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Obrigado, Igor.

Recordar é viver! Recontar essa aventura está sendo muito divertido.

Na hora, os perrengues são péssimos, mas agora ficou gargalhando ao lembrar.

Abraços,

Luiz Barboza:.

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12 de janeiro - La Paz

 

Acordei cedo e fui dar uma volta para conhecer a cidade com um mapa cedido pelo hostel. La Paz é bem mais organizada que pensei. Fui ao Mercado de las Brujas. Dá para compras umas roupas maneiras lá. Comprei um gorro tipo a bandeira da Bolívia muito show. ::cool:::'> Na esquina da Calle Sagarnaga, há um restaurante um pouco mais caro pros padrões bolivianos, mas com buffet liberado. ::otemo:: Vale a pena porque há variedades de pratos exóticos. ::cool:::'> Fui ao Museu da Coca e também não achei nada demais. É bem pequeno. ::bad:: Fiquei de bobeira andando pela cidade e parando para respirar. Não fui derrubado pelo soroche, mas qualquer ladeira estava cansativa. Eu cismei de conhecer o Mirador Kili Kili, um táxi até lá custa 12 bolivianos, mas, aconselhado pelo dono do hostel, peguei um ônibus verde (Vila Pavon) e paguei somente 1 boliviano. :P A vista do Mirador é incrível. Pode-se ver toda a cidade, inclusive os nevados. Não deixem de ir! O grande achado de compras que tive foi numa loja de shopping. Comprei um casaco polar Adidas por 600 bolivianos, ou seja, R$150 reais e ainda paguei em 3 vezes! ::otemo::

 

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13 de janeiro - La Paz

Fechei com a agência no dia anterior um tour para Tinawaku. No caminho, o ônibus que levava a gente ficou sem água e ficamos uns 20 minutos parados no meio do nada. :x O sol estava arrancando nosso couro e todos se espremendo para aproveitar a sombra do ônibus. Eles ligaram para a empresa e uns 30 minutos depois chegou uma van para nos resgatar. Tinawaku não me impressionou muito, pois eu estava vindo de Machu Picchu. Entretando, o tour foi salvo pelo guia que deu uma aula fantástica da história da Bolívia. ::cool:::'> Depois do tour, provamos pratos típicos da cultura deles. Nesse momento, pude conhecer a Leat, uma australiana, e Inkura, uma indiana. Esses encontros são ótimos! ::otemo:: De volta ao hostel, voltei ao Mirador Kili Kili com a Inkura e depois curti o happy hour do Loki com a Leat e com dose dupla de bebidas. ::otemo:: Descobri depois que havia mais 5 brasileiros no meu dorm: duas paulistas que estavam no mesmo tour que eu na Isla del Sol e três paulistas que estavam no mesmo ônibus que eu quando vim pra La Paz. Mundo pequeno!

 

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14 de janeiro - La Paz

Fui, finalmente, ter meu primeiro contato com neve: tour para o Chacaltaya. No caminho, há uma parada para comprar suprimentos. Se puderem, comprem antes, pois precinho é mais salgado, embora as empanadas sejam muito boas. A ida em si já é uma aventura. A paisagem é linda. Há uma parada antes para vermos o Illimani de longe. Eu não sabia, mas é ele que aparece nas aberturas da Paramount Pictures. Lá estava ele! Só faltaram as estrelas em volta! :D O ônibus vai sacolejando muito e subindo. Nossa, a subida é sinistra e dá medo em alguns trechos. ::ahhhh:: Se for corajoso, vá na janela e aprecie. O Ônibus para bem perto do início da neve. Faz MUITO frio. ::Cold:: O investimento no casaco polar foi ótimo. Apesar de ser cerca de 300 metros até o topo, lembrem-se que não há ar. A subida é escorregadia e com gelo. Usem calçados com tração/garras. O sacrifício vale a pena. Finalmente, pude pisar em neve. ::otemo:: Fiz até um bonequinho de neve. :P O topo estava lotado de BRASILEIROS! ::lol4:: Depois pode-se descer e tomar um chá. Aconselho a não usarem o banheiro. Nojento :? Toda vez que as mulheres abriam a porta do banheiro delas, algumas gritavam. Sinistro. ::lol4:: Nesse mesmo tour, após a neve, vamos conhecer o lado oposto: o desértico Vale de la Luna. Após o trajeto de Ônibus, cortando La Paz, chegamos ao local. E toda mundo tirando casaco, luva, segunda pele, casacos... Mega calor! ::hein: É bem legal. Só é pequeno. Conheci uma paulista que iria fazer o Death Road e no dia seguinte e me falou que o Vale de la Luna do Atacama é muito maior. Fiquei com isso na cabeça...

 

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Parabens pelo relato, muito rico em detalhes ...

 

Gostaria de comentar algumas passagens ...

 

Voce disse sobre comprar o boleto pro Wayna Picchu mas pelo o que eu pesquisei e percebi na minha visita a Macchu Pichu o Wayna Picchu nao é pago e é liberado para os primeiros, se nao me engano, 200, que tentam subir ...

 

Sobre o onibus que vai de cuzco para puno realmente tem o direto e o turistico que vai passando pelas cidades, quando fui eu optei pelo direto mas a agencia me enganou e nos colocou no turistico ... demorou d+ e foi passando em lugares nao tao interessantes, ainda mais pra quem vinha de uma trilha salkantay e visita a machu pichu ... indico a quem for ser bem claro sobre nao pegar o turistico !!!

 

Sobre a travessia de copacaba para la paz eu tenho um relato engraçado (agora, pq na hora foi meio apavorante ...) na hora que o onibus parou para pegar a balsa eu estava dormindo ... acordei meio desatento e na vontade de fazer um nº 1 rapidinho acabei em separando dos demais e quando voltei nao havia onibus, nao havia nada ... somente um breu e eu nao tava entendendo nada ... avistava alguns onibus ao longe mas nao era da mesma cor do que eu tava e mesmo assim eu ia até mais perto e nada ... ja estava pensando no que fazer ... por sorte eu estava com dinheiro e mesmo sem a mochila, tinha meus amigos no onibus que eu sabia que iria ao menos cuidar dos meus pertences... depois de alguns minutos de sofrimento apareceu um boliviano para me salvar ... ele ja tinha morado no brasil e falava e entendia portugues mto bem ... foi ai que ele me explicou que o trecho era de balsa e que meu onibus havia ido na balsa e os passageiros de lancha e que outra lancha só sairia se chegasse outro onibus ... dai apareceu um maluco me pedindo alguns bolivianos para que ele me levasse de lancha ao outro lado ... nem reparei se o valor era caro ou nao o que eu tive foi é medo do cara me assaltar e jogar meu corpo no lago ::lol4:: esperei mais alguns minutos e para minha sorte chegou outro onibus onde eu embarquei com os demais passageiros ... meus amigos deram falta de mim e tinham impedido o meu onibus de prosseguir ... esse foi o meu maior susto durante a viagem toda ...

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Valeu, João! ::cool:::'>

 

Mudaram as regras. Agora a entrada de Wayna Picchu é paga e deve feita reserva com antecedência.

Dá uma lida nesse site: http://viagemdebolso.com.br/mudancas-no-acesso-a-machu-picchu-e-huayna-picchu/244/

 

Te empurraram aquele tour por Puno? Af. ::bad::

 

Nossa! ::ahhhh:: Eu lembro daquele trecho que pegamos as barcas. Não tem nada. Como assim o ônibus sumir com todas as coisas? ::hahaha::

Ainda bem que recuperou tudo. Eu atravessei bem, mas juro que fiquei com medo da balsa virar. ::hahaha::

 

Abraços,

Luiz Barboza

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Oi, Luiz,

Estou adorando o relato!!! No fim do ano retorno pro Peru e pra Bolívia novamente.. Cada linha lida aumenta ainda mais as minhas expectativas. Estamos aqui, no aguardo do fim da sua aventura.

Bjs,

Vania

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15 de janeiro - La Paz

 

Fica difícil dizer qual foi o ponto alto do meu mochilão. Mas talvez seja pior dizer a maior loucura.

Acordei cedo e fui encarar a Estrada da Morte de bicicleta, o Downhill de Coroico.

A van passou cedo num hostel para me pegar e depois em outros. O grupo foi aumentando: eu, mais duas brasileiras (uma de Brasília e uma do Rio Grande do Sul), duas holandesas, um uruguaio e um francês. A loucura começa porque eu não andava de bicicleta fazia uns 20 anos! ::hahaha:: A van te leva ao alto. A vista é incrível. Levei um bom tempo colocando o equipamento. Pedi somente para o grupo passar a minha frente. É só descida mesmo. Mas aquilo tudo é muito louco. A velocidade, o vento, a paisagem. :P Havia até uns pássaros brancos de corpo negro voando ao lado das bikes. O início do trajeto (1/3) é tranquilo, mas depois começa a trilha de pedras. Treme tudo! ::hahaha:: Passamos por abismos, quedas d´'agua, um córrego. Como nem tudo é alegria, houve momentos tensos: meu freio não pegou e tive que freiar com as botas, derrapei (ainda bem que estava com equipamento protetor) mas ainda assim machuquei a mão e, ainda, meu pneu furou uma vez e tive que trocar. Foi uma grande aventura, mas considero muito arriscado. Entretanto, posso dizer: SOU UM SOBREVIVENTE DA ESTRADA DA MORTE! ::otemo:: Contudo, não deixaria ninguém que eu amo fazer aquilo. :? No fim, ficamos em um clube com buffet liberado e com piscina revigorar o corpo. Mas a volta foi pior. Eram três da equipe que estavam conosco: um motorista e dois guias. O guia que era bilingue dormiu a viagem toda, pois estava "doente". Na hora de voltarmos, ele acordou e abriu a porta. Uma garrafa de vidro quebrou e ele saiu rolando. O cara estava bêbado ao quadrado. ::tchann:: Pior, o outro guia, enquanto estávamos na piscina, também estava enchendo a cara. Estávamos todos cansados. Eu e o uruguaio notamos que o veículo estava lento demais. Quando vimos o motorista, ele estava batendo cabeça. Começamos a gritar. O cara estava quase dormindo. Levou esporro em todas línguas possíveis. ::prestessao:: Como ele ainda estava com os olhos cerrados, começamos a cantar e bater palmas só pra garantir. :? No fim do dia, cheguei ao hostel. Como pretendia deixar La Paz no dia seguinte, fui curtir o happy hour. E acreditem... encontrei o Picachu bêbado dançando em cima do balcão. ::hahaha:: Não, eu não estava drogado! Vejam a foto! ::lol3::

Aliás, esse post merece muitas fotos! ::otemo::

 

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16 de janeiro - La Paz -> Uyuni

Acordei já na hora de partir. A festinha foi boa! Peguei um táxi até a rodoviária. Havia uma máquina de refrigerante por 2 bolivianos ::otemo::.

Despachei umas roupas pelo Correio de lá mesmo. Demora, mas chega certinho em casa. Minha família me xingou muito quando abriu o pacote e viu que eu só enviei roupa suja! ::lol4::

Fiquei de olho na mochila porque, confesso, o clima é meio estranho.

Na hora de pegar o ônibus, uma surpresa desagradável: me colocaram no corredor. ::carai:: Eu tinha insistido que queria janela. Fui até o guichê reclamar e a mulher, mal educada, ainda me perguntou qual era a diferença. Ela disse que tinha anotado numa planilha e que não haveria problema. Uma grande mentira que eu de cara saquei porque ela nem ia no ônibus. Depois ela apareceu para distribuir o lanche: um saquinho de amendoim e um muppy quente. ::grr:: Por fim, o ônibus saiu. Ele fez várias paradas. Até que subiu o dono da cadeira da janela. Fingi que estava dormindo ::lol4:: Ele não me incomodou... mas só naquele momento porque ele roncava pra caramba! ::mmm: E eu jurando que iria viajar de madrugada dormindo. ::putz:: Depois a estrada ficou péssima e começou a tremer tudo. ::hahaha:: Quando dei por mim, eu estava molhado! Hã! Como assim? ::hein: Pois é. Galera, estava tão frio do lado de fora que a água estava condensando do lado de dentro! Começou a tremer ainda mais e a fazer frio! ::Cold:: Quando dei por mim já tinha amanhecido. Olhei pela janela e era um imenso lamaçal. Muitas horas depois, chegamos à Uyuni. Perdi o dia todo nisso.

 

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17 de janeiro - Uyuni

 

Em Uyuni, me senti quase num filme de faroeste. Não tem o que fazer na cidade. Como eu já tinha fechado o pacote, só fiquei esperando a 4x4. Meu grupo tinha duas chilenas e três argentinos, fora o motorista e a cozinheira bolivianos. Lá fomos nós. Foram 3 dias de tour. Nesse primeiro dia, fomos ao Cemitério de Trens. Muito bom para fotos. Mais pra frente, após uma parada numa cidade onde havia a maior lhama do mundo (isso mesmo!), chegamos nas partes alagadas. Nossa! É muito lindo! ::otemo:: Atravessamos as águas até um restaurante de sal. A própria equipe serve a alimentação. Eu vi a cozinheira retirando a maionese que estava no topo da pickup para nos servir. :shock: Eu meio que alertei a todo mundo, mas a chilena disse que era bom para criar anticorpos. ::xiu:: Então fomos tirar uma foto e de longe vimos um... tornado de sal! ::hahaha:: Entramos, rapidamente, no veículo e atravessamos as águas. A galera era bem animada. Fomos até San Cristóbal, uma cidadezinha no meio do nada comprar uns suprimentos. Chegamos, por fim, onde dormiríamos: uma cidade fantasma. Não havia ninguém pelas ruas. Num fantástico evento da natureza, vimos o "horizonte pegar fogo". Na hora de tomar banho, um sufoco. A água mega gelada! ::hahaha:: Depois que saí do banho, ela havia que tinha água quente, mas ela teria que ligar. ::grr:: Aí o argentino todo feliz foi tomar banho. Mas quando daiu a mulher já estava com a mão estendida cobrando 10 bolivianos pela água quente. ::bruuu:: Ela cobrava até para recarregar o celular! :? Nisso, eu comecei a entrar em pânico porque meu estômago não estava legal. :shock: De madrugada é muito frio. Preparem-se.

 

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18 de janeiro - Uyuni

No dia seguinte, fomos presenteados com guanacos, viscaya (acho que é assim que se escreve) e (pasmem!) avestruzes selvagens! Papa-léguas total! ::lol4:: Passamos por desertos de pedras e pelas lagunas com flamingos. Fomos até o Deserto de Dali e tirei a famosa foto com o Arbol de Piedra. Venta muito lá! Por fim, paramos na laguna Colorado onde dormiríamos. Meu estômago piorou! :S Um dos argentinos e uma das chilenas começaram a passar mal também. Desconfiamos da comida fornecida pelo tour, mas poderia ser a altitude...

 

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19 de janeiro - San Pedro de Atacama

Acordamos às 3 horas da manhã para irmos ver os geisêres. Tinha tido diarréia várias vezes durante a noite. E nisso eu tomando todos os remédios do mundo para prender o estômago. ::dãã2::ãã2::'> Nada parava mais no meu estômago. Por isso, resolvi fazer jejum total! Para piorar, minha câmera começou a dar defeito. ::putz:: As fotos começaram a ficar foscas. Quando cheguei nas fontes termais, decidi não entrar para não poluir o local. :oops: Estava MUITO FRIO! ::Cold:: Por fim, terminei meu tour com o grupo na laguna Verde com o vulcão Licanbur no fundo. O grupo prosseguiu mas eu já tinha decidido ir até o Atacama. Eles me deixaram na fronteira. Fiquei esperando o transfer num mega frio. ::Cold:: O cara atrasou 2 horas! Ele chegou com uma galera, deu lanche para eles e mandou nós esperarmos. Ele não estava nem aí pra gente. ::vapapu:: Quando ele decidiu, nos colocou na van. Paramos na fronteira e a imigração é tranquila. Algumas horas depois, cheguei em San Pedro. Havia alguns brasileiros no transfer comigo. Assim que você desce, há várias pessoas oferecendo hostel. Fiquei no Hostel Rural. Muito bom! ::cool:::'> Dei uma volta pela cidade. Muito quente. Pior que não tem uma marquise pra fazer sombra. ::hein: Dei uma volta na cidade. Tudo é muito perto. Há um supermercado, o Sol, com preços bem em conta. Dá para cambiar facilmente e há variação de preços de uma casa pra outra. Comi um churrasco a lo pobre para finalizar o dia. Bom demais! ::cool:::'> Os preços de alimentação podem variar muito também. Garimpe! Como a câmera pifou de vez, passei a tarde numa busca por outra e tentando descobrir o que fazer e onde fechar tours. Eu não havia planejado ir para o Chile. Aviso: San Pedro não é barata, pelo contrário, é bem cara! ::tchann::

 

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Cara Parabéns pela viagem, gostei bastante de ter lido, em julho estarei fazendo o mesmo que você fez, irei passar por Argentina, Chile, Peru, e seu relato vai ser muito bom para mim.

Abraço!

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