Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Galera.. sou mochileiro a um bom tempo... e graças a deus em minhas caminhadas nunca meu perdi.

Mas.... segurança NUNCA é d+ e sempre procuro fazer minhas trilhas mais longas de maneira mais planejada possível.

Eu já fiz uso de GPS offline do meu Android; mas... apenas para me localizar; ver em q ponto eu estava no mapa e saber se estava no rumo correto.

No entando o uso do GPS ficou restrito a isso.

Pensando no potencial das novas tecnologias; assistindo Discovery e vendo os caras fazendo uso pesado te novas tecnologias fiquei um tanto quanto frustrado pela uso que eu consegui fazer no meu Android ::grr:: .

Agora; comprei um Ipad; com um hardware mais parrudo; durabilidade de bateria infinitamente maior vejo um potencial grande para documentar minhas trilhas, ou utilizar os seus recursos de gps; no entanto ñ consigo informações de apps e coisas do gênero para utilizar essas novas tecnologias em nossas trilhas.

Eu gostaria de pelo menos criar rotas, registrar o caminho das trilhas; etc.... ::sos::

Portanto.. alguém ae faz uso de tecnologias para suas trilhas? Se faz... oq utilizam?!

Conhecem bons aplicativos para isso?!

Ajuda ae galera... :wink:

• Membros de Honra
Postado

Olá Ronnie!

Seus questionamentos possuem fundamento, só que criou este tópico no lugar errado (Fórum Trilhas e Travessias Região Sudeste!)... Temos uma área específica para assuntos como este (Equipamentos de Camping e Aventura) onde existem fóruns próprios para GPS e Smatphones/Tablets. Sugeri aos editores que movam este teu tópico para lá. :wink:

Para não deixar a questão em branco, faço algum uso do meu smartphone com Android para alguns deslocamentos e o melhor aplicativo que encontrei até hoje para gerenciar a função GPS no smartphone foi o OruxMaps, disponível gratuitamente no Google Play. Para iPad não posso te dizer se existe algum similar (o OruxMaps está disponível apenas para Android), mas acredito que encontre algo se pesquisar.

Abraço!

• Membros de Honra
Postado

Olá Ronnie!

Respondendo à sua dúvida, o OruxMaps trabalha off line também. Inclusive é possível usar nele mapas personalizados, desde que calibrados (georreferenciados). Outra coisa que gosto nele é a possibilidade de "ler" vários formatos de tracklogs, como KML e GPX, por exemplo.

Abraço!

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

Caro vogetta,

Voce conseguiu instalar mapas no seu android nesse programa ou em qualquer outro.

Vou fazer cusco machu pichu de moto e tem mapa de la, porem so consigo achar on line. Aqueles off lines to quebrando a cabeça aqui mas nao consigo instalar.

Queria era botar logo um mapa tipo garmin gtx e ter ele sempre mesmo off line

abraço e grato

yuri

• 4 meses depois...
  • Membros
Postado

Eu uso mas não como guia principal. Tenho um iphone e pesquisei vários apps. Uso o Easy Trails e é muito bom. A versão gratuita é excelente, a paga custa U$4 mas acho que vale a pena. Acho que a diferença entre a versão paga e a lite é que na lite não da pra usar uma rota para navegar por uma trilha. Mas você pode visualiza-la e ver onde está normalmente.

Com o app você:

-baixar trilhas ja existentes, waypoints, fotos com geotag e colocar no app

-exportar trilhas gravadas, waypoints e fotos com geotag

-gravar novas trilhas

-analizar trilhas que você fez e visualizar graficos de altitude x tempo, altitude x distancia, velocidade x distancia, velocidade x tempo, distancia x tempo.

-bussola muito precisa com waypoints

-carregar previamente os mapas para n precisar usar dados depois, tanto mapa de ruas quanto imagem de satelite.

Entre outras coisas mais. Olha o site dos caras veja a versao lite se te agrada.

http://www.easytrailsgps.com/

Quanto ao uso no ipad eu não sei, todos possuem bussola mas somente os ipads com 3g/4g possuem gps.

SAPS

• 1 ano depois...
  • Membros
Postado

O aplicativo runtastic ou minhas trilhas permite salvar e exportar trilhas, mas não sei se importam. Caso vc tenha uma trilha salva em kml basta copiar o arquivo no SD do androide e com algum aplicativo de explorer mandar abrir o arquivo com o google earth e pronto, vc tem sua trilha ao seu alcance. Caso tenha algum mapa pré carregado no google earth pode usa-lo offline. Espero ter ajudado. Att

• 10 meses depois...
  • Colaboradores
Postado

A pouco tempo venho usando o OruxMaps. Ele tem me saído muito bem, leu perfeitamente o tracklog GPX que baixei (via SmartPhone mesmo), e segui tranquilo.

Porém, teve lugar de mata fechada em que ele perdeu o sinal. Então...

Vai de cada lugar que se usa.

Obs.: aí.da tô aprendendo a mexer nele, e se alguém tiver dicas a dar... agradeço.

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Também comecei a usar o OruxMaps no meu androide, algo que percebi é o tempo de atualização do GPS, quanto menor for o intervalo entre as atualizações, maior será o gasto de bateria. Fiz uma trilha na Barra de Guaratiba (RJ) e salvei o tracklog com ele, depois abri no Google Earth no computador para avaliar e ficou bem certinho o mapa gerado, inclusive com uma pasta com vários gráfico bacanas sobre a trilha como distancia versus altitude.

Estou tendo alguns problemas com ele ao abrir mais de um tracklog ao mesmo tempo e não conseguir retirar um enquanto visualizo o outro....

Também recomendaria aumentar a memória de cache do programa...

• Colaboradores
Postado

Olá galera...!!

Vem compartilhar uma experiência, não muito boa, usando App.

Mencionei, acima, que tive boas experiências, até então, com o Oruxmaps. Passei a usar também o GPX Views, e até que me atendem bem quando a trilhar é em local mais aberto. Mas quando uso em mata fechada (vara mato), eles tem me deixado na mão. Cheguei até a me perder.

Abaixo segue o relato de quando é onde me perdi:

viewtopic.php?p=1081843#p1081843

• 11 meses depois...
  • Membros
Postado

Boas, galera.

Eu também pensei em "substituir" o gps pelo smartphone e procurei vários apps. Não consegui aplicar direito mais por inexperiência com eles do que oportunidade. Uso uma chamado GPS Essentials (http://www.gpsessentials.com) e fiz um track no núcleo pedra grande da cantareira. Foi interessante mas como eu disse, me falta experiência com gps. Lendo sobre o Oruxmaps baixei ele também e vou comparar, depois posto as impressões. Neste meio tempo, alguém tem alguma trilha pra fazer, que seja de boa pra testar o desempenho dos apps? Bora?

Abraços,

Felippe

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...