Ir para conteúdo

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Hugodcp

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

É bom lembrar que fogareiros a gás não funcionam em sua plenitude nessas altitudes, e é vital ter uma barraca imperméavel e agasalhos e sacos de dormir eficientes para enfrentar o frio.

naum qurendo ser chato, mas efetivamente sendo, queria ressaltar q eventuais problemas com fogareiros a gás q temos no brasil se devem ao frio, não à altitude. aqui circula o mito de que fogareiro pra altitude tem que ser a gasolina ou benzina, mas não é assim. na prática, apenas os fogareiros a gás conseguem funcionar razoavelmente acima de 6.500 metros, por exemplo - acima disso, fica muito difícil bombar as bombinhas manuais dos fogareiros a benzina de forma a se ter a pressão necessária, e o gás já está sob pressão (isso explica, por exemplo, o imenso mercado de cartuchos de gás recarregados nas bordas do himalaia...)

mas o problema dos fogareiros a gás é a temperatura do gás. depois que liquefaz, dificlmente sai do cartucho.... cartuchos tipo campgás possuem carga com 80% de butano e 20% de propano. os tekgás possuem 70% de isobutano e 30% de propano.

as temperaturas de liquefação são:

0,5 grau pra butano,

-12 pra isobutano

-40 pra propano.

a quase zero grau de temperatura, o cartuchinho campgás vai praticamente só soltar um pouco de propano.

o segredo é aquecer o cartucho: carregá-lo por meia horinha dentro da jaqueta, junto ao corpo, urinar em cima dele... esses são métodos seguros de aquecimento, sem que explodam. mas se algum doido quiser arriscar e acender uma vela embaixo...

ou usar um fogareiro a gás remoto, tipo esse, que, entre outras coisas, faz o gás se aquecer no queimador antes de efetivamente queimar:

http://www.msrcorp.com/stoves/windpro.asp

o truque é virar de cabeça pra baixo o cartucho, mas não elevar a boca do cartucho acima do nível do queimador, sob pena de ver um jato de fogo líquido sair pra tudo quanto é lado (lança chamas... hehehehe).

[]s

p.s. desculpem o post longo sobre fogareiros nesse fórum, mas essa é a travessia "fria" mais clássica do brasil, acho q a informação aqui talvez seja mais útil.

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado

Ogum, a maior parte da travessia está bem marcada (portaria até a Pedra do Urubu é tranqüilo, daí at´o Açu é só seguir os totens); do Açu até o Sino, só algumas partes são com trilha demarcada, a maior parte do tempo não há marcações; e do Sino até a portaria de Teresópolis, tranqüilidade total - o caminho é todo demarcado.

Levamos GPS, mas em alguns locais ele não serviu para nada, pois os waypoints eram muito distantes em alguns locais chave. Isso aconteceu por exemplo entre a descida do morro do Marco até o início da subida da Luva e logo depois, entre a Luva e o Elevador. O melhor e mais garantido seria você ir com alguém que já conhecesse o caminho - pelo menos, entre o Açu e o Sino-, ou seguir algum grupo que estivesse passando por esses trechos. Abraço!

• Membros de Honra
Postado

se gps não ajuda....

eu tô com a "aventura já" nº 8 (a revista do sérgio beck) que tem a reportagem sobre a travessia, com um mapinha que ele tinha montado.

tô pensando em arriscar semana que vem, que é o tempo que vou ter livre pra fazer esse passeio.

será que ninguém tem um mapa do trajeto não?

• Membros de Honra
Postado

buenas...

consegui um mapa topográfico om o trecho açu sino e com a trilha demarcada. tem outras trilhas tb demarcadas, como uma que vai domorro da luva passa pelos portais de hércules e chega no nariz da freira. na verdade, esse mapa é o levantamento topográfico da bacia das nascentes do rio soberbo. tem o nome de tudo quanto é morro à direita do caminho entre a o açu e o sino.

com esse mapa e o mapa da aventura já nº 8, dá pra fazer o caminho (mais uma bússola, claro). se em petrópolis eu conseguir um mapa topográfico, a festa tá feita.

tô indo hj a noite, amanheço amanhã na porta do parque, devo cehgar no abrigo 4 se tudo der certo na quarta à noite e dormir lá no gramado do abrigo 4, depois de um banho.

sexta, se der, posto algo por aqui. sel alguém cruzar com um barbudo de bota azul, ou uma barraca azul e laranja (sobreteto bicolor) pode ir lá filar um doce.

inté!

• Membros
Postado

Se não deu para concluir, pelo menos conheceu as garotas! Essas aventuras com perrengues são as inesquecíveis, e no final ficou tudo meio "easy rider", hehehe. Você deu sorte, pois no dia seguinte caiu uma tempestade aqui no Rio - mas imaginei que você já estivesse no abrigo 4. Tenho certeza que você ainda concluirá a travessia sem problemas.

Abraço!!

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Alguém conhece um guia (barato) pra fazer a travessia ? Tinha marcado com um mas ele não vai poder pq teve um problema pessoal sério. Então? Alguém poderia me dar indicações ? (Rio ou Petropólis)

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

E ai montanhistas,blz?

Fala Oteb!!!!Meu camarada...qnt tempo q nao posto nada aki.rsrsrs

Pow vim avisar a turma que estou pretendendo ir ate o Açu dia 07/set e voltar no domingo cedo.Quero ir so até o Açu msm, esplorar bem aquela area, ja que toda vez que passo é lance rapido, né oteb?!rsrs

Quem tiver afim é so falar.

Abrs.

• 8 meses depois...
  • Membros de Honra
Postado

Oi pessoal.

Moro em Natal-RN e embora esteja longe do centro das aventuras já tenho feito algumas trips Brasil a fora.

Estou pensando em ir em Julho ao Rio fazer a travessia mas preciso de dicas e claro, guia ou entrar em algum grupo que está a caminho do mesmo roteiro e aceite um aventureiro nordestino cabra da peste.

Ainda estou sem data fechada. Estou deixando para agendar os dias de acordo com o que for combinado por aqui.

Abraço a todos

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...