Ir para conteúdo

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Hugodcp

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Salve companheiros de trilha!

Pretendo fazer a travessia Peterê em breve. Tendo em vista que conheço bem do Bonfim ao Açu, estou preparando um guia com fotos para me auxiliar na parte Açu-Sino. Estou me baseando em relatos fotográficos e fotos localizadas do Google Earth. Porém muitas fotos estão no local errado ou nem nome tem. Surgiu uma particularmente interessante que não estou conseguindo localizar:

20120803200533.jpg

Agradeço pelo auxílio.

• Membros de Honra
Postado

Essa foto aí é a do vale que fica entre o Açú e o Morro do Marco. O pessoal que tá descendo o morro tá vindo do Açú.

Aqui é o 1º sobe morro/desce morro dessa travessia.

Abcs

• Membros
Postado

Ah perfeito! Que vacilo meu, estava pensando em todos os outros vales mas nenhum fazia sentido. Me esqueci que podia ser logo o primeiro hehehe

Aproveitando a deixa: na parte do cavalinho os grampos já estão lá, correto? estou pensando em levar uma corda para içar as mochilas. não tenho mt experiência com escalada, só o basicão mesmo. como funciona nesse trecho? é só passar a corda pelo grampo e pronto?

Se o guia me for útil postarei ele aqui após concluir a travessia.

Valeu meu caro!

• Membros de Honra
Postado
Aproveitando a deixa: na parte do cavalinho os grampos já estão lá, correto? estou pensando em levar uma corda para içar as mochilas. não tenho mt experiência com escalada, só o basicão mesmo. como funciona nesse trecho? é só passar a corda pelo grampo e pronto?

Não me lembro se é um grampo ou uma chapeleta mas tá lá pouco acima do cavalinho.

O correto é meter um mosquetão no grampo/chapeleta e daí passar a corda, mas como o lance é curtinho e não se trata de uma escalada propriamente dita não tem problema de passar a corda direto. ::otemo::

[align=center]Cavalinho-Rafael-Freitas.jpg?et=1qcbWPGrxNyFZD9BiZQ7Lg&nmid=464711716[/align]

• Membros de Honra
Postado

Nas 2x em que passei ali pelo cavalinho (em 2000 e 2001) eu tirei a mochila p/ passar esse trecho.

O ideal é vc jogar a mochila e depois subir sem nenhum peso. Com a mochila eu acho perigoso.

Abcs

• Colaboradores
Postado

Olá arthurimb. Lá no cavalinho tem algumas chapeletas e a passagem de corda é um artigo a mais de segurança.

Fiz a travessia em 2007 e 2009. As mulheres do nosso grupo e alguns homens que tinham problemas com altura que necessitaram de corda para atravessar o trecho. De forma geral dá para atravessar com pouco esforço mas igual o Augusto disse, melhor passar as mochilas e depois as pessoas.

Tem um trecho um pouco antes do cavalinho que tem um certo risco, principalmente se estiver molhado ou umido, e lá eu achei a corda mais importante.

No site do meu grupo http://www.psychokillers.com.br na parte de fotos e vídeos temos as imagens das travessias feitas em 2007 e 2009. As imagens estão na sequencia da travessia no sentido Petrópolis x Teresópolis mas meio misturadas. Talvez possa auxiliar na montagem do seu guia.

Algumas imagens do cavalinho:

Entrada do cavalinho

DSC04400.jpg

Entrada do cavalinho

DSC04401.jpg

Mais cavalinho

Imagem%20251.jpg

Mais cavalinho

IMG_4123.jpg

O cavalinho de cima para baixo

DSC09024.jpg

Se tiver alguma dúvida, só fazer contato por lá, ou por aqui. Ehehehe. . ::otemo::

Forte abraço,

• Membros
Postado

Valeu pela ajuda meu caro! Informação nunca é demais. Excelente fotos, vc pegou uma serraçãozinha né? Isso que me preocupa, pois a trilha em si já está bem na minha memória, tenho todos os pontos de referências na cabeça. Mas com neblina a coisa complica... hehe

Abraços

• Colaboradores
Postado

Eu não só peguei uma serraçãozinha como peguei os 3 dias praticamente de chuva.

Depois que alcancei o Castelo do Açu eu praticamente não vi mais nada. kkkkkk ::dãã2::ãã2::'>

E lá foi a noite mais mal dormida da minha vida. Mas é bola pra frente, estamos sujeitos a isso nesse tipo de passeio.

Mas como eu disse, tem um trecho pouco antes do cavalinho que é um pouco perigoso atravessar com piso molhado ou úmido. Tem uns grampos que auxiliam a travessia com corda e neste caso nós tivemos que usar. Se derrapar na pedra, vai direto pro chão e a queda deve ter uns bons 20 metros.

É isso ai, sucesso na empreitada.

• 3 meses depois...
  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...