Ir para conteúdo

Bicicleta se torna meio de transporte importante para o turismo


Posts Recomendados

  • Membros

Que europeu adora pedalar, todo mundo sabe. Mas também o que não falta é incentivo. Anualmente o continente tem diversas competições para ciclistas, entre pagas e gratuitas, longas e curtas, para amadores ou profissionais. O que não falta é opção para agradar todos os gostos. O esporte tem grande destaque em diversos países como Itália, Alemanha, Inglaterra, Irlanda, França (que possui a corrida mais famosa do continente a "le Tour de France") entre muitos outros. Tem até uma corrida pela Europa, “The Race Across Europe”, que cobre um total de 47 km.

 

O percurso começa em Calais, segue para a Alemanha, Áustria, Eslovênia, Itália e volta para o sul da França. Por fim, continua na Espanha e segue para seu trecho mais longo em Gibraltar. Embora o evento seja aberto a participação de todas as pessoas, essa corrida é especialmente difícil. Os corredores precisam fornecer sua própria equipe de apoio e estabelecer um plano para se mover rapidamente de forma eficiente pelos países. A corrida teve sua primeira edição em 2011.

 

Bike se torna meio de transporte importante para o turismoPorém não só de competições compreende o esporte. Aqueles que gostam de praticá-lo por lazer ou como meio de transporte tem igual estímulo. Os países europeus são conhecidos por seus parques e ciclovias. Além da disponibilidade de aluguel de bicicletas tanto para moradores como para turistas. Um dos países mais conhecidos por bikes é a Holanda. Sua capital, Amsterdam, é uma confusão de bicicletas estacionadas em todos os cantos da cidade. Os bicicletários são insuficientes, por isso é muito comum vermos o veículo preso a postes,grades, pontes, cercas, umas nas outras, e até em posições estranhas como de ponta cabeça sobre um corrimão. Essa fama das bicicletas atrai mais do que nunca turistas que querem provar um pouquinho dessa experiência.

 

No Brasil, o movimento vem ganhando cada vez mais destaque. Em São Paulo, a Ciclofaixa de Lazer, aumentou no início desse ano de 10 para 30 km, unindo o Parque Vila Lobos aos parques da Bicicleta, do Ibirapuera, do Povo e a Cidade Universitária USP. O Rio de Janeiro também aderiu a iniciativa com o lançamento do BikeRio, um projeto de sustentabilidade da prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com o banco Itaú e o sistema de bicicletas SAMBA.

 

Com 60 estações com 600 bicicletas ao redor da zona sul da cidade até a praça XV, no centro e em Madureira, o projeto visa instalar novas estações pela cidade, beneficiando todos os moradores e turistas. Atualmente as bicicletas laranjas são usadas mais para lazer do que transporte, entretanto o objetivo do plano é promover um meio de transporte ecológico, além do combate ao sedentarismo, redução do engarrafamento e promover responsabilidade social das pessoas.

 

Outra organização realizada pela prefeitura do Rio de Janeiro foi o recente lançamento de um mapa, que contém todas as ciclovias e rotas da cidade, além de dar dicas de segurança, legislação do trânsito e oferecer opções de serviços ligados aos usuários, como oficinas, lojas e delegacias. Segundo a prefeitura, a proposta é alcançar, até 2014, 450 km de ciclovias integradas ás estações de metrô e ônibus. Hoje em dia, o município conta com 190 km de ciclovias, distribuídas entre a zona sul, centro e Tijuca. O mapa pode ser encontrado em redes hoteleiras, pontos de informações turísticas e no site da prefeitura, além de um aplicativo que foi projetado para smartphones.

 

Bike se torna meio de transporte importante para o turismoDiversos Estados brasileiros, também incentivam a prática. Cidades como Santos, Sorocaba, Aracaju e muitas outras, possuem vias especiais para bicicletas, além de parques e infraestrutura especial. O município de Afuá (PA) é um exemplo de sustentabilidade. Todo o transporte da cidade é feita através de bicicletas, não há carros. Conhecida como “Veneza da Ilha de Marajó”, a cidade tem apenas 40 mil habitantes e é repleta de canais e palafitas. Quando o Rio Afuá enche, a cidade alaga e fica impossível o trânsito de carros. Por isso, todo o transporte urbano é feito com bicicletas. Uma das atrações da cidade é o “bicitáxi”, veículo de quatro rodas não motorizado construído a partir da junção de duas bicicletas, que serve como transporte local.

 

Fonte : http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/47450-bicicleta-e-esporte-de-destaque-no-brasil

 

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...