesse mesmo dia voltamos para Cusco,chegando de madrugada.

 

A volta de Cusco para La Paz pegamos o bus direto que saia as 22h e chegava a 12h, este não ia por copa, e sim por Desaguadero. Viagem tb foi tranquila, só na fronteira que como não é tao turística e ia ter o jogo no dia seguinte, ficamos mais de 1 hora para conseguir passar,mas tb deu td certo.

 

Tínhamos essa tarde em La Paz para fazermos as compras para família e fecharmos o passeio para Chacaltaya no dia seguinte...na primeira agencia que fomos estava por 80 bols, fechamos na terceira por 50 bols, portato: pesquisem! Aproveitem para comprar as coisas em La Paz mesmo pq depois fui para Sucre e encontrei os mesmos produtos bem mais caros. Pechichem, nada na Bolivia eu paguei o preço inicial, nem se for 2 bols, mas eu conseguia o desconto..rsrs..Se planejem também pq na Bolivia, a gente se sente rico..hahah...é 3:1 , então 15 bols de m gorro dupla face, são só 5 reais! Demais ne...mas no Peru não (,1 dólar= 2,12 reais= 2,74 soles) portanto saia só alguns centavos mais barato que o real,então o que da para pagar em dólar,pague. Essas foram as duas coisas que fizeram eu ter que sacar dinheiro la, o Preço no Peru e as compras..mas tb comprei quase td que me deu vontade, trouxe presente para 20 pessoas , comi em bons lugares, bebi vários dias e fiquei em quarto matrimonial que acaba sendo mais caro.

 

O Chacaltaya é muito legal, nem esperavamos ver neve, e no fim nos divertimos para caramba com bolas, escorregos e bonecos..rsrs...no começo não é muito frio, mas conforme vai subindo o frio pega...mas um visual indescritível lá de cima!nao deixem de fazer...e baratinho né.

 

No fim do dia segui para Uyuni..por causa do jogo não deu tempo de pegar o bus que sai as 19hs chegando pela manha por apenas 70 bols(todos que conversei em Uyuni que pegaram esse bus falaram que a viagem foi péssima).tive que pegar o da TodoTurism que saia as 21hs, bus que parece avião, confortável, filme bom, serve refeição, ótimo, nem vi a viagem passar,porem 260 bols! UAu né! Rsrs

 

Em Uyuni cheguei bem cedo, dava tempo de sobra para pesquisar agencias, mas eu já tinha fechado com uma em la paz, portanto só a procurei, deixei a mochila e fui fazer umas compritchas de comida...fiz com a Olivo's Tour, o de 3 dias, retornando para Uyuni no 3 dia, recomendo, o carro sussa, as refeições uma delicia, bem servidas e tb a todo tempo, cafe da manha, almoço, ca da tarde e janta, no ultimo dia tivemos ate vinho com macarronada..rsrs...mas se gosta de comer como eu é bom levar uns beliscos para meio da manha e tarde.

Gente indescritível, cada paisagem, foi um passeio muito legal, inesquecível, mas vão preparados, no dia dos Geiseres pegamos -15 e pq é outubro, no inverno ele disse que é pior! Por volta das 11hs do 3dia, chega na fronteira com o Chile, ai deixamos o pessoal e retornamos para Uyuni por uma estrada diferente, para para almoco e chegamos as 16hs..nesse mesmo dia peguei o bus para Sucre.

 

Existem 3 companias que fazem, mas apenas a 10 de Outubro que faz direto, as outras param em Potosi ate encher o bus, então optei r ir direto, mesmo o bus não tendo banheiro, mas foi tranquilo pq a viagem é curta, sai as 20h e chega as 2h, então é legal já deixar hostel reservado. Paguei 60 bols a passagem ( se for direto na agencia)

 

Minha idéia era passar o dia em Sucre e no dia seguinte pegar o voo da TAM que no site diz ser as 10hs nas 4fs, porem eles mudam os horários o tempo todo e não atualizam o site, ai me ferrei, pq na 4f o voo ia ser as 12hs e ai não daria tempo deu pegar meu voo de volta da Gol que saia a 13h de ViruViru,solução: tive que pegar ônibus de novo! Sai as 17h para chegar as 9h que na verdade chegou as 10hs,não segui a dica que deram de pedir para descer antes pq queria comprar umas coisas lá no comercio em frente ao terminal, mas no fim nem rolou e eu ainda tive que pagar 60 bols de taxi do terminal ate o aeroporto.

 

É isso pessoal, algumas informações extras:

 

- no aeroporto na volta tem que pagar a taxa de 170 bols ou 24 dólares, então não esqueçam de deixar reservado

- Salteñas só são encontradas pela manha

- Todo lugar na Boliv e Peru se paga para usar o banheiro, de 0,5 a 2 bols

- Todas Rodoviárias tb cobram uma taxa de embarque, de 1 a 3 bols

- levei uma mochila de 45 litros e ela foi suficiente, da pra passar com um casaco pesado e um levinho,uma calca que vira shorts, 1 calca jeans,1 legging,meia calca de lã,2 regatas,1dryfit mangacomprida, 1 manga comprida de algodão,cachecol,gorro,luva,polaina(td comprado la)

- Nas trilhas é fundamental repelente e agua!

- levem dólares mesmo,em espécie, lá é facinho de trocar qdo fui 100 dols= 960 bols,da pra passar bem ;)

 

 

Balanco financeiro mochilao

 

Transporte = 481 bols+ 24 sols + 9 dols= 201,49 reais

Sjc-gru: 18,30

Bus para terminal bimodal sta cruz: 6 bols

Taxi para bimodal: 7,50 (15)

Passag Sta Cruz-La Paz: 130 bols

Taxi rodov la paz- hostel copacabana: 5 (15)

Passag la paz- cusco 180 bols

Taxi rodov-wild cusco 10 sol

Taxi 4 soles

Van 5 sols

Bus MP 9 dols

Taxi rodov 5 sol

Taxi rodov la paz 13 bols

Taxi hostel 7,5 bols(15)

Passag uyuni-sucre 60 bols

Taxi 12 bols

Taxi aeroporto 60 bols

 

Cambio

Aeroporto: 14 reais-42bols

Bimodal: 50 dols-345 bols

La paz 50 dols - 347 bols

Aguas calentes 40 dols-100 sols

 

Banheiro = 9 bols+ 2,5 sol= 5,33

2 bols

2 bols

0,5 soles

2 soles

5 bols

 

Tarifa embarque = 180 bols+ 2,2 sol= 62,05

Term bimodal sta cruz: 3 bols

Rodov puno 1 sol

Rodov cusco 1,2 sol

Rodov sucre 3 bols

Aeroporto viu viru 174 bols

 

Alimentacao 391 bols+ 150 sols+ 11 dols = 293,32

 

Almoco sta cruz 33 bols

Biscoito 5 bols

Pipoca 1bol

Almoco la paz 23 bols

Janta 24 bols

Bar 26 bols

Almoco copacabana 25 bols

Saltenha 10 bols

Diversos 3,5 sol

Convenenc 14 sols

Bar pisco 12 sol

Almoco ceviche 22,5 sol

Refri 3sol

Cafe da manha 10 sols

Frutas 1 so,

Refri 3 sol

Balada 22,5 sols

Diversos Mp 6 sol

A lmoco 11 dols

Pizza 12 sols

Cafe manha cusco 3,5 sol

Frutas 2 sol

Superm 5 sol

Pizza 30 sol

Comdas 4 bols

Restaurante 45 bols

Vinho 50 bols

Cerveja 20 bls

Alimentac uyuni 35 bols

Pizza james 67 bols

Saltenhas 4 bols

Almoco 9 bols

Suco 10 bols

 

Hostel= 340 bols+ 105 sols = 271 reais

Copacabana (la paz) 60 bols

Wildrover cusco 70 sols

Hostel cusco 35 sols

Wildrover 160 bols

Sucre 120 bols

 

Compras 1101 bols+ 214,5 sols+ 11 dols= 590,32 reais

Saco de pano 7 bols

Cachecol+gorro: 73 bols

Chapeu 28 bols

Casaco 240 bols

Polainas 35 bols

Tripe+cajado 140 bols

Capachuva 13,50sol

Marcadores 30 soles

Abridor 5 sol

Carteira 15 sol

Ima 5 sols

Camiseta 11 sol

Cd 5 sol

Cordao +luva 20 sol

Sandalia 110 sol

Blusa de a 60 bols

Par+cesar 90 bols

Par+banh+gorros 115 bols

Camisetas 70 bols

Porta niq 30 bols

Sampoeyrna 16 bols

Superm 47 bols

Compras sucre 150 bols

Caneca 11 dols

 

Passeios 245 dols+ 21 sols+ 1141 bols= 919 reais

Trilha inka jungle 185 dols

Rafting 30 dols

Zipline 30 dols

Carriole 1 sol

Termais 10 sols(20)

Museu 10 sol

Jogo futebol 126 bols (ticket+cachecol+food+pintura)

Chacaltaya 65 bols

Salar de uyuni 770 bols

Ticket salar 180 bols

 

Outros 15 sol+ 13 bols = 18,30 reais

Laundry 8 sol

Ob 4 sol

Laundry 3 sol

Internet 10 bls

Internt 3 bols

 

Total 2360,81

 

Em anexo esta o meu roteiro nicial..

 

É isso pessoal, qualquer coisa estou a disposicao....

 

te falar que foi uma vagem muito legal,conheci lugares maravilhosos, pessoas de diversos lugares, treinei espanhol e ingles, comprei varias coisas exclusivas,sempre tinha alguem solicito, nao foi nada perigoso igual todos me alertaram , enfim vale a pena! Nao deixem de ir!

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121203235911.jpg 500 375 Legenda da Foto]Escreva seu texto aqui. [

20121204001826.jpg

20121204002145.jpg

20121204002215.jpg

20121204002255.jpg

20121204002412.jpg

20121204002536.jpg

Calendario MP.pdf

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi gente! Depois anexo algumas fotos,é que do ipad nao rolou e sempre acabo esquecendo quando estou no computador..rsrs..

 

Entao Laura na verdade nao foi tudo isso nao, somando o passeio de 3 dias mas o ticket do pRque nacional da 950 bol= 280 reais, durante o passeio nao se gasta com hospedagem nem alimentacao, a nao ser como eu disse o que voce comprar antes para comer entre as refeicoes e se nas noites voce quiser tomar uma cerva ou um vinho...

 

Ate mais! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Adorei o seu relato.

Vou para Cusco em fevereiro com vôo com escala em LIMA, vou passar 18 dias. Gostaria de saber se existe a possibilidade de ir direto do Salar para o Peru (mesmo que obviamente passando pelo Chile). Pq penso em ir para Arequipa, Puno, Copacabana, La Paz, Uyuni, Paracas e voltar a Cusco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...