Ir para conteúdo

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Hugodcp

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Se alguem tiver indo pro parque esse final de semana p fazer pedra do sino, eu to passando p frente minha reserva no abrigo junto dos valores pagos em atividade e entrada no parque, moro em brasilia e não vai dar p ir no rj esse final de semana..

ficou tudo por 80,00. a reserva no abrigo é para o sábado dia 24 de agosto/2013.

Abraços!

• 8 meses depois...
  • Colaboradores
Postado
Acho que o investimento em barraca, mochila e saco de dormir + isolante são fundamentais, os demais pode-se dar um "jeito", mas em se tratando de ar livre, até o "jeito" tem que ser planejado. O peso menor de uma barraca com mais tecnologia pode balancear com um agasalho mais pesado com pouca tecnologia de isolamento.

Agora, uma outra dúvida, é necessário guia para esse bate e volta no sino? Como é a primeira vez eu ficaria bem mais a vontade com alguém mais safo no assunto.

É mesmo, quanto mais planejado, melhor.

Quanto ao guia, NÃO É NECESSÁRIO. Mas se você sentir-se mais à vontade com a orientação de um, siga a sua intuição. Se você for num final de semana, a trilha estará sempre cheia. Mas se subir sozinho, também não tem como errar. A trilha é muito aberta (na maior parte do percurso, acho que daria para fazer até de moto, hehehe). Porém, na última vez em que fui lá (em agosto), "apareceu" uma bifurcação no caminho que eu nunca havia notado antes (provavelmente, leva a outras trilhas vizinhas à trilha principal, como a do caminho da neblina). Mas não tem erro: só tem essa bifurcação e, quando ela aparecer, é só virar para a direita (subindo) ao invés de seguir reto.

Geralmente, num ritmo normal, dá para fazer a trilha em 4 horas sem problemas. Mas tem gente que vai curtindo o visual, parando, tirando fotos, ou está mal fisicamente... e faz em 6 horas, o que também é válido.

A cada hora de caminhada há um bom lugar para parar. Subindo uma hora a partir da Barragem, chega-se ao Abrigo 1, que é uma grande gruta que fica ao lado da trilha. Subindo mais uns dois minutos depois dessa gruta, chega-se à cachoeira Véu da Noiva, bom lugar para descansar, repor as energias e encher os cantis.

Uma hora de subida a partir do Véu da Noiva, e chega-se a outra pequena cachoeira. Mesma coisa: descansar, comer alguma coisa, encher os cantis...

Dessa segunda cachoeira, sobe-se aproximadamente mais uma hora até chegar ao Abrigo 3. Entre a segunda cachoeira e o abrigo 3 é que fica a tal bifurcação (mais ou menos na metade do caminho). O abrigo 3 é uma grande área gramada, onde ficam as ruínas do antigo abrigo de alvenaria que ficava ali (destruído durante o regime militar). No Abrigo 3, há uma pequena trilha que desce e onde tem um "mirante" de onde é possível visualizar toda a cidade de Teresópolis.

Do abrigo 3, subindo por mais ou menos meia hora, aparecerá uma grande pedra do lado da trilha: é a cota 2000, um mirante situado a exatamente 2000 metros de altura e com um belo visual. Continuando a subida, já dará para notar a modificação na vegetação, que muda da floresta atlântica e passa a ficar mais rasteira, e a paisagem geral começa a ficar mais pedregosa. Quando isso acontecer, o Abrigo 4 já estará bem perto. Já dá para vê-lo de longe.

Do Abrigo 4 até o Sino, dá mais ou menos 20 minutos de subida. A parte final, perto do cume, já é feita diretamente sobre a rocha, não há trilha delimitada. Mas não tem erro. Quando você avistar um marco de pedra de mais ou menos 1 metro de altura, já estará no cume. E aproveite a vista!

Oi galera. Nesse inverno, estou querendo tirar um final de semana para fazer com uns dois ou três amigos a trilha da Pedra do Sino e estamos com a mesma dúvida que o Diego teve em 2010. Essas dicas do oteb ainda valem? É tranquilo subir sem guia nos FDS por estar mais movimentado?

Outra coisa, vi no site http://www.parnaso.tur.br/ que tem como alugar barraca e que tem cozinha no abrigo. Como funciona? Acho que pode valer a pena não ter que carregar barraca nem fogareiro/gás.

• Membros de Honra
Postado

Pode ir tranquilo Daniel.

Contratar um guia é gastar dinheiro.

Essa trilha não tem dificuldade nenhuma de navegação.

Ela é complicada sim porque é um pouco íngreme e pessoas sedentárias podem ter problemas.

Entrando no Parque é só seguir pela estrada de paralelepípedos até o final dela. Lá é que inicia a trilha, que é bem cansativa.

Se quiser chegar antes do final do dia no Abrigo da Pedra do Sino, inicie a caminhada pela manhã.

Qto ao uso dos Abrigos, quem toma conta é uma ONG, se não me engano. Não é de responsabilidade do PN.

Reserva, aluguel de eqto é tudo com essa ONG, que é esse link que vc passou.

Eu nunca usei, mas é bom p/ quem não quer levar peso extra na mochila.

Se não me engano, eles disponibilizam também um fogão no Abrigo. É caso p/ vc confirmar com eles.

Creio que até vale a pena ficar dentro do Abrigo, em vez de alugar barracas.

Abcs

Oi galera. Nesse inverno, estou querendo tirar um final de semana para fazer com uns dois ou três amigos a trilha da Pedra do Sino e estamos com a mesma dúvida que o Diego teve em 2010. Essas dicas do oteb ainda valem? É tranquilo subir sem guia nos FDS por estar mais movimentado?

Outra coisa, vi no site http://www.parnaso.tur.br/ que tem como alugar barraca e que tem cozinha no abrigo. Como funciona? Acho que pode valer a pena não ter que carregar barraca nem fogareiro/gás.

• Membros de Honra
Postado

Estava vendo no site indicado que os abrigos dispõe de cozinha completa, ou seja, tem panela, pratos e talheres a disposição dos caminhantes? E quem está no camping também pode usar a cozinha?

• Colaboradores
Postado

Obrigado Augusto pela resposta e pelas outras dicas! Estamos querendo começar bem cedo sim, chegando no parque na hora que abre às 6 da madruga.

Otávio, ligamos pra lá, tem cozinha sim com utensílios e tudo. O porém é que quem tá no camping não pode usar, só quem tá no bivaque ou no beliche.

Os preços do abrigo são os seguintes:

Pernoite camping: 6,00

Pernoite bivaque: 25,00

Pernoite beliche: 40,00

Aluguel de barraca: 20,00

Banho quente: 10,00

• Colaboradores
Postado
Estava vendo no site indicado que os abrigos dispõe de cozinha completa, ou seja, tem panela, pratos e talheres a disposição dos caminhantes? E quem está no camping também pode usar a cozinha?

Fiz essa trilha ano passado e devo fazer novamente em breve: http://www.viagenseandancas.com.br/2013/09/pedra-do-sino-parnaso-teresopolis/

A trilha é SUPER fácil até o abrigo (no que diz respeito à orientação). Do abrigo até a Pedra do Sino propriamente dita também é fácil mas menos óbvia. Nada que um pouco de bom senso não resolva. É só ficar de olho nas marcações na pedra.

O peso da cargueira dificulta a subida mas a trilha é super aberta, sem maiores obstáculos e 95% dentro da mata, sem sol "no lombo".

Sobre barracas e cozinha e tal, sim, o abrigo é administrado por uma terceirizada que cobra, se não me engano, R$ 20 pelo aluguel da barraca (que eles montam e desmontam pra você), R$ 10 por banho quente (excelente) de 5 minutos e R$ 10 pelo uso da cozinha que tem todos os utensílios além de pia, fogão, etc. Ou seja, pode acampar (mesmo levando a sua barraca) e pagar para usar a cozinha (ano passado deixavam, mas parece que mudaram, pelo que o colega colocou acima). No site você consegue comprar um pacote com as opções que quiser.

Lembrando que ele também cobram o estacionamento pra quem vai de carro (R$ 5,00 por dia). Cobram trilha de montanha, a entrada no parque a o acampamento (valor menor, mesmo você levando sua barraca). Tb tem opção de bivacar no abrigo ou dormir no beliche, cada um com preço diferente.

Vale a pena. O visual de lá é show! ::otemo::

[]'s

• Membros de Honra
Postado

Valeu galera, estou planejando pra ver se risco essa do caderninho. ::cool:::'>

Aproveitando a boa vontade da galera, tem algum lugar pra deixar uma mochila com barraca, fogareiro, etc... em Petrópolis ou Teresópolis? Pois pretendo subir bem leve (dormir de bivaque no abrigo), mas como vou estar a caminho de outra montanha vou ter que levar a barraca e demais tralhas comigo...

Alguma indicação de pousada que aceite guardar as tralhas, ou até mesmo se tem lockers na rodoviária?

• Colaboradores
Postado

Aproveitando a boa vontade da galera, tem algum lugar pra deixar uma mochila com barraca, fogareiro, etc... em Petrópolis ou Teresópolis? Pois pretendo subir bem leve (dormir de bivaque no abrigo), mas como vou estar a caminho de outra montanha vou ter que levar a barraca e demais tralhas comigo...

Alguma indicação de pousada que aceite guardar as tralhas, ou até mesmo se tem lockers na rodoviária?

Otávio, na rodoviária de Petrópolis tem guarda-volumes: http://sinartpetro.com.br/servicos.htm

Perto da rodoviárioa de Petrópolis não tem nada, só casas mesmo. ::bruuu::

Na rodoviária de Terê não sei dizer se tem lá dentro mas achei esse que é na R. 1º de maio, a mesma rua da rodovirária: http://www.guiatere.com/teresopolis/rj/766/lc-teresopolis.html

Acho que vale a pena dar uma ligadinha pra confirmar.

[]'s,

Camila

• Colaboradores
Postado

Otávio, na rodoviária de Petrópolis tem guarda-volumes: http://sinartpetro.com.br/servicos.htm

Perto da rodoviária de Petrópolis não tem nada, só casas mesmo. ::bruuu::

Na rodoviária de Terê não sei dizer se tem lá dentro mas achei esse que é na R. 1º de maio, a mesma rua da rodovirária: http://www.guiatere.com/teresopolis/rj/766/lc-teresopolis.html

Acho que vale a pena dar uma ligadinha pra confirmar.

[]'s,

Camila

• Membros de Honra
Postado

Valeu Camila!!!

Só mais uma dúvida, do Rio de Janeiro é melhor ir pra Teresópolis ou Petrópolis?

Devo iniciar a travessia em Petrópolis, preciso ver a logística de chegar, deixar as tralhas, fazer a travessia, buscar as tralhas e voltar pro Rio.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...