Ir para conteúdo

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Hugodcp

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Então muito cuidado, porque essa é a época de maior movimento do Parque e existe um limite do numero de pessoas na travessia.

Chegou no limite, ninguém mais entra.

E p/ vc que tá muito longe é melhor reservar com antecedencia e se puder, fazer o pagamento antecipado (não sei se ainda aceitam).

Entre no site do parque e leia sobre isso:

http://www.ibama.gov.br/parnaso/

Abcs

Oi pessoal.

Moro em Natal-RN e embora esteja longe do centro das aventuras já tenho feito algumas trips Brasil a fora.

Estou pensando em ir em Julho ao Rio fazer a travessia mas preciso de dicas e claro, guia ou entrar em algum grupo que está a caminho do mesmo roteiro e aceite um aventureiro nordestino cabra da peste.

Ainda estou sem data fechada. Estou deixando para agendar os dias de acordo com o que for combinado por aqui.

Abraço a todos

• Membros de Honra
Postado

Então vc não leu todo esse tópico né?

Procure dar uma lida nele. Vai te tomar um certo tempo, mas vai ser util p/ vc.

O pessoal já tinha postado esse alerta sobre o limite de visitantes e algumas informações importantes.

Abcs

Augusto, essa informação é importantíssima!!!

Vou incluir esse importante detalhes nos preparativos.

Obrigado

• Membros de Honra
Postado
- Tracklogs da trilha inteira: site http://www.trilhaecia.com.br, na seção de MAPAS; lá há também o mapa topográfico digitalizado;

- Mapa topográfico: aqui mesmo no Mochileiros, no título GUIA DO MOCHILEIRO DE 1ª VIAGEM, em sua página 4, há o tópico SOS MAPA TOPOGRÁFICO, onde na página 1 o nosso colega Hugodcp disponibilizou esse e outros mapas topográficos daquela região;

- Há duas mensagens acima, o nosso colega Araquém marcou os pontos mais importantes da trilha sobre o mapa topográfico;

Um abraço!

Pessoal, seguindo orientação do Augusto estou lendo todos os tópicos sobre a Travessia Petro - Tere em busca de informações e dicas. Encontrei no tópico acima citado a dica de pegar um mapa da travessia que se encontra no Mochileiros. Não consegui encontrar. Alguém que já encontrou poderia me ajudar?

Abraço, Clebson

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

e aí gente. Eu to querendo fazer a trilha mais gostaria de saber quanto cobra um guia em média. A princípio irei eu e mais duas pessoas, o guia cobra por pessoa? E qual guia vocês aconselham?

Valeu.

• Membros de Honra
Postado

Uns doidos que eu conheço cobram 320 com tudo, você só leva suas roupas, isolante e saco de dormir.Se quiser levar seu equipo próprio(barraca, rango, fogareiro e etc) cai pra 120...Eu acho meio furada pagar isso tudo, a galera tá marcando nesse tópico:

viewtopic.php?f=110&t=27045

Abraço

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Estava lendo o tópico e também o site do IBAMA e uma coisa me preocupou. O tal "lance do cavaliho". É realemten muito difícil de transpor ou dá p/ levar. E no site do IBAMA é dito qe o uso de cordas é imprescindível. Realmente o é? E tenho que saber algo de escalada?

Abraçcos

• Membros
Postado

FDUCA, dependerá muito de sua habilidade em transpor obstáculos naturais. Já passei 3 vezes pelo cavalinho, e em todas elas foi com concentração TOTAL, corda, sem mochila nas costas e ajuda dos companheiros. Ainda não tenho técnica suficiente para passar por ali sozinho, ainda mais sem corda.

Porém, alguns companheiros meus(e muitas outras pessoas) passam lá com mochila nas costas, sem corda, numa facilidade que me parece impressionante. Então, cada pessoa vai encarar o obstáculo de uma maneira diferente. Quem tiver mais técnica em escalar obstáculos naturais, tirará de letra; quem não tiver, como eu, vai passar por algumas dificuldades.

O que todo mundo esquece de dizer é que, logo acima do cavalinho, tem outro obstáculo CHATO PRA CARAMBA de passar. Tem gente que acha essa outra passagem pior que o cavalinho. Pra ser sincero, acho que o cavalinho tem risco de morte, ao passo que esse outro lance, não. Mas nunca ouvi falar de acidentes no cavalinho.

Por mim, deveria haver uma escada ou algo similar no cavalinho, a exemplo de outras estruturas que já existem ao longo da travessia (grampos e ponte no elevador, ponte no Vale das Antas, escada próximo ao Sino, Abrigo, etc). E também sinalização na trilha. Mas essas duas intervenções sofrem muita resistência de grupos que acham que a trilha deve ser o mais "natural" possível, sem intervenções que facilitem demais o acesso. Mas isso é outro assunto.

Abraço!!

• Membros
Postado

Oteb valeu pelas dicas. Até que tenho uma certa experiência com obstáculos naturais. Minha maior preocupação é quanto ao cavalinho mesmo por que não conheço a região ai, faço minhas travessias mais p/ lados aqui de Minas. Tava com um pouco de preguiça também de levar cordas, mas pelo que vc disse o peso e o trabalho vão compensar.

Abraço

• 4 semanas depois...
  • Membros
Postado

E ai pessoal!

Programei minha travessia para os dias 19, 20 e 21/09. Minha idéia é sair bem cedo do Rio de Janeiro (umas 5h da manhã) em direção a Petrópolis. No ano passado fiz uma parte do caminho, indo de Terê até a Pedra do Sino e, como não tinha muito tempo, voltei no dia seguinte pela manhã.

Tenho boa experiência com trilhas e estou pensando em não contratar um guia. No máximo, vou com um GPS e me ligando no caminho, para o caso de me perder poder voltar.

Para quem já fez essa travessia, é muito complicado ir sem guia? Alguma recomendação especial para este caso?

Por enquanto estou sozinho nessa. Se alguém quiser se juntar, sinta-se a vontade.

Abs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...