Ir para conteúdo

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Hugodcp

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Paulo, eu ja tive acesso à lista mas dos varios so tinha recomendação de tres, nao quis simplismente arriscar um.

Voce fez a travessia recentemente? Pagou quanto por ela? E o Ricardo, recomenda ele??

Valeu ai pela ajuda, abraço.

• Membros de Honra
Postado

Paulo

Recomendo o Ricardo sim. Gente boa.

Fiz em julho de 2008. Praticamente um ano. Não me lembro quanto o Ricardo me cobrou...coisa de uns R$ 200.

Pegamos neblina fechada no segundo dia (na travessia propriamente dita).

Na época...foi dificil conseguir um guia. Fui pra Petropolis sem ter contratado antecipadamente. O Luciano Mateiro tinha alguma outra atividade. Liguei pra praticamente todos da lista do Ibama de Petropolis e nenhum podia. Um tinha arumado emprego, outro tinha mudado de cidade. A lista do Ibama é bem desatualizada.

O Pessoal do Ibama me aconselhou a contratar um Tere ...tentei também e nada. Aí tive a idéia de algum de Guapimirim. De pronto o Ricardo aceitou. Peguou um busão na manhã seguinte e fizemos a travessia.

Abração

• Membros de Honra
Postado (editado)

Falei com o Ricardo hoje, ele disse que não mistura grupos e faria só eu e meu pai, cobrou 175 sem nada incluído e nem cogitou fazer os Portais do Hércules dizendo que seria muuuito cansativo.

Ontem tinha conversado com o Giovanni, o cara passou segurança mas estava montando um grupo de 12 pessoas, muito acima do que considero aceitável. O preço era R$150 com as entradas incluídas, aproximadamente R$110 sem as entradas. E ainda qui cobrar mais R$75 para fazer os portais.

Por último o Luciano Mateiro, que estava pensando em um grupo de no máximo 6 e cobraria R$100, mas até então não estava certo com ninguém. Para fazer só eu e meu pai ele fechamos por R$140, e pra incluir os portais R$160, também sem entradas incluídas. Ele acabou limitando o grupo só a nós dois porque disse que a chance de fazer os portais com mais gente era bem pequena.

Todos os preços citados são por pessoa.

Acabamos fechando com o Luciano porque além de ser o mais barato foi o que se mostrou mais disposto a caminhar. Agora é so esperar chegar dia 5...

Valeu mesmo pelas dicas!!!

Editado por Visitante
  • 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

Galera,

Tava querendo visitar a serra dos orgãos mais a princípio queria saber um pouco mais sobre o morro do açu. Pelo que entendi da pra subir em um dia, umas 5 horas de caminhada, acampa no alto do morro e desce no dia seguinte.

Queria saber a distancia e se realmente é possível fazer em 2 dias?

Vlw

• Membros de Honra
Postado

Sim, é possível fazer em 2 dias...nesse mesmo esquema que falou.

O tempo de trilha médio é de 6 hs, mas se estiver andando num ritmo bom dá pra fazer em 5 hs/4:30hs.

A distância de trilha percorrida é de 8Km, segundo o mapa distribuido na porta do parque.

Abraço

• Membros de Honra
Postado

Fala galera, infelizmente só estou podendo postar agora o relato e não da forma como gostaria mas mesmo assim vou passar alguns detalhes da travessia atualizados pra galera.

Visual: O lugar realmente é sensacional, as agulhas de pedra são bem bonitas assim como o visual do sino/garrafão e açu visto do morro do marco. Infelizmente a minha travessia foi quase toda com o tempo fechado, a mesma coisa na visita ao portais do Hércules. Mas os poucos momentos que a neblina cooperou foram inesqueciveis, a visual do sol se pondo, com a luz refletindo nas serras e as nuvens abaixo de nós é coisa de louco.

Dificuldade: O primeiro dia pra mim foi o mais complicado fisicamente, é o tempo todo subindo e muitas vezes em locais sem vegetação, ficamos bem expostos ao clima (assim como boa parte do resto da travessia). Trecho tecnico so o cavalinho mesmo, o elevador pode dar um pouco de medo também, mas como calma e alguma experiência da pra vencer os trechos sem maiores problemas.

Navegação: Primeiro e terceiro dias bem fácil, mas no segundo realmente é complicado. É possível fazer a travessia sem guia desde que tenha alguma experiência e uma boa noção do que deve fazer (os morros que deve subir e o que vem depois do que). Existem muitas marcações bem feitas no caminho, mas infelizmente existem algumas que levam em direçoes erradas, ou seja, estragaram uma marcação muito bem feita e agora não da mais pra confiar.

Clima: Se estiver ruim esqueça tudo que falei acima, você mal vai enxergar um palmo à sua frente, andar nas lajes molhadas fica muuuito arriscado e trechos mais ingremes como a cavalinho viram pequenas cachoeiras, some isso a um frio intenso e vai ter idéia de como fica. O clima na serra muda muito, o que é bem interessante, às vezes um dia de intensa neblina e chuva no seu final revela belos visuais e um lindo por-do-sol, como o inverso também acontece facilmente. Não fosse o clima um guia seria dispensável, mas levando em conta todos esses fatores, se for dispensar mesmo, é bom saber plenamente o risco que está correndo.

Guia: Fiz com o Luciano mateiro e o cara foi 100%. Experiente e profissional, dá pra ver que ele sabe o que tá fazendo. Fora que ele conhece tudo da região e ainda tem dicas de outras travessias pelo Sudeste. Ele é o cara pra quem quer curtir o clima da montanha mesmo, mostra o caminho mas não entrega tudo de mão beijada, como alguns guias costumam fazer. Outro cara que me passou muita segurança foi o Giovani Rento, este já tem uma proposta diferente, oferece desde o serviço simples de guia chegando até porteadores e cozinheiros. Se quiser um esquema 100% montanha o cara é o Luciano, se preferir um grupo maior e a opção do conforto vão com o Giovani (os dois tem preços de aproximadamente R$100 p.p. sem ingressos).

Que eu me lembre é isso galera, qualquer coisa é so falar.

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Bom dia à todos Amigos,

gosto muito de ir no Açú,as vezes nem pra fazer a travessia,mas só pra curtir uns dias de paz e sossego,para aliviar o stress do trabalho ::mmm:

à muito tempo não vou e como estou voltando a morar no Rio (graças à Deus) rssss,pretendo fazer esse "retiro".

a pergunta que não quer calar:

a subida por Petrópolis em Bonfim tem horário de entrada? é paga?

aquela guarita tem guardas à noite toda,por exemplo?

não quero fazer nada ilegal diga-se de passagem,apenas fugir desse pagamento mesmo. :mrgreen:

muito grato!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...