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Oi Violas,

 

Muito legal a sua viagem. Li o seu roteiro de viagem e agora li o que vc já postou do relato. Vou acompanhar até o final e principalmente o trajeto na região da Toscana. Estou planejando viajar em Maio de 2013 e pretendo fazer a Toscana de carro também. Capriche nesse relato com riquissimos detalhes.. . ::otemo::

 

Abs,

Cleide Machado

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Oi Cleide. Já escrevi o relato todo. Agora só falta digitar tudo e preparar as fotos.

 

A Toscana é lindíssima. Prepare-se bem e vc vai ter uma das mais maravilhosas viajens.... pode crer.

 

Fique à vontade para perguntar o que quizer.

 

Abs

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oi Violas, muito bom relato, vou em fevereiro e farei toscana de carro também, alugou o carro por qual empresa?já reservou no brasil anteriormente?acompanhando o restante!!!

 

Oi Gabi, aluguei no site www.autoeurope.com escolhi um carro da Europcar. Fiz tudo ainda no Brasil. PEgamos o carro em Milão e devolvemos lá também, mas é possível devolver em outra cidade do mesmo país sem taxa extra.... pesquise bem pelos sites de busca e alugue por uma empresa confiável..... vc n vai ter problemas.

Fique à vontade pra perguntar.

Abs

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16/09 - Cinque Terre

 

Acordamos tarde. Comemos lanche e fomos para a marina de Vernazza. Fica muito movimentado lá.... muita gente tomando sol e curtindo o visual. Nosso filho ficou bricando na água enquanto dei umas voltas. Pegamos o barco para Monterrosso al Mare. Compramos um ticket pra circular livremente pelas vilas. A vista da costa é muito linda. Vale muito a pena passear no barco. Em Monterrosso, almoçamos no restaurante Ciak (http://www.ristoranteciak.it/winefood/winefood.html). Grata surpresa. Pedi o spaguetti al mare (14 euros) novamente.... tornou-se um vício. Irresistível. Nesse, foi o melhor de toda a viajem. Eles cozinham o molho numa grande panela de barro e depois colocam a massa semi cozida. Fica maravilhoso.... uhhh novamente, ficamos na praia um tempão bricando com nosso filho, onde conhecemos uma brasileira que casou-se com um italiano e vive lá. Ela nos contou da terrível enchente que houve lá em 2011 e de como tudo ficou destruído. Só pra se ter uma ideia, os carros que ficam do outro lado da vila, no estacionamento, foram parar no mar.... caraca... decidimos pecar o barco para Riomaggiore e depois retornar para Vernazza no último horário. Percorremos, então, todo o caminho de volta pela costa, de onde tivemos uma vista privilegiada de todas as vilas.

Devido ao atraso na saída, chegamos em Riomaggiore depois que saiu o último barco. Que pena, pois, perdemos o sol com aquela luz linda de fim-de-tarde (o que nos obriga a voltar ao local.... hehehehehe). Tivemos que pegar o trem. Aproveitei pra comprar as passagens para o dia seguinte e verificar os horários. O trem é mais rápido, mas a vista do barco é muito mais bonita.

Concluímos que a logística adotada não foi a melhor.... deveríamos ter ficado em Monterrosso, com estacionamento por perto, menos subidas e com comércio melhor.

Entretanto, pra quem gosta de agito e tá de mochila, recomendo Vernazza (a mais charmosa), Manarola ou Riomaggiore (a mais agitada).

Outras opções são Portovenere (pra ir de barco) ou La Spezia (pra ir de trem) ,mas o melhor é ficar dentro da muvuca!!!!

De qualquer forma, Cinque Terre vale muito a pena... o clima, a paisagem, a galera descolada, tudo conspira pra se gostar muito deste local.... vamos voltar, com certeza. Até porque quero pegar aquela luz maravilhosa do por do sol....

 

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Vista da marina de Vernazza

 

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Monterrosso al Mare

 

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Vernazza

 

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Corniglia

 

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Manarola

 

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Riomaggiore

 

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Mar da Lingúria acima de Riomaggiore

 

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Galera curtindo um sol da mnanhã

 

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Barcos ancorados na marina de Vernazza

 

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Barco que trasnsita entre as vilas

 

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Monterrosso al Mare

 

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Monterrosso al Mare

 

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Monterrosso al Mare

 

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Praia de Monterrosso al Mare

 

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Riomaggiore, início da subida, perto da marina

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Matamos a saudade das terrinhas. Eu também achei Vernazza bem charmosa e gostei de Monterosso pelo fato de ser mais plana, mais fácil de conhecer.

 

Essa enchente de 2011 quase nos pegou ... estivemos lá uma semana antes. Mas pegamos um clima ótimo, nem muito calor, nem muito frio.

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Matamos a saudade das terrinhas. Eu também achei Vernazza bem charmosa e gostei de Monterosso pelo fato de ser mais plana, mais fácil de conhecer.

 

Essa enchente de 2011 quase nos pegou ... estivemos lá uma semana antes. Mas pegamos um clima ótimo, nem muito calor, nem muito frio.

 

Me esqueci de falar mais da enchente: por todos os lados, vimos fotos de como ficou a coisa. Caramba!!! Vernazza, por exemplo, ficou arrasada. Meio metro le lama, que entupiu alguns restaurantes e arrasou com a economia local. Ainda se vê marcas da lama em alguns lugares e algumas lojas não abriram mais... perto da estação há várias fotos de como foi a coisa. Eles fizaram um incrível trabalho de recuperação.... ainda estão trabalhando nisso... pode-se visitar as vilas sem problema. Tudo voltou ao normal.

  • Membros de Honra
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A notícia na época chegou aos jornais brasileiros, pois morreram algumas pessoas. Mas isso ali é comum. É que nem aqui no Brasil, chuva forte vem e um monte de barraco desmorona. É o ônus que paga quem faz uma casa no morro, não tem jeito - o poder público pode até fazer trabalhos de prevenção, mas o risco sempre vai existir.

 

De fato, o trabalho deve ter sido incrível. Até mesmo porque estão sempre se recuperando. Tiramos a foto de um belo painel logo perto da estação de Riomaggiore que resume tudo isso:

 

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  • 4 semanas depois...
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Pessoal, desculpem a demora, mas me enrolei um pouco.... fui rever as fotos, pois alguns disseram que estavam contrastadas demais...

 

 

17/09 – De Cinque Terre à Toscana passando por Portovénere, Pisa e Lucca

 

Acordamos cedo. Às 7:30h. Arrumamos as malas e partimos pra Riomaggiore pra pegar o carro. Havíamos deixado a maioria das malas lá pra não levar peso. Comprei uns panni e outras coisas na padaria e pegamos o trem. Caramba! A subida até o início da vila, onde fica o estacionamento é cruel... foi um exercício e tanto! Chegamos exaustos.

Partimos pra Portovenere... no caminho, passamos por La Spezia, que “de cima”, é linda. É preciso virar uma serra pra entre Riomaggiore e La Spezia. Depois, o caminho vai serpenteando a costa até a marina.... lugar bonito.

Diferente de Portofino, onde tudo é chique, Portovenere tem seus encantos e ares de favela, com roupas estendidas nas janelas... parece-se muito com as terres.Também aqui, tudo é muito arrumadinho e limpo, organizado. A marina é lindíssima. Dá vontade de ficar por lá. Ainda bem que paguei 1.75 euros por 1h de estacionamento, pois quando retornamos, estavam rebocando um carro ao lado do nosso.... Ufa!!!!! Se tivesse levado nosso carro, estaríamos ferrados....

Partimos pra Pisa. Depois que São GPS se enrolou perto do aeroporto, encontramos o estacionamento perto da praça Miracoli. Caí no chão quando vi a torre pela primeira vez!!! Nossa!!! Como é inclinada!!! Gigante!!! De tirar o fôlego. Havia uma multidão circulando por lá, mas imagino que era um dia vazio. Ficamos umas 2h circulando em volta ou sentados à sobra as torre, curtindo. É um enorme bloco de mármore que dá impressão que vai cair mesmo. É preciso coragem pra decidir subir pois a impressão é de que vai tombar mesmo.

Meia hora depois, estacionamos perto da porta norte em Lucca... já dentro das muralhas.

Partimos pra encontrar um restaurante, mas estavam todos fechados, pois eram 16h. Felizmente encontramos uma cafeteria que tinha pizza e massas. Fizemos a festa ali mesmo. Impressionante a Itália: a comida é levada à sério em qq lugar. Comida de padaria é uma porcaria aqui no Brasil... lá não. Pedimos frango assado, salada e pizza. Tudo delicioso.

Estômago forrado, partimos pra dentro.... Lucca foi nossa primeira cidade típica da Toscana – Pisa pode ter mais coisas a ver, mas só ficamos perto da torre... dizem que é um erro, mas...

Ruas apertadas, becos e praças.... tudo muitíssimo lindíssimo (adjetivos do meu filho), encantador. Andamos muito. Conhecemos puco. Está anotado: Lucca merece mais, pois é bem grande pra uma passidinha só. Fica perto de Pisa e td mais.... vale a pena ficar mais tempo e curtir. Partimos pra mais 1h de estrada.

Chegamos ao hotel às 20:30h. Escolhemos Badesse, comuna de Monteriggioni. O local é muito bom pro que pretendíamos. Quarto amplo, TV gigante, internet, cozinha e boa estrutura por perto: minimarket, pizzaria, restaurante, banco, etc... fica a 5 min de Siena. 60 euros, preço excelente.

Fiz umas compras no minimarket: vinho, salame, presunto, queijos, pães, sucos, leite, etc... tomei meu primeiro vinho. Montepulciano Rosso por 6,50 euros... uma bagatela, pois estava maravilhoso com os queijos, presunto e salame. Encorpado, frutado... comecei a me apaixonar pola textura dos vinhos de lá...

 

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Marina de Portovenere

 

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Marina de Portovenere

 

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Tomates italianos: fala sério

 

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A torre inclinada: Pisa é incrível!!!

 

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Praça Miracolli

 

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Pessoas com aquelas poses

 

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Pessoas com aquelas poses

 

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Pessoas com aquelas poses

 

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Pessoas com aquelas poses

 

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Lucca

 

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Lucca

 

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Lucca

 

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Lucca

 

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Lucca

 

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Lucca

 

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Muralha de Lucca

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18/09/12 – Castello di Brolio, Abadia a Coltibuono e San Gimignano

 

Acordamos cedo, mas nos enrolamos pra sair. Chegamos ao Castello di Brolio (http://www.ricasoli.it/) às 11:30h. Lindo. No alto de montanhas, com campos descobertos ao redor, onde planta-se muitas... muitas... muitas uvas viníferas... estamos no coração do Chianti!!! De longe se observa como é imponente o castelo do barão. Bem conservado. Demos uma volta pelos jardins (10 euros). Na saída paramos na wine shop. O ingresso no castelo nos dava direito a uma degustação. Provei o Grand Cru “Castello di Brolio Chianti Classico DOCG 2008”, o “Casalferro Toscana 2008” e o “Rocca Guicciarda Chianti Classico Riserva 2009” - comprei 2, mas gostei mesmo do Grand Cru. Só não levei pq achei 29 euros caro demais. Não é não. Vale muito. Fiquei um tempão pensando que deveria ter levado... fica pra próxima.

 

Em seguida, almoçamos na Badia a Coltibuono (http://www.coltibuono.com/). Tínhamos reserva para o almoço. Pagamos 53 euros pelo menu com direito a 4 taças de vinho; entrada, 3 pratos e sobremesa. É o que chamamos de alta gastronomia. Muito equilibrado e bem harmonizado com os vinhos da casa. Eu adorei, mas minha esposa achou sem graça.

Adorei o Chianti Classico e levei 2 garrafas a 13 euros. O reserva deles é excelente, mas não vale os 29 euros solicitados... destaque para a carne cozida ao vinho que veio acompanhada de batata com ervas finas – uma delícia.

 

Depois, seguimos para San Gimignano. Já na estrada se observam as torres e a muralha. É impressionante. Muitíssima lindíssima. Sépia. Sei lá mais o que.... fala sério. San Gimignano é o que há. (ponto)

Passamos o resto do dia lá até tarde da noite. Cada vez mais nos apaixonamos pela Itália. Vamos sempre retornar aqui pois cada pedaço que vem pela frente é especial. Degustamos sanduíches, sorvetes, café, cappuccino, vinho, panni e talz... mas muita pizza, claro. Andamos por todos os lados e o que mais nos impressionou foram os ateliês de artistas plásticos espalhados pela cidade. Entrei pra ver tudo. Conversei com alguns... ah! Se pudesse, moraria aqui. Artistas de todos os tipos: instalações, cerâmica, fotografia, pintura, escultura. Quase comprei um quadro, mas sei que é loucura carregar um monstro desses por toda a viajem. Fiz muitas fotos à noite também. Essa cidade nos marcou profundamente.

 

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Castello di Brolio

 

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Castello di Brolio

 

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Castello di Brolio

 

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Arredores do Castello di Brolio

 

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Interior da capela do Castello di Brolio

 

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Badia a Coltibuono

 

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Badia a Coltibuono

 

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Badia a Coltibuono

 

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Badia a Coltibuono

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

 

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San Gimignano

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