Ir para conteúdo

Parque Nacional do Itatiaia

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Nossa !

Tive sorte, subi o Prateleiras e o Agulhas Negras no fim de semana 18/19 de setembro. Fiquei no alsene.

Até tinha reparado nas fossas e no riozinho que fica proximo a propriedade.

Acho que a opção para quem quiser subir nos picos é tentar hospedagem naquele abrigo rebouças.

Que pena, espero que quem fechou, dê alternativas para que os respectivos donos possam ficar de acordo com a Lei. Senão tambem acho que vai estimular muito o camping selvagem naquela região.

• Membros
Postado

Olá!!!

Será que alguém poderia me indicar algum lugar para ficar em Itatiaia? nunca fui para lá, vou de onibus do Rio de janeiro e gostaria de ficar em algum lugar que fosse perto da rodoviária e que tivesse lugares legais para conhecer. Alguém conhece:?: :?::?:

Obrigada ::cool:::'>

• Colaboradores
Postado

Jéssica,

Acho que vc quer ir na parte baixa né? existem várias pousadas, vc conseguirá melhor resultado se pesquisar nos sites de cada pousada e fizer contato por email, os preços são flutuantes, estamos no meio de mudança de estação.

já ligou pra pousada que o augusto citou no início desta página ?

Abraço

• 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Postado

Pousada dos Lobos esta aberta:

Vejam o email do proprietario:

Amigos

A pousada dos Lobos já está funcionando.

Conseguimos uma liminar e estaremos funcionando a partir deste final de semana até o próximo ataque do IBAMA.

Obrigado a todos aqueles que de forma direta ou indireta colaboraram para que isso fosse possível.A todos hóspedes habituais,amigos,usuários que torceram com pensamentos positivos.

Obrigado

Marcelo

• Colaboradores
Postado

Pra Ajudar outros....

Enviado em: 07 Dez 2009 02:22

por claudiopsiuerj

Olá, amigo!

Li que você fez a Travessia da Serra Negra pela atual rota, via cachoeira do Aiuruoca, passando pelo meio do Planalto do Itatiaia. Estou planejando de fazer esta mesma travessia no ano que vem com 3 amigos.

Como é um trajeto novo, tenho uma dúvida. Do Abrigo Rebouças até a Cachoeira do Aiuruoca é moleza de chegar. E da Cachoeira do Aiuruoca até eu encontrar a antiga trilha (que sai do Alsene), está bem sinalizado? Creio ser um trecho de aproximadamente 3 a 4 kms, estou correto? O que você poderia me dizer sobre este trecho especificamente?

Se puder me ajudar ficarei muito grato!

Abraços!

Cláudio

Beleza Amigo,

NA verdade o trecho até a cachoeira realmente é facil de se orientar devido a visalização do maciço das agulhas à direita e depois o maciço do altar ( passamos pelo pé do altar) e depois do vale preistorico, ainda a direita ( vale que fica trás do agulhas). Assim fica fácil , o problema maior é que deve-se ter muita atenção pois é facil perder o traçado da trilha e se isso acontecer vc terá que ralar o peito naquele capim cortante até encontrar novamente, mas isso é facil de se evitar, basta olhar bem pro chão pra não perder a trilha.

Trecho da cahoeira até as cabanas do aiuruoca , basta ir descendo, logo vc entra numa mata, fique sempre na trilha principal mais larga, pois o gado acabou abrindo novas bifurcações, mas nào ten muito erro não, dá pra perceber legal qual trilha é original, depois chega-se a uma gramado onde visualiza-se outra cachoeira a direita e a serra negra bem em frente, segue pra esquerda, passa num rancho com aspcto abandonado com alguns cavalos pastando em volta, entramos novamente na mata, sempre com a serra negra a direita, chegamos as cabanas do aiuruoca, pra direita maromba, pra esquerda o rio aiuruoca, ou seja, já atingimos a linha da trilha que vem do alsene, prosseguindo pra maromba o pernoite pode ser feito na casa do seu João ou do seu irmão, acho interessante pois não precisará carregar o peso das barracas e etc...

o trecho todo do rebouças até a cas ado JoÃo é de aprox. 17 km, então acredito que o trecho da cachu até as cabanas seja realmente de uns 4-6 kms....

Se vc quiser o tracklog de toda viagem eu passo pra vc, assim poderá ver minha velocidade média e os horários que saí e cheguei, bem como seguir o traçado pra não errar, mas leve em consideração que vc com certeza vai andar mais rápido, pois fiz essa travessia com outras 12 pessoas, inclusive uma criança de 8 anos e outros de 55 anos....

No momento estou viajando então não tenho as fotos aqui , mas quando chegar vou colocar no t'opico pra vc se orientar melhor,

abraço

• 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado
É na verdade quero fica na parte baixa do PNI, até porque vou de onibus e nem faço muita ideia de como chegar, vou sair do Rio de Janeiro. Quero conhecer algumas cachoeiras e principalmente o Lago Azul que me falaram que é muito bonito. Como vou de onibus, gostaria de ficar em algum lugar que fosse perto da rodoviária e que tivesse lugares legais para conhecer. Será que alguém me indica algum? mesmo assim vou pesquisar sobre a pousada e o camping que você me indicou.

Muito obrigada pela ajuda .

Jéssica ::cool:::'>

Oi Jéssica,

não sei se tem ônibus para a portaria (parte baixa) do parque de Itatiaia...

e da portaria do parque até o Lago Azul tem uma caminhada, chuto uns 9Km.

Parece que tem um ônibus de funcionários, mas não sei se é possível pegar carona com ele. O parque fica um pouco longe da cidade de Itatiaia.

veja se consegue alguma informação no site da prefeitura

http://www.itatiaia.rj.gov.br/

boa viagem!

• Membros de Honra
Postado

- portaria principal do parque, é cobrada entrada por visitante e por veículo. É necessário entrar com o veículos porque as trilhas ficam longe da portaria. Acho que era uns 9Km até a Cachoeira Véu de Noiva. Para quem está sem carro, não sei se existe ônibus circular até o parque. Parece que tem um ônibus de funcionários, mas não sei se é possível pegar carona com ele. O parque fica um pouco longe da cidade de Itatiaia.

- Mirante do Último Adeus, a 2Km da portaria, fica do lado esquerdo de quem está entrando no parque. Vista panorâmica do Parque e da Represa do Funil. Deixe para passar na volta, como o nome diz é o último adeus antes de ir embora

- Pedra de Fundação, à beira da estrada, do lado direito, em frente à próxima guarita depois da portaria principal do parque.

- Centro de Visitantes, tem o Museu da Fauna e da Flora, uma exposição sobre montanhismo, várias fotos do parque, uma maquete da região e a Calçada da Fauna, que são placas com as pegadas dos animais. Conta também com auditório, banheiros e bebedouro. Desse ponto parte a trilha para o Lago Azul

- Lago Azul, trilha com cerca de 500m. Quedas pequenas, mas lago bom para mergulhos

- Cachoeira Poranga, 400m de trilha íngreme. Queda com 10 m, piscina natural propícia a banhos. A trilha se inicia do lado esquerdo, da estrada que parte do Centro de Visitantes em direção ao estacionamento da Cachoeira Véu de Noiva, fica aproximadamente no meio do caminho. A trilha está sinalizada, mas interditada no momento.

- Piscina do Maromba, trilha bem curta com cerca de 100m. Tem algumas quedas, mas são pequenas, o mais interessante é a piscina natural formada, que é boa para banho

- Cachoeira Itaporani, trilha curta com cerca de 700m, 15min. As quedas são pequenas, mas tem um grande piscina natural para banho.

- Cachoeira Véu de Noiva, trilha com cerca de 400m, 10-15min. Queda com 40m, é a cachoeira mais bonita do parque, na minha opinião, mas a piscina natural é pequena, as outras cachoeiras têm piscinas maiores e melhores para banho.

Obs.: contabilizo tempo das trilhas pelo horário das fotos que tiro com a câmera digital, portanto não é muito preciso, principalmente quando não tiro fotos do exato ponto de partida e de chegada. As distâncias apresentadas também podem não ser precisas, foram retiradas das placas de sinalização do parque e/ou de sites turísticos.

• Membros de Honra
Postado

- Rest. Sabor de Itatiaia, que fica na beira da estrada, já do lado de fora do parque. Local simples, comida self-service por Kg, simples, mas gostosa e num preço honesto, relação custo/benefício boa

Outras opções:

- Rest. do Hotel Ypê, Estrada do Parque Nacional, Km 16, 3352-1453 (dentro do parque). Dizem que é muito bom.

- Restaurante do Miltinho, no caminho do parque. Lugar simples, mas comida mineira boa, fogão à lenha

- Restaurante Nossa Casa, Jardim Itatiaia, comida caseira na lenha

• 5 meses depois...
  • Membros
Postado

Galera,

Eu li ai que vcs indicam duas pousadas a dos Lobos e a Alsene, mas eu queria saber se nao tem nenhuma mais barata? E só tem como ir de carro, pq eu tava vendo um mapa e fica longe da Pousada dos Lobos até a portaria do parque

Me ajudem!!

• Membros de Honra
Postado

Essas 2 pousadas estão fechadas desde o Outubro do ano passado.

Na parte alta do PNI não existe mais opções de hospedagem a não ser tentar ficar no Rebouças, fazendo a reserva antecipadamente e pagando as taxas.

Existem as da parte baixa do Parque, mas a logistica aí já é complicada.

Abcs

Galera,

Eu li ai que vcs indicam duas pousadas a dos Lobos e a Alsene, mas eu queria saber se nao tem nenhuma mais barata? E só tem como ir de carro, pq eu tava vendo um mapa e fica longe da Pousada dos Lobos até a portaria do parque

Me ajudem!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...