Ir para conteúdo

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Hugodcp

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Estou guiando uma galera de 16 pessoas no total no dia 01-02-03 de setembro.

Segue meu contato (21)98281-0404 interessados só chamar no whatsap.

E respostas ao amigo la em cima no tópico.

Com certeza hoje tem GPS e aplicativos mas na hora de um imprevisto o guia é quem te mas ajuda.

Já ajudei diversos grupos de pessoas que estavam sozinhas e pessoas que se acidentaram.

E que não tinham nada haver comigo.

Mas tenho amor e respeito ao próximo.

Já resgatei 3 equipes do corpo de bombeiro que estavam perdidos na mata. Isso mesmo equipe de bombeiros.

Quem quiser ver algumas fotos segue meus dois Instagram.

@piolho_oficial

@vibezenn_oficial

• Colaboradores
Postado
Hostel 148.

Bom, bem localizado e barato. Além de limpo.

Se quiser um almoço legal, tem o "restaurante" do Tourinho, bem perto da portaria do parque. Não se engane pelo aspecto "sujo" ou rústico do lugar. A comida é caseira e deliciosa, além de barata.

agradeço a dica, Ronaldo!

escolhi ficar no abrigo de montanha do Dani, que fica próximo a entrada do Parque.

lá rola de bivacar e o preço é bem em conta.

se tiver algum interessado de última hora,

amanhã estou chegando a petrô. inicio a travessia no domingo de manhã e finalizo na terça. tudo de forma autônoma, sem guias (ou seja, é só comprar o ingresso do PARNASO e ser feliz)

• Colaboradores
Postado

Fiz a travessia em agosto de 2017 e venho com algumas informações.

SOBRE A TRILHA:

pessoas com experiência em trilhas, que tenham uma boa leitura de terreno e saibam navegar visualmente: não é necessário guia (DESDE QUE COM TEMPO BOM, É CLARO). Fiz a trilha sozinho, minha única companhia era o GPS. Só precisei utilizá-lo para verificar o ponto de saída para os Portais de Hércules, no mais usei para marcar as distâncias percorridas. Não precisei utilizar para verificar se estava ou não no caminho certo, a trilha entre a mata é batida e o trecho pelos lajes rochosas possuem totens e algumas setas indicativas, sem falar que é possível perceber o desgaste na rocha, onde as pessoas costumam passar.

Elevador super tranquilo, via quase toda grampeada. Na parte que os grampos faltam a inclinação da rocha é menor, então não faz diferença.

Mergulho com rocha seca é tranquilo, no mais é só se utilizar dos troncos, raízes e o que tiver pela frente como apoio na descida.

Nova subida para o Cavalinho: desde a saída do Mergulho é possível contemplar o Cavalinho. Parte da subida é por curvas de nível, então está mais suave. Já o trecho pela canaleta da Pedra do Sino (onde está o famoso Cavalinho e a passagem conhecida como Coice - logo acima) continuam a mesma coisa. Conversando com um funcionário, parece que estão pensando em melhorar o trecho, facilitando a transposição. Mais ou menos uma pena, pois é um dos trechos mais interessantes do 2º dia).

Dá pra fazer a travessia em dois dias tranquilamente. No sentido tradicional, faça a pernoite no Açu e o restante no dia seguinte. Dá pra incluir os Portais de Hércules no roteiro de dois dias também. Se não quiser terminar a trilha a noite, é preciso ter alguma disciplina nas paradas. Estimo que Açu x Terê possa ser feito em 8h, caminhada normal, sem correria.

PRECISA DE CORDA? Precisar, não precisa. Mas é bom ter alguma coisa (nem que seja um cadarço) para facilitar a descida do mergulho e a ascenção ao cavalinho, principalmente quando se está sozinho.

TEM QUE LEVAR MUITA ÁGUA?

Não, vários pontos de água pelo caminho. Uma garrafa de 1L por pessoa basta.

Vai fazer em 3 dias? Aproveita e saia do "básico". Pra quem tem experiência, recomendo uma ida ao Pico do Garrafão, ao mirante do Vale do Inferno, ao Morro da Papuda/Papudo. Dá pra dar uma incrementada no 2º ou 3º dia visitando esses lugares.

Tá com preguiça de subir o Sino pra ver o sol nascendo? A 5 minutos de caminhada do Abrigo 4 tem a Pedra da Baleia, com vista pra baía de Guanabara, Três Picos, etc. Dá pra ver o Sol nascendo de lá.

No Açu e na Pedra da Baleia tem lan house pra dar aquela conferida no zap (rs) ou pedir socorro.

LOGÍSTICA:

Deixei minha moto na barragem, a cerca de 3km da portaria de Teresópolis, evitando aquela descidinha chata pelo calçamento. Tomei o ônibus Terê x Petrô (saída em horas ímpares, último carro 19h).

NÃO PRECISA seguir até o terminal Bingen. Desça em Itaipava (no terminal de ônibus), pegue a linha 700 até o terminal de Correias e de lá a linha 611 (Pinheiral-Bonfim) até próximo a entrada do Parque. O trajeto rodoviária de Teresópolis x portaria do PARNASO em Petrópolis, de ônibus, demora pelo menos 2h.

Quem costuma enjoar em viagem de ônibus: VAI ENJOAR. Toma remédio ou vai perto do banheiro. rs. Terê x Petrô tem milhares de curvas, passei um mal danado.

Outra opção é seguir de carro até a portaria do PARNASO em Petrópolis e combinar com algum funcionário do parque para deixar o veículo lá em Teresópolis. Quando estava começando a travessia peguei uma conversa no meio e depois me certifiquei com um funcionário do Parque. Eles fazem isso. Pra quem tem enjoo ou vai com o carro cheio compensa demais. O preço pode variar, mas um deles me disse que cobra 150$ (+ taxa de estacionamento do PARNASO) para fazer o serviço.

• Silnei changed the title to Parque Nacional da Serra dos Órgãos
  • Membros
Postado

Fala pessoal,

Alguém sabe com que antecedência que abrem as reservas no site de comprar ingressos do parnaso? 

Estou esperando o mês de maio abrir pra ir no feriado de corpus christi e como abre um mês inteiro de uma vez achei que fosse ser hoje, dia 1o, mas não está disponível ainda o mês de maio.

Alguém tem ideia? 

• 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 8 meses depois...
  • Membros
Postado

Galera esta provavelmente vai ser minha primeira travessia em montanha, já fiz outras sozinho mas sem escalaminhada. Como sou solo não compensa contratar um guia, é comum ser encaixado em outro grupo? 

De qualquer forma, já subi o Pico dos Marins carregado e sem guia, sem muita dificuldade técnica apenas cansaço. Para quem já realizou os dois, em termos técnicos a travessia da serra dos orgãos apresenta muito mais dificuldade?

• Colaboradores
Postado

Goulartinho eu já fiz a travessia da Serra dos Órgãos por 2 vezes (3 dias e 2 noites)e a travessia do Marins x Itaguaré (um fim de semana) uma vez fazendo o ataque aos 2 cumes.

São percursos bem diferentes. A travessia da Serra dos Órgãos é mais técnica, se sobe/desce muitas lajes de pedra onde não há trilha e somos orientados pelos toténs, caso a pessoa não tenha GPS. Alguns locais a travessia é mais delicada e alguns grupos até fazem uso de cordas, exemplo: Cavalinho no Vale da Morte.

Nas vezes que fiz o guia não era obrigatório e não vejo problemas em realizar a travessia solo. Se você vir algum grupo ou pessoa fazendo o percurso, junte-se a eles e aí só sucesso. A travessia da Serra Fina eu fiz solo, mas no segundo dia encontrei com 2 montanhistas do Rio. Então fizemos um trio e foi sucesso.

O que é recomendável é que você deixe uns 50% da sua coragem em casa, para evitar o excesso de confiança, ser mais paciente nos pontos críticos, realizar a transposição dos obstáculos com atenção e controlar o psicológico se der alguma situação adversa.

Qualquer dúvida, estamos aí....

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Pessoal, penso em fazer a travessia de 3 dias em abril, mas tenho dúvida sobre o grau de dificuldade da trilha, nem tanto pela distância e pelas subidas, mas mais pelas partes mais técnicas...

Não sou trilheira de carteirinha, mas já fiz algumas caminhadas de até 20 Km/dia, como Trilha Inca, Vale do Pati, Patagônia (El Chaltén e Torres del Paine - trilha até a base). Ando bem e faço exercícios regularmente, mas nunca caminhei com cargueira e nunca fiz uma trilha mais 'técnica'. Vocês acham que dá pra encarar de boa?

Obrigada e boas viagens a todos!

• Colaboradores
Postado

Boa tarde @VAL1910.

Eu não acho que lá tem trechos tão técnicos mas trechos que exigem maior atenção e orientação. Acho que dá para encarar de boa, só tentar reduzir o peso da sua cargueira e levar o necessário para a travessia + situações de emergência.

Em Abril vou estar de férias e estou pensando em encarar essa travessia. Caso seja do seu interesse podemos agendar a mesma data e encarar a empreitada. Qualquer coisa mande msg no privado.

Abraços.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...