Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Barraca pra quê? Camping ou trekking?

Vai carregar no carro ou nas costas?

A escolha de 4/5 pessoas é pra ter espaço pras tralhas ou vai com a família?

Tudo isso influi na escolha da tenda.

Marcas boas: Trilhas & Rumos, Quechua, Azteq. Marcas médias, mas que quebram o galho: Náutika e Guepardo.

• Membros
Postado

Fala moçada. Fiz a lição de casa, mas ainda persistem algumas coisas...

Minha dúvida é em relação a vantagens e desvantagens da Azteq Katmandu 2/3, T&R Super Esquilo 2, Nautika Indy GT 3/4 e Falcon 3, Guepardo Apolo, Quechua Arpenaz 3 (tbém a XL ou Fresh) e T3+.

O q quero é uma boa barraca para camping estruturado para usar em lugares quentes (ex: Bonito/Alto Paraíso); 2-3 pessoas; para 5 dias em média; 5X/ano; durável; vou de carro. Em outra situação, para o Trekking, já escolhi a Azteq Nepal.

1) IMPERMEABILIZAÇÃO: como a Nautika Indy GT agora tem 2500mm de coluna d'água, teoricamente ela não seria superior a Katmandu/SE2/Apolo nesse quesito? Sei q o pessoal do fórum não gosta muito das Nautikas, mas...

2) AVANÇO: gostei do avanço da Naukita, mas me pergunto se não seria aquelas coisas q vc gosta depois se arrepende, sendo um exagero em relação a um como da Azteq Katmandu. Será q vou usar isso mesmo? Ou a da Azteq Katmandu já tá ótimo?

3) VENTILAÇÃO/MOSQUITEIRO: Quechua Arpenaz e T3+ seriam uma ótima opção, mas pelo que li são queeeeentes... A Azteq Katmandu tem boa ventilação, mesmo com uma porta? Notei q dentro as citadas, o mosquiteiro da Nautika Indy é bem maior, então num calorão dus inferno removeria esse sobreteto em dias secos... Das citadas, quais têm melhor ventilação? Não encontro fotos dos mosquiteiros das outras... Qto mais mosquiteiro melhor a ventilação? NMHO, penso q seria bom uma com duas portas (com opção de fechar por mosquiteiro e tbém pela lona)

4) PREÇO: conforme fui lendo o fórum, parece q os preços subiram... Quechua Arpenaz Fresh: 300. Nautika Indy GT: 400 conto. Guepardo Apolo: 420. Katmandu: 470. Arpenaz XL 3: 480. SE2: 600.

5) EXAGERO? tbém penso que, para a necessidade, uma Quechua Arpenaz Fresh (única com 2 portas) já iria me atender muito bem e poderia gastar essa diferença de preço em outras traquinagens... E tbém n vou cozinhar nem miojão...

Vlw!

• Membros de Honra
Postado

Quanto maior a barraca, mais fresca ela é. Pense nisso...

Também, quanto maior a tela mosquiteiro e quanto mais portas mais fresco.

É difícil dizer qual a mais fresca, mas estes indicadores acima podem te ajudar. As barracas da Quechua são bem quentes, se não for a fresh ou as familiares esqueça.

Avanço é muito bom. Serve pra guardar as tralhas, ficar de bobeira na chuva, evitar de molhar o quarto no entra e sai, etc... na minha opinião vale a pena.

A maior reclamação das Náutikas era a falta de impermeabilização, pelo jeito eles resolveram isso.

Um ponto que pode desempatar: barracas grandes (3~5 pessoas) são mais pesadas, maiores. Por isso precisam de varetas mais fortes, robustas. Veja a grossura das varetas, o problema é que nem sempre os fabricantes dão essa informação.

• Membros
Postado

Vlw pela resposta, Otávio. Vejo q sua participação aq no Fórum tem ajudado muita gente: parabéns.

Vejo que, para minha finalidade, pois tem muito mosquiteiro, tem 2500mm em todo sobreteto, tem bom preço, tem avanço bem bacana, a escolha cai, infelizmente, na marca menos "renomada". Acho q vou de Náutica Indy GT mesmo.

Além do mais, a Quechua Fresh n tem avanço (cadê a Fresh+, Quechua?) e nem tá disponível pra venda...

A vareta da Indy GT realmente n fala o diâmetro, mas de tudo q eu li ninguém reclamou. Qquer coisa peço umas de alumínio no Ali Express.

Obrigado!

• Membros
Postado

Otávio, sinceramente estou pensando em partir logo pra Nepal mesmo. Eu iria comprar ela qdo fosse fazer um Trekking, mas vi que o pessoal fala q a Nepal tbém se sai bem em camping, então pra que ter duas...

Veja só: sou só eu e esposa; sou econômico com as traquinagens; gosto muito de pensar em durabilidade; ela é muito telada (o q a deve deixar bem arejada); duas portas; avanço suficiente (continuo achando o da Indy GT meio "papagaiada demais" para mim); presilhas de engate rápido do sobreteto (achei bacana isso!); varetas em duralumínio; e, sinceramente, prefiro as coisas técnicas, pois penso q barraca é pra dormir... Se quisesse conforto tava no fórum de Resorts, hehe.

Só uma dúvida em relação a ela não ser autoportante: penso q dificilmente terei problemas em relação a isso (pois neve tá meio fora do meu contexto), mas gostaria de saber mais sobre a questão de ser possível utilizar ela nessas situações. Vai que um dia... Como exatamente em neve e rocha?

Alguma dica em relação ao que eu disse?

Obrigado!

• Membros de Honra
Postado

O problema de não ser autoportante é que em terrenos aonde não é possível enfiar os espeques no chão fica mais difícil de montar, mas não impossível.

E ela é menos resistente a ventos do que uma auto portante, mas nada que uma pedras, amarrações extras e outras gambiarras não possam resolver.

Apesar de não ser auto portante ela é melhor do que uma barraca grande, alta. Quanto mais baixa melhor a aerodinâmica...

Eu prefiro barracas grandes para camping, e pequenas para trekking. claro, desde que possível...

Mas uma barraca grande de camping não dá pra fazer trekking, uma barraca pequena de trekking dá pra ir pro camping...

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Olá pessoal! Estou querendo começar agora a acampar e estou na procura por uma barraca legal, mas com um precinho bacana também. Estou na dúvida entre duas:

Barraca Guepardo Jungle - 3 pessoas - http://www.guepardo.net/web/produto/barracas/barraca-camuflada-jungle-3p

-Essa eu creio que seja a mesma coisa da Gepardo Venus. Vi alguns testes e gostei bastante. Acho que a coluna d'água de 1500mm me atende bem e o espaço também, afinal quero a barraca para mim e no máximo a minha namorada.

Barra Nautika Takoma - 2 pessoas - http://www.aventuraecia.com.br/barraca-takoma-2-pessoas---nautika

- Essa aqui é lançamento da Nautika. Me atraiu pelo fato de a coluna d'agua ser de 2000mm e pesar somente 2kg. Porém não acho quase informação nenhuma sobre a barraca.

Alguém pode me ajudar nessa dúvida cruel?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...