Membros Rafael Barbeiro Postado Outubro 24, 2012 Membros Postado Outubro 24, 2012 (editado) Pessoal, Alguém que conhece ou tem noção, podia dar uma olhada no roteiro que pensei em fazer em Roma? Ver se é possível, viável, ou se tem algo para fazer para otimizar ou melhorar... O tempo está longe do ideal, mas foi o que deu pra fazer né.. rss. Então o jeito é otimizar e tentar ver o grosso de Roma num ritmo mais acelerado (nada de caminhadas por bairros, uma pena). Segue o roteiro que pensei: 1° DIA (11/01 - Sexta-Feira) - Praças/Igrejas no caminho - Como é o dia que eu chego, terei pouco tempo, só começarei o roteiro lá pelas 16h, então pensei em fazer só as Praças, que podem ser vistas durante a noite e, na maioria, costumam ser lindas no período noturno, bem como o Panteão (que terei que chegar até umas 18:30h, porque fecha as 19h). Caso estejam abertas, vou entrar nas igrejas que tem pelo caminho (mas, pela falta de tempo, acabará sendo secundário e, consequentemente, dispensável na falta de tempo para chegar em atrações que tem horário para fechar): -> Chego em Roma às 14:45 em Fiumicino -> Pego o Leonardo Express (30 minutos +/- até termini) -> Vou pro albergue deixar a malas trancada (correndo!) - do lado da Termini -> Termini pego ônibus #40 (15 minutos até Piazza Navona) -> Piazza Navona (até as 18:00hrs! Igreja de Sant'Agnese fecha as 19h) -> Panteão/Praça della Rotonda (Até as 19hrs! Panteão fecha as 19:30) ->Igreja de Santa Maria Sopra Minerva (até 18:30hrs! Igreja fecha as 19h) ->Igreja de Santo Inácio de Loyola (até 18:30hrs! Igreja fecha as 19h) -> Piazza Colonna -> Fontana de Trevi -> (Daqui pra frente se não der tempo, tudo bem, dá pra tentar incluir no dia do Vaticano!) -> Piazza di Spagna/escadaria espanhola -> Piazza del Popolo/Igreja de Santa Maria del Popolo (até as 18:30! Igreja fecha as 19h) -> Pegar Trem que tem ali perto e ir pra Termini (voltar pro albergue). 2° DIA (12/01 - Sábado)- Roma antiga/Trastevere - Pensei em fazer Roma antiga, é tudo bem pertinho. -> Igreja de San Pietro in Vincoli (abre às 8h) e está no caminho do albergue para o Coliseu -> Coliseu + Palatino + Fórum (guia Dark Rome – 08:30h - +/- 3 hrs de visita) -> Museu Capitolino/Praça Capitolina -> Monumento a Vitor Emanuel -> Fórum de Trajano (dependendo da hora, prefiro ir pra Bocca della Verità) -> La Bocca della Verità/Templo de Hercules (Fecha às 17H) -> Circo Máximo -> Isola Tiberina (quase impossível pelo tempo, mas se tiver claro passo a caminho de Trastevere) -> Trastevere jantar e ir em algum pub (noite) 3° DIA (13/01 - Domingo)- Vaticano -> Basílica de São Pedro -> Capela Sistina -> Museus Vaticanos -> Castello de Sant’Angelo/Ponte de Sant’Angelo ->Villa Borghese (só se não estiver a noite, quase impossível) -> Piazza del Popolo (se não deu tempo no primeiro dia) -> Piazza di Spagna (se não deu tempo no primeiro dia). -> Pode também Ara pacis (quase impossível de chegar a tempo). 4° DIA - Saio bem cedo pra pegar o Trem Editado Outubro 24, 2012 por Visitante Citar
Membros Rafael Barbeiro Postado Outubro 24, 2012 Autor Membros Postado Outubro 24, 2012 Esqueci de falar, vou voar de low cost, então não vou perder muito tempo pra pegar bagagem e tal, vou só pegar a mochila (bagagem de mão) e seguir para pegar o Leonardo Express, do Aeroporto de Fiumicino para Termini. Citar
Colaboradores amorminofonseca Postado Outubro 24, 2012 Colaboradores Postado Outubro 24, 2012 Olá Rafael! Estive em Roma em maio deste ano e fiquei por lá por 3 dias e 1/2. Dediquei os 3 primeiros dias inteiros para atrativos e o último dia (que foi metade) como dia livre e para compras. Pesquisei sobre o Roma Pass e ele foi bem vantajoso, pois engloba a entrada grátis nas 2 primeiras atrações (coloquei abaixo as que utilizei), desconto nas demais, trasporte público (metro + bus) grátis por 3 dias consecutivos e o melhor de tudo... fura-filas em todas as atrações, com uma entrada especial para quem tem o Roma Pass. Comprei o meu no próprio aeroporto de Fiumicino. O meu roteiro foi o seguinte: 1º DIA: Colosseo/Palatino/Foro Romano (Atracao 01 do Roma Pass) Arco di Costantino Musei Capitolini (Atracao 02 do Roma Pass) Piazza Venezia Monumento a Vitor Emanuel Pantheon Piazza Navona Piazza del Parlamento Fontana di Trevi Fontana del Tritone 2º DIA: Circo Massimo Terme di Caracalla Piazza del Popolo Villa Borghese Piazza di Spagna 3º DIA: Piazza San Pietro Musei Vaticani/Cappella Sistina Basilica di San Pietro Museo Nazionale di Castel Sant'Angelo Pelo que analisei do seu roteiro, como você tem 2 dias e 1/2, fica aqui a minha sugestão: - Na sua chegada, na parte da tarde, talvez seja uma boa ideia fazer o roteiro: Piazza del Popolo Villa Borghese Piazza di Spagna - No dia seguinte, que você terá o dia inteiro, então a minha sugestão é as atrações principais: Colosseo/Palatino/Foro Romano (Atração 01 do Roma Pass) Arco di Costantino Musei Capitolini (Atração 02 do Roma Pass) Piazza Venezia Monumento a Vitor Emanuel Pantheon Piazza Navona Piazza del Parlamento Fontana di Trevi Fontana del Tritone - No dia do Vaticano, dá para fazer o roteiro que fiz e sobra a noite livre ou para algum outro ponto: Piazza San Pietro Musei Vaticani/Cappella Sistina Basilica di San Pietro Museo Nazionale di Castel Sant'Angelo Se tiver alguma dúvida ou quiser alguma dica é só avisar! No meu blog tem um post com o relato da minha viagem por lá, segue o link: http://aventuraseexpedicoes.blogspot.com.br/2012/09/europa-2012-roma-italia.html Citar
Membros Rafael Barbeiro Postado Outubro 25, 2012 Autor Membros Postado Outubro 25, 2012 Pelo que analisei do seu roteiro, como você tem 2 dias e 1/2, fica aqui a minha sugestão: - Na sua chegada, na parte da tarde, talvez seja uma boa ideia fazer o roteiro: Piazza del Popolo Villa Borghese Piazza di Spagna - No dia seguinte, que você terá o dia inteiro, então a minha sugestão é as atrações principais: Colosseo/Palatino/Foro Romano (Atração 01 do Roma Pass) Arco di Costantino Musei Capitolini (Atração 02 do Roma Pass) Piazza Venezia Monumento a Vitor Emanuel Pantheon Piazza Navona Piazza del Parlamento Fontana di Trevi Fontana del Tritone - No dia do Vaticano, dá para fazer o roteiro que fiz e sobra a noite livre ou para algum outro ponto: Piazza San Pietro Musei Vaticani/Cappella Sistina Basilica di San Pietro Museo Nazionale di Castel Sant'Angelo Se tiver alguma dúvida ou quiser alguma dica é só avisar! No meu blog tem um post com o relato da minha viagem por lá, segue o link: http://aventuraseexpedicoes.blogspot.com.br/2012/09/europa-2012-roma-italia.html amorminofonseca, Qual o motivo das mudanças? O meu roteiro é inexecutável ou alguma outra coisa neste sentido? Vi que o primeiro dia mudou bastante... Sairam varias praças e tal.. Pensei em fazer deste modo, tendo em vista que poderia fazer a caminhada noturna pelas praças (não terei muito tempo durante o dia e as praças não fecham...) Pensei em colocar a Fontana del tritone no 1° dia, vi que é bem perto da Escadaria Espanhola, então dá pra fazer um desvio. Seu roteiro é bem funcional, gostei principalmente do 2° dia! Que voce colocou o Panteão e a Piazza Navonna (não tinha reparado como era perto). O problema é que fico meio com medo de demorar e não conseguir chegar a tempo de ver o Panteão por dentro(cupula), por isso pensei em coloca-lo no inicio do 1° dia e tal.. Olhando seu roteiro, também pensei em adicionar a piazza venezia no 2° dia, é bem em frente ao Monumento a Vitor Emanuel (certo?). No 3° dia o roteiro não mudou muito, e como pensei, a noite sobraria pra fazer algo, e dai pensei em utiliza-la pra ver alguma praça que nao fiz ou algo do tipo... Obrigado pela ajuda!!!! Citar
Colaboradores amorminofonseca Postado Outubro 25, 2012 Colaboradores Postado Outubro 25, 2012 Rafael, A Villa Borghese é um parque bem grande, então se você deixar ele para o último dia (dia do Vaticano), não vai conseguir visitá-lo pois estará a noite. As praças e igrejas que você listou e que esqueci de adicionar no roteiro, são todas muito próximas do roteiro do segundo dia, então dá para serem conhecidas ao longo do segundo dia, pois pelo roteiro você estará bem próximo delas. Mas é claro, em toda viagem é preciso escolher exatamente os pontos que você tem mais vontade de conhecer e pontos opcionais, tornando sua viagem exclusiva e única. Qualquer dúvida é só avisar. Citar
Membros de Honra MarcosPereira Postado Outubro 25, 2012 Membros de Honra Postado Outubro 25, 2012 Seu roteiro está muito cronometrado e isso vai te deixar estressado. Liste o que você quer fazer por ordem de prioridade. Se der, deu. Perder uma praça ou uma igreja não muda a vida de ninguém. No geral está puxado demais. No terceiro dia, dá para encaixar no máximo o Castelo di Sant'angelo (eu por exemplo tentei e acabei desistindo, mas eu também fiz o passeio das escavações do Vaticano). O museu do Vaticano é muito, mas muito grande e você é obrigado a percorrê-lo praticamente por inteiro, para sair de lá. A Villa Borghese é bem dispensável, nada muito diferente do que você veria no Brasil. A menos que você não tenha mais nada para fazer depois de Roma, é melhor pensar que você precisa estar inteiro para o resto do roteiro. Citar
Membros Rafael Barbeiro Postado Outubro 25, 2012 Autor Membros Postado Outubro 25, 2012 Rafael, A Villa Borghese é um parque bem grande, então se você deixar ele para o último dia (dia do Vaticano), não vai conseguir visitá-lo pois estará a noite. As praças e igrejas que você listou e que esqueci de adicionar no roteiro, são todas muito próximas do roteiro do segundo dia, então dá para serem conhecidas ao longo do segundo dia, pois pelo roteiro você estará bem próximo delas. Mas é claro, em toda viagem é preciso escolher exatamente os pontos que você tem mais vontade de conhecer e pontos opcionais, tornando sua viagem exclusiva e única. Qualquer dúvida é só avisar. Na realidade eu coloquei a Villa Borghese no fim porque ela ficou meio que dispensada, diante das outras atrações. Ficou totalmente secundária pra falar a verdade. E como o MarcosPereira falou, se for pra eu me cansar muito nela e prejudicar os outros dias, prefiro até tira-la do roteiro. Sobre o segundo dia, fiquei meio apreensivo de adicionar as praças nele, possivelmente vou demorar bastante pra fazer a primeira parte do roteiro (coliseu, palatino, forum, museus capitolinos, monumento a vitor emanuel e, se der, forum de trajano e boca verdade) e faço questão de demorar, pois vai ser o dia que mais terá atrações que eu faço muiiiiita questão de ver em Roma, então não queria correr tanto pra tentar conseguir ver as igrejas. Daí, caso fosse fazer as praças, a chance de conseguir ver as igrejas seria ainda menor que no primeiro dia (que embora eu tenha menos tempo, irei ver só as praças,onde estão as igrejas) e eu ainda ia querer dar uma acelerada no roteiro principal pra tentar ver algo. Acha que viajei no raciocinio? ou é mais ou menos assim mesmo? Acha que consigo fazer esse roteiro que coloquei? Seu roteiro está muito cronometrado e isso vai te deixar estressado. Liste o que você quer fazer por ordem de prioridade. Se der, deu. Perder uma praça ou uma igreja não muda a vida de ninguém. No geral está puxado demais. No terceiro dia, dá para encaixar no máximo o Castelo di Sant'angelo (eu por exemplo tentei e acabei desistindo, mas eu também fiz o passeio das escavações do Vaticano). O museu do Vaticano é muito, mas muito grande e você é obrigado a percorrê-lo praticamente por inteiro, para sair de lá. A Villa Borghese é bem dispensável, nada muito diferente do que você veria no Brasil. A menos que você não tenha mais nada para fazer depois de Roma, é melhor pensar que você precisa estar inteiro para o resto do roteiro. Na realidade não senti ele muito cronometrado, o primeiro dia (que, com certeza, é o mais corrido) tem apenas os horários de fechamento das igrejas e atrações, como base apenas (se tiver fechada eu nem vou até lá), e, caso não consiga ver no primeiro dia, posso tentar encaixar em algum outro ou então simplesmente retirar. As igrejas ficaram meio que como "um bonus" das praças (por estarem bem proximas e tal), e eu, particularmente, tenho mais interesse na parte antiga de Roma, não sou muito aficcionado pelo periodo Barroco, embora ache lindo. Pela falta de tempo, acabei por deixar as igrejas como secundarias também, se der, deu, se não der.. Uma pena. Tirando as igrejas do Vaticano, que acho que vale a pena né!? rsrs A unica coisa que realmente vai ser cronometrada é chegar ao Panteão, que eu faço muita questão de ver, mas o tempo pra chegar até lá está razoável/bom, então espero não me estressar quanto a isto (vou chegar a Piazza Navonna o mais tardar 17horas, colocando um atraso legal pra fazer as coisas e chegar lá, ainda sim teria 2:00 pra chegar ao Panteão, e ver por dentro durante 30 minutos, pois ele só fecha as 19:30). Eu meio que tentei fazer essa ordem de prioridade no roteiro, o que tenho mais interesse coloquei no começo, principalmente porque além de talvez não dar tempo de fazer, eu posso estar mega cansado e desistir tbm... As praças coloquei nesse primeiro dia porque é possível ver elas durante a noite, que na maioria são bonitas, então dava pra aproveitar nesse sentido tbm. (tendo em vista que quase nao terei tempo com luz nesse dia) Sobre o terceiro dia, eu imaginei que seria impossivel mesmo de fazer algo além do Castello, tanto que escrevi isso. Porém, acho que dá pra ver alguma praça que tem por ali, caso não tenha conseguido ver no primeiro ou no segundo dia (meio que ir encaixando o que faltou, e se não der, passou mesmo..) Eu só queria ter uma noção da possibilidade de realizar esse roteiro. Acha que mesmo um tanto "puxado" eu consigo? Talvez até mesmo ver algumas igrejas no primeiro dia (das praças)? Tirando o que coloquei "(quase impossível pelo tempo)", que possivelmente não será possível mesmo. Citar
Membros de Honra MarcosPereira Postado Outubro 26, 2012 Membros de Honra Postado Outubro 26, 2012 Cronometrado no sentido de você achar que cada coisa vai levar o tempo informado, sem atraso no vôo, engarrafamento no ônibus, etc. Sem querer te secar, até espero que eu esteja errado, mas acho muito improvável você começar esse roteiro às 16h. Mas, se você tem consciência disso e não se importa de correr o risco de não dar tempo de ver as atrações listadas no primeiro dia em nenhum dos dias (pois no terceiro vai ser meio difícil), não há problema algum. Só pra você ter uma ideia, eu aloquei os mesmos 2 dias e meio para Roma (na verdade eu achava que seriam praticamente 3 dias, pois o planejado era chegar em Roma de manhãzinha, pela mesma Easyjet). Cheguei, por conta de todos os atrasos acumulados, um trânsito infernal, já no início da tarde. Estávamos com o cansaço acumulado do início da viagem, pois além de andarmos horrores durante o dia, não tiramos tempo para nos recuperarmos do jetlag. Então perdemos o resto do dia descansando e só saindo por ali pertinho do hotel. Nos 2 dias seguintes, gastamos 1 com o Vaticano e 1 com o resto. E, apesar de ter andado sem parar de manhã até de noite, de não ter ido a "baladas", não ter entrado em museus, não vi metade do que você listou, apesar de ter visto a mais a Galeria Borghese e as escavações do Vaticano. Portanto, apenas reproduzo experiência pessoal. Supondo que o cansaço não te atinja de nenhuma forma e você não conte com nenhum imprevisto. Ainda assim, vocÊ teria menos de meio dia a mais do que eu tive. Não te encorajo de forma alguma a tirar as coisas do roteiro, apenas a melhorar um pouco a lista de prioridades. Você fala em colocar as praças de noite, mas lembre-se que no fim do dia você estará um trapo e no dia seguinte tem que ter energia para andar mais. Acredito que, do que você listou, certamente é possível fazer o Vaticano e adjacências, Coliseu+foro+palatino, algumas praças, o Pantheon e algumas igrejas. Para o resto, só na hora. Citar
Membros de Honra paulorco Postado Outubro 26, 2012 Membros de Honra Postado Outubro 26, 2012 Não precisa pegar um ônibus para sair de Termini e ir a Piazza Navona e depois ir voltando tudo. Faz ao contrário e vai a pé e deixa pra pegar o ônibus na volta quando vai ter menos trânsito. Dá para fazer tranquilo isso tudo a pé: Termini Trevi Spagna Piazza del Popollo Panteão Piazza Navona Tem muita igreja para ver. Eu recomendaria a de San Giovanni in Laterano, que já foi a sede da Santa Sé antes da Basílica de São Pedro e guarda mais histórias. Não conte com chegar na igreja 18:30 para chegar antes das 19:00. Em muitas igrejas, apesar da hora de fechar, lá pelas seis e meia, vinte pras sete eles já estão expulsando os turistas, também pode acontecer de ter missa ou casamento no dia e não poder entrar nesse horário. Não adianta ir em igreja depois de escurecer pois é necessária a luz natural para se admirar os vitrais, onde esses existam. Algumas igrejas na Itália tem ainda um outro porém, as capelas onde tem as obras de arte ficam apagadas e tem que botar uma moeda na máquina para acender a luz e poder ver. Citar
Membros Rafael Barbeiro Postado Outubro 27, 2012 Autor Membros Postado Outubro 27, 2012 Cronometrado no sentido de você achar que cada coisa vai levar o tempo informado, sem atraso no vôo, engarrafamento no ônibus, etc. Sem querer te secar, até espero que eu esteja errado, mas acho muito improvável você começar esse roteiro às 16h. Mas, se você tem consciência disso e não se importa de correr o risco de não dar tempo de ver as atrações listadas no primeiro dia em nenhum dos dias (pois no terceiro vai ser meio difícil), não há problema algum. Só pra você ter uma ideia, eu aloquei os mesmos 2 dias e meio para Roma (na verdade eu achava que seriam praticamente 3 dias, pois o planejado era chegar em Roma de manhãzinha, pela mesma Easyjet). Cheguei, por conta de todos os atrasos acumulados, um trânsito infernal, já no início da tarde. Estávamos com o cansaço acumulado do início da viagem, pois além de andarmos horrores durante o dia, não tiramos tempo para nos recuperarmos do jetlag. Então perdemos o resto do dia descansando e só saindo por ali pertinho do hotel. Nos 2 dias seguintes, gastamos 1 com o Vaticano e 1 com o resto. E, apesar de ter andado sem parar de manhã até de noite, de não ter ido a "baladas", não ter entrado em museus, não vi metade do que você listou, apesar de ter visto a mais a Galeria Borghese e as escavações do Vaticano. Portanto, apenas reproduzo experiência pessoal. Supondo que o cansaço não te atinja de nenhuma forma e você não conte com nenhum imprevisto. Ainda assim, vocÊ teria menos de meio dia a mais do que eu tive. Não te encorajo de forma alguma a tirar as coisas do roteiro, apenas a melhorar um pouco a lista de prioridades. Você fala em colocar as praças de noite, mas lembre-se que no fim do dia você estará um trapo e no dia seguinte tem que ter energia para andar mais. Acredito que, do que você listou, certamente é possível fazer o Vaticano e adjacências, Coliseu+foro+palatino, algumas praças, o Pantheon e algumas igrejas. Para o resto, só na hora. Sim, eu pesquisei bastante e amadureci a possibilidade de não conseguir ver várias coisas e tal..Acabei tendo que aceitar isto e tentar extrair o melhor. Espero que consiga ver o principalzão, pelo menos. Você falou em melhorar a lista e prioridades, o que acha que seria melhor? Talvez me poupar mais no 1° dia (das praças) para ter mais gás no 2°? Sei lá, talvez ver só as praças principais ou algo assim? O segundo dia é o que acho mais possivel de ser realizado (até a parte da boca da verdade), porque vi alguns relatos em que conseguiram fazer um roteiro até um pouco mais extenso que este. Espero que consiga.. O 3° dia já esperava que seria só o Vaticano mesmo, coloquei as outras coisas meio que naquelas "vai que dá né?". rs Também não pretendo ir nas catacumbas e tal. Não me chamou muita atenção.. É extenso o passeio? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.