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Boa tarde, viajantes.

Vamos à Europa, eu e meu namorado, no próximo mês de julho de 02 a 23. Somos de Recife e o voo é direto pela Condor (maravilha!). O custo foi R$2.350,00 cada um o bilhete.

INicialmente, pretendíamos ficar 7 dias com base em Frankfurt para bate-e-voltas conhecendo algumas cidades vizinhas. Depois seguir de trem para:

Amsterdam/Roterdam - 2 dias

Bruxelas/Bruges - 2 dias

Paris/Cidades do norte - 6 dias

Retornar para Frankfurt e voar de volta pra Recife no dia seguinte.

Só que, de tanto ler aqui os relatos das viagens de carro, fiquei tentada a fazer a rota romântica (ou parte dela) de carro.

Então, ao invés de fincar base em Frankfurt e fazer bate-e-voltas, sair de lá de carro até Füssen. De lá até Insbruck/Salzburg (pernoite). Salzburg pra C Krumlov e retornar pra Frankfurt.

Temos dúvidas

Que cidades da Rota Romântica vcs sugeririam pra pernoitar?

Será que nossos 7 dias seriam suficientes para o roteiro todo: rota romântica+Insbruck/Salzburg+CKrumlov e retorno, talvez, pela Floresta Negra?

 

Ajudem-nos, por favor!

 

Oi DeaPaula, legal esse roteiro que vc pretende fazer.

 

Para explorar bem a Rota Romantica são necessárias umas 7 noites, sendo que as bases principais são Wurzburg ou Rothenburg, Ausburg ou Munique e Fussen. Entre elas escolhi Rothenburg por ser menor e mais charmosa - valeu muito a pena, pois passeamos pela cidade de manhã bem cedo e à noite também. Escolhi Ausburgo, pois Munique estava cara demais pq era época de Oktoberfest... e fiquei a 90Km de Fussen, pois pudemos aproveitar bem as paisagens do Tyrol e o hotel era maravilhooooso e mais barato... enfim, era viável passar pelo Tyrol.

 

Quanto a fazer Insbruck/Salzburg (pernoite) e C Krumlov, eu acho o tempo curto demais. Entre Insbruck e Salzburg, eu escolheria Salzburg - estive nas duas.... Salzburg tem muito mais pontos interessantes e, tem o Ninho da Águia bem perto.

 

Também passei pela Floresta Negra, que é linda, mas pra isso é preciso mais tempo.

 

Eu sugiro Pegar o Carro em Frankfurt e entregar em Munique... de lá pegar um voo para Amsterdam, fazendo a Rota Romantica, e de Fussem, partir para Salzburgo e fechar com Munique.... me parece bem mais racional e vcs vão aproveitar muito mais.... sendo que não precisam pagar nada amais por entregar o carro em outra cidade, desde que dentro do mesmo país.

 

Abs

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Pessoal, desculpem-me pela demora na conclusão do relato. Minha placa mãe queimou e não tive tempo de consertar... vou continuar o relato agora.... abs

  • 5 semanas depois...
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Ai que demora pra eu ver a sua mensagem. Não recebo notificações, vou ver as configurações pra estar mais alerta :-)

Bem, Violas, primeiro quero lhe agradecer pela atenção, pelas opiniões. Eu sempre acompanho as experiências postadas no Mochileiros e sempre me ajudaram muito.

Com relação à minha viagem, já tou ficando com frio na barriga, o roteiro sofreu umas alterações.

Vê:

 

03/07 - Chego em Frankfurt de manhã e sigo, de trem, pra Wurzburg;

04/07 - Carro para ROTD;

05/07 - RODT;

06/07 - Seguir de Carro até Nuremberg, entregar na estação e pegar ônibus para Praga logo cedo;

07/07 - Praga;

08/07 - Retorno a Nuremberg, carro e seguir para Nordlingen;

09/07 - Seguir na Rota até Schongau;

10/07 - Seguir de Schongau para Fussen;

11/07 - Fussen;

12/07 - Seguir para Colmar (tome estrada...) parando em Friedrichshafen (Lago de Constança);

13/07 - Colmar;

14/07 - Colmar;

15/07 - Entregar o carro em Offenburg e seguir de trem para Reims (França). Lá, pegar o carro para pernoitar em Provins;

16/07 - Seguir para Amboise parando em Orleans;

17/07 - Amboise;

18/07 - Amboise;

19/07 - Seguir para Paris parando em Versailles (entregar o carro na estação e continuar de RER);

20/07 - Paris;

21/07 - Paris;

22/07 - Seguir de trem para Frankfurt;

23/07 - Retorno às 10h para Recife.

 

Me diz o que achou e me dá dicas, por favor :-)

 

*acho que deixei a resposta no seu perfil. Desculpa.

  • 4 semanas depois...
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Dea, bom dia!

 

Me desculpe pela demora em responder, mas minha placa mae queimou e fiquei à pé!

 

O roteiro proposto é lindo! Vc vai gostar muito. Eu mudaria algumas coisas:

 

1) Faria o bate volta a Praga primeiro.

 

2) Pegaria o carro em Frankfurt e ficaria o tempo todo com ele.

 

Essas mudanças de carro e os trajetos de trem vao encarecer muito sua viajem, alem de gastar muito mais tempo (trocando de carro, etc...). O único problema seria achar um estacionamento em Paris (lá vc n precisa de carro), mas isso n é dificil, embora o tempo em Praga parece pequeno. N sei se vale a pena ir lá assim. Em Paris, também. O tempo tá bem curto.

 

Espero ter ajudado. Pode perguntar que eu to licago agora.

 

Abs

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Considerações sobre o hotel em Siena:

 

Siena - Hotel La Residenza delle Badesse - € 60 por diária

 

http://www.booking.com/hotel/it/residenzabadessemonteriggioni.pt-br.html?sid=abb2734bf1133e16d6ae059689a2361a;dcid=2

 

La Badesse fica a uns 5 min de Siena. Na beira da estrada principal. O hotel é excelente opção de custo-benefício, mas só serve se for para estar de carro. Tem estacionamento grátis, restaurante, mini market, banco e lojas ao redor. Perfeito. O quarto é grande e tem cozinha completa.

 

De lá, é possível chegar aos principais pontos da Toscana, com facilidade. Perfeito para os bate-vota pela região. Certamente ficaríamos lá novamente.

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21/09/13 – Siena – Veneza

 

Acordamos cedo , preparamos as malas e partimos para Veneza. Havíamos planejado parar em Bolonha para almoçar, mas desistimos. Ganhar mais umas horas em Veneza seria bem melhor.

Já perto de Veneza o GPS deu pau. Acho que criaram novas rotatórias e vias... bem, nada que a boa sinalização não resolva. Curiosamente, haviam 2 placas indicando Veneza, apontando para direções opostas. Uma azul e uma verde. Escolhi a verde e deu certo! Estacionamos na Piazza Roma (29 euros a diária) e partimos para o hotel apenas com a bagagem necessária para aqueles dias. O restante ficou no carro. Pegamos o Vaporetto (7 euros) e fomos para o hotel. Apenas esse passeio pelo transporte público já vale a visita. Ele percorre todo o grande canal e nos deixou logo após a praça de San Marco. Chegamos por volta das 14h ao hotel. Deixamos as coisas por lá e saímos pra passear.

Primeiro a Praça San Marco – lotada!!! – e depois a ponte Rialto. Veneza estava mais lotada do que na primeira vez que estivemos lá, em 2010.... mas linda como sempre. Andamos muito, compramos lanche e voltamos para o hotel por volta das 21h. Exaustos, lanchamos e... ainda matei uma garrafa de Prossecco...

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22/09/13 - Veneza

 

Programei acordar às 6h, mas a bateria do celular acabou e o despertador não funcionou.... passamos batidos e eu perdi o primeiro sol da manhã, quando pretendia sair pra fotografar.

Só saímos às 10:30h e fomos direto ao Palácio do Duque (40 euros por pessoa) e reservamos o tour secreto. O palácio é gigante e muito lindo. Nosso tour nos leva às passagens secretas do palácio, às masmorras (inclusive, a cela onde ficou hospedado Giacomo Girolamo Casanova) e às salas administrativas e julgamento. Nos foi contada uma versão de como Casanova teria fugido do palácio, ajudado por uma de suas fãs. Também fomos ao sótão para ver uma exposição de armas e vimos como é feita a elevação do teto do salão principal. Incrível a obra de engenharia feita lá, pois o vão livre é enorme!!! O salão tem 70m X 30m e 50m de pé direito. Ao final, passamos pela ponte dos suspiros. Após 3h de visita, fomos almoçar. Decidimos não inventar e procuramos uma tratoria e comemos espaguete, nhoque e peito de frango. Bom, bonito e barato (61 euros no total). Barato? Nem pense em gastar menos em 3 pratos aqui.

Partimos para a Academia e circulamos muito nas bordas do grande canal. A cada parte que se vai, há uma nova praça e um cantinho curioso. Veneza é muitíssimo grandíssima.... daria pra ficar uma semana inteira aqui e ainda seria pouco. É uma cidade que vale mesmo a pena, apesar de cara. Embora há como se safar com menos grana... coisa que não conseguimos...

No final da tarde, subi ao Campanário (8 euros). Vale muito a pena e acho que esse é o melhor horário para se fazer isso, pois se pega o sol com a textura e inclinação ideais para fotografar. De lá, temos um ângulo de 360º... toda cidade, seu entorno, o grande canal, as outras ilhas, Mestre, enfim... tudo!

Fomos pro hotel descansar e eu saí para comprar lanche... pizza e etc... era a hora do pôr do sol e tudo estava lindo. Me afastei da praça San Marco e achei uma rua larga e cheia de restaurantes e lojas.... a galera estava chegando para os drinks de fim-de-tarde... incrível o clima daqui.... fiz a festa lá. Encontrei um mercadinho com preços salgados, mas que era a metade dos cobrados perto de San Marco.

Depois do lanche, ainda saí para um longo passeio noturno, mas a patroa ficou morgada lá... comigo a atividade é intensa. Havia muita gente na rua, mas não tanta gente quanto pela tarde. A praça San Marco estava cheia, ainda assim. Todo mundo vai pra lá ouvir música clássica nos cafés e restaurantes. A maioria das mesas vazias e a galera toda em pé, ao redor. Explica-se: um café sai a 10 euros.... hehehehe. Um dink, 15.

Apesar disso, a galera está animada e aplaude a cada música... inclusive, tocaram alguns clássicos da MPB (Tom Jobim e outros). Muitos casais namorando e passeando. Inclusive, as gôndolas estão por toda a parte; e a fila do táxi, enorme... passei por um grupo que tinha tomado todas na noite e estavam zuando um monte na fila do táxi...

Vale muito a pena sair à noite, perambular muito e fotografar. A cidade parece não dormir... Inclusive os camelôs estão todos lá... voltei ao hotel já de madrugada.

 

Hotel Cà Del Dose - € 140 a diária

 

http://www.booking.com/hotel/it/ca-del-dose.pt-br.html?sid=abb2734bf1133e16d6ae059689a2361a;dcid=2

 

Foi o melhor que pude encontrar, perto da San Marco. Não acho que vale a pena. É bem ruim. O banheiro improvisado cheirava mal. A cama não era boa e o quarto, pequeno. Apenas a localização vale a pena.

Acho que ficar a uns 15 min à pe de San Marco é o ideal. Pelo mesmo preço, se consegue um hotel bem melhor. Embora seja suportável.

Não penso em ficar em Mestre, pois me agrada mais poder sai a qq hora e dar um passeio... principalmente numa estadia curta como essa, que aliás, acho ideal para o tipo de viajem que fizemos. 2 noites são suficientes, pois podemos chegar cedo no primeiro dia e sair tarde no último.

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23/09/13 – Veneza – Salzburg, passando por Cortina D’Ampezzo – cruzando as Dolomitas

 

Hoje partimos para a Áustria com parada em Cortina D’Ampezzo para conferir as dolomitas (alpes italianos).

Na saída de Veneza, paramos para o café da manhã, perto do aeroporto. Marco Polo. Era um café-bar estranho, com gente chapando… uma galera meio mal encarada. 2 caputinos, 1 sanduba, batatas chips e pipoca… caímos fora! A estrada, como sempre, maravilhosa, bem sinalizada, etc…. impecável. Apenas alguns quilômetros adiante e já se enxergam as dolomitas… imponetes! Dá até medo! Aquele friozinho na barriga, em saber que vamos perambular por lá, cortar os alpes e sair na Áustria! Estava muito ansioso por isso.

Chegamos em Cortina na hora do almoço. Que cidade linda! Aos p´s dasa dolomitas e com tudo que tem direito… chalés charmosos, montanhas e tudo mais. Perto do estacionamento, havia uma festa dos caras com aqueles chapéus verdes com uma pena pendurada (???) estavam almoçando e enchendo a cara de cerveja…. Petiscos e talz.

Para o almoço de despedida da Itália: espaguetti com tomates, ervas e castanhas. Excelente!!! Em qq lugar se encontra uma boa cantina. É tiro certo!

Haviam muitos ciclistas passeando pelos alpes. Caramba! Os caras levam a pedalada a a sério… haja subida!

Seguindo para Áustria, São GPS nos levou por um caminho íngreme que ia pra dentro das dolomitas… caramba! Meu senso de direção me dizia o contrário, mas segui o santo. Passamos por outra cidade à beira de um lago (Lago di Landro Dorrensee) onde havia um grande hotel, lojas e restaurantes… um monte de gente estava a passear. Muitos estavam acampados em outra parte….. a galera do trekking, das bikes e dos trailers e motohomes… paisagens de tirar o folego…. Passamos por todas aquelas estradinhas serpenteando as montanhas…. Logo entramos na Áustria e parei para comprar a Vignette (8 euros para 10 dias). A paisagem mudou um pouco. Agora, temos aquelas casinhas encrustadas nas montanhas e vales muito verdes. Percebi que a indústria madeireira é bem ativa aqui. Inúmeras fábricas com montes de madeira cortada no estoque… passamos por um pedágio e indaguei o camarada da cabine que havíamos comprado a vignete, mas tivemos que pagar os 10 euros, pois o selo é para as auto estradas… curiosamente, um só pedágio é mais caro do que 10 dias nas autoestradas…. Fazer o que? O hodômetro marcou os primeiros 1000 Km rodados. Logo vi que a seguir viriam uma longa sequencia de tuneis (por isso o pedágio caro)…. Alguns deles com vários quilômetros.

Quase chegando em Salzburg, pegamos um engarrafamento que nos roubou 2 horas de estrada. Acho que foi um acidente, mas não vimos nada. Enfim, chegamos ao hotel nos arredores da cidade. Só deu pra comer um lanche, tomar um vinho e dormir.

 

Conclusão: vale muito a pena cruzar as dolomitas, mas eu recomendo, pelo menos um pernoite em Cortina D’Ampezzo. Duas noites seriam ideais para percorrer uma parte da região, que é lindíssima. Embora tenha sido a maior distância percorrida durante a viagem (uns 500 Km), valeu a pena.

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24/09/13 - Salzburg

 

O café da manhã no hotel é excelente!!! Bem diferente da Itália. Aqui temos de tudo um pouco, bem ao gosto dos brasileiros. Diferentemente da Italia, nos sentimos em casa. Depois de forrar o estômago, saímos pra passear. Procuramos um estacionamento no centro partimos. A cidade estava vazia – segunda feira. Alguns museus fechados, isso nos desanimou um pouco. Nos restava ir ao castelo e passear de barco pelo rio.

Andamos pelas margens, fizemos umas compras e paramos pra brincar num jardim…. Ficamos no parquinho. O jardim era muito lindo. De lá, avistamos o castelo…. Logo vieram as hordas de japoneses… percebemos algumas pessoas com roupas típicas circulando…. Alguma coisa estava acontecendo. Partimos para o Residenz. No caminho, várias pessoas com roupas típicas…. Xiii acho que vamos encontrar algo… derrepente, a festa – tipo Oktober – era em frente ao palácio. Caramba, nem quisemos ir visitá-lo…. Caímos na festa.

Uma grande tenda, bandinha tocando e aquelas garçonetes com vários canecos de chope!! Opa! É aqui que vou ficar!!! Hehehehe

Centenas de pessoas cantando e brincando…. Bebendo e comendo. Pegamos logo 2 hot dogs + cerveja + Refri (10 euros). A salsicha deles é maravilhosa. Andamos por toda a parte, quando achamos um parque de diversões com aqueles carrinhos para crianças. Ficamos um tempão lá nos divertindo. De vez em quando, uma figura engraçada com sua roupa típica. Resolvemos pegar o elevador para o castelo (22 euros). O Castelo (1496) é lindo e fica bem no alto da montanha de onde se tem uma visão de 360º da cidade e região. Por dentro é enorme e tem vários restaurantes, cafés e lojas de souvenir. Ao descer, decidimos parar para mais cerveja e salsicha. Pegamos uma mesa dentro da tenda principal da festa, onde a bandinha estava tocando aquelas músicas típicas e clássicos da música internacional. Reparei que cada integrante da banda tinha seu caneco de cerveja por perto. No intervalo entre uma música e outra… hehehehhe…. Os caras sabem fazer música ao vivo.

Pedimos 2 pratos de salsicha, 1L de cerveja, frango com fritas e coca cola (30 euros).

Um casal de austríacos puxou papo e sentou na nossa mesa. Eram muito simpáticos e suas 2 filhas falavam muito bem o inglês … bem melhor que os pais. Eles explicaram que esta festa era a festa da “Mother’s Land Day” que acontece todos os anos naquele mesmo dia desde 1880. Todos os anos eles vão lá…. Isso vai passando de pai pra filho. O casal de esforçou pra falar inglês e ficamos conversando… chegavam ela algumas partes da música que eles brindaram conosco e o pessoal subiu em algumas mesas …. Pedi mais um litrão de chpe pois a coisa estava animada….. bem, depois de 2L de cerveja, eu canto, dannço e ploanto bananeira tb…. Hehehehehe sabe como é…. Temos que nos adaptar à cultura local…

Depois de 12h de passeio, voltamos pro hotel pra descansar, quando caiu a maior chuva. Ainda bem que já estávamos no carro. O detalhe foi o estacionamento – 29 euros. Um roubo…. Mas tb quem manda estacionar num local privado, subterrâneo, no centro?

 

Hotel Bloberger Hof - € 100 a diária

http://www.booking.com/hotel/at/bloberger-hof.pt-br.html?sid=abb2734bf1133e16d6ae059689a2361a;dcid=2

 

Este hotel é sensacional. Novinho, confortável, Excelente café-da-manhã… os donos são 2 casais que se revesam nas tarefas. Pena que fica nos arredores da cidade, mas não é nada problemático se vc está de carro. Recomendo. Excelente custo-benefício.

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  • 2 semanas depois...
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25/09 – Salzburgo – Berchtesgardem - Sankt Anton am Arlberg (Tyrol) –

 

Saímos às 10h do hotel em direção a Berchtesgardem. Em poucos minutos, chegamos. A cidade é simpática com um monte de hotéis, cafés, bares e restaurantes. Muitos turistas também. Fomos direto para o Ninho da Águia (Eagle’s Nest). Paramos o carro num estacionamento (3 euros) e pagamos o ticket (31 euros) com direito à entrada e o ônibus que nos leva ao topo. O refúgio projetado por Hitler é muito alto. Tome subida. Da estrada, uma vista deslumbrante! Chegamos a uma praça, onde setem que marcar o horário para pegar o ônibus de volta – os alemães são muito organizados. Aí, entramos em um longo túnel que nos leva ao elevador. Mais subida. Desta vez, saímos dentro da casa. Ao chegar, nos deparamos com um mirante. Há caf´[es e restaurantes por todos os lados. Logo avistamos uma trilha que nos leva ao ponto mais alto. Caramba! Uma visão de 360º da região. Avista-se a cidade logo abaixo, o lago Koningsee e Salzburgo. A vista das montanhas ao redor é magnífica. O local estava lotado. Ficamos um tempão lá e voltamos para o abrigo. Haviam muitas fotos contando a história do lugar.

Já estava quase na hora de voltar… senti falta de agendar mais 1h – 3h são ideais, para se sentar numa mesa e apreciar a vista…. Tomar umas e outras…

Percebemos que se leva um dia inteiro para visitar o Ninho da Águia e o Centro de Documentação Nazista. Ainda tem o passio obrigatório pelo lago. Assim, o mínimo aqui são 2 dias.

Voltamos para o carro. Programei S.GPS pra nos levar ao Tyrol entrando direto pela Áustria…. Nestas estradinhas, linda vista. Vai-se devagar, contemplando a paisagem. Porém, o trajeto foi ficando lento demais. São muitas vilas a cada 1Km ou 2Km e a velocidade máxima é de 40Km/h ou 50Km/h – lento demais. 2h depois, decidi buscar a higway… S.GPS ajudou. Lá estávamos a 130Km/h a caminho de Innsbruck. Lá perto, parei para a última abastecida na Áustria, que tinha o combustível mais barato (€ 1,40/l) – na Itália, €1.80/l – na Alemanha, €1.58/l.

A saeguir, entramos pelo Tyrol. Altas montanhas dos 2 lados da pista e aquelas cidadesinhas lindas. Muitos túneis também. Kilométricos. Chegamos a Sankt Anton às 18:30h e marcamos o jantar pas às 149:30h – estava incluído na diária. O hotel é novinho e é conduzido por um simpático casal. Quarto amplo, 2 banheiros. Tudo de primeira. A esse preço foi um ótimo custo-benefício. Compensou muito. Foram €140 com café da manhã. Basta fazer as contas: Café da manhã €20, estacionamento €10, jantar €40… é como se o hotel fosse a €70 – muito barato para o que oferece.

Só que esse não foi um jantar qualquer. Alta gastronomia. Acho que pagaríamos uns €100 por um jantar assim em qq restaurante.

Uma entrada de tomates, mozzarela de búfala e camarões VM e o prato principal, Costeleta de Cordeiro, com polenta, feijões e legumes. Esse seria apenas nosso hotel “de passagem”, mas espero passar por lá muitas outras vezes, aliás, seria uma boa ficar mais uma noite lá, pois neste ponto, seria interessante uma parada para descansar.

 

Hotel Der Waldhof - € 140 - Sankt Anton am Arlberg

http://www.booking.com/hotel/at/der-waldhof.pt-br.html?sid=abb2734bf1133e16d6ae059689a2361a;dcid=2

 

O melhor hotel da viajem. Vamos voltar lá, com certeza. Um achado. Quarto amplo, sala de estar, 2 banheiros. Muito conforto e excelente comida.

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Editado por Visitante

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